Como criar um aplicativo: 10 top ferramentas e dicas

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura13 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Saber como criar um aplicativo é algo que pode transformar ideias em oportunidades para ganhar dinheiro. Hoje, usar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones Android ou iOS já é algo extremamente comum e faz parte da vida do consumidor brasileiro.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Mobiletime, apenas em 2019, mais de 115 bilhões de apps foram baixados.

O WhatsApp se destaca como aplicativo de mensagens, mas as redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram não ficam muito atrás.

O ponto é que este é um mercado realmente aquecido e que continua se expandindo e, se você quer aprender como criar um aplicativo, ficará feliz em saber que isso já não é algo exclusivo para pessoas com extenso conhecimento em programação e desenvolvimento mobile.

Isso porque é possível encontrar diversas ferramentas e construtores de apps que te permitem criar um app com facilidade.

Neste artigo te apresentaremos as melhores ferramentas para criar apps e damos dicas sobre como ter um aplicativo de sucesso. Vamos lá!

Como criar um aplicativo com um construtor de apps

Confira abaixo os principais construtores de aplicativos para que você possa, através de interfaces e recursos intuitivos, projetados para quem não sabe programar, criar aplicativos profissionais e publicá-los na Google Play do Android e App Store do iOS – sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple.

1. Fábrica de Aplicativos - React Native

Se você quer aprender como criar um aplicativo do zero, este curso oferece instruções sobre a abordagem mais atual para desenvolver aplicativos nativos para iOS e Android de maneira didática, prática e direta ao ponto.

O conteúdo detalha o processo desde a criação de aplicativos a partir do zero até a construção de aplicativos completos com integrações com APIs, bancos de dados, autenticação, mapas, animações e design.

Com mais de 550 vídeo aulas práticas, o curso também inclui 3 bônus adicionais: um curso completo de JavaScript, React JS e Node JS, nos quais os alunos aprendem a desenvolver aplicações e sistemas web do início ao fim.

O material oferece um conteúdo completo sobre todos os tópicos abordados e é acessível através de uma plataforma OnDemand, onde os alunos têm acesso a aulas gravadas para assistir onde, quando e quantas vezes desejarem.

2. Appy Pie

O Appy Pie também oferece uma grande seleção de recursos e funcionalidades para quem deseja aprender como criar um aplicativo com facilidade através de um construtor profissional.

Com ele, usuários criar apps para Quiz, aplicativos de rádio, mensagens instantâneas, reservas de táxi, restaurantes, aplicativos de relacionamento, para entrega, fitness, entre diversas opções.

A empresa oferece diferentes planos e também cobra separadamente caso tenha interesse em criar aplicativos para dispositivos Apple, no iOS.

As publicações serão feitas sob sua conta de desenvolvedor e você não precisará exibir anúncios da Appy Pie em seu app.

3. AppMachine

O AppMachine é outra boa alternativa para quem está em busca de criar um app e, além de oferecer uma interface intuitiva para desenvolvedores, também permite a contratação desenvolvedores profissionais para criar o design de seu aplicativo.

Além disso, é possível escanear o site de sua empresa e coletar imagens, notícias, publicações no Facebook, Twitter e YouTube para adicionar conteúdo ao seu aplicativo, personalizando-o para a sua marca.

Todos os planos oferecidos pela AppMachine contam com notificações push, relatórios, pré-visualizador de apps e são cobrados por aplicativo desenvolvido, basta ir à página oficial para conferir.

App Machine

4. SeuApp

O SeuApp oferece diversos módulos para criar um app profissional de acordo com as suas necessidades, incluindo módulos para:

  • Lojas
  • Central de notícias
  • Agendamento de horários
  • Formulários de contato
  • Cardápios
  • Reserva de mesas
  • Catálogo de produtos
  • Lista de preços
  • Muito mais

Assim como as demais alternativas, eles oferecem diferentes planos mensais, você provavelmente encontrará um plano que possa atendê-lo.

5. GoodBarber

Não podemos falar sobre como criar um aplicativo sem mencionar o GoodBarber.

Este é um construtor que oferece teste gratuito de 30 dias para desenvolver sua aplicação nativa para dispositivos móveis.

Com ele, usuários podem criar apps de compras e de gerenciamento de conteúdo com facilidade, entre outros tipos de aplicativos, e publicá-los na App Store, Google Play e diretamente para a web.

O construtor já é responsável por publicar mais de 30 mil aplicativos mobile e oferece diferentes tipos de planos para empresas, incluindo até mesmo a possibilidade de comprar domínio com certificado de segurança incluso.

6. eDirectory

O eDirectory oferece um construtor inteligente para quem deseja criar apps profissionais sem precisar saber programar ou ter conhecimentos em design.

Além disso, também é possível contratar o serviço de Construir e Enviar da eDirectory e contar com uma equipe profissional que irá criar um aplicativo exatamente da forma que deseja e publicá-lo nas lojas de apps para Android e iOS em seu nome.

7. Shoutem

O Shouthem oferece um construtor intuitivo, prático e que te permite criar apps com facilidade ou contratar uma equipe da própria empresa para desenvolvê-lo para você.

A plataforma oferece diversas opções de customização para que possa personalizar sua aplicação como preferir, assim como modelos e temas gratuitos e prontos para uso, com garantia de boa performance tanto em dispositivos Android quanto no iOS.

Mais de 5 mil aplicativos criados com o Shoutem foram publicados e a empresa também conta com planos mensais ou anuais para atendê-lo, vale a pena conferir.

8. Appery.io

O Appery.io é uma ferramenta que também te permite desenvolver app para dispositivos móveis e para web com facilidade.

Basta selecionar entre os modelos disponíveis, usar as ferramentas de drag & drop para criar sua interface de usuário, conectar aos seus bancos de dados e serviços e publicá-lo nas principais lojas ou diretamente na web.

A ferramenta já atende mais de 500 mil usuários e também oferece planos cobrados mensalmente. Em seu plano mais básico, usuários podem criar até dois aplicativos com no máximo cinco telas em cada, vale a pena conferir.

9. Fabapp

A plataforma oferece a capacidade de criar um app Android usando um editor intuitivo de arrastar e soltar, bem como modelos e recursos pré-construídos para organizar o conteúdo.

A Fábrica de Aplicativos possibilita a publicação gratuita do aplicativo na web em HTML ou na Google Play, por meio da aquisição de um plano.

Para obter detalhes sobre os planos e preços disponíveis, é aconselhável entrar em contato com um representante. Em geral, em março de 2020, os preços começavam a partir de R$49 mensais, conforme informado pela empresa na época.

Adicionalmente, conforme orientação da empresa em março de 2020, é viável publicar gratuitamente seu aplicativo Android, desde que possua uma conta de desenvolvedor ativa no Google.

10. BuildFire

Para finalizar a nossa lista de ferramentas para criar um app, não poderíamos deixar de apresentar o BuildFire é uma plataforma simplificada que oferece a criação de aplicativos Android por meio de templates prontos.

Os usuários têm a flexibilidade de personalizar o conteúdo e as funcionalidades do aplicativo de acordo com suas preferências e as necessidades de sua empresa.

Existem duas alternativas disponíveis: você pode desenvolver o app por conta própria ou optar por contratar uma equipe da própria plataforma ao adquirir um plano.

Como criar um aplicativo do zero?

Depender de outros serviços para desenvolver seus apps pode fazer com que funcionalidades importantes não possam ser implementadas.

Se você deseja criar um aplicativo do zero para monetizá-lo da melhor forma possível, confira a seguir os melhores cursos que ensinam a desenvolver apps.

1. Criando Aplicativos do Zero e Fácil 2.0

Fácil de entender e com aulas levando em consideração cada etapa do desenvolvimento, esse curso foi desenvolvido por um profissional com quase 10 anos de experiência na área.

As aulas proporcionam um aprendizado rápido e didático, destacando o que realmente é importante para aprender a criar apps.

Isso faz o material ser indicado tanto para programadores web que desejam se especializar quanto para inciantes e leigos que desejam dar seu primeiro passo na área.

O conteúdo ensina sobre as plataformas de apps, HTML, CSS, JavaScript e muito mais.

Carga horária: 60 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Fase pré-desenvolvimento
  • Básico
  • Mini curso HTML, CSS e JavaScript
  • Layout do App
  • Banco de dados
  • Criação de aplicativos
  • Publicação de aplicativos
  • Como ganhar dinheiro com aplicativos

Tipo de acesso: Acesso através da plataforma Hotmart.

2. Danki Code Full-Stack

O Pacote Full Stack Master da Danki Code é um excelente material para quem deseja se tornar um programador completo.

O conteúdo dos cursos ensina tudo o que é necessário para desenvolver seus próprios aplicativos e muito mais.

Com diversas tecnologias relevantes atualmente no mercado, o material oferece a oportunidade de se tornar um profissional diferenciado no mercado.

Isso permite que seus projetos e currículo gerem grandes oportunidades de trabalho, além de oferecer toda a base necessária para empreender como um profissional autônomo na área de tecnologia.

Carga horária: 120 horas ou mais conforme o conteúdo finalizado.

Certificado: Oferece certificados oficiais e válidos.

Principais tópicos:

  • JavaScript
  • Infraestrutura Web
  • WordPress
  • Curso de Inglês para programadores
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Produtividade de programadores
  • Agência Web de Sucesso
  • Design para Web
  • Design de Apps
  • Web Design Express
  • PHP Jedai
  • Marketing digital para programadores
  • Lógica de programação

Tipo de acesso: Acesso vitalício enquanto o curso estiver disponível online.

3. Aprenda a criar aplicativo sem programação

Esse curso ensina o passo a passo do que é necessário para criar um app sem precisar programar uma única linha.

O material foi desenvolvido pela Ritual Academy, a primeira plataforma de desenvolvimento de apps sem código no Brasil.

O Ritual é um método desenvolvimento criado com o foco em desenvolver aplicativos web que ajudam empresas a desburocratizar seus processos.

A metodologia consiste em entregar a melhor performance através de qualquer projeto que você tenha.

Carga horária: 2 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao empreendedorismo
  • Introdução à negócios
  • Método R.I.T.U.A.L.
  • RITUAL na prática
  • Preparando o terreno
  • Criando seu primeiro app

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

4. React Native Criando aplicativos do zero ao avançado

Esse curso ensina uma forma moderna de criar um app nativo para Android e iOS, começando do zero e entendendo na prática como o React Native funciona.

O material ensina desde o básico, começando do zero e indo até o avançado, usando todo o potencial dessa biblioteca incrível.

Durante o curso os estudantes criam vários tipos de aplicativos, começando dos básicos e ensinando na prática a ir evoluindo até os apps mais avançados.

Carga horária: 23,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Configurando o ambiente
  • Módulo básico
  • Avançando com React Native
  • Animações
  • React Hooks
  • Navegação
  • Firebase
  • Projetos
  • Como criar um aplicativo com câmera
  • Prototipagem e vendas
  • Google Play
  • Trabalhando com mapas
  • Redux

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

Dicas para criar um app profissional

Agora que já sabe como criar um aplicativo através de um construtor, é importante levar alguns pontos chave em consideração antes de colocar a mão na massa.

Confira abaixo algumas dicas para quem deseja criar um app de sucesso e disponibilizá-lo nas maiores lojas de aplicativos.

Faça um planejamento prévio

Antes de começar a criar apps, é importante ter uma ideia clara do que você deseja que seu próprio aplicativo faça, ou seja, qual é a sua finalidade e quais funcionalidades e recursos ele deve oferecer para quem for utilizá-lo.

O ideal é que seu app tenha um propósito claro. Por exemplo, o Canva é uma das melhores ferramentas de design disponíveis online e também conta com aplicativos para iOS e Android.

Quem baixa o Canva sabe que está baixando uma ferramenta de design de banners, panfletos e outros materiais gráficos.

Da mesma forma, quem baixa um aplicativo de entrega de comida sabe que é exatamente isso que o app deve oferecer.

Portanto, tenha uma proposta clara para e que, de preferência, resolva um problema que seu público alvo possui – como a necessidade de criar banners através do smartphone ou de pedir comida, por exemplo.

Preze pelo bom design

Hoje, quem usa um computador que tenha o Windows 95 instalado certamente não achará seu design muito atraente e, além disso, terá a sensação de que se trata de algo antigo e desatualizado.

Quem está desenvolvendo um aplicativo não quer que seus próprios clientes e usuários pensem o mesmo.

Preze pelo design dos elementos de interface, como janelas, botões, menus e o design da experiência de usuário (UX Design), que se trata da usabilidade e navegabilidade de seu aplicativo, ou seja, o quão fácil e intuitivo ele é para usuários.

Inclusive, este é outro grande benefício de criar um aplicativo através de um construtor, pois estes normalmente garantem que o resultado final siga os padrões de apps profissionais.

Faça testes antes de publicá-lo

Depois de aprender como criar um aplicativo, o desenvolvendo manualmente ou através de um construtor de apps é agora está pronto para publicá-lo, certo? Na verdade, talvez não.

É importante fazer diversos testes antes de disponibilizar seu app no Android, iOS ou em qualquer outro sistema.

Inclusive, se possível, peça para que outras pessoas testem a "versão beta" de seu aplicativo em dispositivos de modelos e tamanhos diferentes para seja possível identificar se ele realmente está pronto para ser colocado no ar.

Testar um app em diversos modelos de smartphones é algo conhecido como teste de compatibilidade e, caso não tenha vários modelos para realizar o teste sozinho, será necessário contar com a ajuda de outras pessoas para fazê-lo.

Outra alternativa é disponibilizar seu app e informar os usuários que ele está em beta, mas normalmente, no mercado mobile, isso não tão bem vindo quanto no cenário de desenvolvimento para aplicações de computador.

Além deste teste, existem outros aspectos que devem ser conferidos antes de publicar seu app.

Acompanhe feedback e faça atualizações

A maioria dos aplicativos são lançados em uma versão que não representa seu formato final, isso porque eles passam por atualizações e modificações ao longo do tempo.

Tais atualizações de versão podem ter o objetivo de corrigir problemas e erros encontrados pelos usuários ou até mesmo incluir novas funcionalidades em um aplicativo já existente, expandindo-o.

É importante que você acompanhe o que as pessoas que baixaram seu app gostariam de comentar nas lojas dos dispositivos móveis e coletar feedback.

Portanto, não foque apenas em criar um app, mas também em mantê-lo atualizado e em adaptá-lo de acordo com as necessidades dos usuários.

Em média, busque realizar tais atualizações de 3 a 4 vezes por ano, mas faça hotfixes (correções rápidas) para corrigir erros críticos.

Como divulgar seu aplicativo

Após publicar um aplicativo no Android ou iOS, recomendamos que trabalhe ações para divulgá-lo ao seu público, especialmente caso já tenha criado um site para a sua empresa, assim como páginas nas redes sociais.

Dessa forma, é possível criar uma landing page para apresentar seu aplicativo e direcionar usuários através de links para as lojas, como a Google Play e App Store.

Além disso, divulgue seu app através de anúncios pagos dentro das próprias lojas de aplicativos do Google e da Apple.

As próprias empresas oferecem guias detalhados ensinando como criar anúncios para seus apps, confira acessando na página para Android e iOS.

Além dos anúncios e páginas em seu site, você também pode compartilhar os links diretos para download de seu aplicativo diretamente através de um chat online em seu site.

Assim, poderá indicá-lo como um diferencial de sua empresa e fazer com que mais pessoas façam o download.

Caso ainda não tenha seu próprio chat online, instale o JivoChat gratuitamente em sua página, é ainda mais fácil que criar um app.

Aprendeu como criar um aplicativo?

Agora que você sabe como é fácil construir um app, aproveite nossas dicas e crie apps capazes de se diferenciar dos demais.

Caso tenha interesse em se aprofundar na carreira de programador, confira nosso artigo que apresenta os melhores cursos de programação online.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download