Como criar um aplicativo: 8 top ferramentas e dicas

Aprenda a criar apps com facilidade e confira dicas para publicá-los

Hoje, usar aplicativos para dispositivos móveis, como smartphones Android ou iOS já é algo extremamente comum e faz parte da vida do consumidor brasileiro.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Mobiletime, apenas em 2019, mais de 115 bilhões de apps foram baixados. Entre eles, o WhatsApp se destaca como aplicativo de mensagens, mas as redes sociais como o Facebook, TikTok e Instagram não ficam muito atrás.

O ponto é que este é um mercado realmente aquecido e que continua se expandindo e, se você quer aprender como criar um aplicativo, ficará feliz em saber que isso já não é algo exclusivo para pessoas com extenso conhecimento em programação e desenvolvimento mobile.

Isso porque é possível encontrar diversas ferramentas e construtores de apps que te permitem criar apps com facilidade. Neste artigo te apresentaremos as melhores ferramentas para criar apps e damos dicas sobre como ter um aplicativo de sucesso. Vamos lá!

banner de cadastro no jivochat

Como criar um aplicativo com um construtor

Confira abaixo os principais construtores de aplicativos para que você possa, através de interfaces e recursos intuitivos, projetados para quem não sabe programar, criar aplicativos profissionais e publicá-los na Google Play do Android e App Store do iOS - sistema operacional dos dispositivos móveis da Apple.

1. Swiftic

O Swiftic é realmente um dos melhores construtores de apps disponíveis no mercado e merece destaque em nossa lista. Com ele, você poderá criar apps com facilidade e de forma intuitiva através do uso de ferramentas drag & drop (arrastar e soltar).

Não é necessário ter conhecimento em programação ou design para criar um aplicativo que está pronto para ser publicado.

Podemos destacar alguns tipos de aplicativos realmente importantes que você pode criar através do Swiftic, como: app de cartão fidelidade, loja móvel, aplicativos de entregas, aplicativos para restaurantes, lojas, shoppings, agências de marketing digital, etc.

Além disso, você consegue oferecer cupons de desconto dentro do seu aplicativo, notificações push, menus para apresentar suas filiais, catálogos de produtos e serviços, agendamento de contato com seus clientes e ferramentas para que possa divulgar seu app com facilidade até mesmo através de um QR code.

A empresa também conta com uma equipe de especialistas que está pronta para ajudá-lo a criar um app que atenda às suas necessidades. Acesse pelo banner, crie sua conta e aproveite o cupom de desconto limitado: 50OFFALL.

Swiftic - Crie seu aplicativo para Android e iOS

2. Appy Pie

O Appy Pie também oferece uma grande seleção de recursos e funcionalidades para quem deseja aprender como criar um aplicativo com facilidade através de um construtor profissional.

Com ele, você pode criar apps para Quiz, aplicativos de rádio, mensagens instantâneas, reservas de táxi, restaurantes, aplicativos de relacionamento, para entrega, fitness, entre diversas opções.

A empresa oferece diferentes planos e também cobra separadamente caso tenha interesse em criar aplicativos para dispositivos Apple, no iOS. As publicações serão feitas sob sua conta de desenvolvedor e você não precisará exibir anúncios da Appy Pie em seu app.

3. AppMachine

O AppMachine é outra boa alternativa para quem está em busca de criar um app e, além de oferecer uma interface intuitiva para desenvolvedores, também permite que você contrate desenvolvedores profissionais para criar o design de seu aplicativo.

Além disso, é possível escanear o site de sua empresa e coletar imagens, notícias, publicações no Facebook, Twitter e YouTube para adicionar conteúdo ao seu aplicativo, personalizando-o para a sua marca.

Todos os planos oferecidos pela AppMachine contam com notificações push, relatórios, pré-visualizador de apps e são cobrados por aplicativo desenvolvido, basta ir à página oficial para conferir.

App Machine

4. SeuApp

O SeuApp oferece diversos módulos para que você possa criar um app profissional de acordo com as suas necessidades, incluindo módulos para: lojas, central de notícias, agendamento de horários, formulários de contato, cardápios, reserva de mesas, catálogo de produtos, listas de preços e muito mais.

Assim como as demais alternativas, eles oferecem diferentes planos mensais, você provavelmente encontrará um plano que possa atendê-lo.

5. GoodBarber

Não podemos falar sobre como criar um aplicativo sem mencionar o GoodBarber. Este é um construtor que oferece teste gratuito de 30 dias para que você possa desenvolver sua aplicação nativa para dispositivos móveis.

Com ele, você pode criar apps de compras e de gerenciamento de conteúdo com facilidade, entre outros tipos de aplicativos, e publicá-los na App Store, Google Play e diretamente para a web.

O construtor já é responsável por publicar mais de 30 mil aplicativos mobile e oferece diferentes tipos de planos para empresas, incluindo até mesmo a possibilidade de comprar domínio com certificado de segurança incluso.

GoodBarber

6. eDirectory

O eDirectory oferece um construtor inteligente para quem deseja criar apps profissionais sem precisar saber programar ou ter conhecimentos em design.

Além disso, você também pode contratar o serviço de Construir e Enviar da eDirectory e contar com uma equipe profissional que irá criar um aplicativo exatamente da forma como você deseja e publicá-lo nas lojas de apps para Android e iOS em seu nome.

7. Shoutem

O Shouthem oferece um construtor intuitivo, prático e que te permite criar apps com facilidade ou contratar uma equipe da própria empresa para desenvolvê-lo para você.

A plataforma oferece diversas opções de customização para que possa personalizar sua aplicação como preferir, assim como modelos e temas gratuitos e prontos para uso, com garantia de boa performance tanto em dispositivos Android quanto no iOS.

Mais de 5 mil aplicativos criados com o Shoutem foram publicados e a empresa também conta com planos mensais ou anuais para atendê-lo, vale a pena conferir.

Como criar um aplicativo com Shoutem

8. Appery.io

Para finalizar a nossa lista de construtores de apps, não poderíamos deixar de apresentar o Appery.io, uma ferramenta que também te permite desenvolver aplicativos para dispositivos móveis e para web com facilidade.

Basta selecionar entre os modelos disponíveis, usar as ferramentas de drag & drop para criar sua interface de usuário, conectar aos seus bancos de dados e serviços e publicá-lo nas principais lojas ou diretamente na web.

A ferramenta já atende mais de 500 mil usuários e também oferece planos cobrados mensalmente. Em seu plano mais básico, você poderá criar até dois aplicativos com no máximo cinco telas em cada, vale a pena conferir.

Dicas para criar um app profissional

Agora que você já sabe como criar um aplicativo através de um construtor, é importante levar alguns pontos chave em consideração antes de colocar a mão na massa.

Confira abaixo algumas dicas para quem deseja criar um app de sucesso e disponibilizá-lo nas maiores lojas de aplicativos.

Faça um planejamento prévio

Antes de começar a criar apps, é importante que você tenha uma ideia clara do que você deseja que seu próprio aplicativo faça, ou seja, qual é a sua finalidade e quais funcionalidades e recursos ele deve oferecer para quem for utilizá-lo.

O ideal é que seu app tenha um propósito claro. Por exemplo, o Canva é uma das melhores ferramentas de design disponíveis online e também conta com aplicativos para iOS e Android.

Quem baixa o Canva sabe que está baixando uma ferramenta de design de banners, panfletos e outros materiais gráficos. Da mesma forma, quem baixa um aplicativo de entrega de comida sabe que é exatamente isso que o app deve oferecer.

Portanto, tenha uma proposta clara para e que, de preferência, resolva um problema que seu público alvo possui - como a necessidade de criar banners através do smartphone ou de pedir comida, por exemplo.

Preze pelo bom design

Hoje, se você usar um computador que tenha o Windows 95 instalado certamente não achará seu design muito atraente e, além disso, terá a sensação de que se trata de algo antigo e desatualizado.

Você não quer que seus próprios clientes e usuários pensem o mesmo, portanto, preze pelo design dos elementos de interface, como janelas, botões, menus e o design da experiência de usuário (UX Design), que se trata da usabilidade e navegabilidade de seu aplicativo, ou seja, o quão fácil e intuitivo ele é para usuários.

Inclusive, este é outro grande benefício de criar um aplicativo através de um construtor, pois estes normalmente garantem que o resultado final siga os padrões de apps profissionais.

Faça testes antes de publicá-lo

Você aprendeu como criar um aplicativo, o desenvolveu manualmente ou através de um construtor de apps e agora está pronto para publicá-lo, certo? Na verdade, talvez não.

É importante fazer diversos testes antes de disponibilizar seu app no Android, iOS ou em qualquer outro sistema. Inclusive, se possível, peça para que outras pessoas testem a “versão beta” de seu aplicativo em dispositivos de modelos e tamanhos diferentes para que você possa identificar se ele realmente está pronto para ser colocado no ar.

Testar um app em diversos modelos de smartphones é algo conhecido como teste de compatibilidade e, caso você não tenha vários modelos para realizar o teste sozinho, será necessário contar com a ajuda de outras pessoas para fazê-lo - você também pode disponibilizar seu app e informar os usuários que ele está em beta, mas normalmente, no mercado mobile, isso não tão bem vindo quanto no cenário de desenvolvimento para aplicações de computador.

Além deste teste, existem outros aspectos que devem ser conferidos antes de publicar seu app.

Acompanhe feedback e faça atualizações

A maioria dos aplicativos são lançados em uma versão que não representa seu formato final, isso porque eles passam por atualizações e modificações ao longo do tempo.

Tais atualizações de versão podem ter o objetivo de corrigir problemas e erros encontrados pelos usuários ou até mesmo incluir novas funcionalidades em um aplicativo já existente, expandindo-o.

É importante que você acompanhe o que as pessoas que baixaram seu app gostariam estão comentando nas lojas dos dispositivos móveis e coletar feedback.

Portanto, não foque apenas em criar app, mas também em mantê-lo atualizado e em adaptá-lo de acordo com as necessidades dos usuários. Em média, busque realizar tais atualizações de 3 a 4 vezes por ano, mas faça hotfixes (correções rápidas) para corrigir erros críticos.

Como divulgar seu aplicativo

Após publicar um aplicativo no Android ou iOS, recomendamos que trabalhe ações para divulgá-lo ao seu público, especialmente caso você já tenha criado um site para a sua empresa, assim como páginas nas redes sociais.

Dessa forma, você pode criar uma landing page para apresentar seu aplicativo e direcionar usuários através de links para as lojas, como a Google Play e App Store.

Além disso, você pode divulgar seu app através de anúncios pagos dentro das próprias lojas de aplicativos do Google e da Apple. As próprias empresas oferecem guias detalhados ensinando como você pode criar anúncios para seus apps, confira acessando na página para Android e iOS.

Além dos anúncios e páginas em seu site, você também pode compartilhar os links diretos para download de seu aplicativo diretamente através de um chat online em seu site. Assim, poderá indicá-lo como um diferencial de sua empresa e fazer com que mais pessoas façam o download.

Se você ainda não tem seu próprio chat online, instale o JivoChat gratuitamente em sua página, é ainda mais fácil que criar um app.

Aprendeu como criar um aplicativo?

Agora que você sabe como é fácil construir um app, basta aproveitar alguma das ferramentas apresentadas e colocar a mão na massa enquanto segue todas as nossas dicas para garantir que terá um app que realmente se destaca entre os demais.

2020/09/14

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte