Design estratégico: o que é e como funciona?

atualizado 31 de outubro de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O design por muito tempo foi visto apenas como um complemento de uma ação, página ou empresa. Um recurso usado somente para conseguir gerar um valor estético ao que está sendo apresentado ao seu público.

Com as transformações desse mercado, muita coisa precisou mudar, dessa forma, acabou surgindo o que chamamos de Design estratégico. Esse conceito não é apenas um complemento, mas parte fundamental de todo o plano de marketing e gestão.

Afinal, para quem deseja se destacar nos canais digitais, a experiência do usuário tem se tornado uma prioridade. Não basta oferecer o melhor preço, conteúdo ou serviço, tudo é avaliado pelo público.

Quando bem feito, o design estratégico pode apresentar inúmeros benefícios para uma empresa, desde um relacionamento mais próximo com o consumidor até tornar o trabalho do time de vendas mais simples.

Por isso, iremos te apresentar o que é design estratégico e como utilizá-lo da forma mais eficiente. Confira!

Foto de uma mesa de reunião com várias pessoas e papeis

O que é design estratégico?

O conceito de design estratégico pode ser tratado como um projeto de inovação, já que representa um resultado final único para o usuário.

Design estratégico é o termo usado para se referir ao trabalho de criação de uma marca, produto ou serviço focado para a experiência do consumidor como um todo, oferecendo soluções mais completas.

O design estratégico representa o estudo, a análise e o planejamento de todos os elementos visuais que serão utilizados, sempre buscando oferecer a melhor experiência possível para o consumidor.

Então, o principal objetivo do design estratégico é fortalecer tópicos importantes dentro de qualquer processo organizado de design. A ideia é maximizar o potencial de cada criação através de um planejamento.

Como funciona o design estratégico?

Por mais que as vantagens e benefícios do design estratégico sejam claros, nem todas as empresas estão dispostas a adotar essa abordagem.

O design estratégico vai muito além da implementação de uma metodologia de trabalho, mas sim uma mudança completa de mindset dentro da sua empresa.

Afinal, essas mudanças são focadas para que o consumidor tenha uma experiência melhor, mas somente isso não basta, é necessário que, de fato, essa mensagem seja transmitida em suas ações.

Portanto, o design estratégico irá modificar processos dentro da empresa como um todo, estabelecendo iniciativas competitivas. Por isso, é necessário que a empresa esteja disposta a modificar muito mais do que o layout de uma página.

Mas a forma como a abordagem de todos os profissionais ali para oferecer uma experiência satisfatória ao consumidor. Além disso, o design estratégico otimiza o trabalho entre diferentes áreas da sua empresa, de forma conjunta.

Ilustração de um brainstorm

Por isso, é necessário estar aberto para modificar o mindset da empresa, seja com o trabalho colaborativo entre áreas como vendas, marketing e tecnologia, seja para mudar processos internos para entregar mais ao público da sua marca.

É preciso entender o que o cliente quer e o que deve ser feito para oferecer soluções realmente úteis para sua persona.

Quais as vantagens do design estratégico

Agora que você entendeu melhor o que é design estratégico e como é seu funcionamento, vamos te mostrar os principais benefícios. Aqui estão os principais:

Eficiência

Quando adotamos uma mentalidade do design estratégico, os projetos estão melhor alinhados às necessidades do cliente e terá menos revisões e menos tempo e esforço desperdiçados em projetos que não funcionam.

Colaboração

O design estratégico auxilia toda a equipe na busca de um objetivo comum, o que significa trabalhar em conjunto, ao invés de desenvolver uma visão individual do resultado e trabalhar separadamente.

Melhores relacionamentos

Provavelmente um líder de equipe de design desenvolva pensamento estratégico caso a empresa ou o cliente compartilhem da mesma mensalidade.

O design resultante estará mais alinhado com os objetivos de negócios, e relacionamentos mais fortes serão promovidos como resultado do pensamento estratégico.

Longevidade

O design estratégico pode promover uma estratégia que levará a projetos adicionais, recomendações e até relacionamentos duradouros.

Estímulo à inovação

O design estratégico trabalha diretamente para promover a inovação dentro das organizações, buscando criar soluções para oferecer uma experiência única ao consumidor.

A partir de feedbacks, estudos e testes, é possível encontrar soluções não usadas anteriormente, estimulando toda a empresa a buscar saídas diferentes e criativas.

Como implementar o design estratégico?

Entendendo a importância e as vantagens do design estratégico, como fazer para aplicá-lo dentro da sua empresa? Para te ajudar, separamos algumas dicas do que levar em conta na hora de adotar essa estratégia.

Foto de uma reunião e vários papeis em uma mesa

Entenda a sua persona

O primeiro passo é entender sua persona, como falamos, é fundamental entender quem é e as necessidades do seu consumidor.

Crie protótipos

Uma etapa importante desse trabalho também consiste em criar experimentações, afinal, o processo criativo é longo e são necessários testes para chegar ao resultado final.

Com isso, é possível que mais pessoas experimentem um recurso ou função e possam oferecer uma avaliação precisa da eficiência ou não dessa ideia.

Realize feedbacks qualitativos

A partir de feedbacks qualitativos é possível saber o que é necessário modificar em seus produtos e serviços a fim de garantir uma experiência mais satisfatória. A ideia é conseguir respostas para que a sua empresa possa aprimorar o serviço, produto ou processo interno.

Aproxime-se da sua persona e faça com que ela também se sinta parte do processo criativo, aumentando as chances de sucesso da sua estratégia.

Mude o mindset da sua organização

Além disso, toda estrutura e ideia do design estratégico é estar sincronizado no mesmo mindset. Oferecendo uma experiência única, exclusiva e satisfatória ao cliente. O design estratégico é essencial para que a empresa consiga se destacar aos olhos do consumidor.

Design Estratégico e Gestão de Marcas

Que se tornar um design estratégico e aprender o poder do pensamento estratégico do design e gestão de marca, com o curso Design Estratégico e Gestão de Marcas é possível se profissionalizar e trazer soluções e resultados para as empresas.

Além disso, em 2 horas de conteúdo você também irá conhecer as informações necessárias para se construir uma boa estratégia, entender o que é e como se faz gestão de valor e compreender a marca como um recurso valioso.

Aprendeu o que é design estratégico?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o conceito de design estratégico e como utilizá-lo de forma eficiente em suas campanhas.

Se você quer ter mais eficiência nas suas campanhas no meio digital, confira nosso artigo completo sobre o que é Marketing Digital.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download