10 melhores sites para baixar fontes

atualizado 22 de julho de 2022
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

As fontes de letras são elementos fundamentais na hora de pensar nas artes e campanhas publicitárias quando se trabalha com design gráfico. Na elaboração de qualquer projeto, encontrar as melhores fontes de letras é uma etapa fundamental.

Geralmente, fontes bonitas e legíveis são essenciais na hora de produzir qualquer conteúdo. Sites e artigos de blogs, por exemplo, precisam ser agradáveis aos olhos e promover uma boa experiência aos leitores. 

Muitos profissionais da área do design procuram novas alternativas de fontes para utilizar em suas produções e encontrar fontes para baixar pode ser uma tarefa um pouco complicada.

Mas encontrar uma fonte que seja agradável para um projeto, além de legível e de preferência gratuita, às vezes pode ser bem trabalho. Por isso, separamos alguns dos melhores sites para baixar fontes.

Fonte para Instagram

Antes de começarmos a falar sobre site para baixar fontes, se você está querendo mudar um pouco a fonte do seu perfil do Instagram, nós da JivoChat possuímos a ferramenta ideal para você.

Com a JivoChat Fontes para Instagram, você consegue escolher entre diversas opções de fontes personalizadas. Basta digitar a frase que deseja na área indicada e selecionar a sua fonte favorita.

Após isso, basta copiar e colar onde quiser, como na sua bio do Instagram. Essa ferramenta é completamente gratuita e fácil de usar, basta acessar e encontrar suas fontes personalizadas.

Site da ferramenta de fontes da JivoChat

Melhores sites para baixar fontes

Inovar na hora de criar suas campanhas de marketing e suas artes é fundamental para chamar a atenção do público. Por isso, encontrar novas fontes para baixar pode ajudar na hora de criar suas artes. Confira nossa lista com sites para baixar fontes.

1. Google Fonts

O Google Fonts é uma das melhores ferramentas para quem precisa baixar fontes para um projeto gráfico ou web. O serviço conta com um catálogo extenso de tipografias e muito bem organizado, além de ser uma plataforma muito confiável e rápida.

Caso você vá utilizar as fontes no computador, é possível baixar famílias de fontes disponíveis gratuitamente, além de uma API do Google Fonts para quem vai utilizar em uma página web.

2. DaFont

Outro famoso site para baixar fontes grátis é o DaFont. Na parte superior do site é possível encontrar as categorias gerais de fontes e seus estilos, como fonte quadrada, moderna, escrita a mão, entre muitas outras.

É possível encontrar as fontes nesse menu ou através do campo de buscas. Além disso, o DaFont possui um campo de digitação para visualizar como fica o texto nas fontes disponíveis para baixar.

Todas as fontes para baixar possuem dois botões, o de download e o de doação para o autor, que possibilita que o usuário doe através do PayPal qualquer quantia ao criador da fonte.

Recorta da tela do site DaFont

3. FontSpace

Se você busca um grande acervo para baixar fontes grátis, o FontSpace conta com mais de 90 mil fontes disponíveis. Além disso, a plataforma conta com um sistema de busca avançada que facilita a pesquisa em meio a tantas fontes diferentes.

Quando estiver procurando por fontes para baixar é possível pesquisar por tendências, fontes divertidas, decorativas, extremas, básicas, entre muitas outras. A principal vantagem da ferramenta é que a maioria das fontes são gratuitas.

Além disso, as opções disponíveis para download mostram com muita clareza quais letras podem ser utilizadas comercialmente. As opções de fontes são bastante criativas e cobrem diversas categorias. 

A plataforma conta com mais de 2 mil designer criando e compartilhando seus trabalhos. Além disso, ao encontrar uma opção que gostou, é possível clicar no perfil do criador para conferir mais de suas criações.

Tela inicial do Font Space

4. 1001 Free Fonts

O site 1001 Free Fonts é outra alternativa de site para baixar fontes, a plataforma conta com mais de 10 mil fontes gratuitas. Na verdade, é uma opção para o usuário, visto que é possível baixar fontes grátis ou doar uma quantia para quem criou.

Uma das grandes vantagens de usar o serviço é que as licenças de uso são exibidas de forma muito clara.

Site 1001 Fonts

5. Font Squirrel

Grande conhecido dos profissionais criativos, o Font Squirrel oferece diversas opções para baixar fontes gratuitas para uso comercial. São diversas categorias para baixar fontes de todos os tipos e utilizar em suas criações.

6. Fontfabric

Com um design limpo e amigável, o Fontfabric possui diversas fontes de letras gratuitas para serem utilizadas em seus projetos. Apesar do seu acervo um pouco limitado, é possível encontrar diversas fontes excelentes para baixar.

Muitas opções de fontes podem ser utilizadas para fins comerciais, entretanto, alguns arquivos contam com limitações. Apesar disso, vale a pena pesquisar no site para baixar fontes e encontrar algumas opções legíveis e boas para desenvolver sua marca.

Tela inicial do FontFabric

7. Urban Fonts

O Urban Fonts é outra excelente opção de site para baixar fontes. Em sua plataforma é possível encontrar fontes famosas e variadas como a Helvetica, Futura e a Avant Garde. 

Alguns pacotes completos de fontes possuem diversas versões como: Thin, Extra-Light, Light, Normal, Medium, Semi-Bold, Bold, Extra-Bold, Ultra-Bold e por aí vai.

Site Urban Fonts

8. Abstract Fonts

Se você quer baixar fontes e quer utilizar de alguma fonte famosa de seriados, filmes ou de algum livro, o Abstract Fonts é a melhor alternativa e conta com diversas fontes disponíveis de forma gratuita.

Ele também facilita a publicação da fonte em seu site através de um código que você só precisa copiar e colar no seu HTML ou CSS.

Tela incial do Abstract Fonts

9. Fontesk

Com diversas fontes gratuitas e um visual bem atraente, o Fontesk é outra excelente opção para baixar fontes com licenças variadas. É bem simples de fazer o download e em cada página é possível saber qual a licença de uso da fonte.

Menu de fontes do Fontesk

10. Befonts

A última opção que apresentamos para baixar fontes grátis é o Befonts, que se especializou em apresentar fontes de qualidade para designers. Apesar de não possuir muitas categorias como outras opções, vale a pena dar uma olhada.

Como baixar e instalar uma fonte no meu computador?

Depois de baixar fontes para o seu computador, provavelmente você encontrará um arquivo compactado com extensão .zip ou .rar. Se esse for o caso, basta clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção "Extrair Para".

Feito isso, será criada uma pasta com os arquivos descompactados. Então, basta clicar no botão direito no arquivo da fonte e escolher a opção "Instalar" ou "Instalar Fonte".

Para isso, é necessário que você tenha privilégio de administrador, pois a fonte será instalada em uma pasta do sistema do seu computador. No Windows, é possível encontrar a pasta em C:/Windows/Fonts.

Também é possível arrastar, ou colar as fontes baixadas para essa pasta, para fazer a instalação. Agora, para quem usa o MacOS, é necessário abrir o Font Book no diretório Applications e arrastar as fontes para a janela que vai se abrir.

Encontrou o melhor site para baixar fontes?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor site para baixar fontes para você utilizar em seus projetos.

Se você trabalha com design gráfico e está buscando fontes para colocar em suas artes mas não sabe que tipo de programa utilizar para criá-las, confira nosso artigo com os melhores editores de fotos gratuitos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download