Festas de fim de ano: como preparar seu ecommerce

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As festas de fim de ano marcam um período de otimismo para o varejo nos mais variados segmentos de mercado, tanto online quanto offline.

As datas comemorativas e o pagamento do 13° salário são fatores que influenciam de forma significativa o poder de compra dos consumidores, fazendo mais dinheiro girar no mercado.

Com as férias escolares, os presentes para o Natal e a preparação para o Réveillon, as pessoas ficam mais propensas a consumir.

O ecommerce é uma das áreas mais influenciadas pelo fim de ano, é o que aponta o relatório Holiday Shopping Trends and Insights.

Segundo a pesquisa, nos EUA em 2022 houve um aumento de 2,5% nas compras online em datas comemorativas comparadas ao ano anterior, gerando um total de 210 bilhões de dólares em receita.

Se você quer aproveitar o comportamento dos consumidores no fim do ano para vender mais, confira algumas dicas de como preparar o seu ecommerce. Vamos lá?

7 Dicas de como preparar seu ecommerce para as festas de fim de ano

Para conquistar os melhores resultados em vendas, um negócio precisa se planejar o ano inteiro para desenvolver estratégias que aumentem a produtividade.

Contudo, a alta demanda do fim de ano pode fazer com que as estratégias sofram muitas mudanças e precisem ser adaptadas.

Por isso, antes de tudo é fundamental contar com produtos disponíveis para atender à demanda, oferecer métodos de pagamentos variados e até mesmo antecipar pedidos de compras.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar o seu ecommerce a vender mais nessas festas de fim de ano.

1. Impulsione suas melhores promoções

A promoção é um fator fundamental para atrair clientes para seu ecommerce, por tanto, invista em impulsionar suas melhores promoções.

Contudo, saiba que é muito importante escolher os produtos que irão receber descontos para atrair a atenção do público.

Faça decisões estratégicas para aproveitar os itens que estão em seu estoque, oferecendo condições melhores para produtos com menos saída e escolhendo apenas alguns bons produtos para servirem de chamariz.

Dessa forma será possível atrair novos clientes com boas ofertas enquanto foca seus esforços em vender itens que estavam parados em seu estoque.

2. Foco no SEO

As ferramentas de busca como o Google o Bing são um dos principais canais pelo qual os consumidores podem descobrir seu ecommerce.

Por isso é fundamental garantir que seus sites estejam otimizados para esses mecanismos de busca.

Para isso suas páginas precisam carregar com muita velocidade e a qualidade das imagens dos seus produtos precisam ser boas, além de pesarem pouco.

Também é fundamental usar palavras-chave relacionadas aos produtos mais pesquisados no seu segmento.

Contudo, saiba que é muito provável que suas páginas e site não alcancem o topo das páginas do Google do dia para a noite.

Esse processo exige planejamento e investimento ao médio e longo prazo, portanto, se ainda não começou a pensar em SEO aproveite as festas do fim de ano para começar.

Quer aprender mais sobre otimização para os mecanismos de busca? Confira nossa lista com os melhores cursos de SEO online.

3. Valorize os clientes conquistados

Outra forma de aumentar seus resultados nessa época de datas comemorativas é investir na retenção de clientes.

Segundo Philip Kotler, um dos maiores escritores sobre marketing, manter clientes pode custar 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.

Portanto, aproveite o período de comemorações e festas para fortalecer o relacionamento com clientes antigos.

Mostre que sua empresa se importa através de mensagens personalizadas, mas aproveita promoção para apresentar seleções de produtos, descontos e conteúdos personalizados para esse público.

É claro, lembre-se de escrever e-mails de gratidão, agradecendo pela parceria e enviando mensagens inspiradores.

É importante aproveitar que vários consumidores que compram online, tendem a comprar novamente.

Faça campanhas de retargeting, segmente seus contatos e desenvolvas estratégias promocionais inteligentes para surpreender os consumidores.

4. Ofereça uma boa experiência do cliente

Entender a experiência de compra do cliente é fundamental para garantir que ela aconteça da melhor forma possível.

Segundo um relatório feito pela Adobe, cerca de 43% das compras no fim de anos são feitas por smartphones, mas a maioria dos clientes ainda prefere os desktops para comprar online.

Por isso é importante trabalhar junto às técnicas de SEO formas de oferecer uma boa experiência do cliente que acessa sua página.

Páginas responsivas são indispensáveis nos dias de hoje para garantir que clientes em qualquer dispositivos possam usar seu site com facilidade.

Oferecer vários métodos de pagamento também é uma forma de assegurar que seu ecommerce é capaz de atender um público mais amplo.

Outra forma de melhorar a experiência dos seus clientes é focar na personalização, usando questionários e avaliações para apresentar produtos que estejam alinhados com o perfil de cada cliente.

5. Use uma boa plataforma de ecommerce

Usar uma boa plataforma de ecommerce é outro fator fundamental para garantir que seus clientes tenham uma boa experiência na hora de fazer compras para as festas de fim de ano.

Escolher um bom serviço irá ajudar o seu negócio a ter páginas otimizadas para SEO, tempo rápido de carregamento, métodos de pagamento variados, segurança e integração com aplicativos como o JivoChat.

Se o seu negócio ainda não tem um bom site para fazer vendas, considere conferir as melhores plataformas de ecommerce brasileiras para criar ou migrar sua loja digital.

6. Se destaque da concorrência

Assim com o seu ecommerce, vários outros irão preparar estratégias para tentar conquistar os consumidores nessa reta final do ano.

Isso faz com que se diferenciar da concorrência seja ainda mais difícil, mesmo que seu empreendimento seja bem organizado.

É importante entender que ao comprar online, os clientes são mais cautelosos e tendem buscar pelas melhores opções de compra.

Tente se destacar da concorrência oferecendo os melhores serviços, um atendimento excelente, boa variedade de produtos, ofertas interessantes, métodos variados de pagamento e envio.

7. Fique de olho nos indicadores e metas

Depois de executar suas estratégias e passar pela época das festas de fim de ano, faça o cálculo do seu volume de vendas e fluxo de caixa para comparar com o ano anterior.

Acompanhar esses dados é um passo importante para desenvolver novas estratégias para o ano que vai começar e para vender mais nas próximas datas comemorativas.

Vise criar um planejamento estratégico com metas e objetivos bem claro, dessa forma será possível direcionar seus esforços de uma maneira mais efetiva e realista.

Além disso, se organizar irá ajudar a chegar no próximo fim de ano ainda melhor preparado.

Confira nosso artigo que lista os melhores cursos de Planejamento Estratégico da internet.

Preparado para vender muito em seu ecommerce nas festas de fim de ano?

Esperamos que as nossas dicas possam ajudar a organizar seu ecommerce nesse fim de ano para conquistar ótimos resultados de vendas.

Caso você também tenha dúvidas sobre as leis relacionadas ao comércio digital, confira nosso que ensina tudo o que você precisa saber sobre a lei do ecommerce.

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