Motivação no trabalho: como motivar equipe?

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura18 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

A motivação no trabalho é um dos pré-requisitos para obter sucesso no ambiente profissional, pois ela está relacionada com a produtividade dos colaboradores e também com o clima organizacional.

Entretanto, manter os colaboradores de uma empresa motivados nem sempre é uma tarefa fácil, e por isso é o papel de um líder, ou gestor da empresa, encontrar maneiras de promover a motivação.

Além disso, identificar e utilizar os recursos disponíveis para manter seus colaboradores motivados para que eles possam cumprir metas e permanecer alinhados com os objetivos da sua empresa.

E para que você compreenda mais sobre esse tema, preparamos esse artigo cheio de informações onde você irá saber mais sobre motivação no trabalho e como promovê-la na sua empresa.

O que é motivação no trabalho?

A motivação no trabalho pode ser definida como a vontade, determinação e o empenho aplicado por um colaborador dentro da organização. Ela está relacionada com um conjunto de fatores individuais e psicológicos que agem sob a conduta de um indivíduo.

Autores como Chiavenato, defendem que a motivação é também uma pressão interna que surge uma necessidade de cada indivíduo desencadeando uma resposta fisiológica que permite que o colaborador mantenha uma conduta para alcançar uma meta ou um objetivo.

Ou seja, a motivação no trabalho também pode ser traduzida como o desejo de cumprir metas e alcançar bons resultados no ambiente profissional.

A motivação no trabalho também está relacionada com a produtividade dos colaboradores, pois quando ele se sente motivado ele também se mostra altamente produtivo, podendo cumprir as suas metas e até mesmo apresentar resultados acima do esperado. 

Existem inúmeros fatores que devem ser considerados e podem afetar a motivação no trabalho, mas é preciso ressaltar a importância do líder, ou gestor para identificar quais são esses aspectos e atuar ativamente em prol da motivação no trabalho.

Benefícios em promover a motivação no trabalho

Existem muitos benefícios em promover a motivação no ambiente de trabalho, e embora não seja uma tarefa fácil o retorno obtido através dessa ação é bastante positivo, não só para os colaboradores como também para o desenvolvimento de processos dentro da sua empresa. Conheça agora quais são os principais benefícios em investir em promover a motivação no trabalho:

Aumento desempenho

Como já abordamos, os funcionários motivados tendem a ser mais produtivos para desempenhar as suas atividades dentro da empresa e assim criar um ambiente de trabalho saudável.

Funcionários motivados tendem a ser mais proativos, se sentem bem consigo mesmos, são mais seguros e apresentam resultados melhores e ideias inovadoras. 

E se por um lado funcionários motivados são mais produtivos, é de se esperar que funcionários menos motivados apresentam desempenho abaixo do esperado.

Além de uma performance menos produtiva, eles podem afetar o clima organizacional ao apresentar quedas na autoestima que consequentemente faz com que eles se sintam menos valorizados no seu ambiente de trabalho.

Trabalho em equipe 

A motivação também é um fator que irá afetar como os colaboradores de uma empresa interagem entre si e como essa interação pode influenciar o trabalho em equipe.

Se uma equipe possui indivíduos motivados, eles também serão capazes influenciar os colegas de trabalho a adotarem um comportamento mais empenhado por meio de suas atitudes.

Que poderá gerar um ambiente organizacional mais agradável, saudável e uma equipe mais comprometida a desempenhar seu trabalho e alcançar as suas metas.

Funcionários mais engajados tendem a unir forças para alcançar suas metas, contribuindo para que os resultados possam surgir com mais naturalidade e menos esforço quando avaliado sobre a perspectiva de uma equipe.

Crescimento Pessoal

Quando motivados, os colaboradores tendem a buscar aspectos que podem ser trabalhados em si e passam a investir mais em habilidades técnicas que permitam alcançar resultados ainda mais positivos.

Isso acaba se refletindo no seu crescimento profissional, pois gestores podem identificar o empenho de um colaborador, avaliar suas habilidades adquiridas e oferecer novas oportunidades a esse colaborador.

Ou seja, a motivação tem a capacidade de fazer com que o colaborador cresça tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional.

Se você quer saber mais sobre crescimento pessoal,  confira o nosso artigo de crescimento pessoal.

Satisfação com empresa

A relação entre a motivação e a satisfação com o ambiente de trabalho, é de que funcionário motivado, provavelmente, está satisfeito com as condições de trabalho impostas a ele.

E funcionários que estão satisfeitos com sua empresa são funcionários menos estressados, mais saudáveis e estáveis emocionalmente, com menor taxa de ausência e acabam contribuindo para o clima organizacional da empresa como também para uma reputação positiva para a empresa.

Economia de tempo

Funcionários motivados tendem a terminar suas tarefas em um tempo menor, quando comparado com funcionários não motivados, 

Dessa forma, eles acabam contribuindo para que a empresa possa economizar tempo e encurtar os prazos de entrega de produtos ou serviços  para os clientes. 

Quais são os tipos de motivação no trabalho?

Antes de falarmos sobre a importância de um líder e seu papel como agente de motivação no trabalho, vamos entender quais são os dois tipos de motivação que podem influenciar um indivíduo e também as suas atitudes.

Motivação Intrínseca

A motivação Intrínseca está relacionada com o íntimo de cada colaborador, ela é bastante particular, e é difícil compreender quais são os fatores que levam um indivíduo a ter motivação intrínseca.

Entretanto, podemos dizer que alguns fatores como objetivos, planos, sonhos e interesses pessoais podem ter sua própria influência na motivação intrínseca, ou seja, ela ocorre mais em atividades que despertem o interesse genuíno das pessoas.

A motivação Intrínseca também tende a estar mais relacionada com a própria realização pessoal ou com o trabalho.

Motivação extrínseca

A motivação extrínseca está relacionada com fatores externos ao indivíduo. Ou seja, aos estímulos que esse indivíduo irá receber.

No ambiente profissional, ela está associada a delegação de tarefas, cumprimento de metas, onde a pessoa pode identificar que receberá algo em troca.

Alguns estudos já confirmaram que algumas recompensas da motivação intrínseca, podem ser capazes  de sobrepor a  motivações intrínsecas. 

As recompensas da motivação extrínseca são bonificações para os colaboradores alcançarem as metas estabelecidas no mês, premiações e etc…

É através da motivação extrínseca que um líder pode atuar e gerir a suas equipes para que elas apresentem bons resultados e desempenho.

Entenda o papel do líder na motivação no trabalho

O líder tem um importante papel dentro de uma organização, pois ele é o profissional encarregado de monitorar e gerenciar um grupo de pessoas.

Essa posição dispõe a ele uma grande capacidade e poder de exercer influência sobre esse grupo de pessoas, que quando exercida de maneira correta pode servir como um gatilho para motivar os funcionários de uma empresa.

Portanto, um líder que sabe como motivar e estimular seus colaboradores também é um líder que entende sobre o comportamento humano, pois é preciso compreender que as pessoas se motivam por razões diferentes.

Nesse sentido, é indispensável, para que um líder ou gestor, que queira se tornar um agente motivacional conhecer cada colaborador e encontrar as maneiras mais adequadas de motivar uma equipe como um todo e dessa forma ser capaz de ampliar a produtividade e lucro de sua empresa.

De acordo com Chiavenato, para que as pessoas possam trabalhar satisfatoriamente em equipe elas precisam de liderança. A liderança constitui uma necessidade típica do trabalho em equipe" e o mesmo autor ainda esclarece que sucesso ou fracasso nas empresas é responsabilidade de seus gerentes, onde a dedicação e a integridade é fator primordial na condução de pessoas.

Ou seja, o primeiro passo para motivar pessoas dentro de uma empresa é saber como liderá-las. 

Imagem vetorizada de um líder ajudando um colaborador

4 Cursos básicos para aprender a liderar equipes

Como abordado no tópico anterior, um líder tem um importante papel na motivação no trabalho de uma equipe e também na orientação da mesma.

Nesse caso, é preciso estar preparado e saber como lidar com os colaboradores da sua empresa, não só aplicando estratégias motivacionais, mas também desenvolvendo as suas próprias habilidades de liderança.

Separamos 4 cursos, que irão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional como líder ou gestor. Confira:

1. Curso Oratória Extreme – Você Falando Bem em Público

O Curso Oratória Extreme tem como objetivo ensinar seus alunos a conquistar uma oratória que gera resultados e se tornarem confiantes em qualquer situação.

São cerca de 49 módulos que abordam comunicação, superação de desafios, técnicas, apresentação em público, objetivos de apresentação e muito mais.

O método já foi usado para ensinar mais de 7 mil alunos e as aulas são ministradas por um professor com 12 anos de experiência ensinando sobre oratória.

Para saber mais sobre oratória e a sua importância visite também o nosso conteúdo  explicativo: o que é oratória. 

2. Liderança e gestão de pessoas e equipes

Cursos com enfoque em liderança e gestão de pessoas contribuem para que você possa ter um olhar mais humanizado para os seus colaboradores, e então possa desenvolver estratégias que conduzam a sua equipe a apresentar uma alta performance. 

E nesse curso além de aprender a liderar com justiça, que também é muito importante para a motivação no trabalho, você aprenderá a identificar os perfis de colaboradores que atuam na equipe que você está gerindo e como aplicar técnicas que irão melhorar as suas habilidades de liderança.

3. Como aplicar Feedback e Motivar sua Equipe (Udemy)

É um curso onde você aprenderá a transmitir feedbacks para a sua equipe de maneira amigável, e ao mesmo tempo motivá-los para que possam superar as suas dificuldades e ir além. 

No curso você terá mais conhecimento sobre o que é feedback e como você pode utilizá-lo, como tornar a sua equipe mais produtiva a partir do uso de técnicas que estimulam a produtividade.  

É um curso rápido e objetivo para que você possa focar no que realmente importa para melhorar a motivação no trabalho das suas equipes.

4. Gestão de Tempo - como aumentar sua produtividade

O curso de gestão de tempo você vai aprender como ser mais produtivo, e como transmitir esse conhecimento para os membros da sua empresa para que eles possam aplicar no seu cotidiano.

O acúmulo de tarefas e a procrastinação são elementos que podem afetar a motivação no trabalho de membros da sua equipe, e por isso aprender sobre gestão de tempo é essencial para um bom desenvolvimento e pode trazer muitos benefícios.

Saiba mais sobre esse curso e como a gestão de tempo pode ajudar a sua equipe a alcançar resultados mais positivos. 

Como identificar colaboradores desmotivados?

Se você quer que aqueles colaboradores que parecem desmotivados tenham mais motivação no trabalho é preciso saber identificar quais são os sinais claros de desmotivação no trabalho.

Separamos os principais indicadores para você conferir.

Baixa produtividade diária

Já foi mencionado, anteriormente, que a produtividade é um dos sinais de motivação mais claros de se observar.

Portanto, se você quer identificar se os colaboradores estão motivados, basta olhar o quanto eles estão produzindo diariamente.

Entretanto, é preciso ter um olhar mais humanizado e identificar se a falta de produtividade observada não é apenas consequência de problemas pessoais, pois eles também podem influenciar nos resultados entregues.

Além disso, o conceito de produtividade é muito variável podendo mudar de função para função, e até mesmo projeto para projeto, é necessário atenção redobrada na hora de avaliar um colaborador.

Se você ainda não sabe como avaliar os seus times, principalmente sua equipe de vendas, é porque você não conhece ainda as ferramentas de CRM.

Essas ferramentas permitem que você acompanhe as negociações com os clientes em tempo real tendo mais controle da produtividade dos colaboradores.

E apesar de softwares CRM serem voltados para realizar a gestão de relacionamento com os clientes, através do uso desses softwares é possível um gestor acompanhar cada passo dado pelos membros da sua equipe.

Assim é possível saber se eles estão cumprindo suas metas, agendar tarefas e automatizar todo o seu processo de vendas e trabalhar de uma maneira mais organizada com o foco em aumentar suas vendas.

Todos esses recursos você encontra no CRM do JivoChat, e não esqueça de conhecer os outros recursos oferecidos por essas ferramentas. 

Mau relacionamento com a equipe

Algumas vezes um funcionário desmotivado tende a se isolar e passa a ficar menos envolvido no que está acontecendo dentro da equipe.

A desmotivação também pode desencadear problemas que já existiam no relacionamento entre os membros de uma equipe, podendo gerar brigas, fofocas e boatos. 

Por isso, é preciso ficar atento ao que acontece e evitar rumores e os pequenos conflitos que podem surgir em decorrência da desmotivação de funcionários na sua empresa.

Mudanças comportamentais

Faltas e atrasos frequentes podem ser sinônimo de funcionários sem motivação no trabalho.

Funcionários motivados estão menos propensos a se atrasar ou a faltar ao trabalho, já funcionários desmotivados não sentem nem vontade de ir ao serviço e podem acabar  enrolando ao máximo.

É importante ter um registro de ponto dentro da sua empresa, para poder monitorar o comportamento dos colaboradores.

Níveis altos de ansiedade e estresse

Em eventos específicos e que demandem muita atenção ou então atividades mais complexas é natural que os colaboradores apresentem certos níveis de estresse, ou ansiedade.

Entretanto, esse sintoma não deve se tornar rotina e ele pode ser indícios de colaboradores que não sentem motivação no trabalho, pois pessoas desmotivadas passam a encarar as atividades como um fardo e tendem a ficar mais ansiosas a executar essas tarefas.

Por isso, também é importante para um gestor avaliar também os níveis de estresse encontrados em sua equipe.

Imagem vetorizada de cinco pessoas trabalhando em equipe

O que gera a falta de motivação no trabalho?

Agora que você já sabe como identificar os principais sinais de um funcionário desmotivado é possível que esteja se perguntando o que leva um funcionário a se sentir desmotivado.

Embora existam dezenas de fatores, abordaremos alguns dos mais comuns, mas é preciso avaliar cada caso individualmente.

Falta de reconhecimento

A falta de reconhecimento talvez seja o principal motivo da falta de motivação no trabalho. Os funcionários precisam sentir que o seu esforço pela empresa é reconhecido.

Portanto, demonstre para os colaboradores que eles são parte fundamental da sua empresa e que sem eles vocês seriam incapazes de alcançar tudo que já alcançaram.

Embora existam outros métodos, um elogio muitas vezes é o suficiente para mostrar para o colaborador que a empresa reconhece todo o seu trabalho e esforço.

Salários baixos

Embora esse seja um tópico bastante sensível, tanto para colaboradores quanto para donos de empresa, salários que se configuram abaixo do mercado podem ser um desmotivador.

Alguns funcionários podem aceitar a vaga por não ter opção, mas isso não significa que estarão satisfeitos com as condições oferecidas pela empresa.

Por isso, sempre que possível esteja atento aos salários que são oferecidos no mercado para garantir que os seus funcionários se sintam mais satisfeitos com as posições ocupadas, além de também ser uma forma de reconhecer o serviço que eles oferecem.

Acúmulo de funções

Entregar muitas tarefas em um curto espaço de tempo também pode ser prejudicial tanto para o bem estar físico quanto para o emocional de um colaborador.

O acúmulo de funções pode e com o tempo acaba sobrecarregando o colaborador com isso ele pode se sentir insuficiente e iniciar um processo de autossabotagem, consequentemente se sentir incapaz e desmotivado para dar continuidade nos projetos.

Evite ao máximo sobrecarregar os colaboradores, saiba como distribuir a tarefa entre a sua equipe para que elas sejam igualitárias e sejam justas com a função de cada membro.

Falta de suporte

Principalmente para funcionários recém chegados na empresa, a falta de suporte para que ele possa tirar as suas dúvidas pode ser um banho de água fria.

Funcionários mais antigos tendem a ter mais facilidade de encontrar soluções para os problemas, entretanto não quer dizer que eles não precisam de suporte para as questões que podem surgir no seu cotidiano.

Por isso, é importante oferecer um ambiente em que um colaborador sinta que ele pode solucionar suas dúvidas.

Falha na comunicação

Já abordamos a importância da habilidade de oratória para a motivação no trabalho, pois ela influencia a maneira como você se comunica.

Muitas vezes não somos capazes de transmitir exatamente o que queremos dizer e isso pode deixar um colaborador confuso.

Confusões podem gerar erros, e erros muitas vezes não são tolerados nem mesmo pela pessoa que os comete, podem ser o suficiente para que um colaborador possa se sentir desmotivado.

Falta de perspectiva de crescimento

A grande parte dos colaboradores desejam ser reconhecidos e almejam mudar de posição e ir para cargos que ofereçam melhores remunerações.

Se uma empresa não oferece oportunidades para  esse colaborador se destacar e mostrar o seu potencial para ir além, ele pode se sentir sem motivação no trabalho.

Desigualdade de tratamento

Seja por qual motivo for, tratar os funcionários de maneira desigual por salário, gênero, cor de pele, origem, favoritismo também é um fator que desmotiva os colaboradores, e também pode ser considerado crime. 

O importante é perceber que a desigualdade de tratamento gera um ambiente de trabalho desagradável tanto para quem sofre com a desigualdade de tratamento quanto para quem observa e vê como injustiça.

Dicas para promover a motivação no trabalho da sua equipe

Separamos algumas dicas valiosas para você que deseja promover um ambiente de trabalho mais amigável, estável e acolhedor para os seus colaboradores.

Promover a motivação no trabalho deve ser uma tarefa constante na rotina de um gestor para que ele possa sempre contribuir para o avanço da equipe.

Faça uma análise aprofundada da sua equipe

Procure entender qual é a relação que os seus colaboradores mantêm com o ambiente organizacional e com a sua equipe.

É preciso entender o ponto de vista de cada colaborador para que você possa aplicar estratégias e contribuir com dicas para que eles melhorem sua produtividade.

Avalie como os relacionamentos podem ser melhorados e como você pode estimular a sua equipe a alcançar resultados ainda melhores.

Compreenda que a motivação também é algo pessoal

Embora seja o sonho de todo gestor manter os seus colaboradores sempre motivados e produtivos, esse sonho pode se transformar em um erro.

Por mais benefícios que sejam oferecidos para um colaborador, dificilmente vai fazer com que ele se sinta motivado se essa desmotivação estiver relacionada com a sua vida pessoal.

Alguns gestores acabam esquecendo que a vida de um colaborador vai além do ambiente de trabalho e por isso acabam frustrados. Saiba respeitar o espaço pessoal de cada colaborador.

Lembre-se de oferecer apoio a um colaborador que está passando por problemas ou dificuldades, além de melhorar o relacionamento que ele tem com a empresa também é um ato que pode fazê-lo se sentir mais motivado uma vez que ele identifica que não está só.

Defina objetivos claros

Objetivos e metas são ambos importantes para que um time ou uma equipe saibam o que eles devem alcançar e como eles devem alcançá-lo.

E para isso é importante que você saiba como comunicar aos colaboradores esses objetivos para que toda a equipe possa caminhar alinhada. 

Crie objetivos e metas coletivas para estimular o trabalho de equipe e define também quais serão os KPI observados.

Se você quiser saber mais sobre os KPIs e como eles podem te ajudar a acompanhar o desempenho dos seus colaboradores durante as metas, confira o nosso artigo: O que é KPI e qual a sua importância

Premie os funcionários pelo bom desempenho

Para aquelas metas que foram alcançadas não esqueça premiar os funcionários e oferecer a eles um reforço positivo para que eles se sintam motivados a continuar alcançando outras metas.

Entretanto, para que eles possam alcançar as metas é necessário que você estabeleça metas que sejam alcançáveis utilizando a metodologia SMART você será mais assertivo na hora de definir suas metas.

Invista em capacitação para a equipe

Para melhorar a motivação no trabalho, não deixe de investir em cursos para desenvolvimento pessoal e profissional. 

É preciso manter os funcionários da sua empresa atualizados para que eles possam desempenhar as suas funções obtendo êxito e também permaneçam empenhados.

Treinamentos e cursos que promovam o crescimento pessoal são bem vindos para que os colaboradores possam criar as suas metas individuais e descobrirem qual é o seu papel dentro da empresa.

Um exemplo, é o curso de gestão de tempo que indicamos, anteriormente é uma ótima oportunidade para promover crescimento pessoal da sua equipe.

Dê feedbacks

Os feedbacks são ferramentas muito importantes para a motivação no trabalho, quando dados de maneira correta os feedbacks podem motivar os colaboradores a chegarem ainda mais longe. 

Por meio dessa ferramenta o colaborador pode analisar amplamente o seu desempenho e identificar aspectos que podem ser melhorados. 

Por isso, é importante que você, como gestor, saiba como entregar um feedback de maneira humanizada e pensando nos aspectos que podem motivar o colaborador, caso contrário o feedback pode se tornar um fator desmotivacional.

Já indicamos alguns cursos que te ensinam os diferentes tipos de feedback e serão úteis para que você consiga aplicá-los na sua empresa. 

Ao dar o seu feedback não esqueça de citar frases de motivação no trabalho irada do nosso artigo de 400 frases motivacionais e transmitir a sua mensagem de motivação no trabalho.

Promova  o bom relacionamento 

Como já abordamos inúmeras vezes nesse artigo, para que os objetivos de uma equipe estejam alinhados é promover a criação de laços entre os colaboradores.

Isso pode ser feito tanto em reuniões como em encontros fora da empresa, promova um clima organizacional leve onde todos são capazes de ter empatia com o próximo e oferecer ajuda quando necessário.

Para isso é preciso estimular todos os colaboradores, promover reuniões e permitir que eles expressem suas próprias opiniões. 

Além de se sentirem acolhidos, também gerará um ambiente agradável com colaboradores mais produtivos e equipes de alta performance.

Pronto para promover a motivação no trabalho da sua equipe?

Agora que você já sabe tudo sobre motivação no trabalho, é hora de colocar em prática. Para começar, comece fazendo uma análise ampla do seu ambiente de trabalho, da sua equipe e dos últimos resultados.

Não esqueça de elaborar um plano de ação eficaz para aplicar todo o conhecimento que você irá obter com os cursos que indicamos e também com as nossas dicas. 

Até a próxima! 

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download