Crescimento Pessoal: como alcançar?

Índice

Buscar crescimento pessoal é essencial para quem deseja conquistar novos objetivos, buscar equilíbrio emocional e ter garantia de conseguir levar uma vida mais tranquila e saudável.

O que algumas pessoas não levam em consideração é que o crescimento pessoal pode te ajudar até mesmo no campo profissional.

Pois, a partir dele é possível trabalhar aspectos que te permitam identificar os seus pontos fracos e fortes e como você pode desenvolvê-los e aprender a lidar com os seus bloqueios e limitações.

E assim, conquistar novos espaços ou mudar de carreira, iniciar novos projetos e dar um passo adiante.

Para você que está em busca de fazer mudanças na sua vida, nesse artigo, abordaremos o que é crescimento pessoal, como o crescimento pessoal pode interferir no seu profissional e o que fazer para começar a desenvolver o seu crescimento pessoal.

O que é crescimento pessoal?

Crescimento pessoal são ações e atitudes tomadas por um indivíduo resultante da sua vontade de buscar evoluir para alcançar o seu potencial máximo através da aprendizagem e também do desenvolvimento de competências específicas e relacionadas a um objetivo.

Ele também corrobora para que um indivíduo busque autoconhecimento para aprender a lidar com obrigações, ações, decisões e consequentemente levar uma vida mais equilibrada.

Assim, é possível se tornar uma pessoa com mais foco nos seus objetivos e saiba definir as metas que deseja alcançar em uma próxima etapa da sua vida.

E por isso, o crescimento pessoal também está relacionado e também influenciará na sua vida profissional.

Como o crescimento pessoal contribui para o crescimento profissional?

Para crescer profissionalmente é preciso buscar melhorar nossas habilidades e capacidades, além disso é importante saber que você terá que enfrentar desafios durante essa jornada, e por isso o crescimento pessoal pode ser a chave para quem deseja começar um novo negócio, como uma loja virtual, ou investir em uma nova carreira.

É a partir do crescimento pessoal que você será capaz de identificar quais são as capacidades técnicas que você precisa melhorar, quais aspectos da sua personalidade estão impedindo você de ir adiante no seu objetivo.

Por exemplo, sabemos que empreender é uma tarefa muito difícil, e mais difícil ainda para aquelas pessoas que são mais naturalmente retraídas, pois terão que lidar com vendas, muitas vezes com venda direta.

Se o indivíduo tem conhecimento desse aspecto, ele vai buscar crescimento pessoal desenvolvendo a sua habilidade de comunicação para se sentir mais confiante ao vender um produto ou serviço. O semelhante acontece, se essa pessoa estiver em uma equipe de vendas dentro de uma empresa.

E não apenas isso, a comunicação com certeza é uma habilidade que influenciará a sua vida pessoal, pois ao ser mais comunicativa ela pode se relacionar com outras pessoas e conquistar novas oportunidades fazendo Network.

Ou seja, o crescimento pessoal está intimamente relacionado com as capacidades observadas no ambiente profissional. Com o tempo essa pessoa pode mostrar que é capaz de liderar a equipe de vendas e alcançar crescimento pessoal se tornando um líder, por exemplo.

Não obstante a isso, o crescimento pessoal também implica em buscar autoconhecimento e desenvolver a inteligência emocional.

A inteligência emocional é uma soft skills que permite que você identifique quais são as emoções predominantes em diferentes situações do cotidiano e seja dominado por elas.

Essa soft skills deve ser desenvolvida por todos aqueles que desejam se recolocar profissionalmente ou alcançar crescimento profissional, pois ela é muito buscada pelos recrutadores.

Quer conhecer mais sobre inteligência emocional? Confira o nosso conteúdo sobre esse assunto Inteligência emocional: Como desenvolver.

6 cursos para quem está em busca de crescimento pessoal 

No tópico anterior, abordamos a importância do crescimento pessoal também atuando e influenciando a sua capacidade de no ambiente profissional

Existem  diversos aspectos que podem ser trabalhados, por isso, separamos 6 cursos de crescimento pessoal com o foco em desenvolver habilidades que também são necessárias no âmbito profissional.  Confira: 

1. 4 Ferramentas Essenciais

Esse é um curso voltado para quem deseja potencializar o seu autoconhecimento, a autonomia e também a consciência. 

Neste curso você receberá um passo a passo de como iniciar a sua jornada de crescimento pessoal e começar a agir pelos seus próprios propósitos.

Assim, você poderá definir quais são os seus objetivos e manter o foco em desenvolver aquilo que é mais importante para que você possa alcançá-lo. 

Ele é praticamente um guia, para quem deseja colocar projetos de crescimento pessoal em prática e não sabe por onde começar. 

2. Método Falantes

Aprender a falar em público é essencial para a comunicação com as pessoas ao nosso redor, e ela é uma habilidade que também pode ser requerida no ambiente de trabalho, pois bons oradores também sabem ser persuasivos, e modificar a opinião das pessoas.

 Ou seja, a habilidade de oratória pode trazer vantagens tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, neste curso você terá a oportunidade de desenvolver a sua capacidade de comunicação para aprender a falar em qualquer ocasião.

Se você é retraído para falar em público e quer saber como melhorar a sua capacidade de oratória confira o nosso artigo ´O que é oratória e como melhorar a sua? 

3. Inglês para iniciantes

Aprender um novo idioma pode te abrir portas para que você possa alcançar realizações pessoais e profissionais.

O inglês é um idioma universal e também é essencial para que você possa alcançar novas conquistas, sendo um pré-requisito básico para a maioria das empresas no mercado.

Aprender um novo idioma também está associado com o desenvolvimento do cérebro, podendo melhorar as suas capacidades cognitivas e a sua dicção, além dos pontos extras no currículo. 

Através desse curso você terá acesso a conteúdos para iniciantes que estão em busca de crescimento pessoal através da aprendizagem de um novo idioma.

E se você já sabe inglês, você pode investir em outros idiomas como Curso de Francês Completo - Do Básico ao Avançado , Língua Alemã A1: Alemão a Partir do Zero ou Curso de Italiano Completo - Profa. Lu Vieira.

4. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : Fundamentos e como Desenvolver

Já abordamos a importância da inteligência emocional para quem está em busca crescimento pessoal, por isso indicamos esse curso para que você possa aprender a como desenvolver essa soft skills e quais são os seus fundamentos.

É um curso bastante objetivo onde os professores utilizam a didática de maneira que você sinta que não está perdendo tempo e ouvindo apenas enrolações, ou seja com foco em aprendizagem, e que já formou mais de 2000 alunos.

5. Liderança e gestão de pessoas e equipes  

Outra competência que pode te ajudar não só a ser mais organizado e saber como delegar tarefas, mas também a ser mais observador e preparado para o mercado de trabalho é a sua habilidade de liderança e gestão. 

Além de poder contribuir com o seu crescimento profissional ao adicionar um certificado de conclusão ao final do seu curso, esse curso irá te apoiar a como gerenciar uma equipe para que todos possam alcançar bons resultados.

Com esse curso você terá um olhar mais apurado sobre os profissionais que trabalham na sua empresa.

6. Gestão de Tempo - como aumentar sua produtividade

Para quem vai iniciar novos projetos aprender como fazer a gestão de tempo é essencial para o crescimento pessoal.

A gestão de tempo pode te proporcionar maior produtividade tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional ao utilizar o tempo de maneira eficiente para conseguir alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.

Ao aprender como fazer a gestão de tempo você observará melhoria na sua qualidade de vida, terá mais tempo para lazer e descanso. 

Imagem vetorizada de uma menina tendo ideias de crescimento pessoal

O que degraus de Maslow nos dizem sobre crescimento pessoal?

A pirâmide de Maslow, ou os degraus de Maslow,  são resultantes da teoria de Maslow que diz que o ser humano possui cinco diferentes tipos de necessidades.

Na base da pirâmide estão as necessidades mais básicas, que também estão relacionadas com a nossa sobrevivência, e mais acima estão aquelas que geram satisfação pessoal e profissional.

O fato é que para alcançar os últimos degraus da pirâmide é preciso primeiro solucionar as questões que estão na base. 

Observe o que encontramos em cada um dos degraus da pirâmide:

  • Necessidades fisiológicas (Base da pirâmide): são as necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano, também podem ser consideradas as necessidades fisiológicas como dormir, respirar e comer
  • Necessidades de segurança (2º degrau): Depois de atender as necessidades básicas um indivíduo passa a se preocupar com o segundo degrau, que é a necessidade de segurança, como saúde, emprego, família
  • Necessidades sociais (3º degrau): Após atender as necessidades do terceiro degrau surge a necessidade do convívio social, relacionamentos e amizades
  • Necessidades de estima (4º degrau): Ao se aproximar do topo as necessidades se tornam mais complexas e relacionadas com o crescimento pessoal, necessidades de estima são conquista de respeito, aprovação social e status
  • Realizações pessoais (topo da pirâmide): Por último,  relacionado ao aperfeiçoamento de habilidades, engloba a autoavaliação, a moralidade, os valores, a independência, a criatividade e a espontaneidade

A pirâmide de Maslow nos ensina muito sobre a motivação humana e que estamos sempre em busca de alguma coisa para nos sentirmos completos e que muitas das coisas que buscamos só são alcançadas se investirmos em crescimento pessoal.

Quais são os principais erros e desafios na busca de crescimento pessoal?

A busca por crescimento pessoal possui os seus próprios desafios, e se você não conhecer quais são esses desafios eles podem te impedir de ir adiante.

Para que você consiga identificá-los e trabalhar para evitá-los separamos os principais desafios na busca do crescimento pessoal: 

  • Medo de começar ou falhar: O autoconhecimento proporcionado durante o seu desenvolvimento vai te conduzir a enxergar suas próprias falhas, erros e defeitos. Muitas pessoas não estão preparadas para lidar com esses aspectos e por isso acabam adiando ou desistem no meio do caminho. É importante ver que aceitar seus defeitos também faz parte de um processo de crescimento pessoal e maturidade.
  • Não conseguir receber críticas: Outro aspecto é que durante o desenvolvimento das suas habilidades muitas vezes você irá se deparar com críticas, e embora elas sejam desanimadoras não quer dizer que você não saiu do lugar, é preciso ser resiliente
  • Falta de planejamento: Se você deseja melhorar em algo, saiba que você precisará investir tempo ou dinheiro. É necessário fazer um planejamento e também utilizar cronogramas.
  • Não buscar ajuda: Seja por orgulho ou vergonha, não buscar ajuda quando é preciso é um erro que pode atrapalhar o seu crescimento pessoal, é preciso deixar o orgulho de lado para passar a expressar mais os seus ideais.

Como alcançar o crescimento pessoal?

Agora que você está pronto para evitar os medos e inseguranças que podem surgir em durante a busca por crescimento pessoal, vamos abordar quais são os aspectos que te deixarão mais próximo de alcançar seus objetivos.

Busque autoconhecimento

É o primeiro passo para o crescimento pessoal, buscar pontos onde você pode enxergar que devem ser melhorados ou aspectos que você sabe que são falhos. 

O autoconhecimento permite que tenhamos um maior controle do que vamos vivenciar, bem como a maneira como reagimos às situações.

É preciso saber quem é você como ser humano e qual é o seu lugar no mundo atualmente para saber onde você pode chegar e onde deve chegar.

Para investir em autoconhecimento você pode observar as situações que estão presentes no seu dia a dia, observar seus sentimentos e emoções, principalmente nas situações em que você se sente mais desconfortável.

Algumas perguntas que podem te ajudar no autoconhecimento são:

  • O que você mais gosta de fazer?
  • O que te deixa mais irritado?
  • Como você lida com situações adversas e como se sente?
  • Quais são os seus hobbies?
  • Seu planos a longo prazo?
  • Quais são suas maiores dores e desafios?

Crie rotinas saudáveis

Para poder trabalhar em desenvolvimento pessoal é preciso ter uma rotina saudável e como já comentamos, fazer o seu gerenciamento de tempo.

Tire os seus projetos do papel e não procrastine, busque realizar atividades que estejam relacionadas ao seu bem estar e faça com que elas se tornem hábitos.

Atividades como realizar exercícios físicos e também meditar trazem benefícios não só para o seu corpo, mas também para as suas capacidades cognitivas. 

Ambas atividades ajudam você a esvaziar a mente e permitem que você se mantenha mais focado nos seus objetivos podendo organizar as ideias com mais clareza.

Defina metas

Todo objetivo deve ter metas como guia para que você possa identificar se você está saindo do lugar.

Por exemplo, quer abrir uma loja virtual e empreender? É preciso trabalhar com foco no seu objetivo e estipular metas que te ajudem a alcançá-lo.

Exemplo de metas para quem deseja iniciar uma loja virtual seria  escolher um criador de sites, uma plataforma de hospedagem, domínio, criar seu site, registrar seus produtos na plataforma e etc…

Todas essas metas citadas acima irão ajudar você a alcançar o seu objetivo de abrir a sua loja virtual, é preciso ter um planejamento antes de começar a desempenhar qualquer atividade. 

Se você não sabe como definir metas, não se preocupe, pois ao final desse artigo iremos apresentar ferramentas para te ajudar nessa missão.  

Busque referências

Existe muito conteúdo na internet e também cursos, como os que apresentamos mais acima, e é preciso saber filtrar os conteúdos e identificar quais são os melhores, quais professores tem uma didática mais prática para contribuir para o seu crescimento pessoal.

Faça uma pesquisa sobre quem são os profissionais da área de crescimento pessoal que podem agregar valor a sua trajetória, feito isso busque o tipo de conteúdo que você mais sente facilidade em aprender, leituras, vídeos, áudio.

O importante é você se sentir bem com os conteúdos e a metodologia de ensino. 

Mantenha-se positivo

É importante ser realista e encarar os fatos, muitas vezes você vai tropeçar em um obstáculo, mas é importante estar preparado para continuar aprendendo sem se deixar abalar.

Tente abraçar as suas inseguranças e aprender com os erros, toda experiência é uma oportunidade de crescimento pessoal, e você precisa saber e conhecer como identificá-las.

Seja resiliente e saiba que em todo o trajeto pode ser que você encontre os seus próprios desafios. 

Leia livros constantemente.

Os livros são uma fonte de conhecimento inesgotável e através deles é possível aprender com a experiência de outras pessoas.

Existem muitos livros que podem te ajudar com o crescimento pessoal e também com o crescimento profissional, biografias são ótimas opções para aprender com experiências. Livros mais técnicos são indicados para expandir o seu conhecimento a respeito de suas habilidades.

Apesar da leitura demandar mais tempo, ela costuma proporcionar ao leitor maior riqueza de detalhes, e se você quer dicas de livros sobre crescimento pessoal e desenvolvimento pessoal, você pode dar uma olhada no nosso conteúdo de 26 livros sobre desenvolvimento pessoal. 

Imagem vetorizada de uma mulher ficando mais confiante com crescimento pessoal

Principais ferramentas para te ajudar no crescimento pessoal

Existem algumas ferramentas que podem contribuir para que você não se sinta tão perdido, pois como comentamos anteriormente é preciso fazer um planejamento antes de iniciar o seu caminho no desenvolvimento pessoal.

Análise SWOT

A análise SWOT é muito aplicada no marketing para quem deseja descobrir os pontos fracos e fortes do seu negócio com relação aos concorrentes.

Mas não quer dizer que essa metodologia não possa ser aplicada no âmbito pessoal para que você possa realizar uma autoavaliação em que você vai reconhecer as suas necessidades.

A análise SWOT é feita a partir da identificação das suas forças, fraquezas, oportunidades e também das suas ameaças.

Onde você deve responder perguntas como:

  • Quais cursos me qualificam no mercado de trabalho?
  • Qual o meu maior talento dentro da minha área de atuação?
  • Como eu lido com as emoções?
  • O que eu tenho feito para prejudicar minha ascensão?
  • Como minhas ações têm sabotado meu crescimento?
  • Tenho alguma chance de crescer no meu atual emprego?
  • Como estará o mercado daqui a 5 ou 10 anos?
  • O meu perfil profissional está adequado às necessidades do mercado?
  • Eu realmente tenho domínio daquilo que preciso para alcançar o sucesso?

Metodologia SMART 

Assim como a análise SWOT, a metodologia SMART é muito utilizada no mercado profissional para que seja possível definir metas claras e alinhadas com o seu objetivo.

Cada letra da metodologia SMART tem um significado diferente e ela especifica como você pode escolher suas metas.

  • S (Especifica) : As metas devem ser específicas, ou seja se você quer traçar uma meta defina metas específicas como “Ler 5 livros sobre desenvolvimento pessoal até o final de dezembro”.
  • M (Mensurável) : As metas devem ser quantificáveis.
  • A (Atingíveis) : Você deve estabelecer metas que você tem a certeza de que pode cumprir 
  • R (Relevantes): Metas devem ser relevantes para o seu objetivo, devem permitir que você apresente um desenvolvimento para alcançar esse objetivo.
  • T (temporais): Elas devem ter início e final para serem concluídas.

Cronograma

O cronograma é fundamental para que você possa organizar quais são as suas atividades diárias e também visualizar o prazo para cumprir suas metas, além de contribuir com a sua gestão de tempo.

Uma ferramenta que você pode utilizar para criar o seu cronograma é o Canva. Uma ferramenta de Design fácil de utilizar que possui layouts prontos de cronogramas, planners, agendas e calendários. Basta editar e imprimir. 

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Mapas mentais

Mapas mentais são ferramentas que te ajudam a visualizar aspectos derivados de uma ideia central.  Ele pode ser utilizado para inúmeras tarefas, ou em diferentes etapas da sua jornada de crescimento pessoal. 

Se você quiser saber mais sobre o funcionamento dessa ferramenta basta acessar a ferramenta MindMeister

Busque crescimento pessoal e conquiste seus objetivos

Nesse artigo, apresentamos o conceito de crescimento pessoal, como o crescimento pessoal pode influenciar o crescimento profissional, dicas e cursos para você começar.

Não esqueça de fazer um planejamento elaborado e depois realizar um plano de ação para colocar os seus projetos em prática, dessa forma você se sentirá mais seguro e autoconfiante.

Bons estudos!

Início Blog Comunicação Crescimento Pessoal: como alcançar?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download