Facebook Watch [Guia Completo]

atualizado 4 de novembro de 2021
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Buscando novos públicos, o Facebook deixou de ser só uma rede social e entrou na onda do streaming. Os vídeos já estão dominando a internet a algum tempo, sendo responsável por boa parte do tráfego online.

Sabendo disso, o Mark Zuckerberg lançou a sua própria plataforma de vídeos, o Facebook Watch. A intenção da plataforma é proporcionar uma melhor experiência com os vídeos dentro do Facebook.

O serviço foi lançado como uma alternativa às plataformas de streaming conhecidas, como Netflix, Amazon Prime Videos, YouTube, entre outras.

O Facebook Watch reúne vídeos publicados por páginas que você curte, conteúdos originais, além de vídeos ao vivo, shows e até transmissões de futebol e programas de televisão.

Por isso, preparamos esse artigo para você saber tudo sobre o Facebook Watch e assistir aos vídeos pelo celular, computador ou Smart TV.

O que é Facebook Watch?

O Facebook Watch é uma plataforma dedicada exclusivamente ao conteúdo audiovisual dentro da rede social. Considerado um mistura de YouTube e Netflix, é possível assistir a programas completos, produzidos por criadores profissionais ou usuários comuns.

Liberado para todo mundo em 2018, o Mark Zuckerberg pensou na plataforma como uma forma de assistir a um show e compartilhar uma experiência permitindo interagir com pessoas que se interessam pela mesma coisa.

A plataforma atualmente pode ser acessada de diversos dispositivos iOS e Android, Smart TVs e computadores. O Facebook Watch foi criado para promover uma nova maneira de encontrar vídeos e interagir com amigos, criadores de conteúdo e outros usuários.

O Facebook Watch possui a função de "Watchlist", que permite personalizar o feed de vídeos para assistir aos conteúdos mais recentes das suas páginas e criadores favoritos.

Além disso, é possível encontrar vídeos baseado no que os seus amigos assistiram ou no que está fazendo sucesso dentro da comunidade. Também é possível salvar os vídeos na timeline para assistir mais tarde.

O Facebook promete inovar mais ainda a experiência de assistir vídeos na plataforma. O usuário poderá participar mais ativamente e se conectar com as pessoas que estão assistindo ao mesmo programa.

Watch Party 

O Watch Party é uma das funcionalidades disponíveis para aumentar a experiência dentro da rede social. Disponibilizadas em grupos, os integrantes podem se conectar enquanto assistem a um mesmo conteúdo, podendo ser ao vivo ou gravado.

O que existe no Facebook Watch?

Dentro do Facebook Watch é possível encontrar três tipos de conteúdos, dentre programas originais e vídeos publicados por usuários, eles podem ser encontrados:

  • Página Inicial: Onde ficam os vídeos das páginas que você segue;
  • Programas: Títulos originais da plataforma como: séries, entretenimento.
  • Ao Vivo: Programas que estão sendo transmitidos naquele momento, live de entrevistas, transmissões esportivas como Taça Libertadores da América (CONMEBOL Libertadores), Liga dos Campeões e Supercopa da Europa no canal do Esporte Interativo. Além de canais de notícias como: CNN, Band News FM, entre outros.

Séries exclusivas do Facebook Watch

Como falamos, dentro do Facebook Watch o usuário pode acessar a área de conteúdos exclusivos da plataforma, São séries, programas de entrevistas, reality shows, separamos alguns:

  • Will Smith’s Bucket List: Reality Show mostrando o Will Smith viajando por vários lugares do mundo;
  • Science the $#!* out of it: Cientistas e comediantes explicando questões do cotidiano com métodos científicos;
  • Sacred Lies: uma série cinematográfica de mistérios e segredos;
  • The Real World on Watch: para os saudosos do Reality Show da MTV, ele está de volta no Facebook Watch.

Monetização da plataforma Facebook Watch 

O Facebook possui um programa de monetização para o Facebook Watch. Esse modelo consiste em inserir intervalos comerciais nos programas da plataforma. A receita obtida será dividida entre o criador de conteúdo e a rede social.

Para os anunciantes, é preciso configurar seus anúncios pelo Facebook Ads. Eles escolheram o formato e o posicionamento do anúncio ou escolheram o uso do recurso de auto inserção (onde o Facebook posiciona automaticamente o anúncio).

É possível inserir os anúncios em três formatos: mid-roll (durante o vídeo), pre-roll (antes do vídeo) ou alguma imagem diretamente abaixo do vídeo.

Imagem de dois celulares abertos na tela do Facebook Watch com vídeos em miniatura

Como assistir o Facebook Watch em sua TV?

Existem duas maneiras de assistir aos conteúdos do Facebook Watch na sua TV.

Caso você tenha uma Smart TV, basta acessar a loja de aplicativos da sua televisão, em seguida procure pelo aplicativo Watch. Ao abrir o aplicativo, aparecerá um código de confirmação em seu celular, acesse-o e confirme a transmissão. Ao finalizar, já estará pronto para assistir.

A outra forma, é transformando a sua TV em uma Smart TV utilizando algum dispositivo específico.

Abra o seu aplicativo do Facebook através do dispositivo móvel e toque no vídeo para ampliar em tela cheia, em seguida selecione o símbolo de transmissão no canto superior. Selecione o nome do dispositivo ou TV e assista aos conteúdos do Facebook Watch.

Como usar o Facebook Watch no PC

Para acessar o Facebook Watch no computador, é bem simples. Basta acessar ao site do Facebook e clicar no ícone do Watch na barra superior ou acessar o site do Facebook Watch direto.

Ao entrar no site você verá a página inicial com vídeos baseados nas páginas que você segue e no menu lateral tem as opções para acessar aos Programas, vídeos Ao Vivo e vídeos salvos.

Como assistir o Facebook Watch no celular?

O aplicativo do Facebook está disponível para diversos sistemas operacionais mobile, como iOS e Android. E para acessar o Facebook Watch pelo seu celular, basta baixar o aplicativo do Facebook na loja de aplicativos do seu dispositivo.

Após finalizar o download do aplicativo, clique no menu do canto superior direito e em seguida clique em "Vídeos no Watch". Ou clique no ícone do Watch no menu inferior para usuários do sistema iOS ou no menu superior para quem utiliza Android.

Como baixar vídeo do Facebook

Ao navegar pelos vídeos do Facebook Watch, pode acontecer de você encontrar um vídeo muito divertido, curioso e super informativo e que gostaria de compartilhar com seus amigos, mas acabou perdendo quando a página atualiza.

Apesar do Facebook não possuir um recurso nativo para baixar vídeo, é possível fazer o download desses vídeos através de sites e plataformas gratuitas. Por isso, separamos algumas dessas ferramentas para te ajudar a baixar vídeos do Facebook.

1. ByClick Downloader

Outra excelente ferramenta para quem deseja baixar vídeos do Facebook ou de outros sites como Instagram, Twitter, YouTube e mais várias opções. O ByClick Downloader é uma ferramenta que permite baixar vídeos com qualidades 720p, 1080p, 4K e 8K.

O ByClick permite também converter os vídeos para os formatos MP3, AVI, FLV, WMV, 3GP, WEBM, MKV, WAV, AAC e M4A. A ferramenta possui uma função para baixar playlists completas e canais do YouTube, além de páginas inteiras do Instagram.

O ByClick conta com uma interface bastante amigável e é muito fácil de usar. Para baixar vídeos pela plataforma, basta copiar o link do vídeo do Facebook e colar na ferramenta, selecionar as configurações do arquivo e fazer o download.

Interface do ByClick Downloader

1. 4K Video Downloader

O 4K Video Downloader é uma excelente alternativa para quem procura maneiras para baixar vídeos do Facebook. É possível realizar o download de 30 vídeos por dia, 10 vídeos por playlist e 5 vídeos por canal de forma gratuita.

Além disso, é possível baixar vídeos 3D em MP4, MKV, FLV, 3GP e outros formatos. Também conta com recurso para baixar vídeo 360 e  permite baixar vídeos em altas qualidades, 8K, 4K, 1080p, 720p, etc.

A plataforma também suporta o download de vídeos do YouTube, Twitch, Vimeo entre outras. Para aproveitar download ilimitados e outras funcionalidades exclusivas, você pode assinar um dos planos pagos da ferramenta.

Logo da 4K video downloader e botão para que você possa acessar e começar a baixar gratuitamente.

3. iTubeGo

Para finalizar essa pequena lista, separamos mais uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado para baixar vídeos do Facebook, YouTube, Instagram e vários outros sites.

Com o iTubeGo, além de baixar vídeos, é possível converter os vídeos em diferentes formatos, como MP4, AVI, MKV. Também é possível converter vídeos em MP3, transformando-os em arquivo de áudio.

Aprendeu como usar o Facebook Watch?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender tudo sobre o Facebook Watch. A plataforma vem crescendo e conta com diversos conteúdos ao vivo e gravados.

Querendo assistir conteúdos pelo seu computador? Não deixe de conferir nosso artigo sobre IPTV e comece a usar esse serviço.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download