Facebook Live: Como fazer uma transmissão ao vivo

atualizado 15 de setembro de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Provavelmente você já reparou como conteúdos em vídeo vem ganhando força na internet, principalmente nas redes sociais como o Facebook, o Instagram e o TikTok. Entre esses conteúdos, o que vem chamando a atenção são as transmissões ao vivo.

E o Facebook entrou nessa modalidade com o Facebook Live. Permitindo a transmissão ao vivo de jogos, webinars, vídeo aulas, eventos e muitas outras possibilidades de conteúdo. A própria rede social prioriza conteúdos em vídeos, isso também vale para os ao vivo.

Por priorizar os conteúdos com maior engajamento, os conteúdos ao vivo são uma excelente forma de engajar com o seu público. Pois, de acordo com o próprio Facebook, os usuários dedicam até 3 vezes mais tempo a um vídeo ao vivo.

Compartilhar algum momento, novidade, rotina ou o que quiser em tempo real com os seus seguidores é uma excelente ideia. Mas antes de começar a fazer Live no Facebook, é preciso entender como fazer isso da forma certa e evitar qualquer erro na transmissão.

O Facebook criou uma área exclusiva para vídeos e transmissões ao vivo de criadores de conteúdos e até mesmo de emissoras que transmitem seus programas de TV ao vivo.

O Facebook Watch conta com um Feed exclusivo de vídeos e transmissões ao vivo do Facebook, é possível encontrar todo tipo de conteúdo em vídeo e ao entrar ao vivo pela sua página, o Facebook notifica seus seguidores para acompanhar a sua transmissão.

Por isso, preparamos este artigo para você aprender como fazer live no Facebook e evitar erros para trazer o melhor conteúdo para os seus seguidores e aumentar o alcance da sua página com essa ferramenta.

O que é necessário para fazer uma transmissão ao vivo no Facebook?

Sem dúvidas, o Facebook é uma das ferramentas mais simples para criar uma transmissão ao vivo. E não precisa de muita coisa para iniciar uma live, basta uma conexão estável e um dispositivo, podendo ser um computador, smartphone ou tablet.

Caso você deseje algo mais profissional a sua live, você pode acrescentar equipamentos mais sofisticados como microfones e câmeras profissionais, como uma câmera 360º por exemplo.

Ao iniciar uma transmissão, é recomendado que você utilize um tempo inicial para aguardar a entrada da sua audiência e, consequentemente, o alcance crescer. As transmissões do Facebook possuem uma duração máxima de 5 horas.

Por que fazer transmissão ao vivo no Facebook Live?

Como falamos anteriormente, o Facebook divulgou, em 2016, que as transmissões ao vivo geram três vezes mais engajamentos que outros vídeos. Isso acabou se tornando uma excelente arma para estratégias de marketing.

Utilizar esse recurso é uma forma de humanizar a sua marca, aproximando os seguidores da sua página e fazer com que interajam mais. E como falamos, é necessário somente uma conexão estável e algum dispositivo para começar uma transmissão.

Sem precisar gastar muito dinheiro, o Facebook Live acaba sendo uma excelente alternativa para aumentar o engajamento da sua página.

Como fazer transmissão ao vivo no Facebook Live

É possível realizar transmissões ao vivo pelo Facebook Live através de qualquer dispositivo, sendo o PC, um smartphone ou um tablet. Por isso, vamos te ensinar a como começar uma transmissão por cada um desses dispositivos.

Como fazer uma transmissão ao vivo no Facebook pelo computador?

Existem duas formas para se realizar uma transmissão ao vivo pelo computador ou notebook. A primeira é pelo navegador, a outra é através de um software de codificação, como o OBS Studio ou Streamlabs.

Acesse a home do Facebook, escolha a opção Criar Publicação e clique em "…". Em seguida clique em Vídeo ao vivo e comece a configurar a sua transmissão ao vivo.

A seguir, é possível escolher algumas opções, na barra esquerda é possível escolher quando será a sua live. Clicando em Iniciar transmissão ao vivo agora, ela começará após o término das configurações.

Além disso, é possível programar um vídeo ao vivo e escolher a hora e o dia da transmissão. Também é possível definir onde a sua live será compartilhada:

  • Na sua linha do tempo: Esta opção é para fazer a live no seu perfil pessoal. Também é possível configurar a privacidade clicando em - Público, Amigos, Amigos específicos e somente eu;
  • Em uma página que você gerencia: Nessa opção é possível escolher uma página para realizar a transmissão.
  • Em um grupo: E a última opção é para realizar a transmissão em um grupo que você participa. Selecione essa opção e depois escolha o grupo.

Após escolher onde será compartilhada a sua live, é possível definir um título para a sua transmissão e fazer uma breve descrição sobre ela. Podendo marcar outros perfis, localização, por exemplo.

Para escolher a câmera que deseja utilizar na transmissão, clique na opção Usar a câmera, já na coluna Configurar, é definido qual câmera e microfone será utilizado e se haverá compartilhamento da tela do computador.

Além dos Registros de evento, abaixo da sua imagem é possível ver os dados de vídeo e áudio da sua live.

Um dos pontos principais de uma transmissão ao vivo é o chat, no Facebook Live ele fica na lateral esquerda. Lá, em tempo real, as mensagens estarão disponibilizadas e é fundamental interagir com elas.

É possível responder como em uma publicação normal, com emojis, GIFs, figurinhas e também dá para fixar um comentário ao selecionar a opção Fixar.

Na barra superior, é possível ver outras ferramentas de interação com a audiência da live, como por exemplo: realizar enquetes e ver perguntas enviadas pelos participantes, além de ver a integridade da transmissão.

Agora, para finalizar a sua transmissão e terminar a sua live, basta clicar no botão Encerrar vídeo ao vivo.

Te mostramos uma maneira de realizar transmissões, porém existe uma forma mais profissional de se realizar uma live no Facebook. Seja utilizando uma interface profissional, vinhetas, mais de uma câmera e outros detalhes.

Para isso, é preciso utilizar um software de codificação, como citamos acima, existem alguns programas que falaremos depois que são os mais utilizados para transmissões ao vivo que são o OBS Studio e o Streamlabs.

Para realizar transmissão através de um encoder no Facebook Live é preciso utilizar uma chave fornecida pela plataforma. Para encontrar essa chave, vá no menu "Usar a chave de stream".

Ao clicar nessa opção, copie a chave fornecida e cole nas configurações do software de codificação que você estiver utilizando. Após isso, basta seguir o passo a passo mencionado anteriormente para começar a sua live.

Foto da tela de um celular em uma transmissão ao vivo do Facebook

Como fazer uma live no Facebook no smartphone?

Para fazer uma transmissao ao vivo em um dispositivo móvel é ainda mais fácil. Seja em um celular ou tablet, basta conferir esse passo a passo.

Antes de começar, é importante verificar a versão do seu aplicativo e ver se ele está atualizado para ter todos os recursos disponíveis. Não é possível realizar transmissão ao vivo através do Facebook Lite.

Para iniciar a sua live no Facebook, na página inicial, clique na opção "Ao vivo" localizado embaixo do campo onde se posta. O aplicativo irá solicitar acesso a câmera e microfone do dispositivo.

Na barra superior, é possível definir qual câmera você vai utilizar na transmissão e se vai usar o flash ou não. Além disso, é possível definir a privacidade da transmissão assim como é feito na versão do PC.

Agora na barra inferior, existem alguns recursos que podem ser utilizados. O primeiro ícone, a varinha mágica, é possível utilizar filtros semelhantes ao do Instagram. A direita desse botão, é possível abrir outras opções, entre elas "Vídeo ao vivo" e "Chame um amigo".

Para iniciar a sua live, basta clicar no botão "Iniciar vídeo ao vivo". Dentro da transmissão é possível alterar estilos da sua transmissão ao clicar no ícone "+", como filtros, mudança de câmera ou uso do flash.

No ícone com um boneco é possível visualizar a lista de espectadores e receber solicitações de participação. Já no ícone em forma de balão, é possível enviar comentários que aparecerão na tela.

Para terminar a sua Live no Facebook, aperte em Concluir. A seguir, você poderá salvar ou excluir o vídeo, publicá-lo na sua linha do tempo e definir a privacidade da sua transmissão.

Como fazer uma boa Live no Facebook?

1. Utilize um Call-to-Action

A transmissão ao vivo é importante para a visibilidade da sua página e poder interagir e gerar mais engajamento com os seus seguidores, mas além disso, também pode ser utilizada para atingir o seu objetivo estratégico da sua marca.

Caso você queria gerar mais conversões para o seu site, disponibiliza algum material gratuito relacionado ao tema da sua Live para facilitar a conversão dos usuários, isso é um exemplo de como usar a transmissão ao vivo de forma estratégica.

É possível fazer isso adicionando o link na descrição da Live ou em um comentário fixado na transmissão. Agora, o importante é aproveitar esse momento ao vivo para recomendar a sua audiência que clique no link para fazer a ação de conversão.

2. Consistência

É importante manter uma constância nas transmissões para garantir a presença dos seus seguidores. Isso é muito mais fácil quando se cria uma agenda e um compromisso, pois o seu telespectador saberá quando você vai estar ao vivo.

Por exemplo, se você cria um programa, onde será realizado no mínimo uma edição por mês, em uma determinada data e horário, você consegue conquistar cada vez mais telespectadores fiéis que sempre assistem às suas lives.

3. Crie adaptações para o seu negócio

A possibilidade de abordar qualquer assunto em uma live torna essa ferramenta muito interessante para qualquer empresa.

Um exemplo são as empresas de educação e cursos online, que já possuem muito conteúdo pronto, e tem facilidade na criação desse tipo de conteúdo. Isso pode ser uma boa oportunidade para engajar os seus seguidores no Facebook.

4. Fique atento aos equipamentos

Como falamos anteriormente, não é preciso de muitos equipamentos para realizar uma live no Facebook. Entretanto, algumas coisas são importantes de se atentar para fazer uma boa transmissão ao vivo.

É fundamental ter uma câmera, podendo ser uma webcam HD ou até mesmo utilizar a câmera do seu celular. Outro equipamento importante é o microfone, podendo ser uma lapela, um microfone de mesa ou até mesmo um fone de ouvido com um embutido.

Outro ponto a se atentar é a iluminação, ela sempre deve ficar de frente para você. Caso não tenha luzes artificiais, procure aproveitar a iluminação natural. E para realizar uma transmissão é fundamental possuir uma internet estável e com uma velocidade boa.

5. Analise os resultados

Ao encerrar uma transmissão ao vivo, é importante analisar algumas métricas para otimizar e melhorar cada vez mais a sua live no Facebook. A própria plataforma conta com uma excelente ferramenta de análise, onde é possível verificar todas essas métricas.

É possível visualizar qual foi o pico de audiência que sua live atingiu, e em que momento isso aconteceu. Também é possível descobrir o tempo médio que as pessoas ficaram assistindo a sua Live e saber qual o tempo de duração ideal para a sua próxima transmissão.

Além disso, existem diversas outras métricas que o Facebook fornece ao finalizar a sua transmissão, como por exemplo: Número de pessoas alcançadas, visualizadores únicos, faixa etária do público, entre outras.

Programas para transmitir ao vivo

Caso você queira realizar uma transmissão através de um software de codificação, é necessário baixar um programa específico. Por isso, separamos alguns dos melhores programas para você fazer a sua Live no Facebook

1. Streamlabs OBS

Um dos programas mais famosos entre os streamers, o Streamlabs é um programa com uma interface extremamente amigável e muito moderna. A ferramenta permite gravar a tela do PC, gravar vídeo e áudios, além de realizar transmissões ao vivo.

Além de uma interface amigável para novos usuários, o software possui diversas ferramentas para utilizar na sua transmissão ao vivo e dar uma cara única, como alertas e outros elementos audiovisuais únicos.

Apesar de não ser difícil de configurar, é necessário dedicar um tempo para aprender a otimizar a ferramenta e configura-la da melhor maneira possível.

2. OBS Studio

O Open Broadcaster Software (OBS) Studio, é outra ferramenta muito popular entre os streamers. Além de ser um dos melhores programas para realizar transmissões ao vivo, mas diferente do Streamlabs, o seu visual não é muito atrativo para novos usuários.

O OBS é um programa totalmente gratuito que além de realizar transmissões ao vivo, também permite capturar áudio e vídeo da tela do seu PC em alta resolução.

Devido a sua interface menos intuitiva para novos usuários, o software oferece alguns guias para auxiliar na configuração da ferramenta. Além de possuir uma pré-configuração automática.

Aprendeu como usar o Facebook Live?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer melhor o Facebook Live, e aprendido a realizar transmissões ao vivo dentro da maior rede social do mundo.

Se você deseja transmitir seus jogos ao vivo dentro do Facebook, conheça nosso artigo sobre o Facebook Gaming e comece a utilizar esse recurso.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download