Como integrar o JivoChat ao RD Station CRM

Incluso gratuitamente nos planos
VIPPROBASE

Integrar o JivoChat com outras ferramentas web (como, por exemplo, Google Sheets, RD Station ou Pipedrive) via Pluga Webhooks é muito simples. A integração entre o JivoChat e o RD Station CRM faz com que cada evento no chat com clientes conhecidos crie/atualize um negócio dentro do RD Station CRM. É importante notar que somente eventos com dados completos dos clientes, ou seja, que possuem nome, telefone e e-mail do cliente, são enviados ao RD Station CRM.

Basta seguir o passo-a-passo abaixo para integrar o JivoChat ao seu RD Station CRM usando o Pluga Webhooks:

Note que esta integração só pode ser realizada utilizando contas pagas do Pluga. Caso queira testá-la, ao cadastrar uma conta no Pluga você recebe 7 dias grátis para testar os recursos pagos. Após este período, é necessário sempre manter uma conta paga ativada no Pluga para utilizar a integração com o JivoChat, além de diversas outras integrações oferecidas por eles, as quais você também terá acesso na versão paga. O Pluga possui planos com valores a partir de R$79,00/mês. Clique aqui para saber mais sobre os planos disponíveis no Pluga. Clientes JivoChat possuem desconto de 20% nos 3 primeiros meses de uso do Pluga. Basta inserir o cupom JIVOS2PLUGA na página de checkout do Pluga.

1. Acesse a página de automatizações do Pluga Webhooks e selecione na lista a integração entre o Pluga Webhooks e o RD Station CRM, ou clique aqui;

2. Após escolher a automatização e clicar em "Fazer essa automatização", nomeie o Pluga Webhooks que será usado para integrar o seu JivoChat. Depois, clique em "Gerar Pluga Webhook" conforme mostrado abaixo:

3. Copie a URL que você acabou de gerar;

Agora você precisará configurar o envio de dados no seu JivoChat. Para fazer isso, é muito fácil.

4. Faça login na sua conta do JivoChat clicando aqui;

5. No menu à esquerda, clique em "Configurações" -> "Canais" -> "Configurações" (abaixo do nome do seu site):

6. Em seguida, acesse o menu "Configurações de integração para desenvolvedores", ative os Webhooks e insira a URL da Pluga (que você copiou no passo 3) no campo "URL para Webhooks".

Pronto! Agora já está tudo certo no JivoChat;

7. Volte para a sua automatização no Pluga. Agora você precisará inserir o seu token de integração da RD Station CRM para prosseguir. Para encontrá-lo, acesse seu painel da RD Station, clique na flecha apontando para baixo ao lado direito do seu nome e depois em "Perfil".

8. Copie seu token e retorne ao Pluga.

9. Cole o token no espaço indicado e clique em Conectar.

10. Se o token for aceito, você verá um indicador verde ao lado direito do campo onde inseriu seu token. Clique em Continuar.

11. Em "Modelo de envio dos dados para notificação", cole o JSON referente ao gatilho que você quer enviar para a sua ferramenta de destino e clique em "Continuar". Veja o exemplo:

Segue abaixo alguns exemplos de JSON do JivoChat prontinhos para você copiar e colar no Pluga:

chat_accepted - Enviando quando um operador aceita uma requisição de chat no aplicativo:

{ "event_name": "chat_accepted", "chat_id": 4321, "widget_id": "3369", "visitor": { "name": "John Smith", "email": "email@example.com", "phone": "+14084987855", "number": "3553", "description": "Description text", "social": {}, "chats_count": 1 }, "agent": { "id": "2596", "name": "Thomas Anderson", "email": "agent@jivosite.com", "phone": "+14083682346" }, "department": { "id": 234, "name": "Sales" }, "session": { "geoip": { "region_code": "CA", "country": "United States", "country_code": "US", "region": "California", "city": "San Francisco", "latitude": "37.7898", "longitude": "-122.3942", "organization": "Wikimedia Foundation" }, "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name", "utm_json": { "source": "google", "campaign": "campaign_name", "content": "banner", "medium": "cpc", "term": "..." }, "ip_addr": "208.80.152.201", "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36" }, "page": { "url": "http://example.com/", "title": "Page title" } }

chat_finished - Chat finalizado (um chat foi encerrado por um operador clicando em "Encerrar conversa" no topo do chat, automaticamente por contagem regressiva após um cliente ter saído do site ou após o operador fechar o aplicativo):

{ "event_name": "chat_finished", "chat_id": 1265, "widget_id": "3369", "visitor": { "name": "John Smith", "email": "email@example.com", "phone": "+14084987855", "number": "3553", "description": "Description text", "social": {}, "chats_count": 1 }, "agents": [ { "id": "2596", "name": "Thomas Anderson", "email": "agent@jivosite.com", "phone": "+14083682346" } ], "department": { "id": 234, "name": "Sales" }, "chat": { "messages": [ { "timestamp": 1431955090, "type": "agent", "agent_id": 4092, "blacklisted": false } ] }, "session": { "geoip": { "region_code": "CA", "country": "United States", "country_code": "US", "region": "California", "city": "San Francisco", "latitude": "37.7898", "longitude": "-122.3942", "organization": "Wikimedia Foundation" }, "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name", "utm_json": { "source": "google", "campaign": "campaign_name", "content": "banner", "medium": "cpc", "term": "..." }, "ip_addr": "208.80.152.201", "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36" }, "page": { "url": "http://example.com/", "title": "Page title" } }

offline_message - Uma mensagem offline foi enviada pelo formulário de contato enquanto os operadores estavam offline:

{ "event_name": "offline_message", "widget_id": "3369", "visitor": { "name": "John Smith", "email": "email@example.com", "phone": "+14084987855", "number": "3553", "description": "Description text", "social": {}, "chats_count": 1 }, "offline_message_id": "3515", "message": "Message text", "session": { "geoip": { "region_code": "CA", "country": "United States", "country_code": "US", "region": "California", "city": "San Francisco", "latitude": "37.7898", "longitude": "-122.3942", "organization": "Wikimedia Foundation" }, "utm": "source=google|medium=cpc|content=banner|campaign=campaign_name", "utm_json": { "source": "google", "campaign": "campaign_name", "content": "banner", "medium": "cpc", "term": "..." }, "ip_addr": "208.80.152.201", "user_agent": "Mozilla/5.0 (Macintosh; Intel Mac OS X 10_11_6) AppleWebKit/537.36 (KHTML, like Gecko) Chrome/54.0.2840.71 Safari/537.36" }, "page": { "url": "http://example.com/", "title": "Page title" } }

Dica: Você pode montar o seu próprio JSON e/ou conferir outros exemplos na Documentação do JivoChat. Confira clicando aqui.

12. Mapeie os campos e personalize as informações que serão enviadas pelo JivoChat para a o seu RD Station CRM, como mostra a imagem abaixo:

13. Pronto! Agora é só clicar em "Finalizar automatização" e deixar os robôs do Pluga trabalharem para você. 😎

Para mais informações sobre como configurar sua API do JivoChat através do Webhook (Postback), confira nosso tutorial clicando aqui.

Artigos relacionados
Está com dúvidas?
Pergunte-nos pelo chat, estamos sempre disponíveis para ajudar!