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Integração com sistemas de CRM via API para desenvolvedores

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O objetivo de integrar o JivoChat a um sistema de CRM é para salvar os dados do JivoChat na seção de leads/clientes do seu CRM, e também para mostrar informações atualizads (por exemplo: informações de contato do visitante, detalhes do lead, balanço da conta, entre outros) no aplicativo do operador da JivoChat, o qual é utilizado para usuários do JivoChat receberem chats de seus consumidores.

Nos seguintes casos, o sistema da JivoChat envia uma requisição HTTP POST para a URL especificada:

Quais informações são enviadas

Você pode utilizar nossa documentação em https://www.jivochat.com.br/api.

Dados principais enviados pelo JivoChat:

Api1e

O JivoChat pode receber respostas do seu sistema de CRM com os seguintes dados:

Api2e

function jivo_onLoadCallback(){
    jivo_api.setUserToken(“um link | id | qualquer informação”);
}

O JivoChat não processa o user_token e isso não será mostrado em nenhum lugar. O user_token irá somente transferir todos os dados gerados para o seu CRM.

Como receber informações do JivoChat no seu servidor

A requisição dos webhooks do JivoChat são requisições HTTP com método POST para a URL especificada. O corpo da requisição é um objeto JSON com todos os dados. Você pode encontrar todos os detalhes na nossa documentação da API. Veja abaixo um exemplo em PHP de como receber uma requisição e salvá-la em um arquivo log:

<?php
$fp = fopen('/request.log', 'a');
fwrite($fp, file_get_contents('php://input'));
fclose($fp); ?>

Isso, é claro, não significa que você deva utilizar um arquivo de texto para manter todos os dados. Este é somente um example que pode ser utilizar para visualizar como são nossas requisições e como elas funcionam. Na sequência, você deverá analisar esses dados, gravá-los em sua base de dados, pesquisar por um registro de lead e etc. Depois disso, seu CRM deverá enviar uma resposta com os dados do cliente no objeto, como descrito na documentação da API. Você pode utilizar algo como a função “echo” em PHP, sem nenhum cabeçalho HTTP adicional.

Visualize abaixo um exemplo de resposta:

{"result":"ok","custom_data":[{"title":"Answer","content":"42"},{"title":"Last chat","content":"27 Sep 2016 19:37:12"}],"contact_info":{"name":"John Doe","phone":"+79500123567","email":"johny1337@jivoteam.com","description":"Visitor comment"},"enable_assign":true,"crm_link":"http:\/\/mycrm.ru\/user\/1"}

Desde um navegador:

Api3

O que a integração deverá realizar?

Isso é geralmente o que os usuários esperam de uma integração com seus sistemas de CRM:

Quando seu CRM estiver conectado ao sistema da JivoChat (quando um evento chat_accepted ou chat_updated ocorrer), ele deverá procurar pelo cliente no seu CRM e se um cliente com as informações de contato especificadas já existir, seu CRM deverá preencher o restante dos dados de contato do cliente no JivoChat, além de inserir no chat um link direto para o perfil do cliente no seu CRM. Se o cliente ainda não existir no seu CRM, um novo cadastro de cliente/lead deverá ser automaticamente criada utilizando as informações enviadas pelo JivoChat para o seu CRM.

Criação de registro de lead

Favor analisar com cuidado a prioridade de dados. Quais dados serão gravados ou excluídos? Se um visitante apresentou-se em um chat e inseriu um endereço de e-mail “A” e um telefone “B”, porém no CRM há um Lead com o e-mail “A” e telefone “C”, qual número deverá ser gravado? O número antigo ou o mais recente? O ideal é que o CRM possua campos extras para e-mails e telefones adicionais.

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