Shopee Express: O que é e como funciona

atualizado 4 de dezembro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Quem está acostumado a fazer compras online já conhece a Shopee, um dos maiores marketplace no mundo, que vem fazendo enorme sucesso no Brasil. Na Shopee é possível encontrar de tudo e com preços altamente competitivos.

Devido a essa popularidade e variedade de produtos, muitas pessoas acabam comprando na plataforma, como por exemplo, as relacionadas a entrega do pedido. A Shopee possui uma logística própria, a Shopee Express.

Por isso, preparamos este artigo para te explicar tudo sobre a Shopee Express, a logística de entregas dos pedidos da Shopee e como rastrear pedidos Shopee Express.

O que é a Shopee Express?

A Shopee Express é o sistema de logística da Shopee que realiza a coleta e entrega dos pedidos da plataforma de marketplace com a transportadora Shopee Xpress. O objetivo é entregar os pedidos com maior eficiência e atender a demanda exigida.

Com esse sistema, o cliente consegue acompanhar a trajetória do próprio pedido sem precisar sair da plataforma da Shopee. Assim, é possível se programar para receber o pacote no endereço informado no momento da compra.

E, caso esteja planejando vender na Shopee sem precisar se preocupar com a logística de entrega, conheça o Curso de Dropshipping para vender na Shopee + Mercado Livre + Importação

Foto de um carro de transportadora Shopee Xpress

Como funciona o rastreio Shopee Express?

Agora que você entendeu um pouco melhor o que é Shopee Express, vamos te mostrar como rastrear o seu pedido no Shopee Express de forma simples. Para fazer isso, basta seguir o passo a passo a seguir.

Para começar, basta acessar o site da Shopee Xpress e em seguida, você terá uma tela com uma barra de pesquisa em branco, onde você irá inserir o código de rastreio do seu pedido.

Tela da Shopee Xpress

Esse código normalmente é enviado para seu e-mail no momento da compra ou também pode estar disponível no próprio aplicativo da Shopee.

Após inserir o código no campo indicado, basta clicar em "Track" para que a plataforma mostre as informações de rastreio do seu pedido. Depois você será encaminhado para uma página onde poderá conferir a data prevista de entrega do seu pedido.

Assim como, onde ele está agora, por onde ele passou e algumas outras informações a respeito.

Como rastrear Shopee Express pelo aplicativo

Além de acompanhar o seu pedido pelo site, é possível fazer o processo de rastreio do Shopee Express no próprio aplicativo mobile. Sem precisar sair do aplicativo, o próprio aplicativo permite rastrear o pedido.

Para começar acesse o aplicativo da Shopee no seu celular e clique no "Eu" no canto inferior direito. Na seção de "Minhas Compras", você precisa conferir suas compras para poder rastrear o pedido, provavelmente estará em "A Caminho".

Acessando essa opção, uma lista com todos os pedidos que você fez e que estão a caminho irão aparecer. Clique no pedido que você deseja rastrear. Em seguida, na próxima página, você terá algumas informações sobre o pedido.

Em "Informações de envio", clique na opção "Ver" para saber onde está o seu pedido. Uma página com todas as informações da trajetória será aberta, você poderá ver onde está agora, por onde passou e até o horário de cada etapa.

Também é possível ver a data prevista para a entrega do pacote, sendo um rastreio Shopee bem completo.

Shopee Express rastreio transportadoras

O Shopee lançou seu próprio serviço de coleta e entrega, a Shopee Xpress. Entretanto, não é a única transportadora da Shopee, e isso acontece devido a uma grande demanda de entregas.

Ao confirmar a compra, você receberá o código de rastreio e qual transportadora realizará a entrega dos seus pedidos. Dessa forma, basta acessar o site da transportadora e colocar o código de rastreio na área indicada.

Prazo de entrega Shopee Express

O prazo de entrega da sua encomenda depende de diversos fatores externos. Pode variar conforme a transportadora escolhida para a entrega. Dessa forma, fique de olho na hora da compra, pois ao colocar o CEP a Shopee lhe dará um prazo.

Assim é possível ver quanto tempo até o pedido chegar em sua casa. Outra forma também é pelos meios de rastreio citados acima, que fornecem o prazo estimado de entrega.

Problemas com o Shopee Express

Caso você tenha algum problema com a entrega do seu pedido, como atrasos, defeitos ou até mesmo alguma reclamação para fazer diretamente com essa empresa. O indicado é entrar em contato através do atendimento Shopee Express.

Caso tenha algum problema ou precise entrar em contato com a transportadora listados a seguir. Eles nao tem um telefone para contato, dessa forma, existem maneiras disponíveis que podem ser limitadas:

  • Chat da Shopee: No próprio aplicativo ou site da Shopee conta com um chat onde você pode falar diretamente com o vendedor ou com a Central de Ajuda;
  • E-mail da Shopee: Pelo e-mail você irá preencher um formulário e aguardar que entrem em contato com você, é possível mandar e-mail através desse link;
  • Central de Ajuda: Esse canal é indicado para ser utilizado pelo site com algumas dúvidas frequentes, a Shopee responde perguntas postadas no site de ajuda da plataforma.

Aprendeu o que é Shopee Express?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a esclarecer tudo sobre o que é Shopee Express e como funciona o sistema de logística da Shopee.

Se você deseja investir e começar a vender pela internet, confira nosso artigo sobre Como abrir uma loja virtual.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download