Quando é a Black Friday em 2024 e como aproveitar

atualizado 2 de maio de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Todo final de ano as pessoas começam a se questionar sobre quando é a Black Friday. Provavelmente você conhece a sexta-feira mais famosa do mundo, sendo uma das épocas mais esperadas para quem quer descontos quanto para e-commerces e negócios que querem aumentar suas vendas e liquidar os estoques.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo da Neotrust em parceria com a ClearSale, em 2023, as vendas da Black Friday acumularam R$ 5,2 bilhões no comércio eletrônico brasileiro. Isso significa que o resultado de um planejamento bem feito pode ser tão significativo que muitas lojas virtuais afirmam vender, em apenas um final de semana, o mesmo que faturam em um mês inteiro.

Para o calendário comercial, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio do país, ficando atrás apenas do Natal. Se você busca comprar produtos com os maiores descontos, essa data é a melhor época para consumir em lojas virtuais e físicas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar quando é a Black Friday em 2024 e como aproveitar ao máximo da melhor forma as promoções nesta época. Confira então, quando começa a Black Friday.

Quando começa a Black Friday 2024 no Brasil?

Todos os anos, a Black Friday ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. No último ano, em 2023, a Black Friday caiu na última sexta-feira do mês, dia 24 de Novembro. Agora, que dia é a Black Friday em 2024? Ela acontecerá no dia 29 de Novembro.

Se você tiver curiosidade para saber quando começa a Black Friday em 2025, o dia de promoção irá cair no dia 28 de Novembro.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento conhecido por suas promoções e descontos que teve origem nos Estados Unidos, na década de 1950. Geralmente realizada na última sexta-feira de novembro, foi criada por comerciantes como uma forma de impulsionar as vendas antes do período de compras de Natal.

Existem várias explicações sobre a origem do termo "Black Friday". Uma das mais populares sugere que a expressão era utilizada pelos policiais da Filadélfia para descrever o intenso trânsito e a agitação nas ruas após o feriado de Ação de Graças, celebrado na última quinta-feira de novembro.

Então, no dia seguinte, na sexta-feira, marca a abertura da temporada de compras natalinas com grandes promoções.

No Brasil, essa data foi introduzida em 2010, e em seu primeiro ano, por volta de 50 lojas participaram do evento, arrecadando cerca de R$ 3 milhões na venda de produtos. No ano seguinte teve um aumento em 88%, alcançando a marca de R$ 100 milhões.

Desde então, a Black Friday não parou de crescer, se tornando um dos principais dias de vendas no país, fazendo parte do calendário brasileiro e das expectativas de todo mundo. Tanto das lojas e comércios onlines, quanto consumidores.

Para fornecer uma visão geral, aqui estão os registros de faturamento do e-commerce na Black Friday nos últimos anos:

  • 2013 — R$ 770 milhões;
  • 2014 — R$ 1,2 bilhão;
  • 2015 — R$ 1,5 bilhão;
  • 2016 — R$ 1,9 bilhão;
  • 2017 — R$ 2,1 bilhões;
  • 2018 — R$ 2,6 bilhões;
  • 2019 — R$ 3,6 bilhões;
  • 2020 — R$ 5,4 bilhões;
  • 2021 — R$ 4 bilhões (queda devido à crise da pandemia);
  • 2022 — R$ 6,1 bilhões;
  • 2023 — R$ 5,2 bilhões.

Ilustração de placas com porcentagem Black Friday

Quanto tempo dura a Black Friday 2024?

Como falamos, a Black Friday oficialmente dura apenas na sexta-feira, o seu dia original. Entretanto, muitas lojas acabam adotando períodos mais longos como a semana que antecede ao dia da Black Friday ou até mesmo o mês de novembro inteiro.

Algumas lojas deixam suas promoções da Black Friday até a segunda-feira seguinte, conhecida como Cyber Monday.

Quando começar a se preparar para a Black Friday?

Não conseguiu se preparar para a Black Friday e aumentar suas vendas ainda em 2023? Não se preocupe, pois já é hora de começar a planejar para a edição de 2024! Assim que a Black Friday terminar, as empresas devem iniciar imediatamente o planejamento para o próximo ano.

Com meses de antecedência, é possível maximizar os resultados das vendas desse período, proporcionando experiências de compra satisfatórias aos clientes. Ter uma visão clara de toda a operação é crucial para minimizar falhas.

Portanto, se você ainda está em dúvida sobre quando começar a se preparar para a Black Friday, a resposta é: o quanto antes, pois melhor!

Como aproveitar a Black Friday 2024

Para você que deseja economizar ao máximo e aproveitar da melhor forma a Black Friday 2024, separamos algumas dicas para conseguir os melhores descontos nesse dia.

Não seja pego de surpresa, prepare seu orçamento

Não tem como negar que durante o dia da Black Friday acaba existindo uma pressão maior para a tomada de decisão de compra. Até porque, tanto os descontos quanto o estoque de produtos é limitado.

Por isso, faça um planejamento e tenha seu orçamento preparado para saber quanto você está disposto a gastar e aproveitar a Black Friday 2024 ao máximo, sem acabar extrapolando seu orçamento.

Comece a rastrear preços com antecedência

Se você tem em mente um produto que deseja comprar mas está aguardando as promoções do dia da Black Friday para obter um desconto, recomendamos que comece a rastrear os preços praticados a partir de Outubro, pelo menos.

Dessa forma, você poderá evitar fraudes e lojas que possam tentar enganar consumidores, aumentando o preço de última hora e então aplicando um desconto que leva o valor para essencialmente o mesmo valor praticado anteriormente.

Você certamente não quer comprar um produto pela "metade do dobro", portanto, rastreie valores com antecedência e evite o "Black Fraude".

Uma pessoa segurando uma sacola escrito Black Friday

Faça compras online

Por mais que diversas lojas físicas estejam se preparando para oferecer descontos durante o Black Friday 2024, nas lojas virtuais você poderá encontrar qualquer tipo de produto, tanto em marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Americanas, quanto em lojas e marcas exclusivas.

Mas isso está longe de significar que você não poderá aproveitar o Black Friday ao máximo.

Compare preços com ferramentas

Atualmente é possível encontrar múltiplas ferramentas online gratuitas para comparar preços entre diversas lojas, como é o caso do Buscapé, BondFaro, Zoom, entre outros.

Utilize-os para que consiga rapidamente encontrar qual loja virtual oferece os produtos que você deseja adquirir com as melhores condições na Black Friday, levando ainda em consideração fatores como frete, prazo de entrega, formas de pagamento, etc.

Atenção redobrada no momento da compra

Este período do ano se apresenta como uma excelente oportunidade tanto para quem já possui planos para comprar determinado produto, quanto para quem está esperando ser surpreendido pelos descontos.

Entretanto, como orientação do próprio Procon, é importante que você tenha atenção redobrada durante o período do Black Friday para que não acabe sofrendo com fraudes ou situações relacionadas.

Por isso, além de seguir as dicas anteriores, certifique-se de comprar de lojas que já tenham certa reputação ou que pelo menos contam com avaliações positivas, sejam em Marketplaces, em lojas virtuais ou físicas.

Como vender mais na Black Friday 2024

Além das dicas para consumidores, separamos uma lista de dicas para você que possui uma loja virtual ou física e deseja aumentar suas vendas e aproveitar ao máximo a capacidade de vendas desse dia tão importante para o comércio.

Planeje o seu estoque

O primeiro passo para garantir o sucesso nas vendas da Black Friday é cuidar do seu estoque. Por isso, com pelo menos dois meses de antecedência, planeje-se em relação às quantidades e variedades dos produtos, bem como à organização do ambiente.

Independentemente de ser sua primeira Black Friday ou não, considere encomendar produtos extras do seu fornecedor, especialmente aqueles que têm boa saída mesmo fora de época.

Além disso, priorize produtos com margens de lucro mais altas. Isso permitirá oferecer descontos mais atrativos (o que será abordado em breve).

Aproveite a Black Friday para dar destaque aos produtos que estão parados no estoque há algum tempo, pensando em promoções especiais e até mesmo em combos para movimentá-los.

Precifique dentro das suas possibilidades

Quando se trata de precificar seus produtos, leve em consideração os custos operacionais (como compra de produtos e logística), as despesas fixas (água, luz, telefone etc.) e a margem de lucro desejada para a Black Friday 2024.

Depois de analisar esses aspectos, decida qual abordagem você deseja adotar em relação à concorrência: oferecer preços mais baixos, iguais ou até mesmo superiores. No último caso, seus produtos devem ter algum diferencial ou ser acompanhados de brindes para agregar valor. No entanto, é crucial manter o foco no seu faturamento para evitar prejuízos financeiros.

Além disso, seja transparente e consistente com seu público-alvo. Evite criar promoções enganosas, como "metade do dobro", para garantir a confiança dos clientes.

Utilize seu chat online

Com a Black Friday, o numero de acessos a pagina do seu e-commerce tem um aumento considerável, por isso, investir em um bom atendimento online para ajudar estes visitantes é fundamental para melhorar a experiência do cliente.

Caso ainda não tenha um chat online em sua loja virtual, confira as funcionalidades que o Jivochat oferece!

Troque descontos por serviços extras

A essência do dia da Black Friday são as possibilidades de encontrar os melhores descontos. Mas, para quem possui um e-commerce menor que grandes varejistas, nem sempre é possível competir com os descontos oferecidos pelos concorrentes maiores.

Para contornar essa desvantagem, procure oferecer serviços extras relacionados à venda, como prazo de entrega menor, entrega gratuita, brindes, embrulho para presente gratuito, entre outros exemplos.

Aumente o prazo da Black Friday

Como mostramos, diversos comerciantes acabam estendendo o dia da Black Friday para o mês todo ou a semana com descontos e promoções. Por isso, não se foque apenas em um dia. Ao invés de ficar apenas em uma sexta-feira, sua Black Friday pode acontecer de uma sexta à outra!

Foto de uma arara de loja com uma placa escrito Black Friday

Crie expectativa com campanhas nas redes sociais

Um dos principais aliados para qualquer campanha de marketing digital são as redes sociais. Dessa forma, utilizá-las para divulgar promoções e descontos para o dia da Black Friday 2024 é um excelente caminho para aumentar suas vendas.

As possibilidades são infinitas: uma semana antes da data, pode revelar o quanto de desconto oferecerá em um produto específico, colocando um novo produto a cada dia, por exemplo.

Crie promoções exclusivas para clientes fiéis

Apesar do aumento nas visitas na Black Friday e os descontos que acabam atraindo compradores que nunca haviam visto sua loja antes, não se esqueça daquele publico fiel que está sempre consumindo seus produtos.

É possível utilizar sua lista de e-mails dos clientes e enviar promoções exclusivas da Black Friday através do e-mail marketing, uma estratégia muito eficiente.

Dessa maneira, ficam maiores as chances de um cliente comprar em sua loja também nesse dia, diminuindo os riscos dele migrar suas compras para seus concorrentes.

Prepare seu site para o aumento de acessos

Muitas lojas virtuais acabam não conseguindo os melhores resultados na Black Friday por não realizarem uma manutenção preventiva em suas páginas e acabam ficando com elas fora do ar durante um período de grande volume de vendas.

Por isso, assegure-se de que realize a manutenção de seu site para que ele não caia mesmo com o aumento.

Invista em descrições completas e fotos de alta resolução

Ao longo do ano, é crucial seguir as práticas de SEO para alcançar uma boa posição orgânica nos mecanismos de busca, especialmente no Google. Durante a Black Friday, esse princípio continua válido, mas é importante focar em palavras-chave sazonais.

Durante esse período, é provável que os consumidores busquem termos como "ofertas imperdíveis" ou "melhores promoções". Identificar e utilizar essas palavras-chave ao criar conteúdo para sua loja online aumentará suas chances de aparecer nas primeiras páginas dos resultados de busca.

Além disso, ao apresentar imagens dos seus produtos, certifique-se de que foram fotografados em todos os ângulos e que os detalhes importantes foram capturados. Esses aspectos são fundamentais para transmitir confiança aos potenciais clientes.

Descobriu quando é a Black Friday 2024?

Esperamos que tenha te ajudado a saber quando é a Black Friday e nossas dicas possam ajudá-lo a tirar o máximo de proveito desta data. Que encontre os produtos que tanto ficou de olho durante o ano com descontos.

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