7 dicas para aumentar as vendas do seu Ecommerce na Black Friday

Índice

A Black Friday vem se destacando nos últimos anos como a principal data de vendas online do ano no Brasil. Milhões de consumidores aguardam o mês de novembro para realizar a compra de itens de necessidade, itens de desejo, adiantar compras de Natal e muito mais. Quem possui um e-commerce tem a oportunidade de destacar boas ofertas e promoções na busca pela atração de potenciais clientes.

Apesar de ser um período com enorme quantidade de pedidos e elevado faturamento para o setor, as lojas virtuais precisam se preparar adequadamente. Milhares de lojistas realizam campanhas e reduzem preços, tornando a concorrência ainda mais acirrada. Para se destacar é necessário adotar as estratégias corretas para atingir o público-alvo.

A partir do momento que você conhece bem o seu público e compreende o comportamento de consumo, mais você consegue definir o direcionamento ideal das suas campanhas. Saber o que os consumidores estão esperando para a edição deste ano da Black Friday também é essencial neste processo.

É isso que veremos neste artigo. Vamos apresentar para você 7 dicas para que você consiga aumentar as vendas do seu e-commerce na Black Friday. Vamos conferir!

1. Capriche nas ofertas e promoções

Parece clichê falar em ofertas e promoções caprichadas, mas essa é a proposta da data. A Black Friday atrai tantos consumidores justamente pela característica de descontos bem agressivos e quase únicos ao longo do ano.

O erro que muitas lojas online cometem é não realizar promoções realmente impactantes. As falsas ofertas e descontos enganosos já foram um grande transtorno para a Black Friday no Brasil. A qualidade melhorou e a confiança das pessoas aumentou nos últimos anos, mas ainda ocorrem problemas que geram bastante insatisfação.

Evite manchar a imagem do seu e-commerce e capriche de verdade nas promoções. Pense de maneira estratégica naqueles produtos que você consegue uma margem maior de desconto. Quando não for possível, dê frete grátis, ou então pense em um combo de produtos que incentive a compra de mais itens.

A criatividade e a qualidade das ofertas do seu e-commerce serão fundamentais para que você tenha sucesso de vendas na data.

2. Faça uma divulgação mais ampla

Pensou e criou ótimas promoções feitas especialmente para a Black Friday? Ótimo, esse é um passo muito importante. Mas não adianta ter descontos atrativos e ofertas melhores que a concorrência se isso não chegar até os consumidores.

É essencial que você separe um valor para ser investido nas divulgações das campanhas da sua loja virtual para a Black Friday. Isso passa pelo impulsionamento nas redes sociais, divulgação em sites, revistas, jornais ou outros meios que façam sentido para o segmento do seu público, campanhas de remarketing no Google Ads e por aí vai.

Não entendeu muito bem tudo que citamos acima?

A ideia é atingir de maneira mais ampla seu público-alvo, equilibrando ações com aquelas pessoas que já tiveram algum contato com seu e-commerce, e outros que são potenciais clientes, porém ainda não conhecem sua loja e sua marca.

Outro trabalho muito eficiente de divulgação é via e-mail marketing com sua lista de contatos. Clientes que já compraram com você, leads que fizeram algum cadastro ou abandonaram o carrinho sem confirmar a compra. Enfim, você pode segmentar da forma que preferir e fazer uma grande comunicação via e-mail.

3. Prepare o atendimento

Ter um bom atendimento no e-commerce é um diferencial, visto que muitas lojas virtuais ainda não oferecem um chat online ou outros canais instantâneos para tirar dúvidas e solucionar problemas. Ainda que você tenha um atendimento reativo, é fundamental preparar sua equipe para um volume maior de contatos.

Em primeiro lugar, todos devem conhecer muito bem os produtos. A cada visitante que aciona seu atendimento para tirar alguma dúvida, quanto mais segurança e qualidade nas informações, mais esse potencial cliente poderá optar pela compra na sua loja.

Na época da Black Friday todos devem saber também cada detalhe das promoções realizadas. É péssimo quando um consumidor quer entender melhor alguma oferta e a própria equipe de atendimento da loja tem dificuldades para explicar.

Treine e oriente toda sua equipe para que eles estejam bastante seguros e conhecedores dos descontos e das condições. O atendimento via chat, rede social ou telefone pode representar a porta de entrada de importantes consumidores para sua loja virtual.

Outro fator importante é se preparar com antecedência para eventuais necessidades de ampliação da equipe de atendimento ou aumento do horário de expediente. Você pode abrir exceções para evitar gargalos e reclamações, principalmente no dia 27 de novembro, data da Black Friday.

Por fim, caso você não utilize nenhuma ferramenta de atendimento online em sua loja, avalie as opções que sua plataforma de e-commerce oferece. Existem integrações que podem ser feitas sem nenhum custo que te possibilita ter um chat online ou mesmo um Whatsapp comercial, que hoje são formas quase indispensáveis de ter um atendimento eficiente e qualificado.

4. Deixe a loja mais atrativa

Organize o seu e-commerce para que ele tenha como destaque suas ofertas especiais de Black Friday. A loja virtual deve ser atrativa sempre, e tudo começa pela organização do layout, com categorias bem separadas e informações completas e acessíveis.

Mas pensando especialmente nesta data tão marcante do comércio eletrônico, coloque banners bem destacados com suas promoções. Mude a categoria de destaque de acordo com os produtos que terão as melhores ofertas.

Repense seu layout de acordo com suas estratégias para a Black Friday, de forma que incentive os visitantes da sua loja a clicar nas ofertas e a realizar cadastro.

5. Faça a captação de contatos

Assim como mencionamos acima, essa é uma época de muita movimentação no e-commerce e uma grande oportunidade de captar centenas de novos contatos. Instale novos formulários na sua loja, ou mesmo alguns popups. São recursos ainda muito eficazes na captura de leads.

Você pode também induzir ao máximo o cadastro para a inserção de itens no carrinho de compras. Isso vai ocorrer através dos banners e das redes sociais a partir da divulgação das campanhas especiais criadas para a data.

Faça captação de contatos na Black Friday

6. Cuide bem do estoque e da logística

Em uma época sazonal como a Black Friday, com picos de visitantes e vendas, você precisa de um planejamento especial de estoque e de cuidados com a logística. São desafios comuns no setor de e-commerce ao longo de todo o ano, e que acabam sendo potencializados em datas especiais.

Sabendo quais são os seus produtos mais procurados e quais itens você vai trabalhar nas principais ofertas, seu estoque precisa ser potencializado para que você não fique sem estoque com pouco tempo de vendas. A preparação para evitar tal situação passa pelo planejamento e análise do mercado.

Outra possibilidade que você pode trabalhar, além do aumento de estoque de alguns produtos, é garantir formas de uma reposição mais rápida junto aos fornecedores. Já realize um contato prévio e deixe alinhadas algumas maneiras de ter uma reposição diferenciada caso seja necessário.

A logística para envio de um grande número de produtos também se torna um ponto crucial para o seu negócio. Quem não se prepara corre o risco de perder vendas por conta de prazos de entrega ruins ou fretes muito elevados. Esses são dois dos principais motivos para o abandono de carrinho.

Seu desconto pode ser muito atrativo, uma oferta que chama a atenção dos seus potenciais clientes. Porém, se o prazo de entrega não atender às expectativas dos consumidores, nada feito. Se o frete é tão caro que quase equilibra o desconto da sua promoção, nada feito.

Para você que não utiliza nenhuma transportadora ou outras formas de envio personalizadas e depende muitos dos Correios, é fundamental que você tenha ao menos um contrato com eles para garantir melhores condições e mais benefícios. Vale destacar que esse contrato hoje pode ser feito até mesmo de maneira online.

7. Comunique-se com seus contatos

Quando falamos em comunicar com seus contatos, isso não se restringe apenas à Black Friday. Com todas as dicas anteriores que citamos no artigo, já ficou bastante claro que ter sucesso nas vendas online ao longo do evento passa muito pela divulgação e comunicação.

Aqui neste tópico queremos nos referir mais ao pós Black Friday. Sim, passada toda a movimentação dos dias intensos que antecedem a data, ainda existe muito trabalho para ser feito. E você pode ter captado centenas ou milhares de novos leads que não vão comprar com você nesse momento, mas que podem ser potenciais clientes num futuro próximo.

Comunique-se com todos esses contatos, tente segmentar com base nos interesses demonstrados e volte a apresentar outras ofertas, novos produtos, dentre outras novidades.

Ganhou novos clientes na Black Friday? Que ótimo, faça um agradecimento a eles, pergunte se deu tudo certo, e mostre outros produtos que você possui que podem ser do interesse deles.

Tenha sucesso na Black Friday

Gostou das nossas dicas? Já tinha pensado em todas elas no momento de planejar as ações do seu e-commerce para a Black Friday?

Analise com atenção e repense suas estratégias, caso julgue necessário, com base em tudo que abordamos. Agora o momento é de colocar as campanhas em prática e trabalhar para que as vendas online de sua loja virtual sejam um grande sucesso!

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