Proposta comercial: como criar, exemplos e modelos

atualizado 3 de março de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Seja para negócios digitais ou no varejo que trabalham com vendas de produtos físicos, infoprodutos, prestadoras de serviços ou até mesmo freelancers, saber como criar uma proposta comercial completa e que transmite profissionalismo pode impactar significativamente suas chances de fechar negócios.

Criar propostas comerciais faz parte do dia a dia de empresas nos mais variados nichos e, para ajudá-lo a entender tudo sobre o assunto, confira nossas dicas, exemplos e modelos prontos que você pode começar a usar imediatamente.

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O que é proposta comercial e qual seu objetivo?

Uma proposta comercial tem como objetivo apresentar ao consumidor todos os detalhes relacionados à aquisição de um produto ou serviço oferecido pelo seu negócio.

Ela tem como objetivo garantir que o cliente tenha assertividade na decisão de compra e que tenha acesso à todas as informações relevantes sobre características cruciais, como:

  • Escopo de trabalho;
  • Prazos de entrega;
  • Período de duração e validade;
  • Cronograma de atividades, cobranças e ações;
  • Valores;
  • Formas de pagamento;

Entre outros dados relevantes de acordo com sua área de atuação e as especificidades de cada negociação.

Além disso, a proposta comercial também serve para proteger sua empresa de possíveis reclamações do cliente enquanto seguir o que fora inicialmente proposto, visto que o mesmo deverá assiná-la, concordando assim com todos os elementos mencionados.

Propostas comerciais podem ser usadas por essencialmente qualquer tipo de negócio, o que também inclui trabalhadores autônomos e freelancers.

Como criar uma proposta comercial

Sabendo qual é o objetivo desse tipo de documento, podemos apresentar dicas e um passo-a-passo sobre como criar a sua própria proposta.

É claro que as informações contidas dependerão da área de atuação de seu negócio. Mesmo assim, este é um processo padrão que você pode utilizar e adaptar conforme necessário.

E não se esqueça, depois desta seção apresentaremos modelos prontos de propostas comerciais que você pode editar e usar através de ferramentas projetadas para isso.

Como criar uma proposta comercial

1. Organize as informações e prepare a apresentação

O primeiro passo, antes de mais nada, é identificar exatamente quais são as características e dados que devem ser incluídos no documento.

Portanto, mesmo antes de selecionar qualquer ferramenta para criar propostas comerciais ou começar a editar um modelo pronto, organize todas as informações e certifique-se de preparar a apresentação, ou seja, o design de sua proposta.

Para isso, considere por exemplo utilizar papel timbrado com a marca de seu negócio, caso seja uma proposta impressa. Já para o caso de propostas enviadas digitalmente, não deixe de trabalhar com um design limpo, objetivo e que transmite profissionalismo.

2. Crie uma capa

A capa de sua proposta é o local onde você representará graficamente sua marca no documento.

Aqui, insira sua logo, nome da empresa e deixe claro o intuito do documento ou a área de atuação de seu negócio.

Opcionalmente, você também pode inserir para quem a proposta em questão foi preparada, incluindo o nome do cliente, nome da empresa e talvez outros dados de contato, como por exemplo o e-mail do mesmo.

3. Relacione os dados em um índice

Imediatamente após a capa, utilize um índice para enumerar todas as páginas da proposta comercial e deixe claro para o cliente o que ele pode esperar encontrar ao longo do documento.

4. Crie uma introdução e apresente os objetivos

A introdução é uma das seções mais importantes, pois é nela que você poderá fazer uma apresentação da empresa, assim como uma uma visão geral de todo o escopo do trabalho a ser realizado.

Fale sobre os benefícios que o cliente terá ao adotar seus serviços ou adquirir seus produtos e certifique-se de consolidar as expectativas para com o consumidor, apresentando qual será o valor gerado para o cliente e quais são os resultados que o mesmo pode esperar.

5. Apresente a metodologia e o escopo do trabalho

Para propostas comerciais de serviço, é importante apresentar qual será a metodologia usada para atingir os objetivos apresentados, ou seja, quais ferramentas, softwares e ativos você empregará para concluir o projeto.

Em seguida, é importante delimitar o escopo de trabalho, discriminando cada ação e atividade de forma que o cliente tenha uma visão clara de todos os passos que serão tomados.

6. Crie um cronograma

Após estabelecer as atividades, as distribua em um cronograma detalhado. Fique atento, pois o cronograma do trabalho a ser realizado é um dos fatores cruciais para garantir a satisfação do cliente com os serviços prestados.

Certifique-se de criar um cronograma realista e que realmente possa ser seguido à risca por você ou sua equipe.

Informe quando cada etapa será concluída e não deixe de reforçar com o cliente se o mesmo está de acordo com as datas e intervalos estabelecidos.

7. Informe os valores

Toda proposta comercial deve incluir a discriminação dos valores a serem cobrados pelos clientes.

Aqui, não deixe de apresentar também quais são as condições e formas de pagamento com as quais seu negócio trabalha para que o cliente não tenha surpresas na hora de tomar a decisão de compra.

8. Inclua anexos e seu termo de confidencialidade

Caso precise incluir materiais adicionais, como planilhas, gráficos, estatísticas, manuais e outros documentos, faça isso após a apresentação dos valores.

E claro, não deixe de incluir um termo de confidencialidade, informando que todo o material da proposta não deve ser divulgado e é exclusivo - personalizado - para o consumidor em questão.

9. Apresente seu histórico e coloque-se como autoridade

Por fim, apresente um histórico profissional e coloque-se como autoridade no assunto para transmitir confiabilidade ao cliente.

Use gatilhos mentais como prova social e, caso aplicável, não deixe de destacar grandes marcas e parceiros que já utilizam seus serviços ou produtos - vide autorização dos mesmos.

Modelos de proposta comercial e ferramentas para criar a sua

Caso esteja em busca de um modelo de proposta comercial pronto para que possa rapidamente editá-lo e personalizá-lo com sua logo e outras características de seu negócio, não se preocupe.

Existem diversas ferramentas que oferecem derivados modelos e nós apresentaremos as melhores disponíveis no mercado.

1. Conta Azul

A Contra Azul é uma ferramenta que oferece um sistema de proposta comercial de serviços realmente completo e extremamente intuitivo.

Você pode experimentá-lo gratuitamente, criar uma proposta e ver como é fácil organizar todas as informações através da interface da ferramenta.

Além disso, com a ferramenta, é possível integrar seu sistema de criação e envio de propostas por email e obter relatórios financeiros ou até mesmo emitir notas fiscais eletrônicas a partir dos pedidos confirmados.

Conta Azul

2. Proposeful

Com a Proposeful, você poderá rapidamente acessar diversos modelos editáveis para propostas comerciais para objetivos como:

  • Serviços gerais;
  • Orçamentos;
  • Marketing Digital;
  • Serviços de contabilidade;
  • Criação de websites;
  • Apresentação comercial.

É possível se cadastrar gratuitamente na ferramenta e começar a utilizá-los imediatamente.

Com o Proposeful, todo o processo de organização da apresentação e estrutura de dados será muito mais prático e você poderá se preocupar apenas com as informações que deseja incluir no documento.

Proposeful

3. Trakto

O Trakto também conta com diversos modelos prontos de propostas comerciais que você pode começar a usar em seu negócio imediatamente, como é o caso do exemplo abaixo de propostas para apresentação de sua loja.

Trakto

Na ferramenta, você encontrará templates para prestadores de serviços, web designers, ecommerces, produtores de conteúdo, fotógrafos, palestrantes, agência de viagens, entre diversos outros como você pode conferir neste conteúdo deles.

Gerencie o follow up com os clientes

Agora que está pronto para criar sua própria proposta comercial manualmente ou através de um modelo pronto oferecido pelas ferramentas apresentadas, temos mais dicas para garantir um bom relacionamento com clientes.

Organize seu follow up (acompanhamento) e aproxime-se dos consumidores para que possa continuamente validar o cronograma apresentado e confirmar a conclusão de cada etapa ou atividade incluída na proposta.

Para que possa garantir uma boa comunicação com múltiplos clientes simultaneamente, recomendamos ainda que considere utilizar um sistema de CRM (Customer Relationship Management) para criar um pipeline de atividades e ter uma visão mais clara de todas as etapas de cada negociação.

Envie suas propostas pelo chat online em sua página

Como você provavelmente já sabe, propostar comerciais tem muito mais chances de se tornarem vendas quando clientes são capazes de tomar uma decisão o mais rápido possível, preferêncialmente enquanto ainda estão conversando com um representante de seu negócio.

No ambiente digital, você não consegue necessariamente sentar-se em uma mesa para apresentar os produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio digital. Porém, isso não significa que não seja possível enviar uma proposta diretamente para um cliente enquanto conversa com o mesmo através de um chat online em sua loja.

Este canal permite que clientes tirem suas dúvidas imediatamente e possam tomar sua decisão de compra da mesma forma que aconteceria no ambiente físico, sem precisar acessar um email ou outro aplicativo no smartphone.

Aproveite este diferencial em sua página para aumentar suas chances de vender e diminuir o número de propostas deixadas em aberto em seu negócio digital por falta de retorno do cliente.

Leia também: Porquê Investir no Chat Online Para Ecommerce B2B

Pronto para criar sua proposta comercial?

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender tudo sobre este documento e porquê é importante utilizar modelos profissionais na hora de apresentar um projeto, produto ou serviço aos seus clientes, especialmente em negociações complexas.

E não se esqueça, com um chat online na página de seu negócio, você pode enviar suas propostas e conversar com clientes em tempo real, antes que saiam de sua página.

Para isso, instale o JivoChat gratuitamente em seu website e aproxime-se de seus visitantes para gerar cada vez mais oportunidades de negócios. Boas vendas!

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