Meu Correios: o que é e como se cadastrar

3 de julho de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Você já ouviu falar da plataforma Meu Correios? Essa plataforma é essencialmente o sistema utilizado pela empresa para calcular preços e rastrear entregas.

No imenso território brasileiro, que é o quinto maior do mundo, os Correios se tornaram um dos principais meios de comunicação interna e também de conexão do nosso país com o restante do mundo.

Quase todos nós já enviamos pelo menos uma carta em nossas vidas ou recebemos uma correspondência. Com o surgimento do ecommerce, muitas pessoas já receberam pacotes ou encomendas via PAC ou SEDEX.

Não há brasileiro que nunca tenha utilizado, ao menos uma vez na vida, algum dos produtos ou serviços dos Correios, que diariamente realizam milhões de entregas em todo o Brasil e no mundo.

Os Correios estão sempre em busca de evolução, com o objetivo de atender cada vez melhor a população. A mais recente inovação é a plataforma chamada Meu Correios, que possibilita a cotação e o rastreamento de entregas. Por isso, vamos te apresentar tudo sobre essa ferramenta. Confira!

O que é Meu Correios?

O "Meu Correios" é uma plataforma desenvolvida pelos Correios para facilitar a cotação e o rastreamento de entregas. A plataforma permite que os usuários obtenham cotações para serviços de envio, bem como acompanhe o status de suas encomendas por meio de um sistema de rastreamento.

Essa plataforma oferece recursos adicionais, como notificações de atualizações sobre o status das entregas, histórico de envios, opções de rastreamento avançado, entre outros recursos que visam melhorar a experiência do usuário ao lidar com os serviços dos Correios.

Como criar uma conta no Meu Correios?

O processo de cadastro é bem simples e pode ser feito através de um computador ou celular com acesso à internet. Saiba como:

  1. Acesse o site Meu Correios e clique na opção de "Fazer cadastro" captura do site do meu Correios
  2. O primeiro passo é escolher o seu perfil de usuário. Podendo ser pessoa física ou jurídica, empresa sediada fora do Brasil ou estrangeiro residente no Brasil ou no exterior. captura do site do meu Correios
  3. Se optar por pessoa física você precisará preencher seu CPF e CNPJ para pessoas jurídicas. Além de e-mail, celular e outras informações.
  4. Ao finalizar a etapa de cadastro, você receberá um e-mail dos Correios com um link para confirmar a ativação da conta. Abra o e-mail, clique em "Ativar Conta" para ser redirecionado ao site dos Correios e ativar a sua conta.
  5. Com a conta ativada, basta inserir as informações de usuário e senha para ter acesso às suas informações na página dos Correios.

Conheça a melhor solução de enviar algo pelo Correio para os lojistas

Para poder oferecer a oportunidade de escolha ao consumidor utilizando um sistema que realmente vai facilitar o seu trabalho, recomendamos o uso da Melhor Envio. 

Melhor Envio é um sistema de gestão de fretes voltado para lojistas, onde você além de cotar e simular o frete dos serviços do Correios, você também pode fazer a cotação de frete com outras transportadoras disponíveis no mercado. 

Ainda é possível utilizar a plataforma de maneira integrada conectando-a à sua loja virtual para gerar cotações instantaneamente.

Assim você pode gerar os seus envios com rastreio inteligente, essas e outras vantagens em utilizar a Melhor Envio para saber como enviar algo pelo Correio você pode conferir acessando o site.

Como integrar os Correios com a loja virtual?

Você pode integrar os Correios com a sua loja virtual por meio de uma plataforma de e-commerce. Se você ainda não possui uma loja virtual, ou não sabe por onde começar, e quer garantir que os pedidos serão recebidos conheça três opções para montar a sua loja virtual:

  • Wix:  oferece layouts e um painel acessíveis que irão garantir que tanto você quanto o consumidor possa utilizar a plataforma facilmente.
  • Nuvemshop: A Nuvemshop oferece múltiplas funcionalidades e integrações para tornar a sua loja virtual ainda mais completa. 

Depois de montar a sua loja virtual e receber pedidos dos consumidores, você provavelmente será notificado e na sequência passaremos para a segunda etapa que é a de  preparo do produto. 

Qual a importância dos Correios?

Os Correios desempenham um papel crucial no envio e recebimento de mensagens e mercadorias em todo o território brasileiro, com números impressionantes. Ela alcança cerca de 99,4% da população, abrangendo aproximadamente 48 milhões de domicílios.

Além disso, a empresa também presta serviços de recebimento em quase todos os países estrangeiros, ampliando sua atuação além das fronteiras nacionais.

Atualmente, os Correios são responsáveis por operações logísticas de grande escala, como a distribuição das urnas eletrônicas durante as eleições, o transporte de livros didáticos para escolas em todo o Brasil e a entrega e coleta das provas do ENEM.

As mudanças no sistema de rastreio dos Correios

Recentemente, os Correios divulgaram uma melhoria no sistema de rastreamento de encomendas do Sedex, permitindo que o destinatário acompanhe a etapa final da entrega em tempo real.

Essa atualização abrange os seguintes serviços:

  • Sedex convencional;
  • Sedex 10;
  • Sedex 12;
  • Sedex hoje.

O funcionamento é bastante simples: quando o carteiro sair para realizar a entrega da encomenda, o sistema envia um alerta ao destinatário, informando que o pacote está em processo de distribuição.

Quando o objeto estiver próximo do endereço de destino, o destinatário receberá um link para acompanhar o entregador em tempo real pelo mapa da cidade.

E temos mais uma boa notícia! A empresa afirmou que não é necessário pagar uma taxa adicional no momento do envio para utilizar esse recurso. Basta que o cliente informe o número de telefone do destinatário durante o envio ou pré-envio para que ele receba um SMS com as informações do pacote.

Para as outras modalidades de entrega, o serviço de rastreamento continuará sendo realizado por meio do site ou aplicativo.

Aprendeu o que é meu Correios?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é o meu Correios e como fazer o cadastro nesta plataforma.

É importante lembrar que o frete é apenas uma das etapas dentro da jornada do cliente e que precisa estar atento desde a experiência, até a satisfação para fidelizá-lo a sua marca.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download