Como enviar algo pelo Correio

atualizado 4 de setembro de 2023
Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Para quem deseja aprender como enviar algo pelo Correio, sejam produtos ou documentos,  existem uma série de detalhes que podem ser confusos e causar muitas dúvidas, principalmente, para aqueles empreendedores que estão iniciando uma loja virtual.

E embora o envio através do Correios seja uma das opções mais conhecidas e acessíveis para os lojistas, tanto pelo preço quanto pela cobertura, é preciso conhecer quais são esses detalhes que estão envolvidos na contratação desse serviço.

Por isso, separamos algumas das informações mais importantes para quem deseja começar a organizar a logística da sua empresa e quer conhecer como funciona o envio de mercadorias através dos Correios.

Aprenda o passo a passo de como enviar algo pelo Correio

Para você que está pretendendo abrir a sua loja virtual, e deseja  conhecer o passo a passo de como enviar algo pelo Correios, neste tópico apresentaremos: como funciona o sistema do Correios, quais são os tipos de envio correios e o que é necessário para fazer o envio de um produto. 

Ainda não montou a sua loja virtual? Podemos te ajudar através do conteúdo: 38 sites para criar a sua loja virtual. 

Escolha um dos tipos de envio Correios

Antes mesmo do cliente realizar a primeira compra no seu ecommerce é necessário que você conheça as diferentes modalidades de entrega disponíveis e quais são as principais diferenças.

Dessa forma você pode optar por disponibilizar no seu site ou na sua loja virtual apenas um dos serviços ou ambos. 

Conheça agora os dois principais tipos de envio Correios para encomendas nacionais. Confira: 

  • PAC: É a opção mais em conta para enviar produtos pelos Correios, e também a mais popular entre os consumidores, entretanto o seu prazo de entrega costuma ser maior quando comparado ao SEDEX. 
  • SEDEX: É a alternativa mais rápida de envio, entretanto os preços elevados muitas vezes não oferecem vantagem ao consumidor em comparação com o serviço PAC. 

Essas são as duas principais modalidades de entrega dos Correios, entretanto saiba que o SEDEX é um serviço que possui diversas subcategorias, que são divididas pelo prazo de entrega. Confira:

  • Sedex: Entrega em até 5 dias úteis, conforme o endereço de envio e de destino
  • Sedex 10: Entrega a encomenda até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem
  • Sedex 12: Entrega a encomenda até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem
  • Sedex Grandes Formatos: Entrega de encomendas de grandes dimensões
  • Sedex Hoje: Entrega no mesmo dia da postagem
  • Sedex Pagamento na Entrega: O pagamento é de responsabilidade do destinatário

Ou seja, se você tivesse a necessidade de utilizar um serviço rápido e quisesse saber qual o envio mais rápido dos Correios, seria o serviço Sedex Hoje, pois a entrega do seu produto ocorre no mesmo dia da postagem dele em uma agência.

Por outro lado, se quiser oferecer preços mais acessíveis e sem tanta preferência de entrega deveria priorizar o serviço PAC.

Vale ressaltar que os serviços PAC e SEDEX tradicionais estão disponíveis em todo o território nacional, mas os serviços de subdivisão do SEDEX podem não estar disponíveis para entrega de acordo com o CEP do destinatário, então é importante realizar uma consulta antes de planejar como enviar algo pelo Correio. 

Ainda não sabe qual tipo de produto vender na sua loja? Confira nosso artigo sobre produtos importados. 

Saiba qual será custo de envio de uma encomenda pelo correios

Depois de conhecer os tipos de modalidades disponíveis para envio de produtos pelos correios, é preciso atentar-se para o cálculo do frete para saber mais sobre como enviar algo pelo Correios.

Embora na maioria dos casos seja o cliente que pague a conta, você deve conhecer o quanto o cliente precisará desembolsar e saber se não é possível oferecer alternativas, mais atraentes, pois muitas vezes um valor de frete muito elevado pode levar a desistência da compra. 

Existem alguns aspectos que influenciam no preço do envio da encomenda. Veja quais são:

  • Serviço de envio escolhido (PAC, Sedex, etc.)
  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Peso da encomenda
  • Dimensão do pacote
  • Serviços adicionais (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor)

O PAC é a alternativa mais barata para enviar produtos pelos Correios e muitas vezes ele chega a custar a metade do serviço entregue pelo SEDEX. 

É sempre uma boa opção deixar a escolha na mão do seu cliente, afinal você não sabe qual é a urgência dele em obter o produto tendo em vista que a diferença de preço irá se refletir na agilidade do serviço. 

No caso do PAC, a estimativa de prazo de entrega é de 7 dias úteis além do prazo de entrega. Já o Sedex tradicional garante a entrega em até 4 dias úteis além do prazo de entrega. 

Quer saber como calcular o frete dos Correios? Para saber o valor do frete você precisa levar em consideração os dados que citamos acima, no  site oficial dos Correios é possível fazer essa simulação de valor de frete e tempo de entrega.

Você deve informar o tipo de envio, as dimensões e o peso da embalagem, e o CEP da origem e do destino da encomenda.

Na hora de inserir as dimensões e o peso da embalagem, leve em consideração as caixas em que os seus produtos serão acondicionados. 

Ou você também pode buscar mais informações no nosso artigo sobre Calculadoras de Frete.

Embalagem para envio Correios

A embalagem também é um aspecto muito importante a se considerar para quem deseja aprender como enviar algo pelo Correio, pois no envio de seus produtos para o correio existem apenas dois modelos de embalagens que são aceitos:

  • Embalagens em papel pardo: Desde envelopes até caixas na cor parda ou envoltas em papel pardo.
  • Embalagens oficiais: As embalagens oficiais dos Correios são vendidas diretamente nas agências dos correios e estão disponíveis em diversos tamanhos para você escolher. 

Como o peso da embalagem também será incluído no valor do frete é recomendável utilizar embalagens leves e que não alterem o peso do seu produto, as mais utilizadas são as caixas de papelão.

Entretanto é preciso estar atento às limitações e dimensões permitidas:

  • Medidas de pacotes e caixas:  Altura (A) – de 1 cm a 105 cm, Comprimento (C) – de 15 cm a 105 cm, Largura (L) – de 10 cm a 105 cm e a soma de A + C + L – 26 cm a 200 cm 
  • Pesos de pacotes e caixas: Para o serviço Sedex até 30kg. Serviços Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje valores  até 10kg, PAC até 30kg (nacional) e até 50kg (estadual) e PAC mini até 300g 

Imagem vetorizada de um cliente recebendo o pedido

Aprenda a endereçar os seus produtos

Depois de escolher um modelo de embalagem e embalar o seu produto é necessário saber como identificá-lo e endereçá-lo para que ele de fato chegue até o seu cliente. 

Por isso, é necessário fixar externamente na embalagem uma etiqueta contendo dados sobre o destinatário e também sobre o remetente caso a sua encomenda precise ser enviada de volta:

  • Nome do destinatário 
  • Endereço (tipo do logradouro, nome do logradouro número do lote, complemento)
  • Nome da cidade e sigla do estado
  • CEP

No verso da embalagem é onde você preencherá com os seus dados, pois cada serviço de entrega disponibiliza um número X de tentativas de entrega ao destinatário, se o destinatário estiver impossibilitado de receber, a encomenda voltará ao remetente. 

Se você quiser, você também pode utilizar o site do Correios e gerar etiqueta de envio aos Correios, que é uma opção mais acessível para aqueles ecommerces que precisam lidar com um grande volume de pedidos.

Dessa forma, você não precisa escrever à mão, basta copiar e colar o endereço  e imprimir a sua etiqueta. 

Outra informação é que para realizar o envio dos seus produtos você deve fixar externamente a embalagem a nota fiscal que discrimine o valor do produto e qual produto está sendo enviado, ou então uma declaração de conteúdo, ou declaração de envio Correios.

Postagem do produto na Agência 

Para enviar uma encomenda pelos Correios, você deve levá-la até uma agência que presta serviço postal. 

As empresas que utilizam o correio com frequência podem contratar o Cartão Correios Fácil, que recolhe as encomendas no local de origem, eliminando a necessidade de levar o produto até a agência. 

Dessa forma, para fazer a postagem dos seus produtos no Correios você deve:

  • Levar até a agência dos Correios mais conveniente para você
  • Informar a modalidade de envio
  • Se necessário, contratar serviços adicionais 
  • Fazer o pagamento
  • Pronto! Agora você já sabe como enviar algo pelo Correio

O último passo é receber o código de rastreamento referente ao produto que você acabou de realizar a postagem e atualizar no seu sistema de loja virtual para que o seu cliente possa saber que o produto já está a caminho. 

Se você optar por qualquer uma das outras modalidades de envio, o processo é o mesmo. 

Conheça a melhor solução de enviar algo pelo Correio para os lojistas

Como você deve ter reparado com tópico anterior onde abordamos como enviar algo pelo Correio deve ter percebido que o serviço do correio é bastante limitado quanto a questão de envio de formatos e pesos.

É muito importante lembrar que apesar de serem a alternativa mais utilizada publicamente, eles não são a única possibilidade para quem deseja enviar seus produtos aos clientes. 

Existem também as transportadoras que são utilizadas principalmente para o envio de produtos que sejam mais volumosos, além disso elas oferecem maior flexibilidade de entrega.

Muitas vezes o horário de entrega dos Correios bate com o horário que o consumidor está fora de casa, que é o  horário comercial,  de segunda à sexta-feira no horário das 9 até as 18.

Por isso, o serviço oferecido pela estatal pode não ser tão vantajoso assim, as transportadoras, por outro lado, abrangem um horário de entrega maior.

Entretanto, é importante que permita que o seu cliente possa escolher sobre qual serviço ele prefere e garantir a sua satisfação para que ele possa confiar ainda mais que receberá o seu produto.

Para poder oferecer a oportunidade de escolha ao consumidor utilizando um sistema que realmente vai facilitar o seu trabalho, recomendamos o uso da  Melhor Envio. 

Melhor Envio é um sistema de gestão de fretes voltado para lojistas, onde você além de cotar e simular o frete dos serviços do Correios, você também pode fazer a cotação de frete com outras transportadoras disponíveis no mercado. 

Ainda é possível utilizar a plataforma de maneira integrada conectando-a à sua loja virtual para gerar cotações instantaneamente.

Assim você pode gerar os seus envios com rastreio inteligente, essas e outras vantagens em utilizar a Melhor Envio para saber como enviar algo pelo Correio você pode conferir acessando o site.

banner da melhor envio

Como enviar algo pelo Correio para outro país

Se você trabalha com o mercado internacional, saiba que também é possível realizar a entrega de produtos para outros países, e nesse caso você precisará fazer uso de outras modalidades de frete. Confira quais são essas modalidades:

  • Sedex Mundi Mercadoria: Modalidade expressa para o envio de encomendas internacionais, apesar de mais rápida ela é mais cara 
  • EMS Mercadoria expressa: Entrega as encomendas internacionais com prioridade máxima de tratamento, porém sem estipular prazo máximo para a chegada. 
  • Leve Internacional: Entrega encomendas com peso máximo de 2kg para fora do Brasil. Boa opção de custo benefício, pois tem preço de envio intermediário. Entretanto ela é menos ágil. 
  • Mercadoria econômica: A alternativa mais econômica e demorada de envio de produtos para o exterior. O serviço envia mercadorias de até 20kg.

No site dos correios, você encontra uma seção para quem precisa realizar o envio de mercadorias internacionais e deseja calcular o valor do frete.

Assim como o serviço para entregas nacionais, também é preciso informar dados como a modalidade de envio, as dimensões e peso da embalagem e o endereço de destino e de origem. 

Saiba como enviar algo frágil pelos correios em segurança

Se você está inseguro depois de aprender como enviar algo pelo Correios de que o seu produto vai chegar em segurança, preparamos algumas dicas básicas para que eles possam chegar ao destino intactos.  Vamos conferir:

  • Artigos de tecidos ou roupas: Dê preferência por embrulhar os seus produtos sacos plásticos resistentes e caixa de papelão. Itens como bolsas e sapatos também devem se enquadrar. 
  • Objetos frágeis (louças, enfeites, etc.): Utilize jornal e plástico bolha acondicionando o material dentro de uma caixa que não possua espaços vazios, se necessário utilize papel ou isopor para preencher os espaços vazios. 
  • Objetos de papel (mapas, pôsteres, etc.): Prenda o produto entre duas folhas de papel com gramatura elevada e prenda-o com uma fita adesiva, de modo que fique bem fechado. Acomode o produto em uma caixa de papelão firme. 
  • Objetos pontiagudos (facas, tesouras, etc.): Embrulhe a parte pontiaguda do objeto com papel, jornal.  Acomode o produto em uma caixa de papelão ou de outro material firme. 
  • Líquidos (shampoos, cremes para o corpo, etc.): Utilize recipientes herméticos para realizar o envio, tampe a tampa com fita. Coloque o item em uma caixa ou lata impermeável e que seja resistente a impactos. Use papel, jornal ou isopor para preencher os espaços vazios, e  acomode a encomenda em uma caixa de papelão ou de outro material firme.

Aprendeu como enviar algo pelos Correios?

Agora que você já sabe como enviar algo pelo Correio, não esqueça de conferir no link da Melhor Envio os benefícios que ela tem a oferecer para o seu negócio. 

Você sabia que é possível até mesmo realizar o sistema de logística reversa, ao utilizar a melhor envio? 

Esse sistema é uma facilidade para o consumidor, pois caso precise realizar a devolução da encomenda, basta solicitar o código de postagem e se dirigir diretamente ao serviço do Correios.

Você fica sabendo de todo o processo até o seu produto retornar a sua loja, não deixe de conferir as vantagens oferecidas pela Melhor Envio. 

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download