Conheça 12 métodos práticos de como monetizar seu site

atualizado 15 de agosto de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Há algum tempo, criar um site era uma atividade que exigia muito tempo, recursos e profissionais. Hoje, existem ferramentas que oferecem a possibilidade para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos de design e programação, de criar suas páginas.

Porém, os resultados de um blog ou portal não estão apenas ligados à sua criação. A dedicação e o planejamento para oferecer conteúdo de valor para seus visitantes é o que os leva ao sucesso.

A partir daí, será possível criar estratégias para monetizar um site bem estabelecido, mas isso não é algo que irá acontecer da noite para o dia. Conseguir autoridade e gerar métricas relevantes, principalmente de tráfego, serão os principais processos para começar a gerar renda extra na internet.

Se você tem um site, deseja começar a ganhar dinheiro, mas não sabe por onde começar, confira nossas lista e comece a aplicar um ou vários dos métodos de monetização.

Crie seu site com a Wix

1. Anúncios com o Google AdSense

O Google AdSense é uma das formas mais populares de monetizar um site. Através da plataforma de anúncios do Google, é possível disponibilizar espaços em suas páginas para que anúncios de terceiros sejam exibidos.

A monetização fica por conta do método CPC (custo por clique) utilizado pela ferramenta. Isto significa que, cada vez que um visitante clicar em um dos anúncios, você receberá uma parte da receita gerada pelo AdSense.

Utilizar o AdSense é fácil e ajuda suas páginas a gerarem renda passiva, enquanto outros objetivos podem ser priorizados. Uma grande vantagem do sistema é a quantidade de conteúdo na internet disponível ajudar seus estudos de como otimizar seu site dentro da plataforma.

O suporte oferecido pelo Google também tem um importante papel em auxiliar a instalação e utilização do AdSense.

Por mais que monetizar seu site com a ferramenta do Google seja uma atividade simples, será necessário gerar um tráfego alto em suas páginas para gerar uma quantidade de lucro relevante. Uma atividade desafiadora, mas com resultados que valem o investimento.

computador com a tela do google aberta

2. Venda espaços para anunciantes

Vender espaços no seu site diretamente para anunciantes é outra opção para monetizar suas páginas. O método exige bastante tempo e atenção, porém, pode gerar muito lucro.

Um site bem estabelecido, com números altos de tráfego e taxa de conversão pode ser um investimento rentável para anunciantes que querem visibilidade de seu público. A negociação pode ser feita através de pagamentos por visitantes ou pelo tempo que o anúncio ficará ativo.

Para ganhar dinheiro com parceiros anunciantes, primeiro garanta que as métricas do seu site são relevantes e irão trazer uma boa visibilidade. Então, crie um media kit, reunindo todas as informações sobre seu negócio e seu público, por fim, busque anunciantes que possam se interessar no conteúdo que você oferece.

3. Mídia Programática

A mídia programática é uma opção automatizada de anúncios que oferece benefícios relevantes tanto para empresas que buscam divulgar seus produtos e serviços, quanto para os donos de blogs e sites que desejam monetizar suas páginas.

Sua principal diferença quanto aos modelos tradicionais de aquisição de mídia, é que com a mídia programática as empresas anunciantes não contratam o espaço para veicular seus anúncios, mas sim a exibição direta para seu público.

Isso quer dizer que a monetização não virá dos espaços em seu site, mas sim das informações de cookies do seu público, oferecidas para as empresas que ficam encarregadas de levar o anúncio até seu alvo. Então, o site receberá um valor definido para cada cookie oferecido.

Se você conta com um público bem segmentado e tem dados sobre sua geolocalização, não deixe de monetizar suas páginas através deste método.

4. Marketing de Afiliados

Não podemos deixar uma das maneiras mais simples e práticas de monetizar seu site fora de nossa lista.

É muito simples, após se afiliar a uma empresa, você irá receber um link rastreável para divulgar um produto ou serviço. Então, o lucro obtido através do marketing de afiliados será originado das comissões de vendas feitas por suas indicações.

Para trabalhar bem com este método, procure afiliar-se a empresas ligadas ao seu nicho. A partir daí, aproveita as oportunidades de produzir conteúdos de valor que podem ser ligados à estes produtos ou serviços e gere renda através das comissões.

afiliado recebendo sua comissão de seus links rastraveis ao monetizar seu site

5. Doações

Seu conteúdo é criativo, tem um bom engajamento com seu público, mas exige muito tempo e recursos para ser produzido? Considere disponibilizar opções de doações em seu site.

Este é um método para arrecadar fundos geralmente associado a entidades sem fins lucrativos, porém, criadores que produzem conteúdo de valor para seu público podem monetizar suas operações e custos através de doações.

Uma das plataformas bastante utilizadas neste modelo de monetização é o Patreon, que oferece a opção de assinaturas mensais para contribuir com criadores. Outra opção é disponibilizar códigos ou botões de doação em seu site utilizando ferramentas como o PicPay.

6. Venda produtos e serviços com uma Loja Virtual

Uma forma popular que criadores de conteúdo utilizam para monetizar seus sites é a venda de produtos ou serviços para seu público.

Se você já tem um público bem estabelecido e um nicho definido, considere abrir uma loja virtual que oferece produtos relacionados ao tema do seu site.

O site Jovem Nerd é um exemplo da aplicação desta estratégia. Após os criadores do portal sobre entretenimento e cultura pop notarem o potencial de mercado em seu público, a Nerdstore foi aberta em 2007 para vender produtos relacionados ao tema nerd e hoje é considerada uma das maiores empresas do segmento no país.

Se o seu conteúdo atraiu uma audiência que confia no que é produzido em seu site, preste atenção em quais são as dores e problemas que você pode resolver através da oferta de um produto.

7. Crie e venda seus próprios E-books

A criação e venda de e-books é uma forma acessível bastante usada para monetizar sites e blogs.

O desenvolvimento de infoprodutos é relativamente fácil e tem um custo inicial único que pode gerar milhares de vendas. A venda desta mídia digital também pode ser uma forma de baixo risco para avaliar qual é o verdadeiro valor que o público dá ao seu conteúdo.

Para produzir um e-book com conteúdo relevante e que atraia o interesse dos visitantes do seu site, busque identificar quais são os principais problemas do seu público, então, os resolva utilizando áreas de conhecimento que você domina.

Com o material pronto, será possível vendê-lo em seu próprio site ou em plataformas online, como a Amazon.

Gostou da ideia, quer monetizar seu conteúdo com e-books, mas não tem tempo para produzi-los? Não desista da ideia, procure por escritores em sites de freelance como o Workana e o 99freelas.

O layout e a diagramação também pode ficar por conta de profissionais freelancers ou opte por economizar e utilize uma ferramenta de design gratuita como o Shutterstock: Creative Flow para elaborar o conteúdo gráfico de seu e-book.

mão passando a página de um ebook em um celular

8. Crie conteúdo exclusivo para assinantes

O modelo de serviços por assinatura está se tornando cada vez mais comum. A prática já é popular entre serviços de streaming e sites jornalísticos, mas este método para monetizar conteúdo também pode ser aplicado em blogs e sites.

Oferecer conteúdo exclusivo para assinantes pode ser uma maneira efetiva de gerar renda extra se seu público faça parte de um nicho que deseja investir dinheiro para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre um determinado assunto.

Essa prática também irá estimular o senso pertencimento a uma comunidade entre estas pessoas que compartilham interesses semelhantes e consomem o material reservado para assinantes.

É possível oferecer artigos, vídeos, infográficos, e-books, lives, entre vários outros benefícios.

O modelo de remuneração pode ser dividido entre duas principais opções:

  • Inscrição: usuários do seu site poderão pagar um valor mensal para ter acesso aos conteúdos exclusivos oferecidos.
  • Conteúdo limitado: visitantes terão um número limitado de conteúdo gratuito por mês e precisarão aderir à assinatura para continuar com o acesso ao seu site.

9. Faça conteúdo patrocinado

Produzir conteúdo patrocinado para marcas que desejam alcançar seu público é uma ótima maneira de monetizar seu site e aumentar seu networking.

O método de monetização é simples, empresas pagam para você publicar conteúdo relacionado aos serviços ou produtos oferecidos por elas. Esse material pode ser criado em formato de artigos, infográficos, reviews, entre várias outras opções.

O conteúdo pode vir pronto para publicação ou pode ser produzido por você, aproveite a segunda opção para cobrar um valor mais alto pelo trabalho extra.

Ao utilizar este método de monetização, não se esqueça de ser franco com sua audiência deixando claro que o conteúdo é patrocinado.

10. Crie cursos e ofereça consultoria

Caso você já tenha estabelecido sua autoridade e já esteja gerando renda através e-books ou infoprodutos, considere seguir o caminho natural da monetização de seu site e passe a oferecer cursos e consultoria em sua área de atuação.

Esta é uma estratégia que pode ser adotada após a conquista de espaço pelo seu site, ou pode ser seu objetivo inicial.

Não será preciso alcançar números astronômicos de tráfego para obter sucesso com este método, mas sim encontrar o público-alvo que tenha interesse em seu conteúdo e possa pagar pelos serviços de consultoria.

Procure se manter engajado com seu público em ambientes além do seu site. Faça publicações com um convidado em outros blogs, participe de palestras, podcasts, vídeos e mantenha sua plataforma ativa.

empreendedor realizando uma consultoria com várias pessoas em uma mesa

11. Crie um canal no YouTube

Produzir vídeos para o YouTube relacionado ao seu conteúdo e produtos é uma ótima maneira de monetizar seu site.

Segundo a pesquisa Video Viewers, encomendada pelo próprio YouTube, o crescimento no consumo de vídeos na web cresceu em 135% no Brasil e 44% das pessoas preferem assistir seus vídeos na plataforma.

Criar um canal é aumentar a possibilidade de alcançar mais pessoas através do seu conteúdo, além disso, a rede social de compartilhamento de vídeos pertence ao Google, ou seja, contar com seu espaço na plataforma pode aumentar a relevância de suas páginas na internet.

Os vídeos podem ajudar a criar conteúdos mais engajadores em seu site, possibilitando a oportunidade de monetizar anúncios feitos na página e anúncios feitos em seu canal.

12. Venda seu site

Este é um método de monetizar seu site diferente das outras opções inclusas em nossa lista.

Vender seu site é uma decisão permanente, então, pense bem antes de decidir e prosseguir para seu próximo empreendimento.

Para que a negociação seja lucrativa e traga vantagens, é preciso oferecer um bom domínio e boas métricas, como taxas de tráfego altas, crescimento contínuo e a geração de lucro a longo prazo.

5 Dicas para aumentar o tráfego em seu site

Seu site já está pronto, o layout está atraente e seu domínio é fácil lembrar e apesar disso, você não consegue gerar uma boa quantidade de acessos para monetizar seu conteúdo? Então, continue a leitura para conferir 5 dicas básicas que podem ajudar a aumentar o tráfego em suas páginas.

lupa examinando um gráfico que representa aumento no tráfego

1. Otimização de SEO

Otimizar seu site para SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas em português, é um passo importante para conseguir mais visitantes através de pesquisas em sites como o Google.

Quando o SEO é bem feito, seu site ficará no topo das páginas de pesquisa, aumentando o tráfego orgânico de suas páginas.

O primeiro passo para a otimização é a pesquisar quais palavras-chave você deseja usar para melhorar a posição de seu site nas buscas. Existem diversas ferramentas que podem auxiliar esta tarefa, sendo a SEMrush uma das mais populares e completas. Após defini-las, comece a usar estas palavras em seu site e conteúdo.

Além da otimização no conteúdo, existem algumas dicas que podem ser aplicadas na estrutura de suas páginas:

  • Title tags: título da página na aba do navegador, nas páginas de resultados de pesquisa e em posts nas redes sociais. Procure criar títulos atraentes com suas palavras-chave em menos de 70 caracteres.
  • Meta descriptions: são descrições curtas sobre o conteúdo de suas páginas nos resultados de pesquisas. É muito importante também utilizar as palavras-chave nestes textos.
  • Alt text: é descrição dos elementos visuais de uma imagem utilizada em uma página. Preenchê-las ajuda os sistemas de buscas a entenderem melhor o uso das imagens. Ferramentas de leitura para pessoas cegas também utilizarão estes textos para descrever as imagens.

Estas são apenas algumas das dicas mais básicas, mas que apresentam resultados práticos. Caso você tenha interesse em se aprofundar no assunto, confira nosso artigo completo sobre SEO e otimize seus resultados.

2. Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma poderosa ferramenta para gerar tráfego e auxiliar a monetizar seu site.

As pessoas adoram compartilhar publicações interessantes com seus amigos e família. Utilize este aspecto social das redes ao seu favor criando conteúdos interessantes e fáceis de compartilhar especificamente para as redes sociais

Além disso, crie campanhas de divulgação e sempre compartilhe os novos conteúdos publicados em seu site.

3. Lembre-se dos visitantes mobile

Já é um fato que metade do tráfego na internet é gerado a partir de dispositivos mobile. Não se preocupar em oferecer uma experiência personalizada para esta categoria de visitantes pode prejudicar suas métricas.

Procure manter um design responsivo em seu site. Priorize um layout que favoreça a experiência mobile, ajustando seus elementos em diferentes tipos de telas.

A criação de sites otimizados para os dispositivos mobile pode ficar por conta da contratação de profissionais ou do uso de plataformas especializadas com layouts responsivos prontos, como o Webnode.

Empreendedores que buscam manter seu site no topo das páginas de busca também precisam aplicar esta otimização, pois, as plataformas de buscas como o Google priorizam sites amigáveis aos usuários mobile.

4. Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é alma de um site. Se ele for atraente e gerar valor, seus visitantes continuarão voltando para consumir o material produzido, até mesmo compartilhando o que suas páginas têm para oferecer.

Confira algumas dicas que podem ajudar a produzir conteúdos com uma bao taxa de engajamento que podem aumentar o tráfego em seu site:

  • Crie conteúdos baseados em palavras-chave: pesquise e utilize palavras-chave relevantes para seu público como tema de seu conteúdo.
  • Crie títulos atraentes: títulos interessantes atraem mais atenção dos usuários e podem contribuir com a geração de tráfego em seu site.
  • Não utilize frases longas e palavras difíceis: a maioria das pessoas irá buscar informação em seu conteúdo. Escreva de forma simples e direta para obter melhores resultados.
  • Escreva conteúdos informativos: ofereça informações importantes em seu conteúdo e responda às dúvidas que seu público possa ter. Utilize imagens e vídeo: adicione elementos visuais em seu conteúdo para torna-lo mais dinâmico e interessante.

5. Faça campanhas de email marketing

Utilizar o email marketing frequentemente com newsletters e promoções é uma ótima maneira de criar engajamento com seu público e fazer com que eles visitem seu site diversas vezes.

Manter a relação com os visitantes de seu site também é importante para os incentivar a continuar consumindo seu conteúdo, gerando tráfico e criando a possibilidade de fidelizar sua audiência.

Para criar e ampliar sua lista de contatos, ofereça conteúdos exclusivos como e-books, vídeos e aulas em troca de email. A partir daí, mantenha seus contatos frequentemente atualizados sobre as novidades em seu site.

Uma boa prática que deve ser aplicada nesta estratégia é o envio mínimo de conteúdo, pois o excesso de informação pode fazer com que pessoas cancelem suas inscrições ou que suas mensagens acabem parando nas caixas de spam.

banner de cadastro como afiliado

Encontrou os melhores métodos para monetizar seu site?

Por mais que existam ferramentas que facilitam a criação e manutenção de sites, alcançar boas métricas e monetizar seu trabalho é uma tarefa que exige planejamento, estratégia e muita dedicação.

Em nossa lista, conferimos que muitos métodos para gerar renda com páginas na internet exigem um grande número de tráfego, mas existem outras opções que focam em grupos mais nichados e podem gerar ótimos resultados com um número de tráfego menor.

Independente da forma de monetização escolhida, é importante ressaltar que um objetivo bem definido e produção de conteúdo de valor são pontos obrigatórios para que você alcance o sucesso com qualquer uma delas.

Ao estudar as melhores opções para o seu tipo de site, lembre-se de conferir o programa de afiliados da JivoChat e aproveite a oportunidade de gerar renda extra indicando uma plataforma eficiente de chat online para seu público.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download