Como empreender em casa: 15 ideias negócio em casa

Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Seja para gerar renda extra ou ser sua atividade principal, saber como empreender em casa oferece uma série de benefícios à nossa vida pessoal.

Se esse é um dos seus objetivos, confira nosso artigo para conhecer algumas ideias de negócio em casa e comece seu planejamento para empreender hoje mesmo.

10 ideias de como empreender em casa

Confira algumas das melhores ideias de negócio em casa.

1. Venda de artesanato

Que tal começarmos nossa lista com uma das alternativas mais lucrativas para atuar no ecommerce brasileiro?

O artesanato é um setor que movimenta mais de R$ 50 bilhões ao ano e de acordo com o relatório NuvemCommerce, o segmento conta com um ticket médio de R$ 176,10.

Outra vantagem de investir nesse mercado são as diversas oportunidades de trabalhar com produtos variados.

Com a valorização de trabalhos artesanais e manuais, muitos consumidores têm dado preferência a produtos mais autênticos e até mesmo feitos à mão.

Portanto, saiba que quem domina a produção artesanal ou pretende aprender irá contar com um grande potencial de negócio.

Mas lembre-se, para ter sucesso é preciso ser criativo com sua produção e oferecer algum toque único aos seus produtos.

Caso precise de um empurrãozinho para saber com que começar, confira algumas ideias de artesanato para empreender em casa:

  • Roupas
  • Decorações para casa
  • Cosméticos artesanais
  • Itens de papelaria: cadernos, agendas, marcadores de página, etc.
  • Bijuterias

2. Venda de alimentos

Uma ideia de negócio em casa bastante popular e com boas chances de bons resultados é a venda de alimentos.

Independentemente do momento econômico do país, se alimentar é uma necessidade que todas as pessoas têm.

Quem tem um bom tempero pode investir na produção de comida caseira e marmitas, atendendo o público que prefere comer bem ao invés de se alimentar com produtos altamente industrializados.

Contudo, é importante garantir a qualidade, a sanitização e a segurança do seu ambiente de trabalho, mesmo em casa.

É importante ter um fogão que dê conta do recado, um forno de qualidade, os utensílios necessários e embalagens para entrega.

Uma das principais formas de começar é inscrever sua cozinha em aplicativos de entrega com o iFood, além de criar suas redes sociais e um site para que seu negócio seja encontrado com mais facilidade.

Confira a seguir mais algumas ideias de como empreender em casa vendendo alimentos:

  • Marmitas congeladas
  • Marmitas fitness
  • Salgados
  • Doces para festas
  • Doces gourmet
  • Cestas de café da manhã e ocasiões especiais
  • Pães caseiros

3. Prestação de serviços em casa

Quem não quer se preocupar com as dificuldades de estoque e logística pode investir na prestação de serviços em casa.

Os mais variados tipos de mercado buscam por freelancers que atuam em áreas diferentes, fazendo com que o contato online seja uma alternativa bastante viável.

Algumas das principais opções de serviços online são:

  • Design gráfico
  • Redação
  • Edição de vídeo
  • Gestão de redes sociais
  • Suporte técnico
  • Revisão de texto
  • Tradução

Também é importante saber que não existem só opções online para trabalhar com serviços em casa, confira algumas outras ideias:

  • Passeador de cães
  • Hotelzinho para pets
  • Jardinagem
  • Serviços de limpeza
  • Conserto de roupas
  • Reparos e consertos em casa

4. Revenda de produtos online

As diversas plataformas de ecommerce e os marketplaces oferecem oportunidades para qualquer pessoa que deseja empreender.

Uma opção atrativa é a revenda de produtos. Grandes empresas do ramo de cosméticos, roupas e acessórios contam com programas para revendedores, oferecendo a oportunidade de ganhar comissões.

A compra de produtos em atacado por baixo custo também é uma forma de gerar um estoque para seu ecommerce.

Já o dropshipping oferece uma modalidade de venda online onde não é preciso contar com estoque nem se preocupar com a logística dos produtos.

O importante para ter sucesso revendendo online é escolher uma área pela qual você tem afinidade e é capaz de oferecer um atendimento com algum diferencial, gerando valor aos seus clientes.

Caso tenha interesse em empreender nessa área, confira nosso artigo com os melhores produtos para revenda fácil.

5. Impressão sob demanda

A impressão de produtos personalizados também é um mercado que oferece a possibilidade de empreender em casa.

A ideia é produzir camisetas, canecas, copos, almofadas, cadernos e vários outros produtos com a customização dos clientes.

Oferecer essa experiência única é um grande diferencial, principalmente se em sua região não existem boas alternativas a esse tipo de trabalho.

Contudo, é importante saber que para começar na área será necessário fazer um investimento maior. Afinal, é necessário utilizar equipamentos de impressão que não têm preços tão acessíveis.

6. Produção de ingredientes

Uma ideia de negócio em casa bastante criativa é a produção de ingredientes.

Cada vez mais pessoas que buscam um estilo de vida saudável entendem a importância de produtos orgânicos e caseiros, valorizando esses ingredientes.

Portanto, avalie seu espaço, conhecimento e alternativas para começar a produzir itens como:

  • Temperos
  • Verduras, frutas e legumes orgânicos
  • Geleia caseira
  • Mel
  • Óleo de coco
  • Massas

7. Itens usados

Aproveite as diversas plataformas de produtos usados na internet e crie seu próprio brechó.

Pessoas que juntam muitos acessórios, roupas, sapatos e até mesmo móveis podem fazer um brechó digital para se livrar de itens usados enquanto ganham dinheiro.

8. Produção de conteúdo

Quem gosta de escrever e está ligado nas principais tendências das redes pode começar a oferecer o serviço de produção de conteúdo para marcas.

A ideia é se especializar em estratégias de marketing digital, planejamento, criação e publicação de materiais nos mais diversos canais digitais.

Algumas opções de como atuar nessa área são:

  • Influenciador digital (para quem tem uma boa base de seguidores)
  • Criação de cursos online
  • Criação de infoprodutos, como ebooks, planilhas, PowerPoint e infográficos
  • Criador de conteúdo para empresas

9. Programa de afiliados

Outra ideia de como empreender em casa semelhante à revenda de produtos é atuar junto a um programa de afiliados.

Esse tipo de parceria permite que pessoas qualificadas para os programas consigam comissões geradas a partir de um link personalizado de venda.

Existem diversas empresas que oferecem essas parcerias, além de plataformas completamente voltadas ao marketing de afiliados.

Essas plataformas permitem que negócios e empreendedores cadastrem seus produtos, então, usuários podem gerar links de vários produtos digitais prontos para venda.

Algumas das principais opções são: Hotmart, Eduzz e Monetizze.

Caso tenha interesse em ser parceiro diretamente de uma empresa, tendo um contato mais direto com o produto, confira o programa de afiliados do JivoChat.

Basta promover seu link de afiliado e ganhar 30% de comissões recorrentes para cada pagamento feito pelos clientes indicados.

10. Consultoria

Caso você seja um especialista em alguma área, considere começar a oferecer consultoria.

A natureza desse trabalho permite que você atue completamente em casa, seja através de reuniões digitais ou criando um escritório para suas sessões de consultoria.

Caso tenha se interessado por essa ideia, comece delimitando bem quem é seu público e crie uma proposta de valor que atraia seu interesse.

Também é importante criar seu próprio site, perfis nas redes sociais, LinkedIn e, se possível, produzir conteúdo sobre sua área de interesse.

Quer criar seu site, mas não sabe por onde começar? Confira nosso artigo que ensina como criar um site do zero.

11. Criação e venda de produtos digitais

Uma tendência de mercado que oferece a possibilidade de empreender em casa e um grande potencial de escalabilidade é a criação de produtos digitais.

Segundo o levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas -CNDL, cerca de 54% dos brasileiros já compraram algum tipo de produto digital.

Portanto, se você domina alguma área do conhecimento ou é bastante experiente em algum assunto específico, considere começar a criar seu próprio curso online, e-book, modelos de planilha ou design.

A grande vantagem desse tipo de empreendimento é que a maior parte do seu investimento é inicial, focado na criação de conteúdo.

Depois disso, esse material pode ser trabalhado e vendido inúmeras vezes, afinal, por ser digital não conta com as limitações de produtos físicos.

12. Revisão e tradução de textos

Quem domina a língua portuguesa pode atuar através da internet fazendo a revisão ortográfica profissionalmente, corrigindo artigos para revistas, livros, materiais digitais e vários outros tipos de conteúdo.

Já quem é fluente e conta com uma formação em línguas estrangeiras pode começar a empreender individualmente traduzindo conteúdos para plataformas de vídeo, criando legendas ou traduzindo artigos mais tradicionais como livros.

13. Redação e copywriting

A redação é parte fundamental das campanhas de marketing e publicidade. Quem domina as principais técnicas de copywriting pode começar a atuar criando textos para anúncios de clientes.

É possível trabalhar em parceria com agências de marketing que já têm clientes, oferecendo seus serviços para criar campanhas pontuais de conversão.

Mas também é possível atuar de maneira individual, oferecendo seus serviços como freelancer para as agências e conquistando seus próprios clientes através de campanhas de copywriting que deram certo.

14. Produção de aromatizadores e velas

Seguindo a tendência de valorizar produtos feitos a mão e personalizados, você pode empreender em casa através da produção de aromatizadores e velas.

Esses utensílios geralmente são decorativos, mas oferecem a funcionalidade de deixar ambientes mais aconchegantes e confortáveis através de aromas delicados que não roubam a cena.

Uma forma de se diferenciar é investir em criações próprias, oferecer a opção de personalizar não apenas o formato dos produtos, mas também seus aromas.

Contudo, será preciso investir em cursos na área para aprender sobre os melhores materiais, ferramentas necessárias e o processo de criação.

15. Customização de roupas e acessórios

Outra forma de empreender pensando em customização é atuar personalizando roupas e acessórios, criando peças únicas.

Uma das formas de fazer isso é atuar com encomendas, recebendo pedidos de clientes para ajustes e pequenos reparos.

Outra forma de empreender é comprar roupas usadas em brechós e sites como o OLX para customizá-las com suas próprias ideias, dando seu toque pessoal aos itens que podem ser vendidos com novos.

5 dicas para ter sucesso montando um negócio em casa

Encontre algo que você domina e gosta de fazer

Uma forma interessante e dinâmica para descobrir que tipo de empreendimento você pode fazer em casa é avaliar suas próprias habilidades e interesses.

Busque colocar no papel o que você sabe fazer de melhor e o que gosta de fazer. A partir daí, avalie a viabilidade de cada uma das opções.

Defina e siga uma carga horária para tarefas do seu negócio

Para ser capaz de empreender em casa é preciso aprender separar o tempo livre do tempo dedicado ao seu empreendimento.

Crie um horário fixo para realizar suas tarefas ligadas ao negócio, independente de sua natureza. Lembre-se também de separar os dias e horas que irá descansar e cuidar dos seus assuntos pessoais.

Dessa forma será possível garantir que seu tempo será usado da melhor forma possível, aumentando sua produtividade sem comprometer sua vida pessoal.

Separe um espaço apenas para sua atividade

Além de separar um horário específico para seu trabalho, também é importante manter um espaço fixo para suas atividades profissionais.

Isso é importante para separar os momentos de lazer dos momentos de foco em seu negócio.

Além disso, é importante se preocupar com aspectos como a ergonomia do ambiente de trabalho. Busque usar cadeiras e mesas confortáveis, também regule a altura corretamente.

Dessa forma será possível garantir um espaço confortável e qualidade em seu trabalho a longo prazo.

Crie um plano de negócio

A organização é fundamental para aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

O plano de negócios é a documentação das principais informações sobre o empreendimento e seu funcionamento.

É preciso adicionar dados sobre seu mercado, capital de giro, parceiros comerciais, planejamento de marketing, gastos, ferramentas, etc.

Organize e separe as finanças profissionais

Uma dica essencial para evitar problemas financeiros em sua vida pessoal e profissional é separar suas finanças muito bem.

Garanta que os valores da empresa só serão usados na empresa. Caso contrário, é possível que sua ideia enfrente problemas financeiros e acabe não dando certo.

Como irá precisar dessas informações para seu plano de negócios, busque registrar todos os seus gastos em detalhes, entendendo quanto é necessário para começar e manter seu empreendimento ativo.

Já sabe como empreender em casa?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você com ideias de como empreender em casa, começando seu próprio negócio ou prestando serviços.

Se a proposta de um ecommerce despertou seu interesse, mas ainda não sabe o que vender online, confira nossa lista com mais de 70 ideias de coisas para vender online.

Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download