Vitrine virtual: o que é e como criar

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A vitrine de uma loja física é algo essencial para atrair a atenção dos consumidores, expor a identidade de uma marca e mostrar novidades. 

Mais do que apenas um espaço para anunciar promoções, a vitrine é uma ferramenta estratégica para vender mais. 

Este mesmo conceito pode ser aplicado no e-commerce. Negócios online podem usar vitrines virtuais para expor produtos de forma inteligente, exibindo fotos de qualidade, descrições e informações sobre métodos de pagamento.

Conquistar os clientes através deste espaço visual é muito importante. Principalmente quando inúmeros concorrentes estão disputando a atenção das pessoas simultaneamente.

Se você tem interesse em aprender a exibir seus produtos de uma forma dinâmica e interessante, confira nosso artigo e aprenda como criar uma vitrine virtual.

O que é uma vitrine virtual?

A vitrine virtual é uma página de uma loja online que irá exibir os principais produtos à venda em detalhes. 

Na verdade, esta é uma das partes mais importantes de uma loja virtual, afinal, é através dela que os clientes terão contato com os produtos disponíveis em um site. 

É preciso que este espaço use fotos de qualidade, indique preços e características essenciais dos itens dispostos.

Contudo, aplicar este conceito de forma efetiva no e-commerce não é algo tão simples. 

Para impressionar os visitantes do seu site é preciso criatividade para desenvolver imagens chamativas que ofereçam uma experiência visual de qualidade. 

Ou seja, é preciso encantar os clientes da mesma forma que vitrines de lojas físicas são capazes de fazer.

Quanto ao posicionamento das vitrines virtuais, é muito comum encontrá-las nas páginas iniciais de sites dando destaque a certos produtos.

Além disso, é possível criar outras vitrines em páginas estratégicas ou até mesmo em todas as páginas de seu site. Esta é uma excelente opção para divulgar novos produtos e reforçar campanhas de publicidade.

Qual a diferença entre loja virtual e vitrine virtual?

Esta é uma dúvida comum entre empreendedores que estão começando a vender na internet. 

A loja virtual é um site para compra e venda de produtos online. O processo de compra pode ser feito de forma completa pelo site, com o consumidor definindo as características do produto, escolhendo o método de entrega e a forma de pagamento. 

Já a vitrine virtual é um espaço dedicado em uma loja virtual ou marketplace para divulgar produtos de forma visual.

Clinete escolhendo produtos em uma vitrine virtual de uma tv

Vantagens de criar uma vitrine virtual

Vitrines virtuais bem construídas ajudam negócios a expor seus produtos de forma interessante. 

Essa é uma maneira de divulgar seus produtos enquanto proporciona uma boa experiência de usabilidade aos visitantes.

O principal benefício de aplicar este recurso é aumentar as chances de vendas, mas como isso é feito?

1. Vínculo emocional com os clientes

É possível causar várias sensações aos visitantes de suas páginas através de cores, imagens, elementos e ilustrações. 

Quando bem criadas, as imagens usadas nas vitrines podem ajudar a aproximar a marca dos clientes.

2. Fidelização

Ao entender o público-alvo e trabalhar estratégias de marketing, será possível aumentar a conexão dos clientes com sua marca.

3. Mais possibilidades de divulgação

A vitrine virtual é uma ferramenta versátil que possibilita a divulgação de produtos de formas ousadas e criativas.

Ter novas ideias e desenvolver vitrines chamativas pode ser o diferencial de um negócio na hora de mostrar produtos que interessam os consumidores.

Como criar uma vitrine virtual?

Agora é hora de aprender como criar sua vitrine e como colocar a mão na massa. Contudo, é importante que antes de começar você já tenha uma identidade visual bem definida para o seu negócio. 

Isso é importante porque elementos gráficos de sua marca, fontes e as cores utilizadas podem ser aplicados no design das vitrines. 

Essa é uma ótima oportunidade de reforçar a identidade da marca e oferecer uma boa experiência aos usuários.

Com isso em mente, é hora de aprender como criar uma boa vitrine e colocar a mão na massa. 

Use um layout responsivo

Hoje, grande parte dos consumidores utilizam seus smartphones para pesquisar sobre produtos e finalizar suas compras.

Portanto, ao criar sua vitrine, pense em um design responsivo que funcione bem tanto em desktops quanto smartphones.

Evite poluição visual com banners e pop-ups organizados

É importante que o conteúdo visual de seu site, além de atrativo, seja objetivo e claro quanto aos produtos divulgados. 

Muitos banners e pop-ups podem gerar poluição visual e influenciar de forma negativa na experiência de navegação dos usuários. 

Portanto, saiba o que deve ser valorizado em seus materiais e crie uma hierarquia, definindo os elementos visuais que terão destaque.

Utilize cores com cuidado

Tenha cuidado para não usar cores que atrapalham a leitura de informações ou ocultam elementos de sua vitrine. Evite também usar muito a cor preta, pois junto a cores mais frias o design pode ficar confuso.

Use imagens que carregam rapidamente

A velocidade de carregamento das páginas é algo muito importante para a experiência dos usuários. Segundo o Google, o tempo médio de carregamento de um site é de 3 segundos.

Seu site precisa atingir esta marca ou ser até mesmo mais rápido. Esse detalhe influencia na usabilidade e no ranqueamento em mecanismos de buscas.

Portanto, otimize as imagens e fotos que serão usadas na sua vitrine para não comprometer a velocidade de carregamento da página.

Clientes fazendo compras por uma vitrine virtual no Whatsapp

4 Dicas para criar uma vitrine virtual

Uma vitrine virtual bem implementada irá garantir uma ótima experiência visual aos visitantes do seu site. 

Executar bem este conceito fará com que seu site seja tão eficiente quanto as vitrines físicas.

Essa tarefa pode parecer complexa, mas com algumas dicas e prática é possível criar visuais incríveis.

1. Use fotos de qualidade

Lojas físicas tem uma vantagem muito poderosa: clientes podem ver os produtos de perto, tocá-los e até mesmo experimentá-los. 

O e-commerce oferece uma experiência com mais limitações, por isso a vitrine é tão importante. Portanto, é preciso garantir que os consumidores visualizem seus produtos através de fotos bem produzidas.

Assegure que as imagens utilizadas tenham a qualidade e a resolução necessárias para que os visitantes possam conferir todos os detalhes dos produtos.

Lembre-se da limitação do e-commerce e tire fotos em vários ângulos diferentes para exibir a maior quantidade possível de detalhes. 

Essa é uma ação necessária para diminuir a quantidade de desistências, aumentando a visualização dos itens.

Confira a seguir algumas dicas práticas na hora de tirar fotos e adicionar imagens em sua vitrine: 

  • Garanta uma boa iluminação natural ou artificial
  • Tire fotos dos produtos isolados e com modelos
  • Tire fotos em vários ângulos
  • Use câmeras de qualidade mínima acima de 13 megaPixels

2. Produza vídeos dos produtos

Os vídeos oferecem uma ótima oportunidade para aprimorar a experiência visual dos consumidores. Através dos vídeos é possível trazer ainda mais detalhes dos seus produtos. 

Exibir estes detalhes é algo que pode fazer toda a diferença na decisão de compra. A boa notícia é que produzir vídeos hoje em dia é algo bem simples.

Smartphones contam com câmeras potentes o suficiente para produzirem vídeos de alta qualidade. É possível criar vídeos curtos que exaltam os detalhes dos seus produtos. 

Ao criar esse tipo de conteúdo, lembre-se de mostrar todos os ângulos dos itens. Não fale ou introduza o item, apenas grave com uma boa iluminação e deixe detalhes técnicos para a área de descrição.

3. Escreva descrições detalhadas

Apesar de não oferecer um apelo visual, a descrição é tão importante quanto os elementos de sua vitrine. 

Através dela que o seu site irá fornecer informações detalhadas sobre os produtos, compensando o aspecto online do negócio. 

Neste caso, quanto mais informação, melhor. Descreva tudo que possa interessar seus clientes, dando todos os detalhes disponíveis sobre os itens.

Esta é uma forma prática e efetiva de contribuir para uma maior taxa de conversão enquanto seu negócio agrega valor aos produtos e passa mais confiança aos clientes.

Portanto, lembre-se de adicionar todos os dados de produtos, como tamanho, cores, materiais, recomendação de uso, precauções.

Use a descrição para escrever uma apresentação do item apresentado, falando sobre sua utilização e finalidade. 

Lembre-se também de especificar se é possível fazer a troca ou a devolução do item em um prazo determinado.

4. Use o Instagram como uma vitrine virtual

Perfis comerciais podem usar o Instagram Shopping para redirecionar seguidores para sua loja virtual. 

O recurso permite adicionar etiquetas em publicações no feed e links em Stories para alcançar este objetivo.

Portanto, invista na rede social para criar uma vitrine através de suas publicações, despertando o interesse dos seguidores para saberem mais sobre os itens oferecidos. 

Tipos de vitrine virtual

Agora que já sabe como criar uma vitrine virtual para o seu e-commerce, é hora de aprender sobre as categorias de vitrines e escolher a opção que condiz com sua loja.

1. Vitrine virtual de produtos promocionais

Uma das versões mais comum de vitrines é a criada com o objetivo de expor condições especiais de produtos. 

Através do espaço em destaque, negócios podem dar mais visibilidade para suas ações promocionais. 

Para criar uma, basta selecionar os produtos em promoção e colocá-los em locais de destaque de sua loja virtual. Vale a pena adicionar a vitrine em diversas páginas diferentes, aumentando a chance de capturar a atenção de visitantes.

2. Vitrine virtual com novidades

Divulgar produtos novos também é algo muito importante para despertar a curiosidade do público e aumentar o engajamento. A vitrine com novidades é perfeita para este objetivo. 

Quando seu negócio contar com lançamentos, use sua vitrine para exibir as novidades e contribua com o aumento de sua taxa de conversão.

3. Vitrine Virtual com os produtos mais vendidos

Exibir os produtos mais vendidos e os produtos que trazem mais retorno para o seu negócio também é uma estratégia eficiente. 

Contudo, é preciso fazer isso de forma inteligente. Através da gestão de estoque, identifique quais são os produtos mais vendidos e quais itens trazem mais lucro.

Ao coletar estas informações, prepare sua vitrine com estes produtos e continue controlando seu estoque para identificar o melhor momento para criar uma nova vitrine.

4. Vitrine virtual classificada por categoria

Por fim, negócios que vendem diversos tipos de produtos podem destacar diversos produtos através de uma vitrine organizada por categoria.

Essa é uma forma de manter seu site organizado e melhorar a experiência do usuário, facilitando a identificação e localização dos itens que o interessam.

Preparado para criar uma vitrine virtual em seu site?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é uma vitrine virtual e mostrado como é simples adicionar uma em sua loja virtual.

Além dos recursos visuais, seu negócio pode vender mais através do atendimento de qualidade. 

Adicionar um chat online em seu e-commerce é algo que pode contribuir de forma expressiva com sua taxa de conversão.

Confira os recursos do JivoChat e considere começar a utilizar esta ferramenta de atendimento online.

Através dela é possível atender clientes em tempo real no seu site, unificar canais de atendimento online, monitorar os visitantes de suas páginas e iniciar interações através do convite proativo de conversa.

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