Como investir em Bitcoin de uma forma simples

atualizado 13 de novembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Nos últimos anos a discussão sobre as criptomoedas tem aumentado bastante e o interesse dos investidores sobre a bitcoin tem chamado atenção dos brasileiros. As altas variações do valor da moeda digital sempre acabam atraindo mais entusiastas.

Com certeza você já foi surpreendido pelos altos e baixos das criptomoedas na internet ou nos jornais. A Bitcoin (BTC) é a mais famosa entre as criptomoedas, mas você já teve interesse nesse tipo de investimento e não sabe como começar a investir?

Não se preocupe, preparamos este artigo para te ajudar a entender e entrar nesse mercado de criptomoedas e mostrar como investir em Bitcoins ou em qualquer outra moeda digital do mercado.

Tenha maior controle dos seus investimentos em Bitcoin

Começar a investir em criptomoedas, ações ou outros tipos de ativos sem saber como se manter organizado pode ser arriscado. Por isso, é preciso investir em estratégias de organização e garantir controle total de todos os seus investimentos.

Com a Planilha para Controle de Investimentos você pode fazer o controle de Cryptomoeda através da Documentação API Automatizada da CoinMarketCap para atualizar todas as cryptos automaticamente em tempo real.

Assim você economiza tempo, terá mais agilidade na hora de gerir os seus investimentos e poderá tomar decisões mais assertivas.

Além disso, com essa panilha é possível realizar o cálculo automático do DARF a ser pago para ações e FII’s, e declarar o seu IRPF e separar por FIIs, Ações e criar mais grupos.

Não perca a oportunidade de gerir os seus investimentos com mais tranquilidade e conheça as outras funcionalidades da planilha.

O que é Bitcoin?

Criada em 2008, a Bitcoin foi a primeira criptomoeda e desde então vem gerando cada vez mais interesse. Utilizada para investimentos e transações comuns, a Bitcoin é uma moeda digital criptografada.

Devido a tecnologia de criptografía, a Bitcoin permite realizar compras e vendas diretamente na internet, com segurança. O que assegura essas transações é o sistema tecnológico chamado de blockchain, um banco de dados descentralizado que usa criptografia de ponta a ponta.

Por isso, as informações que são trocadas no blockchain não podem ser modificadas sem a chave da criptografia. Por causa dessa segurança nenhuma empresa ou governo pode parar a rede de forma arbitrária.

Essa tecnologia de blockchain é responsável tanto pelas transações de Bitcoin quanto pela mineração (a maneira de se obter novas moedas) são registradas no blockchain. Além de oferecer segurança, como já mencionamos.

Como conseguir Bitcoin?

Para conseguir Bitcoin ou outra moeda, é preciso entender como ela funciona. A Bitcoin, assim como outras moedas digitais, é uma sequência de códigos complexos que não pode ser alterada e todas suas transações são protegidas por criptografia.

Devido a sua descentralidade, sem uma autoridade que acompanhe essas transações, elas são registradas e validadas por um grupo de pessoas que utilizam seus computadores para armazená-las no blockchain.

O blockchain é um enorme banco de dados públicos onde armazena o registro histórico de todas as operações realizadas com criptomoedas (Bitcoin e outras). E quem registra essas transações no blockchain são chamados de mineradores.

Esses mineradores oferecem a capacidade de processamento dos seus computadores para fazer esses registros e conferir as operações realizadas com as moedas. E em troca disso, são remunerados com uma nova unidade dessas criptomoedas.

Dessa forma, a mineração representa a criação de novas unidades de algum tipo de criptomoeda. Essa é uma das formas de se obter Bitcoin ou outras criptomoedas, mas é possível comprar frações dessas moedas digitais nas Exchanges. 

Essas exchanges são empresas online que fazem a intermediação entre o investidor e a criptomoeda. Existem outras formas de obter criptomoedas, é possível comprar fundos de investimentos através de corretoras de valores especializadas (Exchange).

Algumas moedas de Bitcoin dourada em cima de notas de dolares

Por que investir em Bitcoins?

Um dos maiores atrativos dos investidores de Bitcoin, é a volatilidade da moeda. Por não ter regulamentação de nenhum governo ou órgão controlador, o seu valor é baseado exclusivamente na lei de oferta e procura.

Apesar do alto risco, os retornos podem ser significativos. Outra motivação para investir em Bitcoin é a especulação em relação ao futuro, existem pessoas que acreditam que a Bitcoin, assim como outras moedas digitais possam substituir as moedas comuns.

Vantagens e riscos de investir em Bitcoins

Vale a pena investir em Bitcoins? Conheça algumas vantagens das criptomoedas sobre as moedas físicas.

  • Liberdade de pagamento: É possível enviar ou receber qualquer valor de Bitcoin instantaneamente em qualquer lugar.
  • Taxas baixas: Pagamentos realizados com criptomoedas são processados com poucas taxas ou até isentas. Existem serviços baseados em Bitcoins com custos menores do que cartão de crédito ou PayPal.
  • Segurança: Às transações realizadas com Bitcoins são feitas sem a vinculação de informações pessoais do usuário. Além disso, o usuário consegue proteger o dinheiro com cópias de segurança e criptografia.
  • Transparência: Como falamos anteriormente, todas as informações do Bitcoin ficam disponíveis na blockchain. Sem o controle de nenhuma organização.

Entretanto, quem deseja investir em Bitcoins precisa ficar atento para alguns detalhes específicos desse tipo de investimento.

  • Aceitação: Por ser relativamente nova e não muito conhecida pela população de modo geral, são poucos estabelecimentos que aceitam as Bitcoins como forma de pagamento.
  • Volatilidade: Não é raro ver grandes ajustes no valor das criptomoedas. Isso acontece por causa da visibilidade que as moedas digitais vem ganhando, com o aumento de pessoas investindo, acaba diminuindo o seu valor.
  • Segurança:  Apesar de ser segura, é preciso ter cuidado e usar carteiras de moedas digitais protegidas por criptografia.

Como investir em Bitcoin?

Assim como qualquer outro investimento, existem uma série de cuidados que você precisa ter antes de começar a aplicar os seus recursos. Com o Bitcoin não seria diferente, separamos algumas dicas para você começar a investir nessa moeda digital.

1. Planejamento

É importante definir uma estratégia e ter um plano de investimentos. Você deseja usar essas aplicações em um curto ou a longo prazo? Separe um valor que condiga com a sua condição financeira e monte uma carteira de investimentos diversificada.

2. Estude

Assim como qualquer investimento, é necessário estudar e entender o mercado e as suas movimentações. Por ser um mercado muito volátil, você precisa estar de olho nas tendências da moeda para saber a hora de tomar a decisão correta e não perder dinheiro.

3. Escolha uma boa Exchange

Para começar a investir em Bitcoin é necessário abrir uma conta em alguma exchange. E existem diversas opções de corretoras para investir nos mais variados tipos de criptomoedas.

Pesquise bem o mercado e encontre uma exchange de confiança. Existem diversas opções para investir em Bitcoin no Brasil: Binance; Mercado Bitcoin; BitcoinTrade; Foxbit; e várias outras.

4. Escolha o momento certo

Como falamos anteriormente, é importante estudar o mercado para saber escolher o momento correto para comprar as suas Bitcoins. Acompanhar as tendências e comprar em um momento de baixa e vender quando se valorizar.

Tenha em mente qual o seu objetivo, para não ceder à tentação de vender antes da hora, ou comprar mais em um momento inadequado.

Aprendeu como investir em Bitcoin?

Esperamos que este guia tenha te ajudado a entender melhor como funciona a Bitcoin e como começar a investir em criptomoedas.

Se você deseja investir em Bitcoin, é importante possuir uma carteira de investimentos diversificada. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo sobre como investir na bolsa de valores.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download