Como comprar Bitcoins [Guia Completo]

atualizado 29 de setembro de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

As criptomoedas vem ganhando destaque nos últimos anos e o interesse dos investidores em bitcoins tem aumentado e chamado muita atenção dos brasileiros. Diversos entusiastas acabam sendo atraídos devido às altas variações da moeda digital.

Provavelmente você já foi pego de surpresa ao escutar sobre os altos e baixos valores das criptomoedas na internet ou nos jornais. A Bitcoin (BTC) é a criptomoeda mais famosa no mercado.

Ao escutar sobre essas moedas digitais, certamente já se interessou por esse tipo de investimento, mas não sabe por onde começar e como comprar bitcoins?

Mas não se preocupe, preparamos este guia para te ajudar a entender o mercado de Bitcoins e mostrar como comprar Bitcoins.

Tenha maior controle dos seus investimento em Bitcoin

Entrar no mercado de investimentos, independente de criptomoedas, ações ou outros tipos de ativos sem saber como se manter organizado pode ser arriscado.

Por isso, um dos primeiros passos para que você consiga atingir seus objetivos é investir em estratégias de organização. Sabendo disso, recomendamos a Planilha para Controle de Investimentos.

Com essa planilha você poderá fazer o controle de Cryptomoeda através da Documentação API Automatizada da CoinMarketCap para atualizar todas as cryptos automaticamente em tempo real.

Assim você economiza tempo, terá mais agilidade na hora de gerir os seus investimentos e poderá tomar decisões mais assertivas garantindo melhores resultados.

Além disso, com ela é possível realizar o cálculo automático do DARF a ser pago para ações e FII’s, e declarar o seu IRPF e separar por FIIs, Ações e criar mais grupos.
Não perca a oportunidade de adquirir sua planilha para manter os seus investimentos mais organizados.

O que é Bitcoin?

Antes de te mostrar o guia de como comprar Bitcoins, vamos apresentar de forma resumida o que é essa criptomoeda. A Bitcoin é uma moeda digital criptografada, criada em 2008 e foi a primeira criptomoeda do mercado.

Graças a tecnologia de criptografia, a Bitcoin permite realizar compras e vendas diretamente na internet, com segurança. Essa segurança é garantida por causa do sistema tecnológico chamado de blockchain.

O blockchain é um banco de dados descentralizado que utiliza criptografia de ponta a ponta, graças a esse sistema, as informações que são trocadas no blockchain não podem ser modificadas sem a chave da criptografia.

Por causa desse sistema de segurança, nenhuma empresa ou governo pode parar a rede de forma arbitrária.

A tecnologia de blockchain é responsável pelas transações de Bitcoin, assim como pela sua mineração, que é uma das maneiras de se obter novas moedas. Além de oferecer segurança, todas essas outras operações são registradas no blockchain.

Como comprar Bitcoins no Brasil?

Para começar, é importante que você saiba que, o Bitcoin sendo uma moeda descentralizada e independente de governos ou instituições bancárias, suas transações são realizadas em uma plataforma própria, através da tecnologia peer-to-peer.

Sabendo disso, existem três formas de adquirir bitcoins e outras criptomoedas. A primeira delas é aceitar bitcoins como forma de pagamento no seu negócio ou empresa. A segunda é através da mineração.

E a última e mais simples é através de uma corretora de valores especializada. Para comprar bitcoins, é necessário possuir uma conta em uma corretora de criptomoedas, também conhecidas como exchanges.

Imagem de uma moeda de Bitcoin e gráficos variando ao fundo

Como comprar Bitcoins

Finalmente iremos mostrar como é muito simples comprar Bitcoins. Independente da plataforma, o processo é basicamente o mesmo para todas as corretoras de Bitcoins e criptomoedas.

  • Faça seu cadastro no site da corretora de criptomoedas;
  • Informe o saldo em reais que você deseja transferir;
  • Confira os dados da conta da plataforma e transfira o dinheiro com DOC, TED ou PIX (caso a corretora aceite);
  • Aguarde a confirmação da transferência;
  • Informe a quantidade de Bitcoins que deseja comprar e faça sua compra!

Pronto! Agora, você já sabe como comprar, vender e trocar Bitcoins. Confira a seguir algumas corretoras para você poder comprar Bitcoins.

Corretoras para comprar Bitcoins

Como falamos, existem diversas formas de conseguir Bitcoins, e uma das formas de como comprar Bitcoins é através das exchanges. Onde é possível comprar Bitcoins e outras criptomoedas, além de fundos de investimentos de criptomoedas.

Depois de entender e conhecer melhor as formas de adquirir Bitcoins e outras criptomoedas existentes no mercado, listamos algumas corretoras onde é possível comprar Bitcoins.

1. Binance

A Binance é uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo. Apesar de ser asiatica, eles contam com um suporte para comprar Bitcoins com a nossa moeda, aceitando até transferências pelo PIX, como forma de depósito.

A Bicance conta com uma das plataformas mais robustas e seguras, com camada tripla de segurança: com autenticador de segurança, e-mail e sms. Além de possuir um token próprio com descontos em taxas.

2. Mercado Bitcoin

Uma das maiores plataformas de criptomoedas da américa latina e considerada a maior corretora de Bitcoins do Brasil.

Com mais de 1 milhão de clientes no país. A Plataforma do Mercado Bitcoin é bem simples de operar, com fácil navegação, permitindo comprar Bitcoins sendo um investidor iniciante ou experiente.

O Mercado Bitcoin conta com um alto investimento em segurança e criptografia de dados, além de ter sido a primeira corretora de Bitcoins do Brasil.

3. BitcoinTrade

Uma das mais populares e confiáveis corretoras de Bitcoins no mercado, a BitcoinTrade foi fundada em 2017 e é uma das únicas que contam com o certificado PCI/DSS Compliant.

Com uma interface bem prática, é possível criar sua conta na BitcoinTrade para comprar Bitcoins em poucos minutos e com apenas R$ 20,00 já é possível comprar sua primeira fração de Bitcoin.

Além de negociar outros tipos de criptomoedas na sua plataforma, eles não possuem taxas para depósito em sua plataforma.

4. Foxbit

Com mais de 6 anos no mercado, a Foxbit é uma plataforma direta de compra e venda de Bitcoins e outras criptomoedas, eles contam com 43% desse mercado no Brasil. A Foxbit conta com uma interface bem simples para comprar Bitcoins.

Eles contam com as menores taxas em relação aos demais concorrentes e uma central de ajuda aos seus usuários através de atendimento por e-mail, chat e telefone em horário comercial.

A Foxbit conta com um aplicativo para dispositivos móveis, onde você consegue criar conta em poucos minutos e já realizar uma transferência, inclusive através do PIX, e já pode começar a comprar Bitcoins.

Como escolher a melhor corretora para comprar Bitcoins?

Na hora de escolher a sua corretora para comprar Bitcoins, é bom ficar atento a alguns pontos importantes.

Agilidade nas transações

Na hora de saber como comprar Bitcoins e escolher uma corretora, confira a agilidade nas transações. As corretoras costumam disponibilizar contas em diversos bancos para que você possa transferir o seu dinheiro diretamente para a plataforma.

Cheque os dados dessas contas e, então, basta realizar uma transferência do valor desejado, podendo ser através do DOC, TED ou PIX. O prazo de reconhecimento do depósito varia de acordo com a plataforma.

Imagem de um celular com símbolo da Bitcoin e varias moedas de Bitcoin

Taxas para comprar e vender Bitcoins

Não esqueça de conferir como são as taxas cobradas pela plataforma antes de realizar o depósito, para evitar o risco de não ter o dinheiro certo para comprar Bitcoins na quantidade que deseja.

Apesar de boa parte das plataformas não cobrarem taxas na compra, cobrando apenas nos saques realizados, vale a pena ficar atento para evitar surpresas.

Limite operacional

Outro ponto importante é conferir seu limite de transações na plataforma de Exchange. Isso pode variar de acordo com a plataforma. Esse limite define quanto você pode sacar e depositar em um determinado período de tempo.

Como investir em Bitcoin?

Da mesma forma como qualquer outro investimento, existem diversos cuidados que precisam ser tomados antes de começar a aplicar seus recursos. Com Bitcoins não seria diferente, separamos algumas dicas para você começar a investir nessa moeda digital.

Planejamento

É fundamental ter um plano de investimento e definir uma estratégia. Como você deseja utilizar essas aplicações? Em curto ou longo prazo? Separe um valor que condiga com a sua condição financeira e monte uma carteira de investimentos diversificada.

Estude

Outra dica importante, tanto para comprar Bitcoins quanto para investir em qualquer outro ativo, é necessário estudar e entender o mercado e as suas movimentações.

Devido a volatilidade do mercado, você precisa estar atento às tendências da moeda para conseguir saber a hora de tomar a decisão correta e não perder dinheiro.

Escolha uma boa Exchange

Como falamos anteriormente, para começar a comprar Bitcoins é preciso abrir uma conta em alguma exchange. E como mostramos, existem diversas opções de corretoras para investir nos mais variados tipos de criptomoedas.

Pesquise bem o mercado e encontre uma exchange de confiança. Existem diversas opções para investir em Bitcoin no Brasil: Binance; Mercado Bitcoin; BitcoinTrade; Foxbit; e várias outras.

Escolha o momento certo

Como mencionamos, estudar o mercado é importante para você saber o momento correto de escolher comprar Bitcoins ou vender. Acompanhar as tendências e comprar em momento de baixa e vender quando se valorizar.

Tenha em mente qual o seu objetivo, para não ceder à tentação de vender antes da hora, ou comprar mais em um momento inadequado.

Aprendeu como comprar Bitcoins?

Esperamos que este guia tenha te ajudado a descobrir como comprar Bitcoins, e te ajude a entrar de vez nesse mercado de criptomoedas.

Caso tenha interesse em diversificar seus investimentos, conheça nosso artigo sobre como investir na bolsa de valores.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download