Canva: como usar para criar imagens profissionais

atualizado 30 de maio de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Ter imagens de altíssima qualidade em suas campanhas de marketing e marketing digital é extremamente importante, e claro, você também deve prezar pelo bom design de outros materiais como banners, panfletos, cartões de visita, entre diversos outros elementos visuais.

Afinal, como o próprio ditado já menciona, "uma imagem vale mais que mil palavras". O fato é que as imagens realmente tem o potencial de captar a atenção de consumidores, mas para isso, é necessário que elas sejam criadas de forma profissional, usando modelos de eficiência comprovada.

Se é exatamente isso que você deseja fazer, mas está atrás de uma ferramenta capaz de ajudá-lo a criar imagens de alta qualidade a um nível profissional mesmo sem ter conhecimentos aprofundados em design, está na hora de conhecer o Canva.

O que é Canva?

O Canva é uma poderosa ferramenta de Design capaz de facilitar a criação de elementos visuais com aparência profissional mesmo que você não tenha conhecimentos aprofundados na área ou seja um designer gráfico.

A ferramenta permite que você crie diversos tipos de designs, como:

  • Logotipos;
  • Cartazes;
  • Cartões de visita;
  • Panfletos;
  • Currículos;
  • Infográficos;
  • Gráficos;
  • Capas de CD e de livros;
  • Tirinhas;
  • Papel timbrado;
  • Apresentações;
  • Calendários;

E essencialmente todo outro tipo de material relacionado. A ferramenta é extremamente versátil e conta com todos as funcionalidades que você precisa para trabalhar sobre templates prontos ou criar imagens do zero.

Portanto, se o seu objetivo é criar artes para as suas campanhas de marketing e marketing digital, banners para eventos, cartões de visita e todo material relacionado, ele pode ser a opção ideal para você.

A melhor parte é que o Canva é gratuito, mas a sua versão paga, o Canva Pro, conta com diferenciais significativos para quem deseja alcançar o potencial máximo de sua marca, como um banco com mais de 60 milhões de fotos e elementos gráficos, kit de marca, mais de 1000 fontes para textos e a possibilidade de adaptar designs à qualquer formato.

Logo em texto do Canva

Como usar o Canva

Começar a usar o Canva é realmente muito simples. Isso porque a ferramenta conta um editor Drag & Drop (arrastar e soltar) e já organiza elementos visuais de forma que você possa facilmente encontrar o que precisa para compor as suas imagens.

Recomendamos que comece aproveitando os primeiros 30 dias da versão PRO grátis para que possa conferir todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta.

Após criar a sua conta, selecione entre os diversos modelos de design para começar. Para fazer isso, vá até a página inicial e simplesmente pesquise ou use o menu horizontal para determinar a base de seu material, seja uma publicação para redes sociais, panfleto ou inclusive selecione por categoria, como: marketing, documentos, impressões, vídeos, eventos, etc.

Modelos e templates de imagens do Canva

Depois disso, você poderá começar a criar a sua imagem diretamente no editor da ferramenta. Aqui, você poderá observar um menu vertical no qual poderá se guiar entre tipos de elementos visuais, como textos, fundos, fotos, gráficos.

Use a barra de busca, arraste o que precisa para o seu canva em branco e comece a compor a sua imagem.

Dentro de pouquíssimo tempo explorando a ferramenta, você provavelmente conseguirá começar a criar as suas artes sem dificuldade, visto que a curva de aprendizagem é realmente projetada para que todo tipo de usuário consiga utilizar o Canva.

Editor de imagens do Canva

Cursos de Canva para empresas

Se você deseja realmente aprofundar-se na utilização da ferramenta para criar artes e imagens para o seu negócio, existem cursos online projetados para ajudá-lo.

Destacamos abaixo os melhores cursos sobre Canva, confira seus diferenciais e escolha um curso que faça sentido de acordo com as suas necessidades em relação ao uso da ferramenta.

Design Canva

O curso Design Canva é indicado para todo tipo de usuário que deseja aprender a fundo como usar o Canva, seja para negócios físicos, profissionais liberais, etc.

Nele, você aprenderá a criar artes para as redes sociais, criar vídeos e vinhetas para o seu canal no YouTube, vídeos de apresentação e até mesmo criar sua própria logo.

O curso é composto por 15 módulos e trabalha essencialmente tudo o que você precisa fazer desde o básico, como editar imagens na ferramenta à assuntos mais específicos e situações reais, como aulas sobre criação de eBooks, material focado para Facebook, Instagram e WhatsApp, design para empresa física e para negócios digitais.

Devemos mencionar que o curso também conta com cinco módulos bônus: aulas sobre o WhatsApp Business, Facebook Ads, como ganhar dinheiro com o Canva, um pack de imagens com fundo transparente e como criar orçamentos como designer, vale a pena conferir.

Canva Para Negócios

Já o curso Canva Para Negócios trabalha de forma mais focada na produção de elementos visuais para empreendedores e suas empresas, sejam elas digitais ou físicas.

O curso te ensina como alavancar as redes sociais como o Instagram através da criação de uma vitrine virtual, identidade visual de sua marca, criação de vídeos Nuggets e até mesmo como criar um website exclusivo para seu negócio.

Este treinamento também oferece módulos ensinando como você pode gerar uma renda extra com o Canva, assim como apresentando dicas para criadores de conteúdo, aulas sobre gestão de mídias sociais, estratégias de vendas e um módulo exclusivo para que você aprenda como lançar seu primeiro produto digital.

Vantagens do Canva

Por fim, agora que você já sabe o que é Canva e como começar a usá-lo, podemos destacar algumas vantagens que a ferramenta proporciona ao seu negócio.

Prático e intuitivo

O Canva é uma ferramenta de design ideal tanto para quem não tem conhecimentos avançados em design quanto para profissionais da área que buscam por mais praticidade na hora de criar artes e elementos visuais.

Ele é significativamente mais simples de se usar que softwares como o Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop, especialmente por funcionar a partir de um editor baseado em arrastar e soltar.

Muito econômico

Mesmo que você opte por adquirir a versão profissional, ainda poderá economizar o investimento que seria direcionado à contratação de designers gráficos para a sua empresa.

E claro, você pode usar a ferramenta gratuitamente sem dificuldades, mesmo que esta versão não ofereça todas as vantagens do Canva Pro.

Funciona em dispositivos móveis

Por fim, não podemos deixar de destacar que o Canva também pode ser usado diretamente em dispositivos móveis, como em seu smartphone ou tablet, por exemplo.

É verdade que em um celular você não terá a mesma praticidade e facilidade de uso que em um computador ou notebook, mas ainda terá acesso à todos os recursos que precisa para criar artes de onde estiver, desde que tenha acesso à internet.

Pronto para começar a usar o Canva?

Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado a entender tudo o que precisa sobre a ferramenta para que possa começar a usá-la em sua própria empresa, seja ela um negócio físico ou digital.

E claro, não se esqueça que criar artes atraentes não é a única forma de prender a atenção dos visitantes em seu website. Confira como instalar o chat online do JivoChat em sua página e confira como rastrear visitantes em tempo real e aborde-os através de convites proativos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download