O que é Black Belt: Aprenda como ser um especialista

atualizado 16 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Para se destacar no mercado de trabalho está cada vez mais difícil. Ainda mais quando você acaba de sair de uma faculdade e não possui nenhuma experiência na área. Milhares de novos profissionais são lançados todos os dias nesse ambiente competitivo.

Conquistar o certificado Black Belt dentro da metodologia Six Sigma pode significar um grande diferencial para sua carreira profissional.

Com as habilidades e o reconhecimento adquirido nesse nível de treinamento, pode ajudar a conquistar mais alta administração na sua empresa e te tornar um profissional requisitado no mercado.

Provavelmente você já ouviu falar dessa metodologia Six Sigma e da Black Belt, mesmo que de forma superficial.

Para te ajudar a entender melhor o que é Black Belt, preparamos este conteúdo para você entender como funciona o processo de qualificação e por que esse curso pode ser um diferencial no seu currículo.

Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Antes de começarmos a falar sobre o que é Black Belt, caso você já tenha alguma ideia do que seja, e procura se profissionalizar nessa área, temos uma indicação de um programa de formação completo em Black Belt.

Com o Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma (Voitto) você ira aprender tudo sobre Black Belt com a maior referência do mercado. Este curso conta com mais de 250 horas de conteúdo, certificado reconhecido e você tem acesso por 5 anos.

Com aulas que saem da superficialidade e se aprofundam nas principais temáticas da melhoria contínua. Este curso prepara profissionais Seis Sigma com experiência prática.

Mesmo que esteja desempregado no momento, este curso irá te dar experiência através de projetos práticos.

A Voitto é recomendada pela American Society for Quality (ASQ) e reconhecida pela qualidade dos conteúdos pelo fórum Six Sigma Brasil.

Este curso te levará para o topo da metodologia Seis Sigma, passando do Yellow para o Master Black Belt. Além de contar com dois projetos práticos aplicados que possibilitam uma imersão real de um projeto Six Sigma.

Além de todos esses conteúdos, você terá acesso a 3 bônus como, Curso de Liderança para Gestores, Websérie Cultura de Excelência e QP Summit.

A Voitto possui diversos outros programas de formação, além de vários outros cursos, webséries e materiais. Confira todos clicando aqui.

O que é Black Belt?

Focado em melhorar os problemas e buscar melhorias pensando em diminuir ou eliminar falhas que possam afetar a produtividade de uma empresa. Esse é o profissional de Black Belt, especialmente treinado na metodologia Lean Seis Sigma.

Resumidamente, podemos dizer que o Black Belt é responsável por planejar, junto a direção da companhia, todas as estratégias de melhoria contínua a serem adotadas.

Ilustração de uma pessoa com faixa preta e gráficos subindo ao fundo

Também coordena a implantação e monitorar o desempenho de cada um dos projetos de melhoria desenvolvidos dentro da empresa. Seguindo com o planejamento estratégico da empresa e o desdobramento de metas realizadas.

O profissional de Black Belt é indicado de modo integral para que os demais profissionais do programa, incluindo os Green Belts, possam receber supervisão e auxílio durante o desenvolvimento de seus respectivos projetos e atividades.

Dentro do programa Lean Seis Sigma o Black Belts corresponde como um líder. Com o objetivo básico de assegurar que todas as metas de melhoria de desempenho desejadas pela organização sejam atingidas.

É necessário que um bom profissional de Black Belt tenha um conhecimento teórico e prático nas ferramentas e técnicas de Seis Sigma, pois é esperado que eles a conheçam profundamente.

Também é esperado desse profissional uma alta capacidade analítica, pensamento estatístico, capacidade de lidar com ambiguidades, credibilidade frente aos colegas e saiba lidar com pessoas para impactar os parâmetros da organização.

O que é o Seis Sigma?

Acabamos falando muito sobre Seis Sigma anteriormente, mas agora iremos explicar o que é  essa metodologia. O Seis Sigma, ou Six Sigma, é um método utilizado para melhoria de processos que se fundamenta em encontrar problemas e, claro, nas suas soluções.

Graças a uma gestão baseada em dados concretos junto de uma prática de melhoria gradual. O Seis Sigma se consolidou desde sua criação como um dos melhores métodos de execução de projetos.

O Seis Sigma pode ser resumido em uma espécie de auditoria contratada pela própria empresa para encontrar erros em todos os processos de produção e mostrar medidas eficazes para solucionar problemas crônicos de causas difíceis de serem reconhecidas.

De forma geral, esse procedimento acaba levando seis meses, o que é considerado muito rápido. Essa metodologia é conhecida pelo rigor e respeito aos prazos estabelecidos no estilo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar).

Onde surgiu o Black Belt?

O treinamento em Black Belt surgiu nos anos 1980 na Motorola, quando a empresa decidiu investir no Projeto Six Sigma, traduzido para o portugues como Seis Sigma.

Os profissionais que receberam esse treinamento foram ensinados a analisar processos dentro da empresa, com foco em conduzir equipes para melhorar os resultados, principalmente na redução de custos em grandes indústrias e multinacionais.

Qual a diferença de um Green Belt para um Black Belt?

Quando falamos da metodologia Lean Seis Sigma, uma dúvida muito frequente é em relação ao Green Belt e o Black Belt.

Basicamente, a sua principal diferença é que o Black Belt tem a capacidade de liderar uma equipe e o Green Belts possui um conhecimento maior das técnicas da metodologia Lean Seis Sigma. Preparamos um comparativo entre os dois para que você entenda melhor.

Geralmente o Green Belt é representado em sua maioria das vezes por profissionais de nível técnico e de especialistas, como: engenheiros, analistas e até supervisores. 

Em contrapartida, o Black Belt geralmente é representado por colaboradores de nível gerencial e de coordenação, como gerentes e coordenadores.

Enquanto o Green Belt mantém cerca de 20% a 30% do seu tempo dedicado a um projeto de melhoria contínua, o Black Belt costuma ocupar 100% do seu tempo ao programa de melhoria Lean Seis Sigma.

Normalmente o Green Belt se delimita a desenvolver um projeto de melhoria contínua por vez em seu setor. Enquanto o Black Belt tem como responsabilidade gerenciar, monitorar e executar diversos projetos Seis Sigma em toda a empresa.

Ilustração de uma pessoa segurando gráficos

Entrando inclusive em alguns projetos pelos quais os Green Belts estão desenvolvendo em suas áreas.

O Green Belt foca em desenvolver melhores soluções em seu setor de atuação, já o Black Belt tem um olhar ainda mais amplo dos processos críticos da empresa que precisa de melhor gestão e controle, essas áreas buscam maior envolvimento e participação.

Geralmente o Green Belt leva de 4 a 6 meses para finalizar um projeto Lean Seis Sigma, já o profissional Black Belt leva cerca de 6 a 8 meses para finalizá-lo.

Isso acontece devido à complexidade do projeto, da extensão que ele possui e da precisão de retorno financeiro que foi estimado.

Em questão de hierarquia o Green Belt responde ao seu supervisor imediato do setor e até mesmo ao Black Belt.

Ao se tratar do projeto de melhoria, o Black Belt responde geralmente aos próprios diretores da empresa e, em alguns casos, ao Master Black Belt da empresa, caso ela possua alguém especializado.

Por que investir no Black Belt é um diferencial?

Basicamente, o profissional que possui uma capacitação em Black Belt é visto com bons olhos no mercado devido a sua visão sistêmica e abrangente do funcionamento da empresa ou setor.

Através do treinamento, esse profissional desenvolve habilidades como bom relacionamento com a equipe, liderança, capacidade analítica e domínio de ferramentas estatísticas como amostragem, análise multivariada e planejamento de experimentos.

Ou seja, ele consegue encontrar o desafio, traduzi-lo em números, traçar um projeto para saná-lo e, principalmente, conduzi-lo.

Esse diferencial de quem investir em um bom curso de Black Belt é percebido quando está atuando no mercado, essa pessoa é um líder evidente. Sabe se comunicar de forma não violenta, mediar conflitos e colocar a equipe para frente.

É correto dizer que não se nasce líder, mas torna-se. O sucesso nos projetos é atingível através de técnicas eficientes que você pode aprender no curso e que são aliadas ao conhecimento técnico da sua área de atuação.

O que posso fazer ao me tornar um Black Belt?

O Black Belt conta com a ajuda de uma forte base estatística, técnicas gerenciais e de comunicação mais apuradas para manter o time de melhoria engajado e motivado para buscar o resultado final.

Além de identificar oportunidades de melhoria de processos a nível estratégico, ao se tornar um Black Belt você será capaz de liderar e conduzir projetos de melhoria utilizando a metodologia DMAIC de acordo com as metas corporativas.

Também estará apto a aplicar com eficiência diversas ferramentas estatísticas e da qualidade com a ajuda de softwares especializados, como Excel ou Minitab.

Também poderá empregar as principais técnicas e ferramentas do Lean Manufacturing para remover e reduzir desperdícios. Além de montar plano de coleta de dados e amostragem em rascunho de experimentos.

Além disso, poderá assegurar a perfeita manutenção dos resultados obtidos com os projetos Seis Sigma através da implantação sofisticada de sistema de controle de desempenho e de dispositivos de prova de erros.

Faixas dentro do Lean Seis Sigma

Se você está buscando se profissionalizar na metodologia Lean Seis Sigma, iremos apresentar vários níveis até você se tornar um Master Black Belt.

O primeiro é o White Belt, onde você irá aprender o básico do Lean Seis Sigma e como aplicar o método DMAIC em um projeto de melhoria contínua.

Em seguida vem o Yellow Belt, que permite participar de forma vital nas operações de projetos Lean Seis Sigma. Ao se tornar um Yellow Belt, você estará preparado para dar suporte aos Green Belts e Black Belts.

A partir do Green Belt, é necessário ter liderança. Visto que um Green Belt é capaz de desenvolver projetos e liderar equipes de melhoria, além de ter um amplo domínio nas ferramentas mais utilizadas do Lean Seis Sigma.

Se você deseja se dedicar exclusivamente na liderança de projetos de melhoria contínua em uma empresa e se tornar um dos profissionais mais visados do mercado, esse é o Black Belt.

Nesta faixa, você será capaz de resolver problemas corporativos de alta complexidade utilizando análises estatísticas mais avançadas.

Por último, você que já é Black Belt e deseja liderar a transformação cultural de uma empresa através da melhoria contínua, você deve se tornar um Master Black Belt.

Nessa faixa você será um profissional respeitado por implementar vários programas de melhoria dentro das organizações, treinando e motivando equipes de excelência.

Aprendeu o que é Black Belt?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender o que é Black Belt e como se profissionalizar na metodologia Seis Sigma.

Se você está buscando se profissionalizar e se desenvolver para melhorar no mercado, confira nosso artigo sobre os 4 temperamentos e como trabalhar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download