4 temperamentos: Quais são e como trabalhar

atualizado 3 de janeiro de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Os 4 temperamentos são aspectos da nossa personalidade que revelam muito sobre a nossa maneira de agir e de interpretar o mundo ao nosso redor. 

Para o convívio em sociedade necessário, e até mesmo para buscar uma melhor qualidade de vida, é importante compreender nossas emoções e tentar gerenciar os efeitos negativos que podem acontecer em situações atípicas.

E para que isso seja possível é necessário trabalhar tanto autoconhecimento quanto a inteligência emocional.

Trabalhar esses dois aspectos pode trazer vantagens nas suas interações pessoais e profissionais.

Mas antes disso, é preciso conhecer quais são as principais características dos 4 temperamentos e com qual deles você se identifica.

Por isso, elaboramos um artigo cheio de informações para ajudar você que está em busca da sua própria jornada do autoconhecimento e da evolução pessoal.

O que são os 4 temperamentos? 

Antes de iniciarmos nossa jornada de autoconhecimento, é necessário compreender o que são os 4 temperamentos e porque é importante estudarmos sobre eles.

Os temperamentos são características e tendências que determinam e moldam a maneira como nos comportamos diante das situações do cotidiano. 

É através da análise desses temperamentos que conseguimos esclarecer questões sobre como as pessoas, de uma maneira geral, se relacionam com o próximo e como elas interpretam o ambiente ao seu redor.

Os estudos sobre esse tema não são recentes, o primeiro a estudar sobre comportamentos humanos foi Hipócrates lá em 460 a 370 a.C, entretanto quem mais influenciou a disseminação desses conceitos foi Immanuel Kant.

De fato, saber que os temperamentos são estudados há tanto tempo nos faz perceber que aprender sobre o temperamento humano é muito importante.

E  adotando uma abordagem mais individual através do seu estudo, é possível esclarecer dúvidas pessoais que você possa ter sobre aspectos, traços e características da sua personalidade.

Ou seja, conhecer sobre temperamentos também permite que você trabalhe o autoconhecimento. 

Além disso, utilizar a inteligência emocional permite que você saiba lidar melhor com as suas próprias emoções. 

Os 4 temperamentos são mais comuns entre as pessoas, e por isso são considerados os principais.

Antes de abordarmos as características de cada um dos 4 temperamentos vamos aprender como trabalhar o nosso autoconhecimento e a inteligência emocional.

Cursos para desenvolver a sua inteligência emocional

Para que você saiba como trabalhar, desenvolver e controlar os 4 temperamentos separamos alguns cursos online que podem ser interessantes para você, principalmente se você está buscando trabalhar o seu autoconhecimento e investir em desenvolvimento pessoal. 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL : Fundamentos e como Desenvolver (Udemy)

Esse curso já conquistou mais de 2.000 alunos no total, através da didática e profissionalismos do professor. 

Nele você irá aprender todos os fundamentos da inteligência emocional, para iniciar a sua jornada de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Esse curso você vai aprender a como avaliar e conquistar o seu próprio equilíbrio emocional, através dele você também vai identificar quais são as suas dores emocionais e como trabalhá-las. 

As aulas são curtas, porém são profundas e objetivas para que você ganhe tempo e possa assimilar todo o conhecimento adquirido no seu próprio tempo.

Além das aulas, são disponibilizados 3 ebooks bônus para você se aprofundar ainda mais nos assuntos.

O curso inclui mais de 1 hora de vídeo aulas, 14 artigos e 3 recursos para download. Ao finalizar o curso você pode adquirir o seu certificado de conclusão.

Os 4 Temperamentos e a Inteligência Emocional (Udemy)

Através deste curso você terá uma abordagem completa sobre os 4 temperamentos que apresentaremos no próximo tópico do artigo.

Também irá compreender qual é a relação entre os 4 temperamentos e a inteligência emocional, como melhorar relacionamentos e como utilizar os temperamentos de maneira construtiva.

E ainda aprende a utilizar a ferramenta DISC para maximizar seus potenciais e gerenciar melhor as suas emoções e o seu temperamentos.

O curso ainda conta com uma aula onde você fará o teste  junto com o professor para determinar em qual dos 4 temperamentos você se encaixa. 

São 5 horas de aulas em vídeo e mais 16 materiais para download e você ainda tem acesso a certificado de conclusão ao final do curso. 

Imagem vetorizada de uma pessoa feliz

Quais são os 4 temperamentos?

Como já foi abordado anteriormente, existem 4 temperamentos principais e que se destacam entre os indivíduos

Esses 4 temperamentos são:

  • Sanguíneo
  • Colérico
  • Melancólico
  • Fleumático

Cada um desses temperamentos possui características marcantes e determinantes que moldam o comportamento das pessoas. 

Embora existam 4 temperamentos predominantes, não significa que uma pessoa precise se identificar apenas com um deles, alguns perfis podem apresentar uma mistura de um ou vários.

Nos próximos tópicos serão abordadas as principais características desses comportamentos, e como esses temperamentos agem no ambiente pessoal e profissional. 

Temperamento Sanguíneo

Impulsivos e instáveis, neste tópico você irá compreender quais são as principais características de quem é caracterizado pelo temperamento do tipo sanguíneo.

Características predominantes 

A consciência vem do sangue, ou seja, muitas vezes podem agir antes de pensar, são aquelas pessoas consideradas mais extrovertidas e também otimistas.

As pessoas com temperamento do tipo sanguíneo costumam saber falar muito bem principalmente quando estão distantes de grandes públicos, podendo ser chamados também de comunicadores natos.

Entretanto eles têm tendência a exagerar em suas falas, apesar disso são espontâneos e gostam de interagir com outras pessoas, podem ter o hábito de exagerar em suas falas.

  • Pontos fracos:  Explosivos, instabilidade e Impulsividade
  • Pontos fortes:  Comunicação, resiliência e forte capacidade de adaptação

Vida pessoal e profissional 

Os sanguíneos são extrovertidos, por isso eles se sentem confortáveis quando estão ao redor do seu ciclo de amigos ou de familiares e colegas de trabalho.

Por serem falantes é bastante comum serem amados pelos colegas e no ambiente de trabalho, e muito provavelmente eles serão os primeiros a se voluntariar para fazer alguma atividade.

E esse é um ponto que deve ser trabalhado em quem possui esse tipo de temperamento, pois eles têm tendência a acumular muitas tarefas e podem acabar não conseguindo entregar todas as tarefas prometidas.

Eles podem ser tendem a ser desorganizados, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, por isso os gestores devem sempre ficar atentos a pessoas que possuem esse temperamento.

Para obter sucesso profissional os sanguíneos devem:

  • Combinar tarefas rotineiras com tarefas dinâmicas para se manter produtivo
  • Tente preservar a sua saúde mental se você trabalhar com comissões ou vendas
  • Não deixe para fazer depois e ficar procrastinando
  • Seja proativo e participe de reuniões
  • Use a sua habilidade de comunicação ao seu favor

Temperamento Colérico

Entre os 4 temperamentos, as pessoas do tipo coléricas são as mais explosivas e agressivas, vamos entender nesse tópico mais características do temperamento Colérico.

Características predominantes 

Eles se caracterizam também por serem indivíduos determinados com muita capacidade de planejamento, liderança e dispõem de muita energia.

São considerados líderes natos, e também podem apresentar características dominadoras e também são bastante ambiciosos.

Na perspectiva das outras pessoas podem ser vistos como intolerantes e impacientes, pois 

  • Pontos fortes: determinados, bons líderes, alta capacidade de planejamento
  • Pontos fracos: egocêntricos, intolerantes e impacientes

Vida pessoal e profissional 

Os coléricos apresentam temperamentos ambiciosos e isso pode ser vantajoso para eles no ambiente de trabalho. 

Por isso, quando são colocados em posições como gerentes ou supervisores eles têm grande potencial para se destacar. 

Se dão melhor em cargos onde eles devem delegar as tarefas, entretanto se eles se encontrarem em cargos de níveis inferiores é preciso encontrar maneiras de estabelecer uma comunicação amigável.

Principalmente se for algum tipo de cobrança ou feedback negativo, eles nem sempre vão reagir positivamente, então é preciso escolher as suas falas com calma, e no relacionamento não é diferente.

Apesar de tudo isso, os coléricos costumam gostar de desempenhar trabalho em equipe.

Curiosidade:  sabe quem mais possuía esse temperamento colérico? Steve Jobs!

 Como os coléricos podem obter sucesso profissional: 

  • Não deixar a impulsividade controlar o seu comportamento
  • Tente ser mais cuidadoso e simpático com as pessoas ao seu redor
  • Faça pausas no dia a dia para acalmar o seu temperamento
  • Trabalhe com pessoas que tenham o mesmo interesse profissional

Imagem vetorizada de uma pessoa irritada

Temperamento Melancólico

Entre os 4 temperamentos, o temperamento melancólico é o que mais tem tendência à timidez e por isso são considerados bastante solitários. 

Características predominantes 

Eles são pessoas que possuem sensibilidade aflorada, tendem a ser introvertidas e esconder os seus próprios sentimentos. 

São detalhistas, fiéis e ao mesmo tempo desconfiados e tem tendência a serem pessimistas. 

  • Pontos fortes: leais, dedicados e sensíveis
  • Pontos fracos: pessimistas, inflexíveis e egoístas

Vida pessoal e profissional 

Os melancólicos são analíticos, intelectuais e perfeccionistas.

Eles possuem grande potencial de enxergar os problemas de todos os ângulos e criar sugestões para resolvê-los. 

São bons em times de planejamento estratégico e organizadores, entretanto o perfeccionismo pode fazer com que eles fiquem presos muito tempo em um mesmo projeto. 

Eles também têm tendência a levar mais tempo preparando uma tarefa do que na execução de um projeto.

Em suas vidas pessoais eles costumam levar as coisas a sério, e possuem bastante compaixão com aqueles que precisam deles.

Preferem ter conversas mais profundas e inteligentes do que conversas superficiais. 

Como um melancólico pode obter sucesso na vida profissional:

  • Evite distrações no trabalho
  • Encontre maneiras de contornar o estresse
  • Tente manter o equilíbrio entre sua indecisão e o perfeccionismo

Temperamento Fleumático

São bastante contrários aos sanguíneos que por serem impossíveis acabam não conseguindo evitar alguns conflitos.

Características predominantes 

Os fleumáticos, por sua vez, são aquelas pessoas que tentam evitar conflitos a todo o custo. 

Eles tendem a prezar por ambientes silenciosos, tranquilos e gostam de manter uma rotina onde eles se sentem seguros.

Apresentam personalidade pacífica e paciente. São pessoas que preferem não se manifestar, e são consideradas pelos outros pessoas dóceis e confiáveis e equilibradas.

Além disso, entre os 4 temperamentos é possível que sejam o temperamento mais disciplinado.

  • Pontos fortes: disciplinados, confiáveis e equilibrados
  • Pontos fracos: lentidão, resistência a mudanças e indecisão

Vida pessoal e profissional 

Eles possuem uma personalidade neutra e muitas vezes em relacionamentos podem até mesmo parecer que estão sendo indiferentes. 

No ambiente de trabalho geralmente são mais quietos e só respondem quando são perguntados, por isso é essencial que um líder ou gestor de equipe tente estimulá-los para que eles exponham suas ideias.

Um contraponto é que eles têm tendência a serem preguiçosos, tanto com as tarefas de casa quanto com o seu próprio trabalho e por isso vão precisar ser lembrados de que ainda possuem tarefas a cumprir.

Apesar disso, eles são um dos temperamentos mais fáceis de lidar no ambiente de trabalho, pois não costumam entrar em discussões e podem resolver os conflitos e problemas de maneira objetiva.

Tanto na vida pessoal quanto profissional eles são ótimos ouvintes, e por isso um curso de oratória pode ajudar para que eles consigam se expressar melhor.

Como os fleumáticos podem obter sucesso no campo profissional:

  • Começar um projeto com antecedência
  • Mantenha o foco em apenas um problema, ao invés de vários ao mesmo tempo
  • Evite procrastinar e ser inativo
  • Aprenda a se expressar, expresse sua opinião em público

É possível trabalhar seu temperamento?

Se você se identificou com algum dos  4 temperamentos que citamos ao longo deste artigo, e quer saber se é possível transitar entre eles ou até mesmo modificá-los?

A resposta para essa pergunta é: Sim! Por isso, no início deste artigo apresentamos alguns cursos que podem ser interessantes para que você consiga adquirir inteligência emocional e entender mais sobre as suas próprias emoções. 

De acordo com Daniel Goleman, embora existam fatores que determinam o temperamento de uma pessoa, a mente humana possui muitos circuitos e eles são maleáveis podendo ser trabalhados.

E é para isso que você deve se aprofundar mais em temas sobre inteligência emocional para descobrir quais são os caminhos que vão te levar a melhorar e identificar o seu temperamento.

Com certeza a inteligência emocional irá contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Teste para os 4 temperamentos

Como você já deve imaginar é relativamente fácil descobrir em qual perfil você se encaixa através de uma auto análise e através da análise das características determinante dos 4 temperamentos.

Entretanto, se você ainda está em dúvidas sobre qual dos temperamentos a sua personalidade se encaixa, você pode procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para fazer um teste e realizar uma análise mais aprofundada.

Existem também testes online que estão disponíveis para que você realize e comece a trabalhar o quanto antes no desenvolvimento das suas competências de inteligência emocional.

O teste DISC, é bastante utilizado por recrutadores como ferramenta de mapeamento comportamental e também pode dizer muito sobre a sua personalidade. 

Quer aprender mais sobre os 4 temperamentos?

Nesse artigo, você foi capaz de conhecer mais sobre os 4 temperamentos e como eles podem influenciar tanto na nossa vida pessoal quanto na vida profissional. 

Para aprender mais sobre os 4 temperamentos, estude sobre autoconhecimento, busque entender as diferenças das emoções que se manifestam em você, e como os aspectos negativos interferem na sua vida e nas suas escolhas.

Não deixe de praticar a inteligência emocional para encontrar maneiras de melhorar a sua qualidade de vida em muitos aspectos.

Bons estudos!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download