12 Melhores Cursos de Mídias Digitais em 2024

atualizado 8 de janeiro de 2024
Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A internet é uma mídia que revolucionou a forma como a publicidade e o marketing são feitos.

Hoje em dia, empresas de todos os tamanhos são capazes de disputar pelo mesmo espaço e clientes. Isso porque o meio digital tornou ações de marketing muito mais acessíveis e eficientes.

Isso significa que profissionais e negócios que realmente entendem o marketing digital são capazes de conquistar resultados incríveis personalizando e otimizando suas campanhas.

Contudo, é preciso se manter atualizado o tempo todo, já que novas tecnologias, redes sociais e comportamentos dos consumidores tendem a evoluir muito mais rápido.

As ferramentas de marketing digital podem oferecer os recursos necessários para criar a segmentação mais específica possível. 

Mas pra que isso tenha efeito, é preciso entender quem é seu público, o que ele consome, como interagir com ele e qual o momento certo de interagir com ele.

Se você tem interesse em seguir uma carreira no marketing digital ou busca otimizar os resultados do seu empreendimento, confira nossa lista com os melhores cursos de mídias digitais disponíveis online.

Curso de mídias digitais: o que é?

O curso de mídias digitais é um material de estudo que reúne os principais assuntos relacionados ao uso, criação, estratégia e gerenciamento de conteúdos digitais.

O principal objetivo desse tipo de conteúdo é capacitar profissionais para trabalhar com marketing no ambiente digital, atuando com redes sociais, Google Ads e outras plataformas digitais.

Esse curso é importante para profissionais da área de marketing digital e lideranças de negócios, já que a evolução da tecnologia e do comportamento dos consumidores é constante e rápida.

Melhores Cursos de Mídias Digitais

Confira a seguir uma lista com os melhores cursos sobre Mídias Digitais.

1. Curso Completo de Marketing Digital - 23 Cursos em 1

Este é um curso de mídias digitais que ensina tudo o que é preciso para se tornar um especialista em marketing na internet.

O material ensina habilidades e estratégias para crescer seu negócio, conseguindo ótimos empregos no setor de marketing e ajudando clientes a terem sucesso com seus negócios.

O conteúdo também ensina como criar uma identidade de marca para fortalecer o negócio e aumentar seu público, gerando mais resultados.

Carga horária: 40 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Branding
  • Sites
  • Email marketing
  • Marketing de conteúdo
  • Blogging
  • Copywriting
  • SEO
  • YouTube
  • Facebook
  • Google Ads
  • Analytics
  • Twitter
  • Instagram
  • Podcasting

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

2. Curso de Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais

Este é um curso voltado para o planejamento de conteúdo para mídias sociais, com o objetivo de alcançar as metas traçadas através do marketing digital.

As aulas começam com o foco em definir o que será ofertado ao público, metas de marketing, público-alvo e o que se espera alcançar com seu conteúdo.

Ao realizar todas as definições do planejamento, o material irá dar o próximo passo planejando o conteúdo que será produzido para as mídias e canais digitais da empresa.

Carga horária: 2,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Planejamento de Marketing Digital
  • Planejamento de conteúdo para Mídias Sociais e Canais Digitais

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

3. Formação Gestor de Tráfego Pago e Mídia Performance

O Gestor de Tráfego, também conhecido como Mídia Digital de Performance, é um dos cargos com mais vagas abertas e com a necessidade de bons profissionais.

Contudo, para se tornar um bom profissional na área é preciso dominar 3 conceitos fundamentais: tráfego pago, conversão online e web analytics.

A proposta deste curso de mídias digitais é ensinar a dominar todos esses conceitos, aprendendo sobre copywriting, métricas de análise de dados e uso das principais ferramentas.

Carga horária: 27 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Tráfego Pago - Facebook Ads e Instagram Ads
  • Tráfego Pago - Google Ads e YouTube Ads
  • Conversão Online
  • Copywriting
  • Neuromarketing e gatilhos mentais
  • Google Analytics

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

4. Curso de Marketing Digital Completo

Com mais de 90 mil alunos inscritos na Udemy, esse é um dos cursos de marketing digital mais completos da plataforma.

O material é um apanhado de 14 cursos diferentes que ensinam o marketing de uma forma inteligente para explorar o investimento do seu orçamento e tempo da melhor forma possível.

O conteúdo aborda os fundamentos do marketing digital desde o início, ensinando sobre Google Ads, Facebook e Instagram Ads, SEO e Email Marketing.

As aulas também mostram como monitorar e analisar campanhas para melhorar sua performance e gerar mais resultados.

Carga horária: 18 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao Marketing Digital
  • Instagram Ads Fundamental
  • Facebook for Business e Instagram
  • Google Ads Fundamental
  • Google Ads Rede de Pesquisa
  • Google Ads Rede de Display
  • Google Ads Video
  • Google Ads Promoção de App
  • Google Ads Remarketing
  • SEO - Seu site no topo do Google
  • Email Marketing
  • LinkedIn Ads
  • Google Analytics

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy.

5. Google Analytics COMPLETO - Do Zero ao PRO

Esse é um curso de mídias digitais que ensina a usar o Google Analytics do zero até o nível profissional.

O material apresenta formas de realizar configurações profissionais e análises avançadas sempre baseadas nos objetivos de cada site.

O conteúdo ensina sobre a instalação da Tag Universal do Google Analytics, filtros, configurações.

Além disso, os alunos aprendem sobre análises, preparando os principais relatórios da plataforma em tempo real.

Carga horária: 8 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Instalação da Tag Universal do Google Analytics
  • Configurações essenciais da propriedade e vínculos (Google Search Console e Google Ads)
  • Configurações essenciais da vista
  • Acompanhamento de pesquisa
  • Filtros de vista
  • Metas de conversão
  • Análises de tempo real, público-alvo, aquisição de tráfego, comportamento e conversão

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

6. Curso de Google Analytics - do Básico ao Avançado

Este curso de mídias digitais foca em ensinar a usar o Google Analytics para analisar o tráfego e realizar configurações específicas para seu negócio, se baseando em cenários básicos e avançados.

Essa é uma forma de capturar diversos dados sobre características e comportamento dos visitantes, aquisição até a conversão, insights e relatórios completos para medir o ROI (Retorno Sobre o Investimento).

As aulas vão do básico ao avançado, funcionando como uma formação para aprender tudo o que é necessário sobres os recursos básicos e avançados do Google Analytics.

Carga horária: 16,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Como o Google Analytics funciona e base para análise de dados
  • Configurações básicas e avançadas
  • Configurações com Google Tag Manager
  • Configurações com programação
  • Configurações em Wordpress e outras plataformas
  • Configurações em diversos tipos de sites
  • Monitorando dados além do seu site
  • Política de dados
  • Análise de dados avançada
  • Comportamento, engajamento e características do usuário
  • Análise das métricas mais polêmicas do Google Analytics
  • Estudo detalhado de relatórios complexos
  • Situações reais do dia a dia
  • Identificação do usuário
  • Google Analytics Demos & Tools
  • Usando APIs do GA com programação PHP e JS
  • Muito mais

Tipo de acesso: Acesso vitalício através da plataforma Udemy.

7. Curso de Marketing de Conteúdo

Este curso da Rock Content ensina os conceitos fundamentais do marketing de conteúdo para gerar resultados na internet.

As aulas ensinam a definir objetivos e KPIs (Key Performance Indicators) para estratégias de marketing de conteúdo, estruturar um público-alvo e a persona para o seu negócio.

O material também ajuda a definir os melhores canais e formatos de conteúdo para sua persona.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Planejamento
  • Blog
  • Redes Sociais
  • Email
  • Funil de Vendas
  • Leads e Automação
  • Métricas

Tipo de acesso: Acesso grátis através da Rock University.

8. Curso de Mídias Digitais e Vendas - FGV

A FGV conta com um curso de mídias digitais e vendas que prepara os estudantes para utilizarem as tecnologias atuais de forma estratégica.

A proposta é conhecer bem o mercado e seus consumidores para propor novas soluções e canais para estratégias de vendas e relacionamento com clientes.

O conteúdo ajuda a desenvolver as habilidades para entender como as redes sociais podem transformar um negócio.

As aulas também ensinam a identificar os pilares da presença digital, formatos de atuação online e como analisar as oportunidades do mercado digital.

Carga horária: 30 horas

Certificado: conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Mídias digitais: conceitos e fundamentos iniciais
  • Negócios digitais
  • Mobile marketing
  • Marketing de busca e Google

Tipo de acesso: Acesso por 8 semanas através da plataforma online da FGV.

9. Gestão de Marketing em Mídias Digitais - PUCPR

O curso online da PUCPR ensina tudo sobre mídias digitais para atuar no mercado como gestor de marketing.

O conteúdo prepara profissionais para entender o consumidor e seu comportamento nos meios digitais.

Depois de analisar essas informações, o material mostra como planejar, implementar, controlar e mensurar os resultados de ações estratégias na divulgação digital.

Alguns tópicos importantes que serão estudados durante o curso são: marketing 4.0, customer experience, influenciadores digitais, publicidade online e web analytics.

Duração: 2 anos.

Certificado: conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Cenários e mercado
  • Análise e comportamentos
  • Experiência e relacionamento
  • Análise de dados e estratégia
  • Visão estratégica

Tipo de acesso: Acesso ao curso durante 2 anos através da plataforma EAD da PUCPR.

10. Curso de Mídias Digitais e Vendas Gratuito - Unova

O curso de mídias digitais da Unova é uma alternativa para quem busca um material mais acessível.

O conteúdo ensina o básico que é necessário para fazer parte do mercado competitivo no meio digital.

As aulas ensinam como ampliar os negócios na internet, como criar presença digital, tipos de negócios digitais, comportamento do consumidor, tendências digitais e muito mais.

Carga horária: 20 horas

Certificado: conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Presença digital
  • Tendências digitais
  • Evolução no comportamento do consumidor
  • Cauda longa
  • Negócios digitais

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emitir o certificado.

11. Especialização em Negócios em Mídias Digitais - FMU

O curso de mídias digitais da FMU é voltado para profissionais que desejam conquistar um conhecimento diferencial para se destacar no mercado.

O material aborda 16 disciplinas diferentes somando 360 horas de conteúdo sobre marketing e mídias digitais.

Quem optar por estudar com o curso irá aprender ferramentas práticas de inovação, gestão de projetos, comércios eletrônicos, comportamento do consumidor, métodos digitais, métricas e muito mais.

Duração: 2 semestres

Certificado: conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Gestão de Projetos e Processos
  • Planejamento e Estratégia
  • Análise de Resultados em Ambientes Digitais
  • Comércio Eletrônico
  • Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado
  • Desenvolvimento e Plano de Negócios
  • Gamificação e Mídias Digitais
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Métricas e Métodos Digitais

Tipo de acesso: Acesso ao curso durante os 2 semestres de duração pela plataforma digital do FMU.

12. Curso de Mídias Sociais

A Mirago conta com um curso de mídias digitais que ensina como analisar, planejar, executar e monitorar estratégias para Social Media.

As aulas apresentam a diferença entre redes e mídias sociais, a importância do planejamento e como fazê-lo, como criar buyer personas, estratégias e mais.

O conteúdo irá abordar as redes mais usadas no Brasil: Instagram, WhatsApp, Facebook, LinkedIn, Pinterest e Twitter.

Carga horária: 11 horas

Certificado: conta com um Certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Diferença de Redes Sociais
  • Planejamento para Mídias Sociais
  • Estratégia para Mídias Sociais
  • Buyer Personas
  • Monitoramento das Mídias Sociais

Tipo de acesso: Acesso gratuito ao conteúdo, mas é preciso pagar uma taxa para emitir o certificado.

Preparado para começar um Curso de Mídias Digitais?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado ótimas opções para começar ou aprofundar seus estudos nas mídias digitais.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre o Google Ads antes de começar seu curso, confira nosso artigo que explica o que é e como funciona o Google Ads.

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