O que é Site? Guia Completo de Como Montar o Seu

10 de janeiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Entender o que é site e como montar um para sua empresa ou negócio é fundamental no cenário digital atual, principalmente quando considerado que a presença online é um fator crucial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Pensando em te ajudar, nós criamos um guia abrangente que explora os principais conceitos sobre o que exatamente é um site, como definição básica, tipos de site e principalmente como criar e ter sua própria página.

O que é site?

O site é uma coleção de páginas da web acessíveis através da internet e normalmente são identificadas por um domínio comum. Cada página dentro de um site pode conter diferentes conteúdos como textos, imagens, vídeos, etc.

Todo website é construído a partir de uma linguagem de programação web, como HTML, CSS ou JavaScript e precisam ser hospedados em um servidor próprio ou de terceiros para que possam ser acessados pelos usuários.

O que é URL do site?

O conceito de "lugar na rede" e URL estão diretamente ligados. Afinal, um lugar na rede sempre é procurado por pessoas que estão criando sites. O domínio também, conhecido como endereço eletrônico ou URL, é o endereço digital que será utilizado no campo de pesquisa de um navegador para acessar um site. 

O que é hospedagem de site?

Outra dúvida muito comum relacionada ao assunto é a hospedagem de sites. Apesar de ser algo fundamental para que páginas fiquem disponíveis na internet, muitas pessoas não conhecem ou não compreendem este conceito. 

A hospedagem é um serviço que funciona como um tipo de aluguel de um espaço digital para armazenar os arquivos fundamentais para manter um site online 24 horas por dia. 

Conheça a seguir os tipos de hospedagem de sites e seus diferenciais:

  • Hospedagem grátis: Apesar de oferecer recursos limitados, pouco espaço para armazenamento de dados e exibir propagandas em formato de banners nas páginas hospedadas, é uma ótima opção para quem está começando e não possui o orçamento necessário.
  • Hospedagem compartilhada: Essa é uma das categorias mais populares e consiste em em armazenar informações em servidores compartilhados entre vários sites.
  • VPS - Servidor Virtual Privado: É um servidor físico e robusto dividido em diversos servidores virtuais isolados uns dos outros. Podem compartilhar os recursos físicos, mas o processamento, tráfego, memória RAM e espaço em disco são dedicados para cada servidor virtual privado. 
  • Hospedagem Cloud: Considerada a opção mais confiável, suas informações são hospedadas na nuvem. Isso significa que se algum servidor apresentar problemas técnicos, outro servidor que também tem seus dados, manterá a qualidade do serviço.

Para que serve um site

Conforme mencionamos anteriormente, um site pode desempenhar diversas funções diferentes dependendo dos seus objetivos e das suas necessidades, como por exemplo fortalecer sua presença online, divulgar noticias ou até mesmo vender produtos e serviços.

Para cada conteúdo, existe um tipo de site específico. Por isso, é indispensável que antes de criar um website para sua empresa ou projeto pessoal, você defina com antecedência o que pretende divulgar ou compartilhar.

Tipos de Site

Confira a seguir os principais tipos de sites que existem e algumas características de cada um deles:

  • E-Commerce: Se o seu objetivo é vender produtos ou serviços pela internet, este é o modelo ideal para o seu negócio, pois conta com diversas funcionalidades como: catalogo de produtos, carrinho, página de checkout e muitas outras.
  • Blog: Ideal para quem trabalha com redação e produção de conteúdo online. Você pode criar um blog para falar de qualquer assunto, desde viagens até compartilhar experiências pessoais. Aqui a criatividade é o limite.
  • Institucional: Este é o modelo mais utilizado por empresas para divulgar informações relevantes como: história da marca, valores e objetivos, produtos e serviços oferecidos, informações de contato, equipe de colaboradores, etc.
  • Landing Page: A Landing Page é uma página que tem como principal objetivo captar informações dos usuários interessados no seu produto ou serviço. Muitas empresas utilizam esse tipo de site para captar leads e ter acesso a alguns dados, como nome, telefone, e-mail, etc.

Mas não para por ai, existem diversos outros tipos de páginas com funcionalidades diferentes, afinal, o site é uma ferramenta versátil que sempre se adapta para atender as necessidades e os objetivos do seu criador.

Como Ter um Site?

Atualmente, ter o seu próprio site é essencial para qualquer profissional ou empresa que quer se estabelecer de forma solida no mundo digital. Por isso, preparamos um guia com todos os passos necessários:

1. Defina o Propósito do seu Site

É muito importante que antes de começar a construir um site, você saiba exatamente para o que pretende utiliza-lo a longo prazo. Trace um objetivo claro e projete a página com todos os recursos necessários para entregar a melhor experiência possível ao seus usuários.

imagem de um notebook em cima de uma mesa ao lado de um caderno de anotações, uma xicara de café e um smartphone

Lembre-se, você pode usar um website para promover sua empresa, criar conteúdos em formato de blog, vender produtos ou serviços on-line ou até mesmo como um portifólio para expor sua experiência profissional.

2. Escolha um Nome para o Domínio

O domínio nada mais é do que o endereço do seu site na internet. É através dele que os usuários conseguem encontrar e acessar a sua página, por isso, é essencial que você escolha um domínio fácil de lembrar.

Além disso, sempre opte por palavras ou termos que façam sentido com o conteúdo que será abordado na sua página web. Alguns sites, como a GoDaddy, oferecem uma ferramenta que te permite verificar a disponibilidade de um domínio.

3. Registre seu Domínio e Escolha um Site de Hospedagem

Existem diversos sites e plataformas como HostGator, GoDaddy, Wix e muitos outros que oferecem serviços completos de hospedagem de domínio. Basta escolher aquele que mais te agrada e cabe no seu bolso.

4. Escolha uma Plataforma para Criar seu Site

Atualmente, aprender como criar um site ficou mais fácil do que nunca, afinal, plataformas populares como Wix, WordPress, Shopify e NuvemShop te permitem criar sites inteiros em poucos minutos, sem que você tenha nenhum conhecimento em programação ou design.

Cada uma delas trabalha com um editor diferente, tem suas próprias características e oferecem recursos específicos. Estude cada uma delas com cuidado e escolha a que mais se adequa ao seu negócio ou projeto pessoal.

5. Projete e Configure seu Site

Na hora de montar as páginas no editor, personalize o design de acordo com suas preferências. Porém, não deixe de adicionar informações relevantes como: textos, imagens, vídeos e qualquer outro elemento importante.

Depois de adicionar todos esses elementos, configure todas as funcionalidades extras que serão necessárias para garantir que o seu site funcione corretamente, por exemplo: botões de compartilhamento e compra, formulários de contato, páginas de checkout, etc.

6. Realize Teste e Otimizações

Antes de publicar o seu site oficialmente e começar a divulga-lo, não deixe de realizar quantos testes forem necessários para que garantir que todas as páginas, subpáginas e recursos estão funcionando corretamente.

Além disso, verifique se a navegabilidade é intuitiva, o nível de velocidade de carregamento de cada página e principalmente se ele é compatível com computadores, smartphones e tablets.

7. Mantenha o Site Sempre Atualizado

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de manter todas as informações relevantes sempre atualizadas e verificar com uma certa frequência se tudo está funcionando da forma correta.

É importante ressaltar que este é um processo contínuo, ou seja, para garantir que seu site tenha sucesso e ofereça uma boa experiência você precisa cuidar e realizar a manutenção do mesmo de forma consistente.

Aprendeu o que é site?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender um pouco melhor o que é site e como você pode criar um para divulgar, compartilhar ou comercializar os projetos, produtos ou serviços da sua empresa.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download