Entenda o que é site e como criar o seu

Índice

Site é um conjunto de páginas organizadas e armazenadas em um servidor. São usadas por pessoas e empresas para compartilhar conteúdo, informações e vídeos sobre os mais diversos assuntos.

A forma tradicional de acessar um site é através de sua URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos), ou seja, o nome do domínio de um site. 

Também é possível pesquisar por páginas na internet e acessá-las através de mecanismos de busca com o Google e o Bing. 

Por mais que o conceito de site seja conhecido por grande parte da população, é preciso entender bem quais elementos o compõem e como construí-lo para utilizar este recurso da melhor maneira possível em sua empresa ou projeto pessoal.

Para aprender mais sobre este assunto, confira nosso artigo e conheça os detalhes que compõem os sites.

O que é um site? 

O termo “site” usado no Brasil na verdade é a simplificação de um termo em inglês que une duas palavras: website. 

Portanto, para entender o que é site, precisamos dividir o conceito original e entender sua origem. 

“Web” é o nome utilizado para a rede mundial de computadores, a world wide web. Já a palavra “site” significa lugar em inglês. 

Portanto, website é um lugar na rede mundial de computadores que pode ser acessado através de um URL. 

O que é URL do site?

O conceito de “lugar na rede” e URL estão diretamente ligados. Afinal, um lugar na rede sempre é procurado por pessoas que estão criando sites. 

Utilizando um exemplo para simplificar: assim como um terreno vazio em um certo endereço é necessário para construir uma casa, um nome de domínio precisa estar disponível para ser associado a um site. 

Por isso o domínio também é conhecido como endereço eletrônico ou URL, o endereço digital que será utilizado no campo de pesquisa de um navegador para acessar um site. 

O que é hospedagem de site?

Outra dúvida muito comum relacionada ao assunto é a hospedagem de sites. 

Apesar de ser algo fundamental para que páginas fiquem disponíveis na internet, muitas pessoas não conhecem ou não compreendem este conceito. 

A hospedagem é um serviço que funciona como um tipo de aluguel de um espaço digital para armazenar os arquivos fundamentais para manter um site online 24 horas por dia. 

Existem tipos diferentes de hospedagem recomendados para perfis de usuários diferentes. 

Alguns mais simples oferecem um ótimo custo-benefício para pequenas empresas e empreendedores individuais. 

Enquanto isso, outras opções mais robustas são necessárias para garantir a estabilidade de sites com um grande número de acessos diários.

Conheça a seguir os tipos de hospedagem de sites e seus diferenciais:

  • Hospedagem grátis: é uma opção que oferece recursos muito limitados, pouco espaço para armazenamento de dados e irá exibir propagandas e banners nas páginas hospedadas.
  • Hospedagem compartilhada: é uma das categorias mais populares. É capaz de oferecer vários recursos para atender negócios de pequeno e médio porte com um ótimo custo benefício. O serviço consiste em armazenar informações em servidores compartilhados entre vários sites.
  • VPS - Servidor Virtual Privado: é um servidor físico robusto dividido em diversos servidores virtuais isolados uns dos outros. Podem compartilhar os recursos físicos, mas o processamento, tráfego, memória RAM e espaço em disco são dedicados para cada servidor virtual privado. 
  • Hospedagem Cloud: é a opção mais confiável, pois funciona a partir de um conjunto de servidores diferentes. Ou seja, suas informações são hospedadas na nuvem. Isso significa que se algum servidor apresentar problemas técnicos, outro servidor também terá seus dados e manterá a qualidade do serviço.

Quais são os tipos de sites?

Existem categorias de sites específicos para cada tipo de demanda. Para nos aprofundar um pouco mais neste assunto, confira algumas das alternativas mais usadas e populares na internet. 

  1. Site institucional: criados com o objetivo de divulgar informações institucionais como a história de uma empresa, seus produtos e serviços, equipe, portfólio, especialização, missão, visão e valores. 

  2. Site one page: inspirado na usabilidade dos dispositivos mobile, é um site mais prático que reúne todas as informações em uma só página. 

  3. Hotsite: sites criados para disponibilizar algum tipo de conteúdo temporário. Geralmente são usados para divulgar eventos e promoções.

  4. E-commerce: são lojas virtuais com a finalidade comercial de vender produtos, serviços ou produtos digitais pela internet.

  5. Landing page: são páginas de captura desenvolvidas para coletar informações sobre interessados em algum conteúdo ou produto oferecido por um negócio. É preciso de uma oferta de valor para despertar o interesse dos visitantes, que em troca deixam seus dados para contato. 

  6. Blog: um portal de conteúdo que reúne publicações nos mais diversos formatos sobre qualquer tipo de assunto.

  7. Ferramentas online: existem algumas páginas que oferecem ferramentas para serem utilizadas online, como o nosso próprio gerador de link para WhatsApp.

Por que é importante ter um site?

Ter seu próprio espaço profissional na internet é algo fundamental para estratégias de marketing digital em qualquer área de atuação. 

Cada vez mais o mercado exige que os negócios sejam capazes de se posicionar corretamente na web, afinal as mudanças proporcionadas pela tecnologia estão acontecendo mais rapidamente e os clientes estão se tornando mais exigentes.

Hoje em dia não é mais possível contar apenas com as redes sociais para mover seu negócio na rede, é preciso do seu próprio espaço digital. 

Confira a seguir como ter seu próprio site pode impactar a estratégia do seu negócio.

Confiança e credibilidade

A credibilidade é fundamental para quem deseja se posicionar de forma positiva no mercado. 

Consumidores podem até se interessar em produtos e serviços de qualquer empresa, contudo, irão comprar apenas de negócios no qual confiam. 

Ter seu website é uma das melhores maneiras de transmitir profissionalismo sobre sua marca na internet. 

Isso é importante até mesmo em segmentos onde as redes sociais são mais relevantes, pois usuários podem pesquisar sobre sua marca nos mecanismos de busca para assegurar que estão interagindo com profissionais.

Visibilidade

Um dos benefícios mais importantes que um site pode trazer para negócios é a visibilidade. É comum que os consumidores pesquisem sobre empresas, produtos e serviços de vários tipos nos mecanismos de busca.

Contar com páginas profissionais irá fazer com que os usuários encontrem seu site com mais facilidade. 

É possível até mesmo investir neste tipo de interação, através das técnicas de SEO que podem ser aplicadas para aumentar as visibilidades de sua página para o público de sua empresa.

Efetividade no atendimento

Como já explicamos, o site é um recurso que transmite confiança e segurança para seu público. 

Ao acessar um site de qualidade profissional, os visitantes entendem que terão acesso e poderão solicitar informações confiáveis sobre o negócio.

Além disso, é possível utilizar seu website como um canal de atendimento eficiente para receber solicitações e até mesmo atender clientes em tempo real através do chat online.

Excelente canal de vendas

Dependendo da área de atuação do seu negócio, seu website pode ser configurado como seu principal canal de vendas.

Isso significa que sua marca será capaz de oferecer uma opção segura para seus clientes, mas continuará contando com a possibilidade de investir em outros canais. 

Além disso, será possível utilizar as redes sociais e divulgação na internet para promover seu site de forma precisa e efetiva.

Quanto custa ter um site?

O custo de um site irá depender exclusivamente de sua complexidade. Portanto, a partir dos recursos disponíveis um negócio precisa decidir como irá realizar seu investimento em hospedagem, domínio, layout e conteúdo. 

O domínio é o item mais acessível, grande parte dos domínios custam cerca de R$ 50,00, mas em alguns casos o custo pode variar bastante. 

É possível até mesmo conseguir seu domínio grátis ao contratar um construtor de sites ou plano de hospedagem.

A hospedagem é fundamental para garantir a segurança do seu site e armazenar seus dados, além de assegurar uma experiência de qualidade aos seus visitantes. Algumas das opções mais baratas pode custar até mesmo R$ 10,00 por mês.

O maior investimento está na escolha entre um construtor de site ou um web designer. Os criadores de sites são mais acessíveis e fáceis de usar, porém contam com limitações. 

Já a contratação de profissionais pode ser mais cara, mas oferece muito mais liberdade para seu site. 

site sendo criado com linguagens de programação

Como criar seu site do zero

Hoje em dia criar um site do zero é algo bem simples. Basta apenas seguir 3 passos essenciais para garantir que ele ficará online.

Confira a seguir quais são estas etapas e entenda como você pode criar suas próprias páginas na internet.

1. Registro de domínio

O domínio será o endereço do seu site na internet. Portanto, o primeiro passo na criação de websites é definir um nome que ainda não tenha sido utilizado por outras pessoas.

Utilize ferramentas com o Registro.br para descobrir se os nomes desejados estão disponíveis e dê prioridade a nomes simples, fáceis de ler e escrever.

2. Hospedagem

Escolha um serviço de hospedagem que seja capaz de atender as demandas do seu negócio, como tráfego, espaço de armazenamento, certificado SSL e largura de banda. 

Optar por servidores de qualidade é o que irá garantir que seu site fique ativo e funcione bem, dando estabilidade para os visitantes navegarem por suas páginas.

3. Escolha o construtor de sites

Por fim, para que o seu site seja desenvolvido será preciso escolher um construtor de sites

Esse tipo de ferramenta oferece uma forma acessível de montar detalhes simples, escolher temas a partir de layouts prontos, montar cabeçalhos, configurar o conteúdo e diversas outras opções estruturais e estéticas do seu site. 

Aprendeu o que é site e como criar o seu?

Criar seu site é um dos passos mais importantes para quem deseja marcar sua presença na web. Mas além de só criar páginas, é preciso se preocupar com a qualidade da experiência de usuários e o conteúdo que será compartilhado.

Caso tenha interesse em melhorar o desempenho do seu negócio através da internet, avalie a possibilidade de instalar um chat online em seu site. 

O JivoChat é uma ferramenta completa que pode unificar seus canais de atendimento online, disponibilizar um chat em suas páginas e oferecer o recurso de iniciar conversas através dos convites proativos.

Início Blog Marketing Entenda o que é site e como criar o seu
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download