Modelos de eBook: 7 ferramentas para encontrar e como criar o seu

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Pensar em diferentes modelos de eBooks é essencial para tornar seu material mais atrativo. Além disso, esse tipo de conteúdo impulsiona as estratégias de inbound marketing, sendo um dos recursos de conversão mais importantes no marketing digital.

Os eBooks são utilizados para atrair, convencer, converter e promover o engajamento do público-alvo de uma marca. Para serem eficazes, devem conter conteúdo relevante, capaz de responder às principais dúvidas da persona.

A boa notícia é que você não precisa ser um designer para criar a diagramação do seu eBook. É possível fazer isso utilizando ferramentas gratuitas disponíveis na internet.

Para auxiliar na criação do seu eBook, reunimos modelos para você conhecer. Neste artigo, abordamos tudo o que você precisa saber sobre eBooks e onde encontrar os melhores modelos de ebooks. Confira!

O que é um ebook?

Um eBook é um livro digital que contém informações sobre um determinado tema. Eles podem ter diferentes tamanhos e são lidos em dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones e leitores de eBooks, como o Kindle.

Quando um eBook faz sucesso, ele pode ser impresso por uma editora e disponibilizado no formato físico para os leitores. Os eBooks podem ser criados em vários formatos, como HTML, Epub (eletronic publication), DjVu e PDF (Portable Document Format), sendo este último o mais popular por ser compatível com diversos dispositivos eletrônicos, como o Epub.

Dessa forma, os livros digitais são parte integrante das estratégias de inbound marketing, sendo essenciais para as ações de marketing digital das empresas. Devido ao seu potencial para a geração de leads, eles são amplamente utilizados pelas marcas.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo da BusinessWire, até 2026, o mercado global de eBooks deve crescer 28% em receitas, passando de US$ 18,1 bilhões em 2020 para os US$ 23,1 bilhões previstos.

Ilustração de uma pessoa em cima de livros lendo em uma tela

Por que utilizar o ebook como estratégia de marketing de conteúdo?

Em resumo, o eBook se destaca por oferecer um conteúdo mais completo e aprofundado em relação a outros formatos, como artigos. Ele também é uma ferramenta poderosa para educar a audiência sobre a empresa e demonstrar como seus produtos e serviços podem resolver problemas dos leitores.

A qualidade do conteúdo é fundamental. Ao criar um eBook de valor, você agrega reputação à marca, o que aumenta sua autoridade e as chances de fechar vendas.

Vamos explorar mais detalhadamente os motivos e benefícios que um eBook pode trazer para a sua marca:

1. Construção de Autoridade

Por oferecer um conteúdo rico, o eBook ajuda a construir autoridade para a marca, o que atrai potenciais clientes. Mesmo que o número de downloads seja baixo, ter um eBook mostra que sua empresa é especialista no assunto.

2. Geração de Leads Qualificados

Os usuários que se interessam por um eBook geralmente estão dispostos a fornecer seus dados para acessar o material, especialmente se for gratuito. Isso aumenta sua base de contatos e permite interagir com pessoas genuinamente interessadas no seu negócio, nutrindo-as com informações relevantes.

3. Escalabilidade

Ao automatizar o processo de disponibilizar um eBook para captar leads, você economiza recursos. Com uma landing page bem elaborada, é possível escalar as vendas através de outras estratégias de marketing digital, aumentando as vendas e os lucros.

4. Aumento de Compartilhamentos nas Redes Sociais

Quando um usuário se interessa pelo conteúdo de um eBook, ele tende a compartilhar com sua rede de contatos, aumentando a visibilidade nas redes sociais.

5. Entrega de Informações de Qualidade

As pessoas que buscam informações em um eBook desejam aprender e agregar conhecimento. Ao atender a essas expectativas, sua audiência tende a ser mais receptiva, ajudando a construir a reputação da sua marca.

Além disso, a produção de eBooks também oferece outras vantagens, como o aumento do tráfego para o site com um conteúdo relevante, a possibilidade de aprofundar temas de interesse do público-alvo, a facilidade de distribuição e compartilhamento online, e a organização de conteúdo relevante em um formato padronizado e replicável.

Como fazer um ebook?

Um eBook deve oferecer informações mais profundas e, portanto, sua produção requer um nível de profissionalismo. Ele vai além de simplesmente estender um artigo, pois o eBook visa agregar valor à sua marca ao disponibilizar conteúdo que oferece conhecimento significativo.

Um eBook bem elaborado pode se tornar uma fonte importante de receita para a empresa, educando os usuários sobre os benefícios de um produto ou serviço específico.

Para alcançar esse objetivo, é crucial pensar em estratégias para diferenciar seu material em meio à abundância de informações disponíveis, muitas das quais gratuitas.

Portanto, seu eBook precisa oferecer qualidade e originalidade superiores a qualquer outro conteúdo disponível na internet. Além de boas ideias, a criação de um eBook requer um planejamento cuidadoso do conteúdo. Você precisa:

  • Considerar as necessidades da sua persona;
  • Escolher um tema relevante com base nessas necessidades;
  • Otimizar o conteúdo para torná-lo atraente;
  • Pesquisar as informações mais pertinentes sobre o assunto;
  • Organizar o conteúdo em tópicos, visando à escalabilidade;
  • Revisar, editar e diagramar o conteúdo em um formato atraente e fácil de ler.

Para criar seu eBook, é recomendável utilizar ferramentas que ajudem a identificar os temas que mais interessam aos usuários. Além disso, separamos algumas dicas na hora de criar o seu eBook.

1. Utilize uma paleta de cores alinhada com a identidade da sua marca

Ao incorporar as cores da sua marca ao seu eBook, você automaticamente o torna mais profissional.

Dicas de cores:

  • Um fundo claro ou branco facilita a leitura.
  • O texto principal deve ser predominantemente escuro, embora seja possível usar cores de destaque (com moderação) para títulos ou palavras-chave.
  • Adicione cor aos hiperlinks para que se destaquem.
  • Limite o uso a no máximo quatro cores.

2. Escolha fontes que representam sua marca

Acima de tudo, certifique-se de que suas fontes sejam legíveis! As fontes neste modelo são modernas, elegantes e altamente legíveis:

Evite fontes muito excêntricas ou diferentes neste modelo de eBook. Elas foram escolhidas por uma equipe de designers profissionais por serem complementares e fáceis de ler.

Dicas de fontes:

  • Não use mais do que 3 fontes por eBook.
  • Considere usar uma fonte para títulos e outra para o corpo do texto.
  • Se tiver dúvidas, mantenha-se fiel às fontes do modelo.
  • Evite fontes manuscritas ou caligráficas, pois são difíceis de ler.
  • As diferentes fontes têm personalidades distintas, então escolha aquelas que reflitam a personalidade da sua marca.

3. Varie o layout

Atraia pessoas com diferentes estilos de aprendizado e níveis de concentração com um design criativo de eBook. Tire o máximo proveito de cada espaço com elementos visuais interessantes, tamanhos de texto variados e layouts envolventes.

  • Use listas.
  • Inclua imagens.
  • Adicione legendas às suas imagens (elas são populares entre os leitores).
  • Utilize ícones e ilustrações.
  • Experimente usar ícones em vez de marcadores em suas listas.
  • Use cabeçalhos: um título (H1), um subtítulo (H2) e subtítulos menores conforme necessário (H3).

4. Visualize dados com gráficos

Gráficos. Eles podem ser intimidantes, mas têm seus benefícios:

  • Ajudam a destacar informações-chave para o leitor.
  • Tornam informações importantes mais memoráveis.
  • Validam certas conclusões.
  • Melhoram a compreensão de pontos específicos.
  • Portanto, se o seu eBook incluir dados ou números, considere incluir pelo menos um gráfico.

5. Não se esqueça da sua chamada para ação (CTA)

O objetivo final da criação deste eBook é atrair novos clientes pagantes. Portanto, certifique-se de dizer aos seus leitores, de forma clara, o que você deseja que eles façam após a leitura. Inclua uma página de CTA no final do seu eBook.

Sua CTA pode ser:

  • Comprar um produto.
  • Agendar uma consulta gratuita por e-mail.
  • Preencher um formulário para uma avaliação gratuita.
  • Inscrever-se em um podcast.
  • Usar um código de desconto/oferta por tempo limitado.

Qual conteúdo colocar em um ebook?

Antes de explorar os modelos de eBooks, é essencial focar no conteúdo deles. Um eBook bem elaborado e parte de uma estratégia eficaz pode abordar uma ampla variedade de temas, desde comportamento até técnicas para uso de software.

A chave é facilitar a comunicação e oferecer um conteúdo claro e objetivo, com informações que realmente agreguem valor à persona e a ajudem a avançar no funil de vendas da empresa.

Portanto, ao escolher o tema do seu eBook, é importante realizar uma pesquisa para identificar os assuntos de maior interesse. Uma maneira fácil de fazer isso é analisar as estatísticas do blog da empresa para ver quais são os posts mais acessados.

No entanto, é crucial ter em mente que um artigo de blog tem um formato mais curto, enquanto um eBook deve apresentar um conteúdo mais aprofundado e abrangente.

Os usuários que compram ou baixam um eBook gratuito esperam ter acesso a uma história completa, não apenas a tópicos. Portanto, é necessário dedicar mais tempo e esforço à produção do eBook.

Onde encontrar os melhores modelos de ebook?

Com o conteúdo finalizado, é hora de criar um layout que reflita o tema do eBook e a identidade visual da sua empresa. Para ajudar nessa etapa, separamos algumas opções para encontrar os modelos de eBook mais adequados. Confira!

1. eBooks Resultados Digitais - Venngage

A RD Station é uma das principais empresas brasileiras de software como serviço (SaaS), reconhecida por sua liderança em automação de marketing e CRM de vendas pela B2B Stack. Em colaboração com a Venngage, uma renomada ferramenta de design de eBooks, eles oferecem 12 modelos prontos para você personalizar.

Com estes modelos, você pode criar eBooks atraentes e aumentar suas taxas de conversão. Oferecer eBooks gratuitos em suas campanhas permite que sua marca entregue conteúdo valioso, gerando valor para o público e facilitando a geração de leads. E o melhor, você não precisa ser um designer para utilizá-los.

Os modelos incluem formatos em PDF e PowerPoint, com capa, índice e diferentes estruturas de conteúdo para atender às suas necessidades. Escolha entre modelos verticais (A4) e horizontais (slides) para encontrar o que melhor se adapta à sua estratégia.

Capture de tela do RD Station

2. Modelos de ebook para empresas do setor de saúde - Venngage

A Venngage oferece um modelo de eBook voltado para empresas do setor de saúde. Com este modelo de eBook de guia de estilo de marca de saúde, é possível criar um guia de marca contemporâneo e muito mais. O modelo inclui fotos, um esquema de cores dramático e ícones que podem ser personalizados em minutos.

Empresas de assistência médica que vendem para outras empresas, como varejistas ou empresas farmacêuticas, devem fornecer o máximo de detalhes possível sobre seus produtos e serviços. As equipes de vendas precisam estar equipadas com materiais abrangentes para enviar aos clientes.

Como os compradores de B2B preferem conteúdo visual em vez de estático, criar eBooks com designs altamente atrativos é a maneira ideal de destacar suas ofertas exclusivas.

O modelo de eBook de geração de leads de assistência médica da Venngage pode ser usado para apresentar diretrizes de marca ou ser personalizado para se adequar aos seus materiais de vendas.

Captura de tela do Modelo de ebook Venngage

3.Modelo de E-book Minimalista

Destacando a simplicidade e a elegância, o modelo de eBook minimalista apresenta um design limpo e minimalista que valoriza o conteúdo.

Com seu layout organizado e tipografia cuidadosamente selecionada, este modelo de eBook para download gratuito do Word proporciona uma experiência de leitura agradável. Ideal para conteúdos que demandam clareza e focam em transmitir informações de forma eficaz, como guias de instruções, materiais educativos ou manuais técnicos.

Captura de tela do modelo de ebook

4. Power Point

Você pode criar um eBook com qualidade e visual atrativo usando o PowerPoint. Este programa é comum em muitos desktops e faz parte do Pacote Office da Microsoft. Você pode baixar um modelo pronto da internet e organizar o texto de acordo com o layout fornecido, ou utilizar um dos modelos disponíveis na própria ferramenta.

Uma vantagem do PowerPoint é que você não precisa configurar muito. Basta escolher o tipo de página que considera mais adequado. Também é fácil adicionar imagens, o que torna o layout do eBook mais interessante.

Depois de inserir todo o conteúdo no PowerPoint, você pode salvar o arquivo no formato PDF. Esse formato, assim como o ePUB, é amplamente utilizado.

5. My eBook

Se você procura uma ferramenta profissional e fácil de usar, uma excelente opção é a My Ebook, considerada por especialistas como uma das melhores para criar livros digitais. Ela oferece uma ampla variedade de modelos gratuitos de ebook e permite a diagramação de revistas, sendo repleta de recursos.

Com a My Ebook, é possível adicionar imagens, vídeos, áudios e muitos outros elementos para personalizar o seu ebook. No entanto, é importante notar que esses recursos funcionam apenas dentro da plataforma online, o que pode limitar sua flexibilidade dependendo da sua estratégia.

Uma vantagem significativa é a presença de uma espécie de Analytics na ferramenta. Com isso, você pode acompanhar quantas pessoas já leram ou baixaram o seu livro digital.

Além disso, se você já tiver seu ebook pronto, pode utilizar a My Ebook exclusivamente para a publicação e divulgação, exportando-o em PDF.

6. Flipsnack

O Flipsnack é uma plataforma digital que oferece diversos modelos de ebook gratuitos para você diagramar o seu conteúdo. Além disso, você pode criar animações realistas de virada de página de forma simples e rápida.

Com o Flipsnack, é possível transformar seus PDFs em livros digitais ou criar seu próprio flipbook de animação online. O Estúdio de Design da ferramenta facilita esse processo, sendo fácil de usar. Para acessar a plataforma, é necessário fazer um cadastro.

Captura de tela do Flipsnack

7. Playfic

Se você está procurando modelos de ebooks interativos, o Playfic é uma ótima opção. O que torna essa ferramenta única é a capacidade de os leitores alterarem o final da história, com base no conteúdo disponibilizado.

Se o seu ebook busca provocar reflexões, esse formato pode ser ideal. Além disso, se a intenção é estimular o senso crítico e a capacidade de escrita, o Playfic também é uma excelente escolha.

Descobriu onde encontrar os melhores modelos de ebook?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar os melhores modelos de ebook para você que está pensando em adotar o ebook como estratégia de marketing para sua empresa.

Além dos eBooks, as landing pages também são fundamentais para estratégias eficientes de marketing digital. Por isso, não deixe de conferir nosso artigo com os 12 melhores exemplos de Landing Page.

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