O que é ecommerce email marketing e como fazer

atualizado 11 de março de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Existem diversas estratégias para gerar vendas em um negócio digital, cada uma conta com suas vantagens e desafios.

Uma ferramenta que tem muito destaque nesse contexto é o ecommerce email marketing, que oferece como principal benefício o seu retorno sobre o investimento.

De acordo com o relatório apresentado pelo Kinsta em 2022 baseado em estudos do mercado norteamericano, o email marketing conta com um ROI (Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento) de R$ 42 dólares para cada dólar gasto.

Ou seja, essa é uma excelente forma de criar campanhas sem precisar gastar muito para obter resultados relevantes. Isso permite que negócios economizem tempo e recursos para converter clientes.

Também é importante ressaltar que esse tipo de campanha pode gerar resultados ainda mais significativos quando combinada com outras estratégias.

Estruturar o marketing de conteúdo para o seu negócio, oferecendo conteúdo de valor em um calendário de emails planejado é algo que pode elevar seus resultados a novos níveis.

Se você tem interesse em vender mais com seu ecommerce, confira nosso artigo e entenda um pouco melhor como funcionam as estratégias de email marketing.

O que é email marketing?

O email marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo o envio de emails para uma lista de contatos para criar e manter um relacionamento que pode resultar em conversões.

É uma excelente prática que ajuda empresas a se conectarem com clientes em potencial através de uma comunicação direta.

Por mais que algumas pessoas entendam que o email é um canal ultrapassado, diversas pesquisas comprovam o contrário.

Segundo o levantamento feito pela Wibe Site Rating, existem mais de 4 bilhões de usuários ativos de email no mundo e cerca de 99% dos usuários verificam sua caixa de entrada diariamente.

Com um bom retorno sobre o investimento e taxas de abertura de email favoráveis quando as campanhas são segmentadas, optar pelo email marketing no ecommerce acaba se tornando uma decisão bem simples de ser tomada.

Por que o ecommerce email marketing é importante?

Porque é uma ferramenta simples e oferece custos acessíveis, enquanto pode alcançar um público muito grande e oferecer um retorno financeiro expressivo.

Estratégias através desse canal oferecem diversas opções de personalização. Isso permite que as ações de marketing sejam direcionadas ao público certo, se tornando mais assertivas e gerando mais resultados.

De forma geral, o email marketing para ecommerce oferece:

  • Formas para melhorar o relacionamento com os consumidores.
  • Divulgação de promoções, lançamentos e conteúdo de um negócio.
  • Aumento na taxa de conversão de vendas.
  • Ajuda a recuperar carrinhos abandonados.
  • Ajuda na fidelização dos clientes.

Como planejar uma campanha de ecommerce email marketing

Agora que já sabemos o que é ecommerce email marketing e sua importância, é hora de conferir os pontos chave na hora de criar sua campanha.

Entenda muito bem quem é sua audiência

O primeiro passo para criar uma campanha de email marketing, até mesmo de marketing digital em geral, é estudar e entender muito bem quem é seu público-alvo.

Buscar dados sobre esse público, estudar essas pessoas e seus hábitos são passos fundamentais para entender quais são seus interesses, preferências e comportamento.

Após organizar essas informações, será possível tomar decisões de forma inteligente a partir dos dados coletados.

Tenha um objetivo bem definido

Entender quais são os objetivos que sua campanha deseja atingir também é algo muito importante.

Avalie a prioridade do momento. É preciso atingir mais pessoas? Melhorar o relacionamento com a base de contatos? Vender mais?

Contar com uma meta bem estipulada irá tornar a criação de uma sequência de emails mais objetiva e eficiente.

Escolha as métricas para acompanhar

Por fim, é preciso escolher os KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-Chave de Desempenho) para os seus objetivos.

Essas métricas irão ajudar a medir o quanto suas ações têm contribuído para atingir os objetivos estabelecidos na etapa anterior.

Caso ainda não esteja familiarizado com os KPIs, confira alguns dos mais usados no ecommerce:

  • Taxa de conversão
  • Taxa de rejeição
  • Carrinhos abandonados
  • Ticket médio
  • Custo de aquisição de cliente
  • Valor do ciclo de vida

Principais tipos de email marketing para ecommerce

Confira a seguir alguns dos principais tipos de email marketing e seus objetivos.

1. Sequência de boas-vindas

Utilizar uma sequência de boas-vindas é uma das melhores formas de inserir os leads que acabaram de chegar em seu fluxo de email marketing.

Aproveite esse momento para oferecer uma proposta de venda, materiais, pedir por feedback e apresentar mais informações sobre o seu negócio.

Existem diversas opções do que fazer, mas antes de definir uma ação é preciso pensar em seus objetivos.

Com isso em mente, não deixe essa oportunidade de engajamento com o cliente passar em branco.

2. Recuperação de carrinho abandonado

Uma das utilizações mais eficientes do ecommerce email marketing é a recuperação de carrinhos abandonados.

Essa estratégia permite reverter uma parcela das desistências e pode ser implementada de forma automatizada, poupando tempo de sua equipe.

3. Clientes recorrentes

Quem já estudou marketing um pouco mais a fundo conhece uma das principais frases de Philip Kotler, um grande estudioso da área, que diz: "manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo".

Portanto, dedicar uma parte de sua estratégia para que esse público continue comprando de sua loja pode gerar ótimos resultados.

Pense em formas de recomendar produtos relacionados a primeira compra e produza conteúdo voltado para esse público específico.

4. Reengajamento

Aquecer sua base de clientes inativos também é algo que pode ser feito periodicamente.

Muitas vezes essas pessoas precisam de apenas um pequeno incentivo para despertarem o interesse por sua solução.

Portanto, busque formas de automatizar o envio de email a partir da última interação desse tipo de lead.

5. Pós-venda

O pós-venda é um excelente momento para coletar feedback dos seus clientes e mostrar que sua empresa conta com um canal aberto para continuar o atendimento.

Esse relacionamento pós-venda pode trazer benefícios para as duas partes, aumentando o engajamento, oferecendo novas oportunidades de venda e oferecendo o suporte que o cliente precisa.

Vale a pena investir em email marketing para ecommerce?

Existem diversas vantagens competitivas ligadas ao email marketing, conheça as principais.

Baixo custo

As campanhas de ecommerce email marketing geralmente são feitas em conjunto com estratégias de marketing de conteúdo.

Esse tipo de abordagem oferece custos mais baratos que campanhas tradicionais, já que seu objetivo é criar uma base de contatos e alimentá-la com conteúdos orgânicos.

Isso permite que sua marca envie materiais de uma forma que não é invasiva e que tenha o aval dos seus leads para receber esses materiais.

Ao reunir esses esforços de comunicação nessa estratégia mais certeira, seus custos serão direcionais apenas a criação do conteúdo e uma ferramenta para automatização dos fluxos de email marketing.

Foco no conteúdo

O email marketing é uma das formas mais eficientes de entregar conteúdo diretamente para seus leads.

Isso porque as pessoas que estão em sua lista preencheram um formulário e concordam em receber seus materiais.

Dessa forma, sua marca não irá irritar quem está consumindo um conteúdo atuando de forma invasiva.

Ao contrário, sua audiência que irá atrás de sua marca para receber conteúdos relevantes.

Isso permite que sua estratégia de marketing digital segmente sua audiência e prepare materiais para cada etapa do funil de vendas, ajudando os leads a avançar na jornada de compra.

Permite mensurar resultados

Estratégias de email marketing para ecommcer permitem definir e acompanhar indicadores-chave de performance com muita facilidade.

Isso é possível porque esse canal conta com diversas formas de gerar e capturar dados, que podem ser usados para gerar relatório e interpretar os resultados.

Com essas informações em mãos é possível entender realmente quem são seus clientes e quais são seus hábitos.

A partir desse entendimento, será possível criar estratégias cada vez mais efetivas.

Auxilia a fidelização de clientes

Outra vantagem muito relevante do email marketing é a possibilidade de tratar cada cliente de forma única, sem usar uma abordagem genérica e inadequada.

O canal também oferece a possibilidade de criar campanhas que mostrem como cada cliente é importante para sua marca.

Essa é uma forma de auxiliar a fidelização de clientes, os influenciando a comprar novamente do seu negócio.

5 dicas rápidas para melhorar seus resultados com ecommerce email marketing

Confira algumas dicas práticas que podem ajudar a gerar mais resultados com o envio de email marketing.

  1. Segmente sua lista: faça uma lista segmentada de acordo com cada etapa do funil de vendas em que o lead se encontra. Isso permite produzir conteúdos diferentes para possíveis clientes em qualquer etapa da jornada de compra.
  2. Use a linguagem apropriada: defina o tom de voz de acordo com o público-alvo ou persona que irá receber o email. Isso é importante para que sua marca fale "a mesma língua" dos clientes.
  3. Personalize as mensagens: personalize as mensagens que serão enviadas. Isso é importante para humanizar o atendimento e aumentar as chances de conversão.
  4. Recupere carrinhos abandonados: utilize ferramentas de automação que permitem enviar emails de abandono de carrinho, tentando reverter compras que não foram concretizadas.
  5. Meça seus resultados: medir os resultados através de testes e análise de dados é fundamental para saber se sua estratégia está funcionando ou não. Faça testes A/B, teste horários de envio, dias de disparo, assuntos, imagens, frequência e até mesmo linguagens diferentes para saber o que funciona.

Melhores ferramentas de ecommerce email marketing

Agora que você já sabe o que é ecommerce email marketing, entendeu sua importância e conferiu algumas dicas.

É hora de conhecer as principais ferramentas que pode ajudar a automatizar e a impulsionar os resultados de suas campanhas.

1. Brevo

O Brevo é uma plataforma que oferece várias soluções para construir relações com os clientes, seja através de email, chat, SMS e outros canais.

Sua plataforma de marketing permite criar campanhas na medida do seu público, usando ferramentas intuitivas e fáceis de usar.

O pacote conta com recursos de email marketing, SMS marketing, campanhas no WhatsApp, Landing Pages, Facebook Ads e formulários de inscrição.

Essa praticidade permite criar campanhas profissionais que convertem em minutos, sem precisar da habilidade em design.

Funcionalidades:

  • Email marketing
  • SMS marketing
  • Campanhas no WhatsApp
  • Chat ao vivo
  • Chatbot
  • Automação de marketing
  • Formulários de inscrição
  • Landing page
  • Pipeline de vendas
  • Payments

Planos: oferece versões gratuitas para testes e planos progressivos mensais.

2. Pipedrive

O Pipedrive é uma plataforma CRM completa que conta com recursos voltados para ecommerce email marketing.

Suas ferramentas são intuitivas e não necessitam de treinamento para serem utilizadas. A partir delas é possível manter seus dados de vendas visíveis, acessíveis e gerá-los com facilidade.

Usando recursos de arrastar e soltar, é possível criar seus próprios layouts de email ou usar modelos prontos.

A partir daí, basta segmentar seus destinatários e usar os dados de sua base salvos no Pipedrive.

Outro recurso é o histórico de cada contato, que apresenta suas informações e toda a comunicação por email: mensagens recebidas, emails abertos e muito mais.

Funcionalidades:

  • Funil de vendas visual
  • Funil personalizável
  • Trabalho em equipe
  • Lembretes de atividade
  • Segmentação de leads
  • Histórico de contatos
  • Formulários web
  • Relatórios e painéis
  • Previsão de receita

Planos: conta com uma versão gratuita e planos avançados com mais recursos.

Já sabe como começar uma estratégia de ecommerce email marketing?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender a importância do email marketing no ecommerce e apresentado dicas e ferramentas para começar sua própria estratégia.

Caso tenha interesse em uma ferramenta de atendimento profissional para ajudar com fluxo de clientes que pode ser gerado por essa estratégia, confira o JivoChat.

JivoChat é uma ferramenta completa que oferece recursos de CRM, chat online para seu site, integração de chat do WhatsApp, redes sociais, além de uma série de integrações.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download