Como usar a biblioteca de anúncios do Facebook

Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

As estratégias de anúncios pagos constituem uma parte essencial de quem trabalha com o mercado digital. E quem atua nesse meio sabe que a criação desses anúncios do zero não é algo fácil.

Em meio a tanta competição na internet que buscam atrair a atenção dos usuários, é preciso desenvolver estratégias sólidas e efetivas para conseguir gerar resultados.

Uma forma de elevar o nível do seu anúncios é conferir referências de outros negócios para ajudar em suas campanhas.

A biblioteca de anúncios do Facebook e Instagram é um recurso completamente voltado para esse objetivo.

Se você tem interesse em saber mais sobre essa plataforma e como utilizá-la, confira nosso artigo para dicas e um guia passo a passo. Vamos lá?

O que é a biblioteca de anúncios do Facebook?

A Biblioteca de anúncios, ou Ad Library em inglês, é uma plataforma que reúne os anúncios em veiculação nas redes sociais da Meta (Facebook, Instagram, Messenger) e na sua rede de parceiros.

Qualquer usuário da rede social pode acessar a biblioteca para conferir informações sobre anunciantes e seus anúncios disponíveis nessas redes sociais.

A proposta desse recurso é oferecer transparência para usuários das redes e marcas que anunciam nas redes.

Ou seja, é uma excelente forma de captar informações sobre anúncios que outras empresas estão veiculando. Contudo, ao mesmo tempo, seus anúncios também ficarão disponíveis para serem observados.

Como acessar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Como a proposta da plataforma é acessibilidade e transparência, qualquer usuário pode acessar a biblioteca sem precisar estar logado em alguma das redes sociais.

Para conferir o que está sendo veiculado, basta entrar no site da Biblioteca de Anúncios do Facebook.

captura de tela da pagina inicial da biblioteca de anuncios do facebook

Como pesquisar na biblioteca de anúncios do Facebook?

Para pesquisar um anunciante na plataforma, clique em "Categoria de anúncio" e selecione a opção "Todos os anúncios" ou " Temas, eleições ou política".

captura de tela da barra de pesquisa da biblioteca de anúncios com o item "Todos os anúncios" selecionado

Clique na barra de pesquisa e procure pelo nome do concorrente, empresa ou palavra-chave que você deseja conferir.

Então, escolha nos resultados o conteúdo que você deseja analisar.

captura de tela do texto "Coca-cola" na barra de pesquisa da biblioteca de anúncios

Você será direcionado para uma página com todos os anúncios ativos daquele conta naquele momento.

Caso tenha interesse em conferir algum dos anúncios, basta clicar em "Ver detalhes do anúncio" para conferir mais informações.

captura de tela do resultado da busca "coca-cola" na biblioteca de anúncios

Também é possível pesquisar por palavras-chave e filtrar o resultado a partir de plataforma de veiculação, país, tipos de mídia, status online e intervalos de datas.

filtro de busca mostrando as opções idioma, plataforma, tipo de mídia, status online e impressões por data

Como usar a biblioteca de anúncios do Instagram?

É possível acessar o conteúdo veiculado no Instagram através do link já apresentado, mas também é possível acessar esse conteúdo através do próprio aplicativo do Instagram.

Para fazer isso, basta seguir o passo a passo descrito logo a baixo:

  • Acesse o perfil que deseja analisar
  • Clique no ícone de "…" no canto superior direito da tela
  • Clique no item "Sobre essa conta"
  • Clique no item "Anúncios ativos"
  • Pronto, você será direcionado para a página da biblioteca de anúncios do Facebook

3 capturas de tela mostrando o passo a passo de como acessar a biblioteca de anuncios pelo instagram

E a pesquisa de anúncios de temas sociais, política e eleições?

Por se tratar de temas que exigem mais responsabilidade, a área de anúncios relacionados a questões sociais, políticas e eleições é diferente da área para anúncios comuns.

Confira as principais características desta seção:

  • É possível conferir anúncios inativos
  • Os anúncios precisam incluir informações sobre quem os pagou
  • É possível conferir quem financiou o anúncio, dados do público-alvo, o intervalo de quanto foi gasto e alcance do anúncio
  • Esses anúncios ficam armazenados na biblioteca de anúncios por 7 anos

Para pesquisar esse tipo de anúncio é preciso acessar a biblioteca e selecionar a categoria de anúncios "temas, eleições ou política.

Depois, basta pesquisar pela empresa ou palavra-chave relacionada aos anúncios que deseja conferir.

O resultado será uma página semelhante a dos anúncios padrão, o diferencial é que aqui eles irão contar com mais informações, como impressões e valor gasto.

É possível analisar os dados de performance no anúncio ao clicar em "ver detalhes do anúncio". Para ter mais insights, clique em "ver resumo".

Quando um usuário acessa o perfil de empresas que promovem anúncios nessa categoria, é possível acessar a aba "Público" com detalhes demográficos dos usuários impactados pelos anúncios.

Ao acessar um dos perfis é possível exportar os anúncios para um arquivo CSV, com a limitação de 3 exportações por dia.

Essa categoria social da biblioteca de anúncios do Facebook também oferece a opção de "Assinar o resumo". Nela você cadastra seu email para receber atualizações sobre até 10 anunciantes na categoria em questão.

Biblioteca de anúncios do Facebook: que informações do concorrente posso acessar?

Ao pesquisar o perfil de um anunciante na plataforma, os usuários têm acesso aos anúncios da marca e informações públicas, como: data de criação da página, localização das pessoas que a gerenciam e alterações no nome.

O resultado da busca também apresenta uma lista com os anúncios veiculados nas redes sociais da Meta e Audiencie Network.

É possível filtrar esses resultados a partir da data de veiculação, localização e plataforma.

Acessar os detalhes de cada anúncio permite conferir:

  • Diferentes versões de anúncios dinâmicos
  • Plataformas onde o anúncio é veiculado
  • A data de início da veiculação
  • Informações criativas, como textos, imagens e links

A biblioteca de anúncios oferece ótimas informações, mas não entrega tudo sobre seus anunciantes. Informações como segmentação de público, periodo completo de veiculação e orçamento não são divulgadas.

Isso é importante para os anunciantes, já que esses dados são estratégicos para suas campanhas.

Dicas de como usar a biblioteca de anúncios para melhorar suas campanhas

Confira a seguir algumas dicas de como essa plataforma pode ser uma grande aliada nos resultados para o seu negócio.

Use anúncios de sucesso como referência

Ao pesquisar por concorrentes e marcas relevantes no mercado, busque pelos anúncios de maior sucesso e tente entender suas características.

Isso pode ajudar a inspirar suas campanhas, entendendo quais são as abordagens usadas, plataformas, mídias, CTA (Call to Action) e até mesmo formatos.

Apesar da plataforma não oferecer diretamente uma métrica para descobrir o melhor anúncio, busque avaliar os anúncios que estão ativos há mais tempo. Geralmente isso significa que geram bons resultados para uma marca.

Encontre inspirações de copywriting e artes

Está em dúvida ou travado na hora de gerar uma ideia par sua campanha? Não tenha medo de buscar inspiração no trabalho que as líderes de mercado estão realizando.

Acesse a plataforma para conferir artes, copywriting e Call to Action.

Entenda mais sobre posicionamento de marca

Ao analisar bem de perto os anúncios de concorrente, você irá conseguir se inspirar e encontrar pistas sobre o posicionamento de marca desses negócios.

Tente entender a linguagem usada, o tom de voz, cores, imagens e até mesmo temas abordados. Esses itens são indicativo de como cada empresa deseja estar posicionada no mercado.

Essas informações podem ajudar a entender melhor o seu próprio negócio, encontrando sua voz e o posicionando de forma estratégica no mercado.

Descubra tendências

O marketing digital evolui muito rapidamente, por isso é comum que sempre exita alguma tendência surgindo.

Ao conferir com frequência os anúncios mais recentes de empresas, será mais fácil descobrir quais tendências estão nascendo.

Se depois de avaliar vários anúncios, encontrar um padrão de materiais parecidos, talvez seja hora de adotar essa ideia para não ser deixado para trás.

Use os filtros de pesquisa

Os filtros para pesquisar anúncios por palavras-chave podem ajudar sua pesquisa a ser mais precisa.

Através desse tipo de análise será possível entender quais formatos e plataformas estão sendo mais usados pela concorrência.

Já sabe como usar a biblioteca de anúncios do Facebook?

Esperamos que o nosso artigo tenha como essa ferramenta é fácil de usar, mas pode ser muito efetiva para coletar informações sobre seus concorrentes e o mercado em geral.

Caso tenha interesse em otimizar as conversões geradas pelos seus anúncios, considere começar a usar uma ferramenta de chat profissional.

JivoChat é um chat online completo que reúne todos os seus clientes em uma só plataforma, com integração com Facebook, Instagram, WhatsApp e muito mais.

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