4 Melhores ferramentas para criar vídeo promo

atualizado 2 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Os conteúdos em vídeo já fazem parte da vida da maioria das pessoas dentro da internet, no caso do YouTube, por exemplo, mais de um bilhão de horas são assistidas todos os dias só na plataforma.

Seja para vender um produto, entreter ou informar, os vídeos estão sendo cada vez mais explorados no mundo digital. Além dessas funções, esse formato ganhou a função de vídeo promocional que tem sido uma grande estratégia para diversos negócios.

Diversas empresas têm se importado cada vez mais com vídeos em suas estratégias de marketing. Pensando em se comunicar com o público que consome conteúdos audiovisuais, o vídeo tem se mostrado cada vez mais presente.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te mostrar o que é um vídeo promo, como fazê-lo e utilizá-lo em suas campanhas de marketing. 

Ilustração de uma mulher com megafone em um vídeo

O que é um vídeo promo? 

Quando se escuta o termo promo ou vídeo promo, a primeira impressão é de um anúncio. E de certo modo, pode ser considerado um anúncio, mas como definição, um vídeo promo tem como objetivo promover os produtos e serviços de uma empresa.

Mas não pense em vídeo promo como anúncios em comerciais de televisão, os vídeos promo vão além de somente vender algo para os clientes.

Eles são pensados para conduzir uma conversa para um nível mais profundo, procurando uma relação mais próxima com o cliente, sem deixar um aspecto de "venda" evidenciado. 

Por que usar vídeo promo?

Caso seja desenvolvido da forma correta, o vídeo promo é um conteúdo versátil que pode ser envolver e auxiliar numa rápida captação de clientes. Sua fácil compreensão e poder de compartilhamento entre as redes sociais, aumenta o alcance de pessoas.

Com a facilidade das pessoas acessarem a internet, redes sociais e aparelhos com boas câmeras, os vídeos se tornaram cada vez mais acessíveis. Outro motivo importante de utilizar vídeo promo, é a facilidade de acessar esse tipo de conteúdo em qualquer lugar.

Como criar um vídeo promo?

Na hora de pensar como elaborar um bom vídeo promo, não existe um padrão de criação, mas existem pontos fundamentais que não podem faltar e que podem ser observados em vídeos bem sucedidos.

Ilustração de uma pessoa dando play em um vídeo

1. Vídeos curtos

Quando se pensa na captação da atenção do cliente e transmitir a mensagem da maneira mais rápida, o ideal é que os vídeos tenham, no máximo, 60 segundos.

2. Provocar alguma emoção no espectador

É fundamental entender as necessidades do espectador e provocar as emoções corretas neles para prender a atenção, para que o vídeo seja assistido até o final e a mensagem seja transmitida corretamente.

3. Vídeo promo deve estimular uma ação

Seja de maneira sutil como um "confie em nós" ou até mesmo uma ação por parte do espectador como, acessar o site do produto/serviço no final do vídeo para obter maiores informações.

4. Alta qualidade

Os vídeos promo são uma ferramenta bastante interessante para fugir da forma de venda forçada de um produto ou serviço, e geralmente, elas tendem a ser mais divertidas e informativas.

É fundamental investir tanto na qualidade visual da imagem, quanto na qualidade do conteúdo transmitido.

Melhores ferramentas para vídeo promo

Agora que você já sabe o que são vídeo promo e como montar um vídeo de qualidade para captar a atenção do seu cliente, separamos algumas ferramentas para você fazer seu vídeo promo.

1. InVideo

Para quem procura uma ferramenta para criar vídeo promo, o InVideo é uma excelente plataforma. Ele é um dos editores de vídeo mais fáceis de utilizar e possui diversos modelos prontos para otimizar seu trabalho.

Seu plano premium conta com uma grande variedade de templates prontos que podem auxiliar na criação do seu vídeo promo. Além disso, o InVideo conta com um banco de vídeos profissionais para seus assinantes.

Ilustração de uma mulher sentada em uma mesa dando play em um vídeo em uma tela

É possível compartilhar o InVideo com diversos membros de uma equipe e oferecer espaço para armazenamento das suas criações na nuvem.

Com o InVideo você consegue digitalizar o sentimento da sua marca, escolhendo os modelos que seguem o estilo visual da sua marca. Além disso, o InVideo possui uma biblioteca com diversas músicas para você escolher em sua criação.

Explore cada propriedade da sua marca nos vídeos, com o InVideo é possível importar seu logo, cores, taglines, estilos de fonte e músicas, e personalizar seu vídeo promo instantaneamente.

Além disso, o InVideo conta com diversas bibliotecas de vídeos prontos, transições, camadas, também com ferramentas de dublagem automatizada para tornar seus vídeos acessíveis e muito mais.

2. Promo

Outra excelente opção para criar vídeo promo é a ferramenta Promo. Em poucos minutos você pode criar um vídeo promocional, vídeo para social media e muito mais, é uma solução incrível para promover a sua marca.

O Promo conta com diversos templates prontos de vídeo promo que permite acelerar a sua criação. É possível encontrar templates de anúncios para Facebook, Stories para Instagram, intro para YouTube e muito mais.

Além da ferramenta totalmente online através do seu navegador, é possível utilizar o Promo baixando o aplicativo disponível tanto para Android, quanto para iOS.

3. Videezy

A Videezy diferente das outras ferramentas que apresentamos é um banco de imagens e vídeos prontos para você utilizar. É possível encontrar arquivos em PSD (Arquivos do Photoshop), vetores e vídeos.

Dentre as diversas opções de mídias dentro da Videezy, é possível encontrar modelos prontos de vídeo promo para você editar e utilizar nas campanhas de marketing da sua empresa.

Nos filtros de pesquisa da Videezy, você encontra vídeos promo com licenças gratuitas e outros pagos, além das mais variadas resoluções e formatos.

4. Vimeo

O famoso site de compartilhamento de vídeos, Vimeo, também conta com diversos templates para você criar seu vídeo promo. Existem diversas categorias de vídeos prontos para você utilizar.

Encontre o seu modelo pronto ou crie seu vídeo promo do zero e adicione imagens, vídeos, legendas e tudo sobre sua marca para criar campanhas de marketing digital incríveis e impressionar seus clientes.

É possível encontrar modelos pagos e outros totalmente gratuitos para você customizar e criar seu vídeo promo da forma que quiser.

Aprendeu o que é vídeo promo?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender e conhecer melhor o que são vídeo promo e como utilizá-lo da melhor maneira nas suas campanhas de marketing digital.

Se você está querendo aprender como editar vídeos para criar suas campanhas de vídeo promo, confira nosso artigo completo sobre como editar vídeo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download