Conheça os 10 principais tipos de site

atualizado 20 de janeiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O mercado digital tem evoluído cada vez mais rápido. A realidade do comércio de hoje é digital, por isso a competitividade para conquistar seu espaço e vendas na internet aumentou expressivamente.

Atualmente, contar com site não é mais uma opção, é uma necessidade. Ter seu endereço digital é fundamental para posicionar seu negócio e encontrar novos clientes.

Nesse contexto, é fundamental conhecer e entender os variados tipos de sites que existem, suas funcionalidades e objetivos.

Apenas dessa forma será possível criar um site que atenda às expectativas de sucesso do seu negócio e gere mais resultados.

Confira nosso artigo para conhecer as principais categorias de sites e fazer a escolha certa. Vamos lá?

1. Site Institucional

Os sites institucionais tem como objetivo apresentar as principais informações de uma empresa, como seu endereço, contato, missão e valores.

É fundamental que a logo e a identidade visual da marca sejam utilizada, além de apresentar seu portfólio de serviços ou produtos.

Uma área comum entre esses tipos de sites é o "sobre", um espaço onde é contada a história de como o negócio surgiu, suas metas e propósito.

Essa página mais descritiva sobre a marca funciona como um cartão de visita online, sendo bastante efetiva para quem procura um produto ou serviço em sua área ou já teve contato com sua marca.

O site institucional também auxilia empresas no atendimento ao cliente através de formulários de contato e chatbots.

O tráfego qualificado que é gerado para o seu site é filtrado a partir desses recursos e pode promover a qualidade no atendimento de forma expressiva.

Também é muito comum que usuários pesquisem por esse tipo de páginas em busca de solucionar suas dúvidas. Por isso, contar com uma área de dúvidas frequentes pode gerar bastante valor.

2. Loja Virtual

A loja virtual é um dos tipos de sites mais fáceis de se entender. Seu objetivo é permitir a venda de produtos e serviços através de uma plataforma online.

Para que esses sites de ecommerce tenham sucesso, é preciso que sejam desenvolvidos com foco na experiência do usuário.

Por isso é fundamental que sejam sites responsivos, estejam sempre atualizado com os produtos prontos para venda, informem os preços exatos e protejam os dados dos clientes.

Isso faz com que seja importante garantir os certificados SSL e TLS para lojas virtuais, certificados que têm a função de proteger e assegurar transações, evitando que terceiros possam interceptar os dados.

Esses sites precisam de uma estrutura robusta, já que precisam oferecer diversas funcionalidades e precisam carregar suas páginas com rapidez.

Alguns exemplos de lojas virtuais são: Magazine Luiza, Amazon, Dafiti, Kanui, Centauro, Natura, O Boticário, Renner, KaBuM!.

Caso você tenha interesse em investir em um ecommerce, mas seu orçamento não permite o desenvolvimento de um site tão elaborado, considere usar uma plataforma de ecommerce.

Esse tipo de serviço oferece tudo o que é necessário para criar uma loja virtual de sucesso sem se preocupar com a estrutura e os custos de desenvolvimento.

Algumas das principais plataformas de ecommerce do mercado são:

3. Blog

O Blog é um tipo de site que tem como foco a publicação contínua de conteúdos. É muito comum que seja usado por empresas de todos os tamanhos e áreas em estratégias de inbound marketing.

Esse tipo de estratégia de marketing consiste em atrair um tráfego qualificado, nutri-lo com informações de valor e influenciar positivamente em sua jornada de compra.

Portanto, é uma excelente ferramenta para quem tem plano de gerar tráfego orgânico. Afinal, é comum que consumidores pesquisem sobre certos assuntos antes de decidir comprar um produto ou serviço, seja na internet ou offline.

Blogs que oferecem conteúdos interessantes, objetivos, bem estruturas e que geram valor ajudam a aumentar a taxa de conversão de negócios no médio e longo prazo.

Também é importante entender que os blogs vão muito além de publicações que usam apenas texto, é possível criar postagens nos mais variados formatos, como:

  • Vídeos
  • GIFs
  • Áudio
  • Infográficos
  • Mídias interativas
  • Imagens

Caso tenha interesse em aprender mais sobre essa categoria de site, confira nosso passo a passo de como criar um blog.

4. Portfólio

O site de portfólio pode ser usado por pessoas e empresas com interesse em divulgar seus produtos e serviços de forma profissional.

É comum que profissionais utilizem esse tipo de site em áreas onde o Curriculum Vitae não é o suficiente para transmitir suas habilidades.

Existem plataformas que oferecem esse tipo de serviço, permitindo que qualquer pessoa seja capaz de montar um portfólio de nível profissional de forma fácil e rápida.

Em outros casos é comum que os profissionais desenvolvam completamente seus sites de portfólio, com o intuito de apresentar suas habilidades de desenvolvimento web e design.

5. Site Dinâmico

Sites dinâmicos reúnem tipos diferentes em um só site. Geralmente são sites institucionais que também contam com um blog, portfólio de produto e outras categorias.

É uma categoria mais elaborada, pois reúne funções variadas e complexas, mas é uma excelente contribuição para o marketing digital de um negócio.

Páginas desses sites não se limitam a um tipo de conteúdo, por isso podem influenciar bastante o rankeamento nos mecanismos de busca e a experiência do usuário.

Empresas de vários tamanhos podem usar sites dinâmicos, já que o investimento em páginas mais elaboradas pode ser recompensado ao adotar uma boa estratégia de marketing digital.

Negócios grandes geralmente buscam desenvolver seus próprios sites, para oferecer mais liberdade aos seus usuários e adicionar funcionalidades ligadas à sua área.

Já os pequenos e médios negócios podem utilizar as ferramentas para criar sites

6. Landing Page

Landing pages são páginas criadas dentro de uma campanha de marketing digital com o propósito de gerar leads.

Geralmente esse processo de gerar leads está ligado com a oferta de algum conteúdo de valor, como ebooks, cursos online, planilhas, cupons de desconto e outros produtos digitais.

Seu objetivo é a conversão, por isso é fundamental que seu conteúdo e o seu design sejam completamente voltados para essa função.

É importante que essas páginas carreguem rápido, contem com um título que informe claramente o que está sendo oferecido, use um Call to Action e conte com um formulário para captar os dados dos leads.

Confira também nosso artigo com as melhores formas de criar landing pages grátis.

7. Hotsite

Hotsites são páginas temporárias criadas para acompanhar campanhas de publicidade. Geralmente estão ligadas a alguma promoção sazonal ou o lançamento de um novo produto.

É fundamental que esses sites apresentem as seguintes características:

  • Informações bem detalhadas sobre a campanha ou a promoção.
  • Link para o site da empresa.
  • Link para compartilhamento.
  • Informações de contato, como email, telefone e outros canais de atendimento.

8. Portal

Portal é um site que reúne conteúdos diferentes em um só lugar, como curadoria de notícias, textos de opinião e artigos.

Os exemplos mais famosos são os portais jornalísticos como G1, Folha, Terra, CartaCapital, entre outros.

Apesar de ser comum que os portais compartilhem conteúdos jornalísticos, eles não precisam especificamente atuar nessa área.

Existem portais voltados para os mais variados segmentos, como moda, culinária, viagem, tecnologia, games.

Manter esse tipo de site não é fácil, pois é preciso de uma boa estrutura e uma equipe trabalhando constantemente para produzir conteúdos e notícias que mantenham as páginas atualizadas.

9. Site One Page

O site one page está mais relacionado à sua estrutura do que ao seu conteúdo.

Sites desse tipo resumem o conteúdo em apenas uma página que são divididas em seções na própria homepage.

Eles oferecem um apelo visual bem forte e proporcionam uma ótima experiência mobile quando bem planejados. Afinal, desenvolver apenas uma página permite que seu site seja focado na responsividade.

10. Wiki

As Wikis são uma forma de enciclopédia online sobre determinado assunto ou área do conhecimento. Um dos seus principais exemplos é a Wikipedia.

Esses sites geralmente apresentam designs e estruturas simples, mas é preciso focar em criar um mecanismo de pesquisas interno de qualidade.

Dessa forma, os usuários terão uma boa experiência buscando e encontrando as informações que precisam em sua plataforma.

Uma das principais características desse tipo de site é sua natureza colaborativa, onde os conteúdos podem ser adicionados e complementados por usuários voluntários.

Conheceu os principais tipo de site?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a conhecer e compreender os principais tipos de site.

Caso tenha interesse em ter seu próprio site profissional, independente do tipo, confira nossa lista com os melhores serviços de hospedagem da internet.

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