Servidor Minecraft: 4 melhores serviços de hospedagem

atualizado 29 de abril de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não é novidade para ninguém o tamanho da popularidade do jogo Minecraft e de como ele consegue ser dinâmico. Com mais de 60 milhões de jogadores, o Minecraft continua muito popular no mundo dos jogos de videogame.

Existem diversas maneiras de jogar Minecraft com seus amigos, mas a forma mais versátil é utilizando um servidor específico. A liberdade que o Minecraft oferece, permite você criar um mundo virtual só seu.

Tendo seu próprio servidor Minecraft dá a você ainda mais controle sobre a sua jogabilidade. Podendo convidar quem quiser, amigos ou outros usuários, criar suas próprias regras, instalar as modificações que desejar e muito mais.

Entretanto, muitas pessoas acabam desistindo de criar seu próprio servidor Minecraft imaginando que seja muito difícil e caro. Mas na realidade, com um conhecimento básico sobre interface de linha de comando, você consegue criar um.

Não se preocupe, preparamos este artigo para te ajudar a criar seu próprio servidor Minecraft e encontrar o melhor serviço de hospedagem Minecraft, para você manter seu servidor online.

Hospedagem de site profissional com a Hostgator

O Que É Minecraft?

Porém, antes de mostrar como criar seu próprio servidor Minecraft, vamos te apresentar um pouco sobre o que é esse jogo, caso você nunca tenha ouvido falar.

Com gráficos simples, combinados a uma jogabilidade básica que permite muita inovação, basicamente esses fatores levaram a popularidade desse jogo crescer cada dia mais. Isso, somado ao apoio e feedback dos fãs.

Atualmente o Minecraft está presente em diversas plataformas digitais, desde PCs até dispositivos móveis. Com as mais variadas opções de modos, em sua grande maioria desenvolvido por fãs e jogadores.

Imagem com 2 jogadores do Minecraft

Modo multiplayer no Minecraft

Apesar do Minecraft ter um modo single player, jogador único, um grande atrativo deste jogo é o seu modo multi jogadores. Esse modo permite que os usuários interajam entre si, o que pode gerar diversos cenários dentro do jogo. 

Um exemplo, é a possibilidade dos jogadores criarem e fazerem diversos conteúdos do jogo em grupo, como missões em equipe, jogar com seus amigos ou com quem você convidar para seu servidor. Existem quatro opções para poder jogar no modo multi jogadores: 

  • Rede local (LAN): Uma rede LAN conecta um grupo de computadores em um espaço menor, por exemplo, computadores em uma sala é considerado LAN;
  • Minecraft Realms: Criado pelos desenvolvedores do Minecraft, os Realms permitem que os jogadores hospedem os jogos de maneira rápida. Este serviço funciona com uma assinatura, além do custo do jogo;
  • Tela Divida: Esse modo de multi jogadores funciona apenas para consoles, como XBOX ou PlayStation, permitindo até quatro jogadores joguem juntos lado a lado, utilizando uma única tela;
  • Servidor Online: Esse é o modo mais interessante pois envolve a configuração desde o rascunho até a finalização, de um servidor para hospedagem Minecraft. Geralmente, um usuário aluga um espaço no servidor de uma empresa de hospedagem.

Melhores servidores Minecraft

Agora que você já conhece melhor como funciona o modo de multijogadores e como criar o seu servidor de Minecraft, separamos uma lista com os melhores servidores para você hospedar o seu servidor de Minecraft.

1. Aternos

A Aternos é outra opção de serviço de hospedagem Minecraft. Se você deseja criar um servidor de Minecraft totalmente gratuito para você jogar com seus amigos e com quem mais desejar.

Com um sistema bem simples de utilizar, eles buscam facilitar o acesso a criação de servidor pessoal de Minecraft. Focando na diversão sem a necessidade de perder tempo configurando o servidor.

Os servidores são protegidos contra DDOS, além de ser totalmente personalizável, eles disponibilizam inúmeros Mods e plugins para você criar o servidor com a sua cara.

Ilustração de um homem sentado em blocos do Minecraft utilizando um notebook

2. EnxadaHost 

O EnxadaHost é um servidor de hospedagem focado totalmente em servidores de Minecraft. Eles contam com planos que variam de acordo com o número de jogadores permitidos, além de mods e plugins ilimitados na maioria deles.

Caso prefira, você pode montar o plano que se encaixa melhor na sua realidade, podendo escolher o número de memória RAM. Todos os planos incluem proteção contra DDOS, ativação instantânea e subdomínios gratuitos.

3. PurpleHost

Outra opção de serviço de hospedagem Minecraft é o PurpleHost. Seus planos são focados em servidores com grande número de jogadores, com SSD em todos os servidores e proteção contra DDOS.

Com mais de 10 mil servidores e 5 mil usuários pelo mundo, o PurpleHost conta com ativação instantânea e uma alta velocidade de conexão, garantindo estabilidade e latência baixa e estabilizada.

4. Premium Hosting

A mais de um ano no mercado, a Premium Hosting oferece uma excelente qualidade de hospedagem para servidores de Minecraft. Podendo escolher seu servidor do Brasil ou do Canadá.

Seus planos variam desde 2 Gigabytes de RAM, até 20 Gigabytes de RAM. Todos contando com subdomínio, banco de dados, backup automático, número de jogadores ilimitado, além de permitir plugins e mods.

Configurações mínimas de um servidor Minecraft

Como falamos, o servidor Minecraft é obtido através de um espaço no servidor de uma empresa de hospedagem. E essas hospedagens para jogos acabam exigindo mais recursos do que para aplicações web.

Porém no caso de hospedagem Minecraft, não é necessário tantos recursos em servidores, apenas precisam atender algumas especificações básicas.

Porém, é preciso levar algumas considerações do Minecraft em conta, para instalar um servidor Minecraft simples, com um grupo de 10 pessoas, é possível utilizar um servidor VPS.

  • Requisitos mínimos: 1 Gigabyte de memória RAM e 1 CPU Core;
  • Requisitos recomendados: 2 Gigabytes de memória RAM e 2 CPU Core.

Nesse contexto, o espaço de armazenamento não é muito importante, desde que o sistema de armazenamento seja em SSD.

Agora, se você deseja criar um servidor Minecraft mais sério, é interessante procurar um serviço de hospedagem Minecraft, podendo escolher opções que suportam grupos de mais de 50 jogadores.

Com esses servidores de hospedagem, você consegue inserir mais alterações, como a utilização de mods. Entretanto, os requisitos também serão superiores.

Por que ter seu próprio servidor Minecraft?

Provavelmente você já se perguntou, por que deveria esquentar a cabeça procurando por um servidor Minecraft para jogar. 

Existem alguns aspectos na hora de contratar uma hospedagem Minecraft, separamos alguns motivos para você ter seu próprio servidor de Minecraft:

Liberdade na escolha das modificações

É possível inserir diversos plugins de modificações nos servidores de Minecraft. Esses mods alteram o jogo da forma que você desejar, ao hospedar o seu próprio servidor, você tem a liberdade de escolher o que quiser e instalar sem dor de cabeça.

Construindo uma comunidade

O Minecraft é um excelente jogo para criar uma comunidade, seja com seus amigos ou com pessoas novas. Apesar de ser divertido jogar com os amigos, mas muitas vezes o tempo não permite, com um servidor você pode criar o seu mundo e chamar quem quiser.

Regras próprias

Com o seu servidor de Minecraft, você terá controle completo das regras, decidir como e o que pode ser feito dentro do jogo.

Uma poderosa ferramenta de aprendizagem

O Minecraft pode ser muito educativo, caso seja um professor, você ficaria impressionado com o uso do jogo para o ensino. Através do jogo, pode auxiliar experiências sociais para crianças e jovens, como tomada de decisão e até aspectos do comportamento.

Como é um ambiente muito intuitivo, isso acaba encorajando os jogadores a explorar e construir o mundo dentro do jogo.

Imagem de um personagem do Minecraft empinando em um cavalo

Monetização

A hospedagem de Minecraft pode acabar saindo caro a longo prazo, especialmente se estiver hospedando muitos jogadores. Esse custo de hospedagem é considerável, entretanto o Minecraft está sob licença da Microsoft, que entende que existem esses custos.

Devido a esses altos custos, a Microsoft realizou algumas concessões, permitindo que você possa compensar os custos enquanto joga Minecraft. É possível gerar receita com a utilização dos seus servidores através de propagandas ou lojas virtuais dentro do jogo.

Como muitos outros aplicativos, o Minecraft exige do hardware e da infraestrutura. Para desfrutar de uma experiência suave durante o jogo, você precisa estar ciente de alguns detalhes financeiros e técnicos.

Como Criar Um Servidor de Minecraft no Windows

Agora que você já entendeu o por que de criar o seu próprio servidor de Minecraft, preparamos um pequeno guia de como criar um servidor de Minecraft no Windows. Apesar de utilizar Java e comandos, não precisa ter conhecimento em programação.

Para começar a criar o seu servidor, é necessário verificar a versão do Java no seu computador, para isso, abra o prompt de comando e digite: java -version.

Caso ela seja da mesma versão da mais recente do site oficial, você pode continuar para a próxima etapa. Caso esteja desatualizada ou indisponível, baixe o instalador. No site oficial do Java, faça o download do instalador no formato .jar.

Em seguida, crie uma nova pasta para o servidor Minecraft e mova o arquivo .jar para ela, depois clique duas vezes no instalador para criar o arquivo eula.txt. Clique para abrir o arquivo EULA e altere o valor de falso para verdadeiro.

Clique duas vezes no arquivo .jar para rodar o servidor de Minecraft. Para isso, talvez seja necessário permitir uma exceção para o programa em seu firewall. Ou, caso prefira, você pode abrir o prompt de comando e navegar para a pasta dedicada do servidor de Minecraft.

No prompt de comandos, utilize o comando: cd Documents/Minecraft. Então execute o seguinte comando: java -Xmx1024M -Xms1024M -jar minecraft_server.1.15.2.jar nogui. Ao final desse código, irá abrir uma tela com informações e status do servidor de Minecraft.

Aprendeu como criar um servidor Minecraft?

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a criar um servidor de Minecraft, além de encontrar o serviço de hospedagem ideal para o seu servidor.

Caso você tenha interesse em conhecer o mundo das transmissões ao vivo de jogos, confira nosso artigo e aprenda tudo para se tornar um Streamer.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download