10 melhores programas para webcam

Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente as webcams se tornaram uma das ferramentas mais utilizadas na internet. Elas estão presentes em diversas situações do cotidiano, como quem trabalha em Home Office, aulas a distância ou criando conteúdos na internet, como vlogs ou transmissores ao vivo.

Além de investir em uma boa webcam com ótimas resoluções e qualidade de imagem, utilizar bons programas webcam é fundamental para quem deseja conquistar o público com apresentações digitais.

Assim como um bom editor de vídeo, bons programas webcam permitem que as gravações realizadas no PC tenham um ótimo nível de qualidade. Investir em qualidade significa maior engajamento em seus conteúdos.

Existem diversos programas para webcam disponíveis no mercado, por isso, preparamos uma lista com os melhores programas webcam para você. Confira!

Melhores programas de webcam

Cada um com seu número de funcionalidade, suporte para formatos de vídeo, facilidade de uso e preço, atualmente existem diversos tipos de programas para webcam. Fica a critério do usuário escolher o programa webcam que mais atenda suas necessidades.

1. Apowersoft Screen Recorder

Começamos nossa lista com o Apowersoft Screen Recorder, um dos melhores programas webcam que além de gravar a tela do PC, conta com recursos de gravar a webcam enquanto está capturando a imagem do seu PC.

Entre os inúmeros recursos da ferramenta da Apowersoft, o programa permite que o usuário escreva na tela a mão livre, além de incluir formas. Também é possível configurar a resolução da sua gravação.

Ao finalizar sua gravação, o Apowersoft oferece diversas opções de publicação diretamente em plataformas como YouTube e Vimeo, assim como salvar o vídeo em formatos como: MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

2. Movavi Screen Recorder

O Movavi Screen Recorder é uma opção de programas webcam que permite, entre inúmeras funcionalidades, programar gravações, desenhar na tela, capturar sons separadamente durante a gravação de tela.

Ilustração de um notebook e uma câmera conectada

O Movavi conta com uma interface muito fácil de utilizar, além de permitir gravar duas transmissões simultaneamente. Sua versão gratuita conta com todas as funcionalidades da sua versão paga.

Entretanto, sua versão gratuita coloca uma marca d'água nos vídeos de saída. Na versão paga é possível gravar vídeos em Full HD e 4K, focado em quem deseja uma maior qualidade e algo mais profissional.

3. ManyCam

Outro programa webcam que indicamos é o ManyCam. Essa ferramenta conta com diversos recursos para videoconferências ou para quem grava vídeo aulas. O programa permite escrever e desenhar na tela, além de adicionar imagens ao vídeo, e muito mais.

O usuário também consegue ajustar cores, aplicar zoom, alterar opacidade, além de utilizar filtros e efeitos. É possível sobrepor a imagem da webcam com arquivos, além de exibir a tela do computador ou até mesmo usar a câmera do celular.

O ManyCam também conta com opções de realizar transmissões ao vivo em diferentes plataformas, como o YouTube, Twitch e Facebook. Ou também gravar o conteúdo em até 720p para quem utiliza a versão gratuita e em 4K na sua versão paga.

4. YouCam

O YouCam é outra alternativa de programa para webcam que apresentamos na lista. Esse programa conta com mais de 200 efeitos para você adicionar a sua webcam durante suas videochamadas.

Sua fácil integração com programas de transmissão ao vivo faz com que esse programa seja uma das melhores escolhas para quem produz esse tipo de conteúdo. A YouCam conta com um recurso que ilumina sua pele aplicando uma maquiagem de aparência natural.

Apesar de estar disponível apenas para Windows, o programa para webcam conta com recursos para ambiente com pouca luminosidade, além de centenas de emojis animados e opções para ajustar automaticamente a nitidez e iluminação facial.

5. Webcam Test

O Webcam Test é um programa para webcam totalmente online que permite testar os recursos oferecidos pela webcam do seu computador de forma simples. Basta acessar o site e clicar no botão para permitir o acesso da sua webcam.

Foto de uma webcam conectada em um computador

Ao realizar o teste da sua webcam o programa avalia a resolução, taxa de bits, número de cores, luminosidade, brilho e muito mais. Além de um teste geral, os usuários podem avaliar aspectos mais específicos, como resolução, frequência de quadros e microfones.

A ferramenta ainda possui a opção de gravar um vídeo pelo próprio site e salvar como WebM ou MKV.

6. Debut Video Capture

O Debut Video Capture é outra opção de programas webcam que permite gravar vídeos em diversos formatos, além de adicionar cores, efeitos e legendas ao vídeo. Também conta com recursos para adicionar planos de fundo virtuais e muito mais.

Com esse programa para webcam, é possível fazer upload de vídeos gravados para YouTube, Flickr e Vimeo. Também é possível agendar suas gravações.  Sua interface pode ser meio antiquada para novos usuários.

Apesar de possuir uma versão gratuita, ela está apenas disponível para usos que não sejam comerciais.

7. YAWCAM

Este programa para webcam é um dos mais simples e atrativos para novos usuários que pretendem começar a transmitir e gravar vídeos. O YAWCAM é um programa totalmente gratuito.

Foto de uma webcam

Algumas das suas funcionalidades incluem sobreposição de textos e imagens, além de agendar suas gravações, detecção de movimento e servidor da web embutido. Esse programa suporta webcams compatíveis com DirectX e câmera DV.

8. Windows Camera

O Windows oferece um programa webcam nativo do sistema. O Windows Camera é uma alternativa simples, principalmente para quem precisa apenas de recursos básicos. Ao ativar o modo Profissional nas configurações, é possível ajustar a luminosidade.

Para ajudar no enquadramento da imagem, o aplicativo disponibiliza diversos modelos de grelha. O programa ainda conta com opções de alterar a qualidade do vídeo entre 360p e Full HD, além da frequência.

9. Visualizador de câmera IP

Esse programa para webcam é ideal para quem administra lojas e instalou câmeras de vigilância de segurança. O IP Camera Viewer é um programa de webcam pensado exclusivamente para sistemas de monitoramento de vídeo.

Esse programa webcam é compatível com quase todos os modelos de câmeras IP, como Panasonic, Toshiba, Canon, D-Link, Sony e mais os outros 2000. É possível visualizar e controlar 4 feeds de câmera de uma única vez.

Foto de uma pessoa segurando um tablet olhando câmeras de segurança

Além disso, o programa conta com algumas funcionalidades mais avançadas como visualizador que inclui áudios da webcam, ajustar configurações de imagens, ampliar ou inclinar imagens, agendar horário de monitoramento e detectar movimentos.

10. OBS Studio

O Open Broadcaster Software Studio (OBS Studio) é uma excelente opção de programa para gravar a tela do pc, mas além disso ele permite você configurar e utilizar sua webcam durante as capturas.

Com este programa totalmente gratuito, é possível capturar áudio e vídeo da tela do seu computador em Full HD. Também permite gravar a imagem da sua câmera e salvar o conteúdo em MKV, MP4, TS e FLV. A resolução pode variar de 240p a 1080p.

O app conta ainda com diversas ferramentas de edição capazes de deixar seu material com aspecto profissional. Entre elas estão recursos de correção de cor, fundo verde, mistura de canais de áudio, redução de ruído e muito mais.

Encontrou a melhor opção de programas webcam?

Esperamos que esta lista de programas para webcam tenha te ajudado a encontrar o software que atenda da melhor forma suas necessidades.

Se você comprou uma webcam e está na dúvida se ela está funcionando corretamente no seu computador ou notebook, confira nosso artigo sobre como testar webcam.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download