Planilha de gastos: 8 modelos para te ajudar

Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Ter uma boa planilha de controle de gastos é fundamental para organizar financeiramente suas finanças pessoais, fazendo com que no final do mês você saiba exatamente para onde seu dinheiro está indo.

Para alcançar seus objetivos financeiros, ter um planejamento é essencial. Geralmente, lidar com dinheiro não é uma tarefa tão simples. Por isso, utilizar uma planilha de gastos é essencial para ter controle das suas finanças.

Mas você pode estar se perguntando, como ter controle total dos seus gastos? Atualmente existem diversas planilhas de gastos disponíveis na internet, além de ferramentas que podem te ajudar a se organizar.

Pensando nisso, separamos uma lista de planilha de gastos pessoais para te ajudar a organizar sua vida financeira e ter controle sobre seus gastos mensais. Confira!

Uma pessoa preenchendo uma planilha no notebook

O que é uma planilha de gastos?

Basicamente, uma planilha de gastos não é nada mais do que uma maneira de organizar suas finanças em um único lugar, permitindo realizar a soma e analisar suas receitas e despesas.

Dessa forma, é possível entender para onde o seu dinheiro está indo ao longo do mês. A planilha de gastos diários e mensais surgiu para substituir o antigo caderno de despesas, que ainda é muito utilizado por muitas pessoas.

Entretanto, não se preocupe, você pode utilizar a ferramenta que você se sentir mais confortável, o importante é encontrar uma forma em que o controle possa ser feito de forma simples e constante ao longo de sua vida financeira.

É melhor ter um processo bem estruturado no papel, por exemplo, do que simplesmente não compreender para onde seu dinheiro está indo. Por outro lado, existem alguns padrões que podem auxiliar na construção de uma boa planilha de gastos.

Uma pessoa preenchendo uma planilha no notebook

8 tipos de planilha de gastos

Para cada estilo de vida e objetivos existe uma planilha de gastos adequada. Se uma pessoa mora com familiares e não se preocupa com contas e aluguel, por exemplo, ela pode utilizar uma planilha mais simples para controlar apenas os gastos pessoais.

Mas se você precisa controlar os gastos e orçamento doméstico, existem planilhas mais detalhadas, que levam em consideração gastos com supermercado, energia, internet, automóvel, etc.

Tem também quem prefira anotar suas despesas todos os dias, para isso é ideal uma planilha de gastos diários ou quem deseja controlar mensalmente, utilizando planilha de gastos mensais.

Por isso, listamos diversas planilhas interativas e dinâmicas para te ajudar, independente de qual seja seu objetivo. 

Mas antes de apresentarmos nossa lista, você quer aprender como fazer planilha de gastos para você mesmo?

Para usar o Excel de forma profissional, recomendamos o curso Curso de Excel - Expert Cursos, você pode conferir mais recomendações de cursos em nossa lista com os melhores cursos para Excel.

Esse curso de Excel da Expert tem como objetivo ensinar do básico ao avançado com videoaulas de no máximo 20 minutos. Além de oferecer um certificado com capacitação profissional com carga horária total de 30 horas.

Em 9 módulos, esse curso irá te ensinar como fazer planilha de gastos mensais excel, mostrando como editar os layouts, atalhos, funções mais utilizadas, tabelas dinâmicas e muito mais.

Uma pessoa preenchendo uma planilha no notebook

1. Microsoft Excel - Controle financeiro pessoal

A própria Microsoft disponibiliza um catálogo extenso com diversos modelos de planilhas prontas para serem baixadas. Então, a primeira opção de planilha de gastos que apresentamos é do próprio Microsoft Excel.

A planilha de gastos pessoais Excel grátis é uma planilha muito simples. Ela conta com seções separadas para cada tipo de despesa, assim é possível entender seus gastos mensais.

Basta preencher os campos dessa planilha de gastos mensais e o Excel compara as receitas e despesas projetadas e as reais. Além de incluir uma matriz de categorias e subcategorias, para você editar da forma que melhor te atender.

2. Planilha de Gastos Diários da Mobills

A Mobills é uma ferramenta que oferece soluções de gerenciamento financeiro, eles disponibilizam muitas planilhas de gastos pessoais Excel grátis. A planilha de gastos pessoais diários.

Nessa planilha de gastos diários permite você acompanhar suas despesas no dia a dia por cada semana para conseguir ter um controle financeiro adequado. Ela conta com categorias predefinidas, mas é possível alterar da forma que melhor atender sua rotina.

Uma pessoa preenchendo uma planilha no notebook e fazendo anotações

3. Planilha de gastos com cartão de crédito

Outra opção de planilha de gastos Excel é a planilha Controlador de cartão de crédito disponibilizada pela própria Microsoft. Essa tabela pode ser utilizada para mais de um cartão, além de ter o cálculo do saldo do cartão de forma automática.

Com essa planilha é possível controlar as despesas dos seus cartões de crédito, adicionando de forma detalhada itens da fatura, como cobranças, pagamentos e possíveis taxas.

4. Planilha de gastos mensais - Suno

A Suno oferece uma planilha de gastos mensais gratuita que permite elaborar o controle periódico das suas finanças. Com um controle de receitas e despesas

Essa planilha de gastos mensais conta com uma interface muito simples, que permite você adicionar ou apagar transações e criar categorias, tanto para entradas quanto para saídas (receitas e despesas).

Conforme o preenchimento da planilha, é possível ver os valores influenciando na construção do gráfico, além do resumo dos gastos.

5. Planilha de gastos para imprimir

Caso você esteja mais acostumado a anotar suas despesas e não gosta de ficar preenchendo tabelas e planilhas do Excel, o site Atraves da Linha conta com uma planilha de gastos para imprimir.

Dessa forma, você pode deixar suas finanças de forma organizada e ter liberdade para escrever anotações de forma mais livre.

6. Planilha para gastos com obra

Outra opção de template da Microsoft, a planilha de gastos com obra permite você colocar o custo discriminado e o custo real, permitindo que você tenha um controle e um planejamento quando for realizar uma obra.

Apesar do template ter nome Calculadora de custos para reforma, é possível alterá-la para qualquer cômodo ou até mesmo para a reforma da casa inteira.

Essa planilha de gastos com obra permite visualizar o somatório dos custos reais e dos custos inesperados, mostrando quais pontos acabaram saindo do controle e que poderiam ter sido evitados.

7. Planilha de gastos com combustível

Para quem utiliza diariamente o carro, é fundamental avaliar e prever o consumo de combustível ao longo do mês. Com essa planilha de gastos com combustível é possível adicionar a distância percorrida, quilometragem e o preço por litro.

Preenchendo devidamente todas as informações, a planilha mostra o custo médio por litro de combustível, além do preço por quilômetro gasto. Facilitando o planejamento de gastos com o veículo mensalmente.

8. Planilha de gastos com Casamento

Quem está planejando um casamento sabe que não é uma tarefa fácil. Por isso, utilizando uma planilha de gastos com casamento é possível categorizar as despesas, além de ver o progresso em relação às estimativas de custo.

Essa planilha oferece um gráfico com a destituição de onde o dinheiro está sendo gasto, para que você analise se existe algum aspecto que está desatualizado ou que está recebendo mais investimento que deveria.

Encontrou a melhor planilha de gastos?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor planilha de gastos para te ajudar na hora de anotar suas despesas e controlar melhor seu dinheiro.

Além de uma planilha de gastos, utilizar uma planilha de controle financeiro pode ser fundamental para equilibrar suas contas. Por isso, confira nosso artigo com as melhores planilhas de controle financeiro.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download