Convite de casamento [Guia Completo]

Índice

Durante o preparo do casamento, até o fim da lua de mel, muitas decisões devem ser tomadas pelos noivos, podemos dizer que casamento é basicamente o sinônimo de escolhas.

E uma das principais escolhas que devem ser tomadas, é em relação ao convite de casamento. Independente do tamanho e do estilo do casamento, o convite é um dos itens obrigatórios da extensa lista de tarefas que envolvem a sua organização.

Além de avisar aos convidados sobre a data do casamento, o convite de casamento pode revelar muito sobre o estilo dos noivos e da festa. No convite o convidado saberá como deve se vestir, o que usar e o que esperar da festa.

Para que esse momento seja o menos estressante possível, preparamos este guia completo para que você acerte todos os detalhes do convite de casamento.

O que escrever no convite de casamento

Chegando nesta etapa da organização de um casamento, muitos podem ter dúvidas do que escrever em um convite de casamento. Separamos algumas dicas para te ajudar sobre o que escrever no convite de casamento.

1. Momento da Escolha

Assim que definirem o tema principal da festa, a paleta de cores, o estilo da decoração, o horário e o local, deve-se começar e pensar no convite de casamento. Com essas etapas definidas, fica mais fácil escolher os elementos do convite.

2. Mensagem de casamento

Uma maneira de personalizar ainda mais seu convite de casamento e deixá-lo perfeito é pensando em uma mensagem de casamento. Pode ser utilizado uma frase importante para os noivos, versículo bíblico ou até trecho de uma música.

3. Nome dos pais

Antigamente era regra que o nome dos pais fossem inseridos no convite de casamento, entretanto, com o passar do tempo inserir o nome dos pais no convite é totalmente opcional.

4. Nome dos noivos

É fundamental inserir o nome dos noivos em destaque, geralmente o nome da noiva vem antes, visto que se trata dos pilares do casamento. É aconselhável destacar os nomes para facilitar a leitura na hora que os convidados receberem o convite do casamento.

5. Data, horário e endereço

Apesar de ser óbvio, é importante lembrar que essas informações são as mais fundamentais no convite de casamento. É recomendado informar que o casamento aconteceu 15 minutos antes do horário real.

Dessa forma, evita possíveis atrasos dos convidados. Outra dica importante é não esquecer de colocar o nome do local e o endereço completo da cerimônia e da festa do casamento.

6. Site de casamento

Inserir o site do casamento pode ser muito interessante, inclusive colocando um QR code no convite de casamento. Dessa forma os convidados conseguem acessar e ter mais informações sobre o casamento, como confirmar presença e até lista de presentes online.

Materiais do convite de casamento

Quando tiver pensado e definido tudo que irá colocar no seu convite de casamento, também é importante definir como ele será feito e impresso, sabendo disso, separamos algumas dicas para te ajudar a definir os principais itens do convite de casamento:

  • Tipo de papel: papel cartão, Collor plus, aspen, linho, kraft, vergê, texturizado, evenglow opalina, que são os mais usados;
  • Cor do papel;
  • Tamanho e formato da fonte: precisa ser legível;
  • Formato do convite;
  • Gramatura do papel: É o peso do papel para o convite, o mínimo indicado é o de 160gr, mas corre o risco de amassarem no transporte;
  • Borda;
  • Pintura Lateral do convite;
  • Modelo do envelope;
  • Corte interno do envelope (se aparece nome ou não);
  • Forro do envelope;
  • Monograma: Podendo ser utilizados em vários itens do casamento, o monograma é o conjunto de iniciais ou nome dos noivos, com elementos gráficos que possam transmitir a essência do casal e o estilo da festa;
  • Tipo de impressão;
  • Tipo de letra;
  • Cor da letra;
  • Lacre, adesivo ou fita.

Foto do noivo colocando a aliança na mão da noiva

Frase para convite de casamento

Como mostramos acima, um dos itens que deve estar presente no convite de casamento é uma mensagem ou frase. Por isso, separamos algumas frases para convite de casamento para você se inspirar na hora de criar seu convite de casamento.

Passagens bíblicas e religiosas

  1. “O amor é paciente, é bondoso. O amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará!” – I Cor. 13,4-7-8;
  2. “Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós” – Salmos 118:23;
  3. “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separa.” – Mateus 19:6;
  4. “Deus mudou o teu caminho até juntares com o meu e guardou a tua vida separando-a para mim. Para onde fores, irei. Onde tu repousares, repousarei. Teu Deus será o meu Deus. Teu caminho o meu será.” – Rute 1:16-17;
  5. “Pois onde estiver o amor, ali estará também o nosso coração.” – Lc. 12:34;
  6. “Derramai Senhor, sobre nós a vossa bênção para que o nosso amor dure eternamente.”;
  7. “Sob a proteção do Criador e debaixo do manto de suas preces, unirão em matrimônio as suas almas, que um dia Deus determinou que se completassem.”;
  8. “Deus uniu nossos caminhos e nós, sob sua benção, uniremos nossas vidas para sempre.”;
  9. “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus uniu, não separe o homem…” Marcos 10:9;
  10. O Senhor, com sua infinita bondade, te escolheu para mim, para eu cuidar e amar. Eu honrarei esse compromisso todos os dias da minha vida.

Frases de amor para convite de casamento

  1. “E quando as palavras não são suficientes, procuro dentro do seu coração e ainda encontro: você é meu abrigo mais seguro.”;
  2. “Que delícia será este dia! À beira mar de encantamentos, uma declaração de amor será ouvida pelos ventos!”;
  3. “Dois corações que se unem para juntos crescerem no amor e no bem.”;
  4. “Juntos, não há estrelas que não possamos alcançar, nem sonhos que não possamos realizar.”;
  5. “Porque em cada pedaço de mim, sempre haverá um pedaço de você.”;
  6. “Dois corações que se unem para juntos crescerem no amor e no bem.”;
  7. “Cuide bem de quem faz o seu coração sorrir.”;
  8. “Te amo. Com todas as letras, palavras e pronúncias. Em todas as línguas e sotaques. Em todos os sentidos e jeitos. Com todas as circunstâncias e motivos.”;
  9. “Ame como a chuva fina, que cai silenciosa, mas que faz transbordar rios.”;
  10. “Para dividir e amar, de hoje até o fim de nossas vidas!”.

Frases engraçadas

  1. “Nós gostamos do que vimos um no outro, então estamos colocando uma aliança. Venha assistir e comemorar com a gente.”;
  2. “No jogo da vida, cansamos de jogar somente com um jogador e vamos nos unir para jogarmos de dois para sempre.”;
  3. “Pensou que nunca veria nosso convite de casamento? Pois bem, guarde com carinho…”;
  4. “Surpresa para alguns, loucura para outros, mas acreditem: vamos nos casar!”;
  5. “Solteiros pela última vez, casados pela primeira e felizes para sempre!”.

Frases de filmes e séries

  1. “Whatever you do in this life, it is not LEGENDARY unless our friends are there to see it!” Barney Stinson – How I Met Your Mother;
  2. “Porque em cada pedaço de mim, sempre haverá um pedaço de você.” – Diário de uma Paixão;
  3. “A felicidade só é real quando é compartilhada” – Na Natureza Selvagem;
  4. “A vida não é a quantidade de vezes que você respira, e sim, os momentos que te deixam sem ar.” –  Hitch;
  5. “Cruzei oceanos de tempo para te encontrar.” – Gary Oldman em Drácula, de Bram Stoker;
  6. “Você é a minha pessoa.” – Grey’s Anatomy.

Músicas para convite de casamento

  1. “O universo conspira a nosso favor e a consequência do destino é o amor. Pra sempre vou te amar.” – Nando Reis;
  2. “Quanto mais o tempo passa, mais aumenta a graça em te viver” – Tiago Iorc;
  3. “Eu quero partilhar a vida boa com você” – Rubel;
  4. “Tu é trevo de quatro folhas” – Anavitória;
  5. “Já era amor antes de ser!” – Henrique e Juliano;
  6. “Nosso amor veio de outras vidas e eu vou te amar nas outras vidas que virão.” – Jorge e Mateus;
  7. “Pra nós, todo o amor do mundo.” – Marcelo Camelo;
  8. “Se o amor bateu na nossa porta, que sorte a nossa” – Matheus e Kauan;
  9. “Tudo, tudo pode o amor ganhar. Passe o tempo, passe o que passar.” – Fábio Junior;
  10. “Todos os caminhos trilham pra a gente se ver. “Todas trilhas caminham pra gente se achar.” – Maria Gadú.

Convite de casamento para editar

Agora que você já sabe melhor o que deve compor um convite de casamento, então chegou o momento de encontrar um modelo de convite de casamento para editar e criar um design único para esse momento tão especial.

Ferramentas de design como o Canva, permitem criar diversos design a partir de modelos e templates criados por profissionais, onde você pode escolher e personaliza-lo da forma que quiser.

Se deseja criar um convite de casamento personalizado e com um design único, o Canva pode ajudar com sua grande biblioteca de templates e modelos prontos para você editar.

Para fazer um convite de casamento no Canva, basta realizar o login na ferramenta através da sua conta do Facebook, Google ou Apple. Ao entrar, você tem diversas opções de design para começar a criar.

Esta ferramenta conta com diversas ferramentas de criação de design de diferentes categorias, desde logotipos, cartões de visitas e panfletos, até carta de apresentação e currículos.

Recorte menu de templates Canva

Abra o Canva e no menu superior, escolha a opção “Templates” e no menu “Para você” escolha a opção convites de casamento, ou se preferir, utilize o campo de busca e digite por “convites de casamento”.

Ao escolher o convite de casamento para editar, você consegue visualizar todos os modelos e templates de convite de casamento que falamos acima. O Canva conta com uma grande biblioteca de modelos gratuitos e inúmeros templates na sua versão Pro.

Biblioteca de templates do Canva

Com uma interface bem intuitiva e fácil de utilizar, o editor de convite de casamento do Canva funciona com o sistema de clicar e arrastar onde permite você criar um incrível convite de casamento sem possuir conhecimentos gráficos aprofundados.

Como falamos, é possível editar o convite de casamento da forma que desejar, invertendo utilizando smartphones ou tablets. Para isso, basta realizar o download do aplicativo do Canva.

O seu convite de casamento fica salvo dentro do seu perfil, permitindo que você edite-o a qualquer momento. Ao finalizar a sua edição, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg, GIF, MP4, PDF padrão e PDF para impressão.

Se você deseja conhecer mais sobre o Canva e todas as suas funcionalidades, confira nosso artigo completo sobre essa ferramenta, clicando aqui.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Aprendeu como fazer convite de casamento?

Esperamos que este guia tenha te ajudado a criar o seu convite de casamento perfeito para esse momento super especial.

Se você deseja aprender como criar outros tipos de convite e enviá-los pela internet, confira nosso artigo sobre como criar convite online.

Início Blog Ferramentas Convite de casamento [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download