Criar convite online: 12 melhores ferramentas

Criar um convite interessante e bem elaborado é uma forma muito agradável de chamar seus familiares e amigos para eventos e comemorações importantes. Esta atividade criativa que era mais complexa antigamente, hoje pode ser executado por qualquer um que utilize as ferramentas corretas.

Existem vários editores de imagem que estão disponíveis através de sites e aplicativos que proporcionam criação de artes gráficas sem a necessidade de conhecimento ou experiência na área de edição.

Para ajudar você a encontrar a melhor opção, criamos uma lista com as 12 melhores ferramentas para criar convite online. Confira a seguir a avaliação de cada uma delas e escolha a sua preferida.

1. Canva

O Canva é um editor de imagens muito simples e intuitivo, o que permite que qualquer pessoa possa criar convites bonitos e até mesmo requintados sem a necessidade de experiência em design gráfico. Mas o editor também conta com ferramentas que permitem a criação de artes profissionais.

É possível escolher um entre inúmeros modelos de convites dos mais diversos temas, seja para aniversário, formatura, chá de bebê e até mesmo casamento. A plataforma conta com várias fontes e permite a edição de textos, do fundo e de todos os elementos que compõe seu convite.

Também é possível ajustar cores, tamanhos e posicionamentos. Quem quer criar seus convites do zero pode utilizar diversos clip-arts, fotos, adesivos e elementos da biblioteca do Canva. Quando finalizadas, as artes podem ser salvas em JPG, PNG, PDF e até mesmo serem enviadas na hora através das redes sociais.

Domine a criação de artes digitais com o curso Photo Canva

Se você deseja aprofundar seu conhecimento no Canva para criar artes incríveis dentro de um programa online, como se estive usando outro programa profissional, faça um curso e domine este editor de imagens.

O curso Photo Canva foi pensado e criado especificamente para pessoas que apresentam dificuldades na utilização de programas complexos com o Photoshop e o Corel Draw ou não contam com um computador super potente para o funcionamento desses editores.

Apenas com um celular e conferindo o passo a passo, será possível aprender a usar o Canva mobile e desktop, ter acesso a pre-sets, criar cartões interativos, efeitos, efeitos 3d, cardápios e até mesmo vídeo nuggets. Vale a pena conferir!

2. Envato Placeit

O Envato Placeit é um acervo de templates prontos que podem ser baixados e customizados. Dentre eles estão opções para convites que serão enviados online e até mesmo designs criados para impressão.

Além disso, o site também conta com um acervo de vídeos que podem ser facilmente customizados para tornar seu evento ainda mais animado. Modelos de pré-visualização, os famosos mockups, podem ser baixados para ver como seus projetos ficariam impressos no papel, em canecas e até mesmo em camisetas.

É possível encontrar milhares de templates prontos excelentes no Envato Placeit para criar convites incríveis, mas a plataforma é originalmente desenvolvida em inglês. Isso significa que algumas de suas pesquisas irão precisar de palavras-chave na língua inglesas.

3. Fotor

O Fotor é uma poderosa ferramenta de edição de imagem que conta com inúmeros templates prontos de convites. São opções para aniversários, casamentos, formaturas, datas comemorativas, entre tantas outras. Todas as funcionalidades de um bom editor estão presentes para possibilitar a criação de convites incríveis.

É possível adicionar suas próprias imagens, usar elementos gráficos fornecidos pela plataforma, escolher diversas fontes diferentes, formatos de textos estilizados e imagens de fundo que combinem com a ocasião.

Vale ressaltar que o Fotor conta com uma interface minimalista e bastante amigável para usuários iniciantes. Isso significa que qualquer pessoa pode acessar o site para criar convites completamente originais para seus eventos.

4. Desygner

Uma opção simples de editor online para criar convites a partir de modelos prontos e ferramentas simples é o Desygner. O site conta com acervo de ilustrações, ícones, fotos, elementos gráficos e criar banners de texto que podem ser utilizados criativamente.

É possível utilizar imagens importadas de suas redes sociais em seus convites. Além disso, a plataforma conta com uma ferramenta inteligente de redimensionamento. Ao finalizar suas artes, elas podem ser baixadas em formatos específicos para compartilhamento online ou impressão.

O Desynger é gratuito, conta com uma versão web e apps para dispositivos Android e iOS. No entanto, usuários que desejam aproveitar mais recursos podem optar pela assinatura premium.

5. Vectr

O Vectr é um editor de imagens que conta com uma variedade de ferramentas para edição que permitem criar artes mais complexas. No entanto, ele não conta com templates prontos nem bancos de imagens, funcionalidades muito úteis que facilitam o trabalho de usuários iniciantes.

Isso signfica que para criar um convite com o Vectr é preciso desenvolvê-lo do zero. A vantagem, é que as funcionalidades necessárias para isso estão presentes, como edição por camadas, desenhos, recorte de imagem, ajustes de fontes, ajustes de cores e a opção de carregar imagens do seu computador.

Se a criatividade é o seu forte e você deseja desenvolver todos os elementos dos seus convites, vale a pena testar esta ferramenta.

6. DesignBold

As funcionalidades que o DesignBold apresenta vão, em contrapartida, à proposta do item anterior. Este criador de convites é uma ferramenta fácil de usar, que apresenta diversos modelos de artes, um acervo de imagens e funcionalidades simplificadas.

Os usuários podem criar um convite em apenas alguns cliques. Só é preciso selecionar um dos templates prontos de acordo com o tema para customizá-lo com suas informações. Para deixá-los mais originais, a ferramenta permite a edição dos elementos e até mesmo a utilização de suas próprias fontes.

Vale destaque que o DesignBold conta com um modo colaborativo, em que vários usuários podem trabalhar simultaneamente para desenvolver a mesma arte.

7. FestaLab

O FestaLab é um serviço para criar convites gratuitos online e gerenciar uma página interativa do seu evento na internet. É possível inserir informações sobre o endereço onde o evento será realizado, seu mapa e até mesmo utilizar a funcionalidade de confirmar presença.

A ferramenta conta com vários modelos dos mais variados temas, desde festas de 15 anos, chás de bebês até casamento. Após o convite ser criado, ele ficará disponível na plataforma, mas também poderá ser baixado para impressão ou compartilhamento através de apps de conversa e redes sociais.

8. Adobe Spark

Adobe é a empresa responsável pelo desenvolvimento de um dos editores de imagem mais famosos do mundo, o Photoshop. No entanto, este programa é complexo e precisa ser adquirido para ser utilizado, por isso o Adobe Spark foi desenvolvido.

O Spark é uma ferramenta de edição gratuita e online que torna a criação de artes gráficas mais acessível para diferentes perfis de usuários.

Assim como outras opções em nossa lista, este editor conta com vários modelos prontos de alta qualidade, que podem ser customizados. É possível personalizar seus tamanhos, cores e elementos. Também é possível definir as medidas corretas para cada rede social ou impressão.

9. Smilebox

Pessoas que gostam de animações em suas artes devem conferir o Smilebox e seu acervo de convites virtuais animados.

Os modelos prontos podem ter as fontes, cores, tamanho e formato dos textos alterados. Também é possível escolher se uma foto será utilizada ou não, alterar o fundo das imagens e até mesmo selecionar as músicas que serão utilizadas.

Apesar de apresentar uma proposta muito interessante com convites animados, o Smilebox tem uma limitação em sua versão gratuita. Os convites só podem ser enviados até 10 pessoas e irão apresentar uma marca d'água com o logo da empresa.

10. Scrapee

Procurando por uma opção específica para o convite de crianças? Confira o Scrapee! Os modelos oferecidos pela ferramenta são perfeitos para aniversários infantis com temas de personagens da Disney, princesas e heróis.

Utilizar o Scrapee também é muito fácil, basta apenas selecionar o modelo desejado e preencher as informações no campo de texto ao lado do design. Então, basta adicionar uma foto e salvar seu convite no formato JPEG, que pode ser compartilhado online ou impresso.

11. Evite

O Evite é uma plataforma que conta com as ferramentas para criar convites e administrar seus eventos. É possível enviar os convites através de apps de mensagens, com o WhatsApp, mas a plataforma também oferece a opção de enviar o link dos seus convites através de SMS.

A ferramenta conta com diversos modelos prontos dos mais variados temas. Ao selecionar sua opção preferida, é possível realizar apenas algumas edições mais restritas, alterando o conteúdo no formato de texto.

12. FotoJet

O FotoJet é um editor de imagens semelhante ao Canva e ao Desygner, no entanto, seus recursos são separados em três versões: criador de colagens, editor de foto e ferramenta de design gráfico.

É através da ferramenta de design gráfico que você irá encontrar os melhores recursos para criar seu convite. Assim com as outras opções citadas, o FotoJet também oferece um acervo de modelos prontos que podem ser personalizados facilmente.

O serviço é gratuito e permite a customização das artes, carregamento de imagens, alteração dos textos, fundos, cores e fontes. Além disso, também oferece uma biblioteca própria de imagens e clip-arts.

5 dicas para criar convites incríveis

Agora que você já conferiu nossa lista com ferramentas excelentes para criar suas artes, confira algumas dicas que podem ajudar na produção de designs que vão surpreender seus convidados.

  1. Não exagere na quantidade de texto, sempre escreva uma mensagem simples e objetiva. Frases muito longas podem poluir o visual do seu convite e podem até mesmo ser ignoradas por algumas pessoas.

  2. O objetivo do seu convite é informar os convidados, portanto, não esqueça de incluir as informações necessárias para que eles participem do seu evento. Verifique se sua arte tem data, horário, local e o nome dos protagonistas da ocasião.

  3. Escolha um estilo de design que esteja alinhado ao estilo do seu evento. Utilize personagens e elementos infantis apenas nos convites de crianças, para reuniões de negócios ou jantares de gala, busque elementos mais sóbrios e discretos, etc. De acordo com a ocasião, é possível até mesmo criar um logo para o seu evento.

  4. Não exagere nos elementos gráficos em sua arte. Na maior parte das vezes, menos é mais. Utilize a simplicidade para surpreender seus convidados com designs elegantes e bem elaborados. Além disso, selecione uma fonte que esteja alinhada ao estilo gráfico escolhido e seja legível para convidados de todas as idades.

  5. Sempre revise tudo antes de finalizar e enviar. Confira se as palavras estão escritas corretamente e nenhum erro de digitação aconteceu, confira também os elementos visuais e garanta que tudo está perfeitamente em ordem.

Pronto para criar um convite online que vai impressionar os convidados?

Esperamos que você tenha encontrado a ferramenta perfeita para impressionar todos os convidados que irão participar dos seus eventos.

Se o seu interesse por design é maior que apenas criar convites personalizados, lembre-se de conferir o curso Photo Canva para aprender a produzir artes gráficas de nível profissional em uma das melhores ferramentas de edição online do mercado.

Início Blog Ferramentas Criar convite online: 12 melhores ferramentas
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download