Planilha de fluxo de caixa: 7 opções para te ajudar

atualizado 5 de outubro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Para uma empresa ter um crescimento sustentável depende de inúmeros fatores, isso inclui gestão, estratégias de marketing, uma série de processos operacionais, vendas e uma boa gestão financeira.

Ter o controle do dinheiro que entra e do que sai do seu negócio é fundamental para manter a saúde financeira. Então, é aqui que entra a gestão do fluxo de caixa, imprescindível para todos os negócios, independente da área  do tamanho da sua empresa.

O objetivo dessa ferramenta é apurar o saldo disponível atualmente e projetar o futuro para que sempre tenha um capital de giro acessível para o custeio da operação da empresa e também para investimento em melhorias.

Para auxiliar essa gestão do fluxo de caixa, existem diversas ferramentas que podem ajudar o empresário. Por isso, vamos te apresentar algumas opções de planilha de fluxo de caixa para te ajudar nessa gestão e organização.

Pessoa analisando gráficos e segurando um lápis

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta usada por empreendedores para acompanhar a saúde financeira do seu negócio. Ou seja, é a gestão de receitas e despesas para garantir a saúde financeira e a continuidade dos negócios.

Através de um modelo de fluxo de caixa é possível fazer planejamentos, estimativas futuras e negociar prazos com fornecedores e clientes.

Para fazer um fluxo de caixa, basta fazer um relatório com informações sobre as entradas e saídas da sua empresa durante um determinado período.

7 opções de planilha de fluxo de caixa

Encontrar um modelo automatizado e editável de uma planilha de fluxo de caixa vai permitir você ter mais agilidade, visão estratégica e principalmente acompanhar a saúde financeira da sua empresa.

Fazer uma gestão financeira eficiente é um dos principais desafios de todo lojista. Pois, para um crescimento saudável, é necessário realizar uma gestão de receitas e despesas para garantir a saúde financeira e a continuidade dos negócios.

Em qualquer loja, virtual ou física, essa é uma etapa fundamental. Até porque um erro no controle pode acarretar em prejuízos financeiros para sua empresa.

Por isso, uma planilha fluxo de caixa irá te ajudar a controlar seu fluxo de caixa, aumentar suas vendas, garantir a disponibilidade de produtos e fazer um inventário eficiente.

Pensando nisso, listamos diversas planilhas interativas e dinâmicas para te ajudar a ter total controle desse setor fundamental para seu negócio.

Uma pessoa usando notebook e uma calculadora

Mas antes de apresentarmos nossa lista, você quer aprender como fazer uma planilha de fluxo de caixa?

Para usar o Excel de forma profissional, recomendamos o curso Curso de Excel - Expert Cursos, você pode conferir mais recomendações de cursos em nossa lista com os melhores cursos para Excel.

Esse curso de Excel da Expert tem como objetivo ensinar do básico ao avançado com videoaulas de no máximo 20 minutos. Além de oferecer um certificado com capacitação profissional com carga horária total de 30 horas.

Em 9 módulos, esse curso irá te ensinar como fazer planilha de controle de estoque Excel, mostrando como editar os layouts, atalhos, funções mais utilizadas, tabelas dinâmicas e muito mais.

1. Microsoft Excel - Fluxo de caixa de pequenas empresas

A Microsoft conta com um catálogo extenso com diversos modelos de planilhas prontas para serem baixadas. Então, a primeira opção de planilha de fluxo de caixa que apresentamos é do próprio Microsoft Excel.

A planilha de fluxo de caixa diário excel pronta grátis é uma planilha muito simples. Ela auxilia no momento de prever se sua empresa terá dinheiro suficiente para atender as suas obrigações.

Os saldos de caixa projetados abaixo do valor mínimo definido por você serão exibidos em vermelho, além disso, também é possível visualizar um gráfico dos seus saldos mensais projetados.

homem preenchendo tabelas em um computador

2. Sebrae - Planilha de fluxo de caixa

Para ajudar quem deseja empreender, o Sebrae(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza em seu site uma planilha de fluxo de caixa grátis para download.

Você deve adicionar informações de entradas e saídas de acordo com as necessidades do seu negócio. Essas informações permitem elaborar uma estrutura gerencial de resultados, calcular a rentabilidade e lucratividade, entre outros pontos.

Para planejar uma gestão empresarial eficiente é fundamental manter as contas em dia.

3. Nuvemshop - Planilha de fluxo de caixa

A Nuvemshop disponibiliza uma planilha de fluxo de caixa para download de forma totalmente gratuita. Basta apenas preencher seu nome e e-mail no campo indicado para liberar o download da planilha.

Essa planilha permite cadastrar diariamente os lançamentos, entradas e saídas, em cada linha, para cada mês referente, visualizando o saldo inicial e atual da empresa.

A planilha conta com uma visão diária, mensal, semestral e anual, permitindo um acompanhamento total da evolução do seu negócio e tomada de decisões com base em dados.

Além da possibilidade de visualizar quais são as maiores fontes de receitas e despesas do seu negócio.

pessoa analisando gráficos em um notebook

4. eGestor - Planilha de fluxo de caixa

A melhor planilha de fluxo de caixa é aquela que realmente atende as necessidades da empresa. Por isso, o eGestor criou uma planilha de fluxo de caixa que possibilita que a empresa faça o controle dessas informações tão relevantes da maneira que preferir.

Ela é uma planilha gratuita permite que o fluxo de caixa seja controlado de forma diária, semanal, mensal ou como a empresa quiser. Assim, o responsável tem uma visão clara de todos os passos da empresa e que decisões tomar a partir de agora.

A planilha também conta com um DRE estruturado a cada mês, que utiliza as informações inseridas previamente para calcular o resultado final. E, um DRE anual estruturado, com os dados do DRE mensal."

5. Contabilizei - Planilha de fluxo de caixa

A Contabilizei também disponibiliza uma planilha de fluxo de caixa gratuita através da ferramenta Google Planilhas, possibilitando o uso através do próprio navegador, sem precisar utilizar nenhum programa de computador.

Essa planilha permite um cadastro diário dos lançamentos da sua empresa, visualizando o saldo inicial e o saldo atual. Além disso, conta com um demonstrativo mensal, semestral e anual para você acompanhar a evolução do seu negócio.

Cadastro de categorias de lançamentos, para que você consiga visualizar quais são as maiores fontes de receitas e despesas.

6. Cora - Planilha de fluxo de caixa

O planejamento financeiro da sua empresa pode ser mais simples tendo o controle adequado do seu fluxo de caixa. Por isso a Cora disponibiliza uma planilha de fluxo de caixa gratuita para download.

Basta preencher algumas informações para ter o download liberado. A planilha permite você registrar todas as entradas e despesas do seu caixa, classificando-os como ganhos e gastos.

Além disso, permite fazer uma previsão do que irá pagar e receber. Também possibilita uma visão geral do seu saldo diário e fechamento semanal e mensal.

Ao longo do tempo, utilizando essa planilha é possível analisar o histórico financeiro da sua empresa, listar e classificar ganhos e gastos e estabelecer metas e prioridades.

pessoa preenchendo tabelas em um notebook

7. Conta Azul - Planilha de fluxo de caixa

Outra opção de planilha de fluxo de caixa diário é da Conta Azul, essa planilha é ideal para empresas com muitas transações, permitindo um acompanhamento real da situação financeira da empresa.

Nessa tabela devem ser inseridas todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, além disso, podem ser registrados os números de previsão, que representa o que foi planejado pagar ou receber naquele dia.

Além dos registros de realizados, que são as reais entradas e saídas, que correspondem ao que de fato ocorreu de movimentação. Também é importante classificar as transações para que você tenha um controle total do fluxo de caixa.

Encontrou a melhor planilha de fluxo de caixa?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor planilha de fluxo de caixa para te ajudar na hora de ter o controle do dinheiro que entra e do que sai do seu negócio é fundamental para manter a saúde financeira.

Caso você queira ter controle dos seus produtos, utilizar uma planilha de controle de estoque pode ser fundamental para ter controle total do seu negócio. Por isso, confira nosso artigo com as melhores planilhas de controle de estoque.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download