Customer Success: 15 melhores soluções

atualizado 20 de outubro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

No decorrer dos últimos anos do mercado, o jeito que as empresas têm lidado e encarado toda sua carteira de clientes e seu relacionamento com os mesmos vem mudando de uma forma bem expressiva e significativa. 

A tendência dessa estratégia, antigamente, era que a posição do cliente era passiva durante todo o processo da compra, sendo assim, não era o foco direto.

Atualmente, as novas estratégias apresentadas, principalmente quando falamos de Customer Success, e de sempre colocar o cliente no centro de tudo e desenvolver táticas voltadas para ele. 

A estratégia de Customer Succes, foi desenvolvida incialmente para empresas que trabalhavam com Softwares como serviço, conhecidas como empresas de SaaS, com o objetivo de reterem seus clientes por mais tempo e gerar mais renda. 

Muitas pessoas, podem ter a visão de que esse planejamento e estratégia seja aplicável apenas nas empresas de SaaS, porém, o objetivo do Customer Success é garantir sucesso durante todo o processo de jornada de venda. 

O que é Customer Success? 

Para entender Customer Success é bem fácil, podemos definir como um conjunto de estratégias que garanta ao cliente que todas as suas necessidades e objetivos, sejam atendidos e alcançados de forma plena, pelas soluções que ele adquiriu com sua empresa. 

Sendo assim, de maneira mais simples é ter uma equipe totalmente preparada, para fazer com que possíveis clientes obtenham sucesso ao utilizarem um produto ou um serviço vendido por algum negócio.

O conceito desse sistema funciona de forma que, se o cliente obtiver esse sucesso, ele continuará utilizando suas soluções, além de recomendá-las para outros possíveis clientes. 

Atualmente, existem diversas ferramentas prontas para te ajudar a gerenciar e otimizar todas as suas estratégias, analisando informações e detectando grau de satisfação. 

Além disso, entregam maior retenção de clientes, previsibilidade de receita, maior assertividade nas ações de marketing e prospecção de novos negócios. 

Confira as 15 melhores ferramentas de Customer Success disponíveis a seguir. 

1. Brevo

Com a Brevo, temos um conjunto completo de ferramentas voltadas para vendas e marketing, com tudo que é necessário para crescer e desenvolver seu Customer Success.

Para contato com seus clientes, tem soluções como Chat, SMS Marketing, E-mail Marketing e uma Inbox compartilhada com toda sua equipe de atendimento. 

Também oferecem soluções para ampliar suas vendas, como formulários de inscrições personalizados que podem ser integrados ao seu website, anúncios de Facebook e Landing pages adaptadas, para uma melhor experiência para seu cliente. 

2. Pipedrive

O Pipedrive e uma plataforma de CRM e Customer Success, criar por vendedores com o objetivo de atender tudo que um vendedor necessita para um ciclo completo de venda. Com menos trabalho manual,  te ajuda a conquistar 28% mais vendas. 

O software é bem fácil de ser utilizado e com apenas alguns cliques e poucos minutos já pode ser utilizado por completo.

Focado em te ajudar a compreender quais ações você precisa realizar para finalizar aquela venda. 

3. Ploomes

Para quem busca uma forma de melhorar ainda mais o conceito de Customer Success, a plataforma da Ploomes com certeza irá te ajudar.

Traz soluções em CRM para quem trabalha com vendas complexas, aumentando a produtividade da sua equipe, garantindo controle e visibilidade para os gestores. 

Centraliza os dados dos seus clientes, de forma atualizada e fácil, garantindo uma visão 360º do processo de vendas.

Permite segmentação de listas por região, vendedor, segmento, porte e entre muitos outros critérios. 

4. RD Station

O RD Station, oferece como solução para Customer Success, a capacidade de criar jornadas personalizadas, permitindo que sua equipe, envie a mensagem certa, na hora certa, construindo jornada para cada um dos seus clientes. 

Acompanhando o histórico de ações de cada um de seus contatos e clientes, podendo verificar as páginas que foram visitadas, e-mails lidos e definindo critérios para te auxiliar a priorizar os consumidores que estão mais propensos a comprar. 

5. JivoChat 

Uma das melhores soluções para Customer Success disponíveis no mercado é através do chat online da JivoChat e todos os seus recursos, pois com eles é possível acompanhar toda a jornada dos consumidores, desde o primeiro contato, com atendimento em tempo real. 

Com o aplicativo da JivoChat, toda sua equipe de atendimento, recebe de forma centralizada e em apenas um lugar pedido de chat, e-mails, chamadas dos clientes, economizando tempo, recurso e facilitando todo o processo.  

Além disso, a solução de Customer Success da JivoChat, possui integração com diversas outras plataformas e serviços, para melhorar a experiencia do seu cliente e ajudar a sua equipe a atender de forma mais eficiente. 

  • Gerenciamento de contatos ilimitados; 
  • Acompanhamento de negociações e histórico; 
  • Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat; 
  • Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas. 

6. Leadster

O Leadster, que tem integração com a plataforma da JivoChat, garante para você um aumento de até 3x sua captação de informações de contato dentro do site, te ajudando a qualificar leads.

Após a captação de lead, você pode enviar seu cliente para o JivoChat, permitindo que ele entre em contato com sua equipe. 

Dentro da ferramenta de Customer Success da Leadster, tem um Dashboard que possibilita acompanhar a taxa de conversão dos seus leads, uma listagem completa dos que foram gerados, além de algumas modificações que te ajudam a otimizar todo desempenho do processo. 

7. Freshsales

Conhecido também como Freshworks, foi desenvolvido com Freddy AI, uma inteligência artificial que te auxilia a descobrir os melhores leads, aumentar o engajamento do seu cliente e conduzir os seus negócios até o fechamento, incentivando sua carteira de clientes com uma solução ampla e atual. 

Como um dos principais recursos oferece formas de entender a intenção do visitante do site, incluindo as ações que estão sendo realizadas.

Com ele, podemos criar formulários Web, capturar informações do visitante, além de personalizar campanhas por e-mail, gerando leads eficazes. 

8. Fleeg

A plataforma de captação de clientes e Customer Succes da Fleeg, além de inovadora, tem integração com o chat virtual da JivoChat.

Com ele, é possível atrair mais visitantes para o seu site, encantar potenciais clientes, gerando maior desejo de compra. 

Seguindo o fluxo, a próxima etapa oferece um melhor engajamento dos seus clientes e dos seus vendedores, o que garante uma maior conversão nas vendas, fidelizando mais os seus clientes. No site e possível assistir uma demonstração de como a plataforma funciona. 

9. Clientsuccess

Um Software que tem como foco garantir retenção de consumidores potenciais, além de ajudar a sua empresa crescer como um todo.

Esse programa, focado em Customer Success, oferece uma forma de construir uma jornada customizada, que guia seus clientes. 

Como recursos, temos um kit completo com métricas, um guia passo a passo para construir e estruturar um time focado em clientes, além diversas outras ferramentas presentes dentro do programa e livros de apoio. 

10. CustomerX

Essa plataforma voltada para gestão de Customer Success, centraliza todas as informações de todos os seus clientes, identificando oportunidades e riscos de negócios, criando alguns processos automatizados para que você foque apenas nos pontos mais importantes da jornada. 

Com integração a outras ferramentas e softwares, o CustomerX faz com que o CSM não precise preencher planilhas e analisar dados de forma manual, além de permitir que sejam disparadas pesquisas NPS (Net Promoter Score) e controlar todas suas tarefas do dia a dia. 

11. You Can Book Me

Nossa próxima recomendação, na verdade é uma solução para ajudar o dia a dia de quem trabalha com Customer Success e não diretamente uma ferramenta para entender seu cliente.

A ferramenta da You Can Book Me, permite que os clientes escolham o melhorar horário na agenda do Manager, para assim, conseguir marcar uma reunião. 

O profissional de CSM, consegue criar uma página, totalmente personalizável e logo após, compartilhar o link dessa agenda com seus clientes, facilitando todo o processo de agendamentos de clientes e reuniões. 

12. Mailtrack

Uma outra solução para os profissionais de Customer Success, vem em forma de uma extensão para o Google Chrome e para aqueles profissionais que dependem que seus clientes acompanhem seus e-mails com propostas. 

Sendo um plugin de rastreamento, ele te avisa em tempo real quando alguém clica no seu e-mail enviado, além de gerar automaticamente um relatório diário sobre as atividades do dia todo. Essa extensão é totalmente gratuita. 

13. Trello

Sabemos como pode ser difícil administrar sua carteira de clientes, pois exige muita organização, geralmente de uma equipe grande. Para atingir essa organização, precisamos de uma ferramenta que permite sincronizar ideias, projetos e tarefas de forma colaborativa. 

Por isso, a plataforma da Trello e perfeita para profissionais de Customer Success, pois permite que você dívida suas tarefas por cards, aonde quaisquer pessoas da equipe, que tem permissão, podem enviar comentários, editar, realizar ou até mesmo responder perguntar, te ajudando a criar uma maior sinergia dentro da sua equipe. 

14. Mailify

Entregando soluções para estratégias multicanal, o Mailify e um software de E-mail Marketing, SMS Marketing e automação de processos dentro da jornada de Customer Success.

Dentro da ferramenta, temos acesso formulários, cenários automáticos e notificações de processos em andamento. 

Além de todas essas ferramentas, é possível ter acesso a mais de 70 modelos de e-mail, com respostas prontas, que podem ser utilizadas de forma personalizada para o seu negócio, se alinhando melhor a sua linguagem e ao que seu cliente busca. 

15. Agendor

Como o próprio site da Agendor destaca em sua tela inicial, essa e uma solução CRM, que também auxilia em Customer Success, focada em times que precisam economizar dinheiro e tempo.  Possui todo o funil de vendas e monitoramento de métricas. 

Eles disponibilizam para empresas, um período gratuito de 14 dias, voltado para testes.

Já contam com mais de 4 mil clientes e avaliações muito boas. Uma maneira inteligente de gerenciar dados e sua carteira de clientes. 

Qual a importância do Customer Success? 

Para que seu negócio tenha sucesso, e fundamental investir em soluções voltadas para Customer Success, pois elas melhoram a lealdade, felicidade e experiência do cliente. Um cliente satisfeito por ser um enorme canal de divulgação do seu produto ou serviço. 

Com isso, conseguimos ter clientes mais felizes, o que resulta em menos cancelamentos e mais compras.

Isso resulta em uma redução na taxa churn, impactando diretamente de forma positiva sua receita, já que adquirir novos clientes demanda um investimento muito maior do que manter clientes. 

Dicas para implementar o Customer Success em sua empresa 

1. Tenha um departamento dedicado 

Se a estrutura do seu negócio permitir, tenha um departamento que cuide apenas do Customer Success dentro da sua empresa.

Desta maneira, será possível realizar uma melhor administração de toda a experiência de seus clientes, além de acompanhar de maneira detalhada toda a jornada de compra. 

2. Atenção ao Churn Rate 

Acompanhar o churn rate e fundamental para que seu negócio tenha sucesso ao adquirir novos consumidores.

Se seus índices de churn forem muito altos, isso pode ser um indicativo de que algo, dentro do seu processo de vendas precise de atenção. 

Realize pesquisas de satisfação com seus clientes, para tentar identificar e neutralizar o problema que esteja causando o alto número de churn rate. 

3. Defina metas para sua equipe 

Dentro de todo seu planejamento e estrutura, um dos pontos mais importantes para o Customer Success, é definir metas e objetivos possíveis, que assegurem uma implementação estável da estratégia que garanta sucesso do consumidor.

Além de direcionar sua equipe para os caminhos mais eficientes na jornada das vendas. 

Achou a melhor solução para Customer Success do seu negócio? 

Esperamos que nosso artigo, tenha ajudado sua empresa a encontrar as ferramentas que irão te auxiliar a conquistar e fidelizar cada vez mais seus clientes, aumentando suas vendas e melhorando toda a experiência do consumidor. 

Uma das melhores maneiras de melhorar o atendimento e experiência do consumidor e através de um chat online. Conheça os recursos do JivoChat e acompanhe a jornada dos consumidores desde o primeiro contato com a possibilidade de atendê-los em tempo real.

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