Compartilhar tela: 10 melhores ferramentas

Confira nossa lista com os melhores aplicativos para compartilhar tela

As videoconferências são reuniões online que integram a rotina de profissionais que trabalham em home office. Elas proporcionam a oportunidade superar os desafios impostos pela distância, tornando a integração e o gerenciamento de equipes algo completamente possível.

Um dos recursos que torna estas reuniões online ainda mais efetivas é o compartilhamento de tela. Uma forma fácil de exibir as informações expostas em seu monitor para um grupo de pessoas sem a necessidade de enviar emails ou do compartilhamento de arquivos.

Compartilhar a tela também é importante para quem deseja ensinar algo ou precisa prestar assistência técnica para alguém. Afinal, executar estas tarefas sem saber o que a outra pessoa está vendo pode ser algo muito difícil, mas o compartilhamento oferece uma forma prática para contornar esta situação.

O compartilhamento de tela também apresenta diversas outras finalidades. Se você deseja saber mais sobre este recurso e ainda conferir as principais e mais seguras ferramentas de compartilhamento, confira o nosso artigo. Vamos lá?

O que é o compartilhamento de tela?

É o ato de compartilhar o conteúdo que está sendo exibido em sua tela com outro dispositivo ou diversos dispositivos simultaneamente.

Dependendo da configuração de transmissão e da ferramenta utilizada, todos os elementos de sua tela serão compartilhados ou apenas a janela de uma aplicação selecionada, assegurando sua privacidade.

A exibição sempre será feita em tempo real. Isso significa que não será necessário enviar arquivos ou compartilhar diversos links para ilustrar algo durante uma conversa ou reunião. Isso torna o auxílio de técnicos de informática, workshops e apresentações tarefas muito mais simples.

Compartilhar tela é seguro?

Para que o compartilhamento de tela seja um procedimento seguro é preciso confiar nas pessoas que participarão da transmissão e utilizar uma ferramenta confiável, que proteja seus dados.

Existem opções que contam apenas com a opção de exibir todo conteúdo em sua tela ou até mesmo fornecem o acesso ao seu dispositivo para outra pessoa. Portanto, tenha cuidado e dê preferência para plataformas que contam com a opção de exibir apenas uma janela por vez.

Já os programas que assumem o controle de seu computador ou dispositivo geralmente são confiáveis quando fornecidos por uma empresa ou profissional de assistência técnica que tenham credenciais de confiança.

10 melhores ferramentas para compartilhar tela

Confira a seguir algumas das melhores e mais seguras alternativas de aplicativos para compartilhar tela em reuniões, videochamadas ou webinars.

1. Zoom

O Zoom é uma ferramenta gratuita de videoconferências que ganhou muito destaque durante a popularização do trabalho home office. Diversas empresas, profissionais autônomos e até mesmo instituições de ensino usam a ferramenta para reuniões de bate-papo, criar eventos de marketing, webinars, videoaulas, entre outras opções.

Zoom

2. Google Hangouts

O Google Hangouts é a plataforma de chamadas e videoconferências disponibilizada gratuitamente pelo Google. Para utilizá-lo basta apenas contar com uma conta Google e acessar o site em seu navegador. A instalação de um programa para usá-lo é opcional.

A opção de compartilhamento de tela estará disponível em qualquer chamada de áudio ou chamada de vídeo. Uma das vantagens desta alternativa é a opção de adicionar e gerenciar sua lista de contatos, tornando mais prática as reuniões de equipes ou chamadas com uma mesma pessoa.

3. Skype

Esta é uma das ferramentas mais populares para chamadas e conferências online. Milhões de pessoas conhecem ou já instalaram o Skype em seu computador. Através dele, compartilhar sua tela é uma tarefa muito simples que exige apenas apertar um botão.

A programa é confiável e seguro, pois as interações são feitas com contatos adicionados em sua lista. Sua maior desvantagem é que o compartilhamento de tela só pode ser feito de forma gratuita durante chamadas de voz. Para exibir o conteúdo de sua tela em chamadas de vídeo será preciso de uma conta Skype Premium.

Skype

4. Join.Me

O Join.Me é uma ferramenta de acesso remoto bastante conhecida. Criada originalmente para que pessoas possam acessar remotamente outros computadores, hoje a ferramenta conta com diversos recursos.

Contudo, apenas alguns são liberados para uso gratuito, como: compartilhamento de tela, reuniões de até 10 participante, bate-papo, transferência de arquivos, suporte mobile e suporte para diversos monitores simultâneos.

O layout de sua interface é simples e intuitivo, proporcionando uma boa experiência para todos os tipos de usuários. Além disso, o plano de fundo das reuniões pode ser alterado e um link pessoal pode ser criado para convidar pessoas para sua sala.

5. TeamViewer

O Team Viewer é um programa de compartilhamento de desktop rápido, fácil de usar e que não exige muita capacidade do seu computador.

Bastante usado no segmento de assistência técnica, o aplicativo também oferece uma boa variedade de funcionalidade para reuniões, como o compartilhamento de tela. A ferramenta é bastante funcional e uma licença deve ser paga para sua utilização profissional, no entanto, usuários pessoais podem desfrutar das qualidades do Team Viewer gratuitamente.

6. GoTo Meeting

O GoTo Meeting é uma ferramenta profissional de videoconferências. A plataforma é completamente desenvolvida para o uso de empresas, isso garanta otimização nos recursos para reuniões se tornarem mais práticas.

Para investir na utilização do GoTo Meeting é preciso assinar uma mensalidade paga em dólares. Então, funcionalidades como compartilhar tela, reuniões sem limite de tempo, salas de reuniões personalizadas, qualidade HD e o limite mínimo de 150 participantes estarão disponíveis.

GoTo Meeting

7. ClickMeeting

Promover webinars e videoconferências é uma tarefa fácil com a ferramenta ClickMeeting. Uma plataforma de trabalho remoto que simplifica a comunicação online.

Através de seu aplicativo ou de seu navegador é possível compartilhar sua tela demonstrando processos em programas, visualizando documentos, treinando colaboradores, entres tantas outras opções.

Assim como o item anterior, o ClickMeeting é uma ferramenta de chamadas e conferências voltada para o público profissional. Isso significa que para poder utilizá-la é preciso investir um valor mensal em um de seus pacotes.

8. Discord

O Discord é um aplicativo desenvolvido para conectar o público gamer acostumado com chamadas de voz. Apesar do foco na conversa, é possível compartilhar sua tela nas salas de chat ou em chamadas privadas.

Além do aplicativo para computador, o Discord também funciona direto em seu navegador e está disponível nas lojas de aplicativo iOS e Android.

9. Dead Simple Screen Sharing

O Dead Simple Screen Sharing é uma ferramenta completamente gratuita que pode ser usada através da adição de uma extensão em navegadores Chrome ou Firefox.

Para compartilhar sua tela com esta opção basta apenas acessar a extensão, clicar no botão “Share” e selecionar a janela que será compartilhada. O convite para outros usuários acessarem sua tela é feito através do compartilhamento da URL ou usando a opção de enviar um convite por email.

Dead Simple Screen Sharing

10. Conexão de Área de Trabalho Remota

Sabia que os sistemas operacionais Windows 10 oferecem uma opção nativa para o compartilhamento de tela? Estamos falando da ferramenta Conexão de Área de Trabalho Remota (Windows Remote Desktop Connection para usuários do Windows na língua inglesa).

Por se tratar de uma ferramenta funcional, sua utilização é bem menos intuitivas que outras opções de nossa lista.

Apesar disso, usuários de Windows 10 podem recorrer a esta alternativa sem a necessidade de instalar qualquer programa e serão capazes de visualizar o conteúdo de outra tela e até mesmo realizar ações em outro computador, caso o outro usuário conceda permissão.

Aprendeu como compartilhar tela?

Esperamos que o nosso artigo tenha mostrado como é fácil compartilhar sua tela, além de apresentar aplicativos que podem ser usados em seu dia a dia.

Se o seu objetivo também é salvar as transmissões de aulas, reuniões, webinars ou até mesmo tutoriais, use também um gravador de tela. O Movavi é uma ferramenta de vídeo que captura sua tela com um único clique. Confira e descubra uma forma gratuita de gravar tanto vídeo quanto áudio em seu computador.

2021/01/21

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte