Como testar velocidade da internet

Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Testar a velocidade de internet é mais fácil do que você imagina e ela pode te ajudar a identificar problemas como wi-fi lento, lag nos jogos ou falha na conexão.  

Tá fraca a internet? Ou a internet ficou lenta do nada? Esses são problemas bastantes comuns e quem passa por eles sabe que um dos indicadores para poder identificar os problemas é testar velocidade da internet.  

Verificar a velocidade da internet também é importante para que você possa ter certeza de que a velocidade que está chegando para você é a mesma que você contratou.

Por isso, elaboramos esse artigo para que você possa fazer o seu teste de conexão e velocidade da internet. 

Como testar a velocidade da internet? 

Para testar a velocidade da internet você pode utilizar duas técnicas simples, a primeira delas consiste em utilizar medidores online, que permitem que você teste três tipos de velocidade diferentes: Ping, Download e Upload. 

Ou você pode medir a latência, ou Ping, da sua internet através dos aplicativos disponíveis no seu computador.

Antes de aprendermos sobre essas possibilidades, vamos descobrir como você pode interpretar os resultados desses três tipos de velocidade. 

Medindo a velocidade de download

Se você ainda não sabe, a velocidade de download é o tempo que a sua conexão de internet leva para acessar e extrair  determinada quantidade de dados de um servidor para o seu dispositivo.

De uma maneira mais simplificada, ela é responsável pelo carregamento das páginas que você visita, também pelo carregamento de jogos e de todos os serviços de streaming que você acessou, como vídeo e música. 

Quando você testar a sua internet é bem provável que a medida seja em megabytes por segundo (Mbps).

Medindo a velocidade de upload

A velocidade de upload, por outro lado, é o tempo que você leva para enviar uma quantidade limitada de dados para um servidor VPS, por exemplo. 

Essa velocidade é muito importante para atividades como o envio de arquivos, videoconferências e tudo que você precisa transferir pela internet. 

Geralmente a velocidade de upload é mais baixa do que a velocidade de Download, mas depende do seu plano e do seu provedor de internet.

Assim como a velocidade de download, quando você testar velocidade da internet provavelmente ela aparecerá em megabytes por segundo (Mbps).

Medindo a velocidade de latência (Ping)

Para os gamers de plantão, você provavelmente já deve ter ouvido falar de Ping em jogos online. 

O Ping é a velocidade de latência ou seja é o atraso, o tempo, em que uma solicitação é transferida para outro ponto.

Você já teve a experiência de sentir que todos os personagens de um jogo estavam sempre um passo à frente de você? Então você provavelmente estava com um Ping alto.

Quando você testar velocidade da internet através do Ping ele será medido por milissegundos (ms).

Aprenda a utilizar medidor de internet online

Agora que você já conhece as três velocidades de internet e para que cada uma delas é medida é hora testar velocidade da internet com um medidor de internet online.

Você pode utilizá-lo para testar velocidade da internet pelo celular ou pela sua CPU, pois para utilizá-lo basta ter um navegador disponível. 

Antes de começar seu teste de velocidade da internet

É importante que você se certifique de que apenas um dos dispositivos está conectado para não influenciar o resultado do teste. 

Para fazer o teste é necessário fechar todas as aplicações que possam ter consumo de dados e deixar conectado apenas o navegador e aba em que o teste será feito.

Certifique-se também de que não há nenhum outro dispositivo conectado na rede, a não ser o dispositivo que você irá utilizar para realizar o teste. 

De preferência, utilize o cabo para realizar o seu teste de conexão, pois a velocidade Wi-fi costuma ser, naturalmente, mais baixa, pois ela pode sofrer interferência de sinal.

Portanto, se estiver realizando um teste Wi-fi tente ficar o mais próximo possível do roteador.

Acesse a ferramenta

A ferramenta SpeedTest é uma ferramenta que permite que você realize testes de velocidade de conexão em qualquer dispositivo.

Ela verifica as velocidades de Ping, Download, Upload e você ainda pode se registrar no site e manter um histórico de resultados do seu teste de velocidade para acompanhar futuramente.

Para iniciar o seu teste de velocidade siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da ferramenta SpeedTest
  • Assim que você entrar no site verá o botão de iniciar, clicar, ou tocar no botão para iniciar o seu teste.
  • O próximo passo é aguardar os resultados que serão exibidos na mesma tela

Interprete os resultados 

Depois de realizar o seu teste é preciso analisar os resultados, dentro das opções você verá as velocidades de Ping, Download e Upload:

  • Velocidade de Download: A velocidade de Download deve ser a velocidade mais próxima do que você contratou com a sua operadora. Por exemplo, se você contratou uma velocidade de 15Mbs, o seu teste de velocidade deve alcançar uma velocidade próxima a esse valor.
  • Velocidade de Upload: Quanto maior a velocidade de Upload, mais rápida é a sua internet. Geralmente ele fica um pouco abaixo da velocidade de download.
  • Ping (velocidade de latência): Pings abaixo de 50 mss, em média, são considerados um valor bom.

Testar velocidade da internet através do Ping

Como já abordamos no artigo, o Ping, ou a latência, vai determinar o tempo de resposta entre um comando e a ação.

Para quem está acostumado com jogos online o Ping pode ser utilizado para verificar lag em jogos, e por isso muitos jogadores fazem o monitoramento do Ping antes de começar a jogar.

Nesse tópico, vamos conhecer diferentes maneiras de testar velocidade da internet através do Ping sem precisar utilizar aplicativos encontrados na internet.

O Ping também pode indicar se um servidor pode ser alcançado, e por isso ele é utilizado para testar conexão com servidores desde jogos, como servidores minecraft, até sites

Servidor VPS da Hostgator

Testar Ping através do Prompt comando

Embora pareça bastante rudimentar, essa técnica é muito eficiente para testar velocidade da internet de Ping.

O teste de conexão através do Prompt de comando te permite testar conexão com servidores desde que você saiba o endereço de IP ou o endereço na web.

Para fazer o teste de Ping vamos seguir o passo a passo:

  • O primeiro passo é abrir o aplicativo "executar", ele pode ser facilmente encontrado na lupa, basta digitar o nome e abrir.

Printscreen do executar cmd

  • No aplicativo executar você vai digitar "cmd", sem as aspas, e posteriormente irá apertar enter. 

  • Em seguida, você verá uma janela preta exibida, essa janela é o Prompt Comando.

    Printscreen prompt comando

  • O próximo passo é digitar "Ping", sem aspas, dar um espaço e em seguida digitar endereço de ip ou site que você deseja testar a sua conexão. 

Prompt comando executando o ping

Atenção!! Quando você digitar o endereço remova os certificados sll, que são as letras https que aparecem  antes do endereço do site,  ou você receberá uma mensagem de erro na sua tela. 

Print screen erro no prompt comando na execução do ping

A interpretação do teste é feita de maneira bastante simples:

  • O resultado exibido será o tempo em que 32 bytes levam para sair do seu computador, chegar no site ou servidor mencionado e voltar e que está descrito nas primeiras linhas.
  • As linhas seguintes irão descrever o tempo de resposta do servidor onde você será capaz de identificar quantos milésimos de segundo leva para a informação voltar até você. Quanto maior o tempo, pior é a sua conexão. 

Resultados do teste de Ping no prompt comando

Se a sua conexão estiver ruim quando você testar velocidade da sua internet receberá a mensagem: A solicitação Ping não foi capaz de encontrar o servidor. 

É uma ótima maneira de testar velocidade da internet para jogos. Se o seu ms estiver abaixo de 50 é bem possível que você consiga jogar sem problemas.

Testar o Ping de um programa em execução

Se você não souber o endereço de ip de um servidor, você ainda pode utilizar um outro recurso para testar velocidade da internet desse programa se ele estiver em execução.

E para fazer isso, basta seguir o passo a passo bem simples abaixo:

  • Primeiro abra o programa que você deseja testar a conexão
  • Faça o login no programa e entre no servidor
  • Agora você deve minimizar o programa apertando as teclas alt+tab, ou então apertando o ctrl + alt + del
  • Se você apertar ctrl + alt + del, selecione a opção Gerenciador de Tarefas, ou procure o aplicativo na sua barra de pesquisa. 

Printscreen gerenciador de tarefas

  • Ao abrir o "gerenciador de tarefas" selecione a aba de "desempenho".
  • Na aba de desempenho abra o "monitor de recursos".

Printscreen gerenciador de tarefas para testar ping

  • No "monitor de recursos" vá para aba rede.

Printscreen do gerenciador de tarefas

Na aba rede estarão exibidos os "Processos com atividade de rede", você poderá verificar que provavelmente o seu software de interesse estará exibido.

Monitor de recursos print screen

  • Selecione o software e mais abaixo você verá a aba "conexões TCP", ao clicar a janela abrirá e você vai conseguir verificar a velocidade de latência.

Monitor de recursos print screen

Testar velocidade da internet Ping pelo MAC

Usuário Mac também podem testar a velocidade da internet Ping pelo MAC, utilizando o aplicativo "utilitários".

Siga o passo a passo a seguir:

  • Abra o finder e navegue até aplicativos 
  • Em aplicativos busque pela pasta "utilitários"
  • Acesse a pasta e localize
  • Navegue até a pasta "utilitários" e encontre  o aplicativo "Utilitários de Rede".
  • Na aba "Informação", você deve selecionar  a conexão da interface de rede no menu suspenso.
  • Selecione a conexão ativa. Se a conexão estiver ativa, você vai ver dados nos campos "Endereço hardware", "Endereço IP" e "Velocidade do Link"; além disso, o campo "Status do Link" pode estar rotulado como "Ativo".
  • Selecione a aba Ping no menu do "Utilitário de Rede".
  • Digite o endereço IP ou a URL do site que deseja testar. Comece testando a URL do seu provedor de internet e proceda para outros sites comumente acessados.
  • Digite o número de vezes que quer realizar o teste (o padrão é 10).
  • Clique no botão Ping.
  • Visualize os resultados. 

Print screen do utilitário de rede

Meu teste de velocidade mostrou conexão lenta, e agora? 

Se você está fazendo um teste de conexão é porque provavelmente deve ter detectado que a sua conexão não estava funcionando tão bem quanto deveria funcionar. 

Para tentar, te auxiliar a resolver o seu problema depois de testar velocidade da internet separamos os principais problemas e dicas de como você pode solucioná-los. 

Reposicione o seu roteador

Esse é um dos principais problemas para quem obtém valores baixos de conexão depois de fazer um teste de internet. 

Você pode inclusive testar velocidade da internet antes de mover o roteador, basta desligar os demais dispositivos e deixar apenas um deles conectado ao wi-fi.

Fique posicionado no mesmo cômodo que o seu roteador se encontra e faça o teste utilizando o medidor de internet, anote as velocidades resultantes.

Em um segundo momento, vá para um cômodo mais afastado, onde você costuma utilizar o seu dispositivo, e faça o mesmo teste.

A velocidade foi muito diferente? Se sim, talvez alguns obstáculos possam estar interferindo no seu sinal Wi-fi.

Por isso você pode tentar reposicionar o seu roteador, tente deixá-lo em posições altas, uma outra solução também é conectar um cabo, se você quiser utilizar a internet no seu computador.

Ou também existe a opção de adquirir um roteador mais potente, por isso não deixe de conferir nosso artigo sobre os melhores roteadores de 2021. 

Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo

Se você compartilhar a residência com mais pessoas é bem provável que após testar velocidade da internet você tenha identificado uma velocidade abaixo do normal.

Isso acontece pois a internet acaba sendo compartilhada entre os dispositivos conectados, 

Por exemplo, se você utiliza a sua rede no computador e no celular, e mais um membro utiliza no notebook, por exemplo, são três dispositivos dividindo a mesma conexão.

O ideal para evitar que isso seja uma dor de cabeça, é manter os dispositivos desconectados quando não estiver utilizando e manter também o seu roteador bem posicionado.

Acumulo de cache

Caso você detecte que valores abaixo dos esperados ao testar velocidade da internet é recomendável desligar o seu roteador e aguardar em média 3 minutos, ou até que ele resfrie, 

O uso contínuo pode causar superaquecimento e alguns componentes internos podem ser prejudicados, além disso, o acúmulo de cache pode deixar a sua rede sobrecarregada, após a reinicialização realize o novo teste de rede.

Por isso, é recomendado manter o roteador desligado sempre que ele não estiver em uso para evitar essas questões. 

Verifique o hardware

Além de verificar se o seu modem está funcionando corretamente, não esqueça de verificar se os cabos de rede também estão bem conectados.
Dê uma empurradinha de leve nos cabos e verifique se houve alguma mudança na velocidade da sua internet, se não… Tente reiniciar o dispositivo. 

Vale a pena testar velocidade da internet continuamente para saber o que pode ser considerada uma internet lenta e poder utilizá-la como parâmetro quando ela parar de funcionar.

Verifique o sinal da sua operadora

Pode ser que o problema verificado no seu teste de conexão não esteja na sua residência e sim no sinal que chega da sua residência.

Alguns provedores de internet já possuem aplicativos que permitem que você se mantenha informado sobre o status da sua conexão de rede.

A outra alternativa é verificar se todas as luzes do seu roteador estão funcionando corretamente, você pode verificar o manual do usuário para saber o significado de cada uma.

Agora você já sabe testar velocidade da internet

Nesse artigo mostramos várias maneiras que você pode utilizar para testar velocidade da internet e também como você pode solucionar os possíveis problemas se o teste de conexão acusar valores mais baixos.

Se nenhuma das nossas dicas funcionou corretamente, não se desespere, o problema pode ser externo e nesse caso é necessário contatar a sua operadora.

Alguns problemas estão relacionados tanto com a rede local ou com os serviços da própria operadora e apenas um técnico poderá encontrar a solução.

E não deixe de testar a sua internet constantemente para se certificar de que a velocidade contratada é a mesma que chega no seu roteador. 

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download