Como calcular frete dos Correios?

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Devido ao constante crescimento no mercado de e-commerces no Brasil, muitas pessoas começaram a se interessar mais em empreender e aprender como vender na internet. Hoje é muito simples abrir um negócio online através de plataformas de e-commerce.

Independente se você irá abrir a sua marca em uma plataforma de e-commerce, marketplaces ou vai criar um Instagram para o seu negócio.

Para vender online é necessário definir diversas etapas. Além de criar um produto de qualidade, você deve saber como calcular frete Correios já que você poderá enviar seus produtos para qualquer lugar do Brasil, ou até mesmo do mundo.

Ao abrir uma loja virtual, muitas pessoas têm dúvidas de como calcular o frete dos Correios. Uma vez que a logística é cada vez mais determinante no faturamento do seu negócio, além de ajudar na fidelização dos clientes.

Muitos clientes acabam desistindo de realizar uma compra online se as condições e os valores do frete não estiverem disponíveis na hora de realizar a compra. Neste momento, o valor da entrega pode ser decisivo para que o seu cliente finalize a compra na sua loja.

Por isso, para que entenda como funcionam as entregas dos Correios, preparamos este artigo com várias informações para você conferir sobre as formas de entrega e como calcular frete Correios.

Como é o cálculo do frete dos Correios?

Basicamente, o cálculo do frete dos Correios é feito através de uma fórmula (C x L x A) / 6000, onde:

  • C é o comprimento da embalagem, em centímetros;
  • L é a largura da embalagem, em centímetros;
  • A é altura da embalagem, em centímetros;
  • 6.000 é o coeficiente de cubagem, um valor baseado nos padrões internacionais e determinado pela IATA (Entidade Internacional das Empresas Aéreas).

Por exemplo, para entender de maneira mais fácil a fórmula do frete dos correios, uma encomenda que pesa 6kg e tem 80cm de comprimento, 60 cm de largura e 10 cm de altura.

Dessa forma, o cálculo é feito da seguinte maneira: 80 x 60 x 10 / 6000. Apesar do peso do objeto ser de 6 kg, o resultado é de 8 kg cúbicos. Então, encomendas com menos de 10 kg, o valor do frete será calculado pelo peso real do produto.

Já em casos em que o peso da encomenda ultrapasse os 10 kg, deve ser levado em consideração o resultado obtido com a fórmula. Vale lembrar que os Correios impõem um limite em que a soma do comprimento, largura e altura não podem ultrapassar os 200 cm.

A partir deste resultado, é observado a distância entre a agência em que o produto será postado e o endereço de destino, para que chegue ao valor do frete dos Correios. O site dos correios disponibiliza um simulador para calcular esse preço.

Quanto custa para enviar uma encomenda pelos Correios?

Para entender como esse preço é calculado, precisamos entender que o valor do frete dos Correios varia de acordo com algumas informações sobre a encomenda.

Para que você cobre um valor justo pelo frete dos seus produtos, é necessário prever qual será a despesa deste frete para a sua empresa. Geralmente, o valor de um frete dos Correios varia de acordo com:

  • O tamanho do produto;
  • Seu peso;
  • A distância que ele vai percorrer;
  • E, algumas vezes, o seu valor.

É necessário entender que você tem que levar em consideração o volume total das encomendas, e não apenas o peso de um item específico. Por isso, os Correios adotaram o peso cúbico como medida para simplificar este cálculo.

Recorte da calculadora de preços e prazos do site dos Correios

Visto que ele consegue equilibrar a relação entre o espaço ocupado pela encomenda e o peso que ela tem. Isso ocorre pois uma encomenda ocupa um grande espaço no deslocamento, mas pode pesar menos que um produto menor.

Recorte da calculadora de preços e prazos do site dos Correios

Ao entender isso, você consegue estipular valores justos, sem causar prejuízos à sua empresa e sem cobrar valores abusivos dos seus clientes.

Quais são as modalidades de frete dos Correios?

Geralmente os Correios recomendam que os e-commerces ofereçam as opções de entrega expressa e econômica.

A primeira é via Sedex, mais rápida, porém também é mais cara. A outra é via PAC, conta com um prazo de entrega mais longo, entretanto o seu valor é mais acessível. Isso vai depender da urgência do cliente em possuir o produto em mãos.

Separamos, com mais detalhes, as principais modalidades de entrega nacional dos Correios:

  • Sedex: entrega rápida que chega em três a cinco dias em todos os municípios;
  • Sedex 12: entrega garantida até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem do produto;
  • Sedex 10: entrega garantida até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem do produto;
  • Sedex Hoje: entrega garantida no mesmo dia da postagem;
  • PAC: entrega econômica que pode levar de cinco a sete dias úteis em todos os municípios;
  • PAC Mini: entrega para produtos com peso inferior a 300 gramas feita em um prazo de até 12 dias úteis.

Vale a pena destacar que o tempo mínimo vale para as capitais. Os prazos para cidades do interior são considerados mais longos. As modalidades como Sedex Hoje, Sedex 10 e Sedex 12 também levam alguns outros fatores em consideração:

  • Localidade;
  • Distância;
  • Horário de postagem da encomenda.

Como calcular o frete dos Correios?

No site dos Correios é possível acessar a página de cálculo de preços e prazos para calcular o frete dos Correios. Para simular, é necessário ter algumas informações em mãos como:

  • CEPs de origem e destino do pacote;
  • Altura do pacote (cm);
  • Largura do pacote (cm);
  • Comprimento pacote (cm);
  • Peso estimado (kg).

Ao entrar no site dos correios para calcular o frete dos Correios, você deverá preencher os dados solicitados e selecionar a modalidade de envio que pretende contratar, como PAC, Sedex, PAC Mini, entre vários outros.

Além disso, é necessário selecionar a embalagem que você pode utilizar. É possível optar por uma das caixas oferecidas pelos Correios ou usar uma embalagem própria.

Caso você opte por usar a opção de embalagem dos correios, basta informar o peso estimado do pacote. Agora se escolher embalagem própria, além de informar o peso, é necessário especificar se o item é uma caixa, esfera ou pacote cilíndrico.

Para concluir essa etapa, você deverá também informar as medidas exatas da mercadoria, preenchendo a altura, largura e comprimento do objeto. Após isso, basta clicar em “Calcular” e pronto. O site irá te mostrar o preço e o prazo do frete.

Vale a pena lembrar que além do site dos Correios, é possível calcular frete Correios através de dispositivos móveis , baixando o aplicativo que está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Como garantir bom preço e entrega rápida na sua loja virtual?

Para fidelizar e garantir a satisfação do seu cliente, é necessário possuir uma política de entrega confiável. Pensar em solução de frete é uma etapa fundamental para o sucesso da sua loja virtual.

Uma das maneiras de tornar os custos mais baixos e garantir entregas mais rápidas é através de um contrato direto com os Correios.

É preciso ficar atento que prazos errados e promessas de entrega e prazo não cumpridas são grandes fontes de reclamação nos maiores sites de queixas de consumidores. Então, o ideal é garantir que a experiência do cliente seja sempre a melhor possível.

Desde a compra e atendimento, até a entrega. Uma dica bem importante é fornecer o código de rastreio para o cliente o mais rápido possível. Dessa forma, ele conseguirá acompanhar a entrega desde o momento da postagem.

Ilustração correios entregando encomenda

Como fazer um contrato com os Correios?

Focado na otimização de entregas e reduzir custos, o contrato com os Correios é um acordo de prestação de serviços.

Para fazer isso, é necessário ir até uma agência dos Correios, de preferência uma mais próxima ao ponto físico do seu negócio, pois isso irá facilitar a postagem das encomendas para entrega.

Feito isso, vai ser realizado um teste de usabilidade na loja virtual para que o e-commerce seja aprovado. Caso seja positivo, o contrato será fechado.

Com a aprovação da sua loja virtual já pode ser considerado um parceiro dos Correios e começar a demandar as entregas. O sistema do Correio é bem fácil e intuitivo e permite que o proprietário administre todas as postagens realizadas.

Uma das vantagens do contrato com os Correios é a possibilidade de programar as encomendas. Com o objetivo de otimizar a logística e oferecer rapidez, além disso, é possível criar etiquetas com a sua marca, trazendo a imagem do seu negócio.

Outra vantagem é a possibilidade de solicitar que os Correios realizem a coleta dos seus produtos diretamente na sua empresa, evitando que você precise se locomover até uma agência dos Correios e postar os produtos.

O custo dos envios mensais é enviado posteriormente, isto é, você consegue se organizar e contabilizar os custos e otimizar seu planejamento financeiro ainda mais.

Melhor Envio

Se você busca outra alternativa para enviar seus produtos para seus clientes, o Melhor Envio pode ser uma ótima opção.

O Melhor Envio é uma plataforma de gestão de fretes, e conta com integração com diversas plataformas de ecommerce, marketplaces, HUBs, ERPs e permite que você centralize todas suas vendas em um único lugar.

Todos os pedidos são repassados automaticamente ao Melhor Envio, onde você consegue consultar, alterar dados e gerar os fretes desses pedidos. E caso seja necessário, ele conta com um sistema de logística reversa.

Além disso, o Melhor Envio conta com uma calculadora de frete bem prática e simples de se usar, oferecendo diversas vantagens e funcionalidades para que você escolha a melhor empresa para realizar o frete dos seus produtos.

Ele possibilita realizar a cotação do valor simultaneamente por diversos transportadores e escolher modalidades de fretes diferentes, basta se cadastrar e escolher a melhor opção para você.

Descobriu como calcular frete dos Correios?

Agora que você aprendeu como é feito o cálculo do frete dos Correios, quais as modalidades de envio e como calcular frete Correios, basta começar a utilizar na sua loja virtual e enviar os seus produtos para todo o Brasil.

É importante lembrar que o frete é apenas uma das etapas dentro da jornada do cliente e que precisa estar atento desde a experiência, até a satisfação para fidelizá-lo a sua marca.

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