Como fazer uma carta de demissão [Guia Completo]

atualizado 3 de abril de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Chega um momento na vida profissional que é necessário pedir demissão de um emprego, independente de qual seja o motivo que levou a tomar essa decisão, esse momento é bastante delicado e pode tomar algum tempo.

Ao decidir pedir demissão, inúmeras dúvidas surgem na cabeça, como por exemplo, imaginar como seu chefe irá lidar com isso, como explicar a sua saída, se precisa detalhar os motivos ou só basta dizer que deseja sair.

A forma correta de falar sobre o seu desligamento da empresa é através de uma carta de demissão. Agora, como fazer carta de demissão? Para tirar todas essas dúvidas, preparamos um passo a passo para você elaborar sua carta de demissão, confira!

O que é carta de demissão e para que serve?

A carta de demissão é um documento elaborado para comunicar formalmente ao seu empregador que você sairá da empresa. Entretanto, você precisa seguir algumas regras para elaborar a sua carta de pedido de demissão.

Para começar, o seu chefe já precisa estar ciente do seu pedido e a carta de demissão é elaborada apenas para dar continuidade ao processo e oficializar todos os detalhes. Pois a empresa precisa ter comprovação eficaz de que o empregado realmente pediu a sua saída.

Isso ocorre pois quando o empregado solicita a demissão as multas rescisórias são menores do que as pagas quando ele é demitido pela empresa. A carta de demissão existe justamente por conta dessa relação de poder entre empregador e empregado.

Carta de demissão é obrigatória? 

Como mencionamos antes, a carta de demissão é sim obrigatória para quem solicita sua saída da empresa. A carta de demissão comprova e oficializa a sua solicitação de demissão, além de comprovar caso haja pendências para serem resolvidas na justiça.

Vale a pena destacar que a carta de demissão assinada pelo funcionário deve existir somente quando ele solicitou sua saída. Caso a empresa demita o empregado, o procedimento é diferente, e ele não deve assinar um documento que mostre o contrário.

É melhor pedir demissão ou ser demitido? 

Olhando pelo lado financeiro, é melhor ser demitido pois as verbas rescisórias ao ser dispensado pela empresa são maiores. Você pode receber o valor que ficou guardado no seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Entretanto, se você foi desligado da empresa, pode ser um momento ruim da sua carreira, pois você pode não ter atingido as exigências da empresa como deveria, ou a empresa está reduzindo funcionários devido a alguma crise financeira.

Se a decisão partiu da empresa, você pode ter sido pego de surpresa. Muitas pessoas que acabam sendo demitidas procuram outros caminhos para continuar trabalhando, começam a enviar currículos, trabalham como profissionais autônomos ou decidem abrir um negócio.

Como fazer uma carta de demissão? 

Para fazer uma carta de demissão você pode escolher por um modelo simples, onde você preenche apenas os requisitos legais, ou pode colocar mais informações, como um agradecimento, caso esteja deixando uma empresa onde foi bem tratado.

Como forma de comprovar que realmente foi você quem solicitou o pedido de demissão, ele vai querer que a carta, além de assinada por você, seja uma carta de demissão feita a mão, provando que é sua letra no papel.

Se tratando de um documento formal, busque sempre ser objetivo e levar em conta que esse documento ficará arquivado junto com o seu nome nesta empresa. Não é o momento para falar sobre o que foi bom, muito menos o que foi ruim durante seu período de trabalho.

O modelo de carta de demissão simples que apresentaremos a seguir, precisa contar obrigatoriamente com:

  • Nome da empresa;
  • Nome do responsável (pode ser o seu supervisor ou o responsável no RH da empresa);
  • Solicitação do desligamento do cargo (indicando qual o seu cargo ocupado);
  • Informação sobre o cumprimento ou não do Aviso Prévio;
  • Local e Data (com dia, mês e ano);
  • Nome completo e Assinatura.

Como pedir demissão? 

Se você não está satisfeito com seu trabalho, está buscando outra carreira, recebeu outra proposta de trabalho ou qualquer que seja o motivo que você deseja pedir demissão, saiba que o mais importante é manter uma boa relação com a empresa atual.

Casta de demissão

Mesmo que esteja saindo da empresa, manter um bom relacionamento do começo ao fim, te assegura um bom networking, boas recomendações para outros trabalhos no futuro e, quem sabe, a possibilidade de retornar a empresa no futuro.

Por isso, separamos algumas dicas na hora que você for pedir sua demissão da empresa onde está trabalhando, confira: 

1. Avise com antecedência

Para encerrar seu vínculo na empresa de forma positiva, esse é o primeiro passo. Avisando com antecedência e cumprindo o seu aviso prévio, a empresa terá mais tempo para se organizar, remanejar as atividades e preencher a sua vaga.

Isso evitará os problemas que poderiam ser gerados por causa de uma saída repentina da empresa.

2. Fale com o seu supervisor

Antes de falar sobre a decisão de pedir demissão a qualquer colega de trabalho, fale primeiramente com o seu gestor. Isso evita que a sua liderança saiba da notícia antes mesmo de você comunicá-la.

3. Fale os motivos que te fizeram pedir demissão  

Após tomar a sua decisão, independente do motivo, chegou o momento de informar a sua situação. Busque a sinceridade na hora de comunicar os motivos que fizeram você pedir demissão na empresa.

Seja por uma nova oportunidade para sua carreira, mostre os motivos que fizeram você optar por uma nova empresa. Caso esteja saindo por problemas dentro da empresa, é interessante abordar esses pontos que te incomodaram.

Independente de quem seja o responsável pelo seu pedido de demissão, com um feedback sincero, a empresa poderá identificar motivadores comuns que fazem os funcionários saírem da empresa.

Com isso, podem pensar em estratégias para evitar que outros colaboradores também peçam o desligamento, melhorando o ambiente da empresa para futuros funcionários.

4. Tenha inteligência emocional

É indispensável a inteligência emocional nesse momento, pois ser sincero na hora de comunicar o porque está saindo da empresa não é o suficiente se você não consegue se comunicar de maneira assertiva.

Caso esteja saindo da empresa por motivos estruturais ou de cultura, por exemplo, é importante saber apontar esses problemas abordando situações que aconteceram e falando da forma mais clara e objetiva possível, sem ofensas e xingamentos.

Assim você não só consegue ajudar na visibilidade de problemas que a empresa talvez não tivesse conhecimento, mas também consegue ter uma saída amistosa da empresa.

5. Formalize seu pedido de demissão 

A última etapa desse processo é formalizar o seu pedido de demissão por escrito através da carta de demissão. Como falamos, a carta de demissão serve como comprovação do seu pedido, além da contabilização do aviso prévio e a data da solicitação do seu desligamento.

Modelos de carta de demissão

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre como montar uma carta de demissão e sua importância, separamos alguns modelos de carta de demissão para você usar, confira:

Confira a seguir alguns modelos possíveis.

1. Carta de demissão simples, com aviso prévio

À (nome da empresa em que você é funcionário)

Prezado(a) (nome do supervisor ou responsável no RH),

Venho por esta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa).

Estarei à disposição da empresa durante o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

(Local e data).

(Sua assinatura)

(Seu nome completo)

2. Carta de demissão detalhada, com agradecimento

À (nome da empresa em que você é funcionário)

Prezado(a) (nome do supervisor ou responsável no RH),

Venho por esta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa). Sou grato por ter atuado nesta empresa durante este tempo, e reconheço todo o crescimento pessoal e profissional que tive ao conviver com vocês, excelentes profissionais que me acompanharam neste trajeto.

Como já conversamos previamente, os motivos que me levaram ao encerramento do contrato de trabalho são de cunho profissional, visando oportunidades que são importantes para minha carreira. Tenho certeza de que manteremos contato.

Cumprirei o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

(Local e data).

(Sua assinatura)

(Seu nome completo)

3. Carta de demissão indicando que você está disposto a auxiliar na transição de suas atividades para outro colaborador

À (nome da empresa em que você é funcionário)

Prezado(a) (nome do supervisor ou responsável no RH),

Venho por esta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa). 

Sabendo das responsabilidades que me foram confiadas pela empresa, me coloco inteiramente à disposição para auxiliar na redistribuição das atividades para outros colaboradores, deixando meu contato disponível inclusive após o período de aviso prévio para orientar o que for necessário.

Cumprirei o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

(Local e data).

(Sua assinatura)

(Seu nome completo)

4. Carta de demissão sem aviso prévio

À (nome da empresa em que você é funcionário)

Prezado(a) (nome do supervisor ou responsável no RH),

Venho por esta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa).

Solicito a dispensa de Aviso Prévio trabalhado, pedindo que o encerramento do contrato de trabalho seja imediato. (Informe, se possível, algum motivo para não cumprir o aviso – por exemplo: Espero esta exceção porque devo me apresentar no novo emprego na próxima semana.)

(Local e data).

(Sua assinatura)

(Seu nome completo)

5. Modelo de carta de demissão informal

À (nome da empresa em que você é funcionário)

Olá  (nome do supervisor ou responsável no RH),

Como já conversei com vocês, escrevo esta carta para comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa).

Vocês sabem que estou seguindo um novo caminho mas sigo parceiro de vocês, e estou aqui para o que for preciso. Agradeço por todo este tempo em que convivemos e pelos aprendizados que vocês me trouxeram. 

Estarei à disposição da empresa durante o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

(Local e data).

(Sua assinatura)

(Seu nome completo)

Aprendeu o que é carta de demissão?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer e elaborar uma carta de demissão para quando você estiver pensando em se desligar de uma empresa.

Se você está buscando outro trabalho, além do currículo algumas empresas pedem uma carta de apresentação, para te ajudar, confira nosso artigo sobre Como fazer uma carta de apresentação.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download