Como fazer capa para YouTube [Guia Completo]

Índice

Não é de hoje que o YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet, onde diversas pessoas publicam diariamente seus conteúdos para todo o mundo. Se você está começando um canal do YouTube, existem alguns detalhes que não pode deixar passar.

Apesar do ditado popular “nunca julgue um livro pela capa”. São tantos canais e conteúdos no YouTube que é quase impossível assistir um por um e conhecer todos os vídeos e canais que existem na plataforma.

Como consumidores, a capa para YouTube é uma forma de chamar a atenção de quem está navegando na plataforma. Por isso é importante você ficar atento a todos os detalhes e criar uma arte atraente para o seu canal.

A capa para YouTube é um elemento essencial que além de transmitir a identidade do seu canal, informa os usuários podendo divulgar eventos, horários de publicações dos vídeos, suas redes sociais e mais o que você quiser.

Portanto, para te ajudar a montar uma capa para YouTube atrativa para o seu canal, preparamos algumas dicas. Desde o tamanho ideal para a capa do YouTube, até ferramentas e modelos prontos para você customizar do seu jeito.

Viver de YouTube

Antes de começarmos a mostrar como criar uma capa para YouTube, nós trazemos a recomendação do curso do Peter Jordan, Viver de YouTube. Se você está pensando em começar um canal, esse curso definitivamente irá te ajudar.

Este curso aborda desde a criação do canal, até truques para dominar completamente a plataforma e irá te ajudar a monetizar e ganhar dinheiro e inscritos com o seu canal do YouTube.

O curso é totalmente online e independente se você está começando uma carreira como YouTuber ou já possui certa experiência, este curso irá te ajudar. Ao adquirir este curso, você terá acesso ilimitado, podendo assistir todas as aulas quando e como quiser.

Possui suporte 24 horas para tirar dúvidas a qualquer momento e caso não esteja satisfeito, é possível pedir um reembolso até 7 dias após a compra.

Tamanho da capa para YouTube

Como o YouTube é uma plataforma que pode ser aberta em dispositivos móveis, navegadores e em smart TVs, é preciso ter um cuidado com as dimensões da imagem que você for utilizar como capa para YouTube.

Por isso, separamos algumas recomendações da própria plataforma. Pois, não adianta ter um bom layout e ela não aparecer completa ou em boa qualidade para quem estiver visitando seu canal. Confira:

  • dimensões mínimas: 2048 × 1152 pixels;
  • dimensões recomendadas: 2560 × 1440 pixels;
  • área de segurança (parte da imagem que mostra em todos os dispositivos): 1235 × 338 pixels;
  • tamanho máximo do arquivo: 6 MB.

Uma dica interessante é manter os principais elementos da sua capa centralizados, isso evitará que alguma informação ultrapasse a margem de segurança ou que a foto do perfil esconda alguma informação importante.

Como alterar a sua capa do YouTube?

Para alterar a capa do canal do YouTube é muito simples, com esse tutorial completo, em poucos passos você consegue atualizar a sua capa para YouTube.

Para começar a alterar a sua capa do YouTube, na página inicial da plataforma, clique no ícone de perfil e em seguida clique em “Seu Canal”. Depois, basta clicar em “Personalizar Canal” para abrir o Studio YouTube, onde você pode personalizar o seu canal.

Recorte do Studio YouTube para alterar capa para YouTube

No seu Studio YouTube, no menu superior, clique em “Branding” e você verá as opções para alterar a sua foto do perfil, o seu banner do YouTube e a marca d'água do seu vídeo.

Clique em “enviar” na imagem do banner e selecione a sua capa para YouTube. Em seguida, clique em “Publicar” para salvar as alterações do seu canal.

Por que alterar a sua capa para YouTube?

Como mencionamos, o banner ou a capa do canal do YouTube transmite uma mensagem ao usuário, exercendo um forte impacto na escolha do usuário em conhecer o canal e consequentemente atrair mais visualizações.

Além de atrair o olhar do usuário e criar uma empatia com o seu canal, esse recurso visual é muito utilizado para fins publicitários, divulgando campanhas importantes, eventos ou uma agenda de publicação de conteúdos.

Essa “simples” imagem de capa para YouTube pode ajudar o usuário a entender melhor o canal e se atualizar sobre novidades, publicações ou possíveis eventos.

Dicas para uma boa capa para YouTube

Agora que você já sabe qual o tamanho ideal para a capa do canal do YouTube, separamos algumas dicas para você criar a sua capa para YouTube e chamar a atenção dos usuários da plataforma.

Inspire-se em outros canais

Independente do negócio, é importante fazer o estudo dos concorrentes sempre que planejar alterar alguma coisa existente, ou implementar novidades. Não é para plagiar o que fazem, mas se inspirar, conseguir ter uma visão mais ampla.

A ideia é identificar possíveis padrões, ter insights e aplicar boas práticas a sua marca e consequentemente a sua capa para YouTube. Essa observação também permite analisar canais que não tem uma boa estratégia. Dessa forma, você sabe o que não deve fazer.

Utilize as ferramentas corretas

Para criar uma capa para YouTube atrativa, não pode utilizar qualquer programa e fazê-la de qualquer jeito. A aparência, para os clientes, faz toda a diferença. Se o canal não causar uma boa impressão, ele não será consumido.

Existem diversos sites que oferecem modelos para capa do YouTube prontos. Dessa forma, quem não tem muita habilidade com ferramentas de design, basta fazer as customizações de acordo com sua paleta de cores e inserir as informações sobre seu canal.

Entretanto, caso queira melhorar ainda mais sua capa para YouTube, recomendamos trabalhar esta habilidade. Como falamos, existem diversas ferramentas que trazem modelos prontos, apresentaremos mais à frente, a melhor ferramenta para você utilizar.

Mude de acordo com a necessidade

É importante que a sua capa para YouTube sempre siga o padrão da sua identidade visual. Entretanto, não é necessário manter o mesmo layout. De acordo com a necessidade ela pode ser alterada.

Se a sua capa padrão do YouTube possui somente uma frase de efeito ou o nome do seu canal. Mas em algum momento, você irá realizar algum lançamento, a capa pode ser alterada com informações sobre esse lançamento, por exemplo.

Incluir links

É importante colocar os links de outras redes sociais e sites na capa do seu canal do YouTube, para direcionar seu público a essas mídias. Esse recurso auxilia o aumento do engajamento do público, confira como inserir os links:

Assim como você fez para alterar a capa para YouTube, acesse a sua conta clicando no ícone do canal e selecione “Seu canal”. Em seguida, na próxima tela, selecione a opção “personalizar o canal”.

No menu superior do seu Studio YouTube, você irá clicar na opção “Informações básicas". Nessa opção, você poderá alterar o nome e a descrição do seu canal, além de poder adicionar os links que deseja.

Quando terminar de incluir os links no seu banner, clique em “Publicar” no menu superior e salve todas as alterações que você realizou.

Site para criar capa para YouTube

Como falamos anteriormente, existem diversas ferramentas onde você pode encontrar modelos prontos de capa para YouTube para editar ou, caso prefira, começar a sua do zero. A ferramenta que apresentamos aqui é o Canva.

O Canva conta com uma biblioteca repleta de diversos modelos e templates prontos dos mais variados tipos de design. Desde banner e publicações para redes sociais, até modelos prontos para currículo.

Para iniciar a sua capa para YouTube no Canva, basta fazer o login na ferramenta, podendo ser através da sua conta do Google, Facebook ou Apple. Ao entrar, você tem inúmeras opções de design, como mencionamos, para começar a criar.

Recorte tela principal do Canva

Abra o Canva e selecione a opção Redes Sociais e em seguida selecione o tipo de design “Arte de canal do YouTube”, ou se preferir utilize o campo de busca e digite por “Arte de canal do YouTube”. Ao selecionar, você consegue visualizar todos os modelos prontos de capa para YouTube.

O editor de capa para YouTube do Canva conta com uma interface bem intuitiva e fácil de utilizar. Basta clicar e arrastar para você poder criar a capa do seu canal, mesmo sem possuir conhecimentos gráficos aprofundados.

Recorte biblioteca de capa para YouTube

Como falamos, a partir dos modelos é possível editar sua capa para YouTube da forma que quiser, inclusive através de smartphones ou tablets. Basta realizar o download do aplicativo do Canva.

A sua capa para YouTube fica salva dentro do seu perfil e pode ser editado a qualquer momento. Ao finalizar a sua edição, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg, GIF, MP4, PDF padrão e PDF para impressão.

Se você deseja conhecer mais sobre o Canva e todas as suas funcionalidades, confira nosso artigo completo sobre essa ferramenta, clicando aqui.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Aprendeu como fazer capa para YouTube?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a fazer sua capa para YouTube, além de mostrar o tamanho ideal da sua imagem e dicas para alterar quando quiser.

Se você está começando a produzir conteúdo e criando seu canal no YouTube do zero, confira nosso artigo com os melhores editores de vídeo para YouTube.

Início Blog Ferramentas Como fazer capa para YouTube [Guia Completo]
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download