Arte para redes sociais: 5 melhores sites para fazer

18 de abril de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Existem diversas maneiras de levar bons conteúdos para a sua audiência e divulgar seus produtos e serviços. Uma delas é a criação de arte para redes sociais. Dentro da publicidade, a palavra "arte" é um termo comum para descrever materiais gráficos para divulgar um produto ou serviço.

Entretanto, não adianta criar imagens bonitas e publicá-las em suas redes sociais sem uma boa estratégia de marketing digital que consiga trazer os resultados desejados. Pequenas marcas nem sempre conseguem contratar uma agência ou profissional para criar essas artes.

Por isso, para você divulgar seus produtos ou serviços na internet com imagens de qualidade, separamos ferramentas que podem te ajudar a criar arte para redes sociais. Confira!

Como criar uma arte para redes sociais

Quando um time de marketing produz as artes para redes sociais, é preciso seguir um processo para atingir o resultado esperado.

Para criar uma arte para redes sociais, é preciso primeiro definir a frequência de publicações e discutir quais serão os assuntos abordados no perfil. Escolher o tema é fundamental para agregar valor às publicações e solucionar problemas do seu público-alvo.

O briefing é outra etapa importante na hora de se pensar nas artes para as redes sociais. No briefing é feito o direcionamento para a produção das imagens, com os textos, formatos, imagens e dinâmica de como a arte deverá ficar.

Sites para fazer arte para redes sociais

Agora que você já sabe como criar uma arte para redes sociais, separamos algumas ferramentas para te ajudar a produzir imagens de qualidade para publicar em seu perfil.

1. Shutterstock: Creative Flow

A primeira opção de programa que você pode utilizar para fazer arte para redes sociais é o Shutterstock: Creative Flow, um dos sites mais populares do mundo por oferecer uma enorme variedade de templates prontos que podem ser customizados de acordo com sua preferência.

Outra vantagem é que, além da possibilidade de utilizar um modelo pronto, o Shutterstock: Creative Flow permite que o usuário crie um layout do zero e totalmente personalizado, utilizando todas fontes, cores, elementos visuais e ícones que são disponibilizados pela plataforma.

Uma das características que tornou a plataforma tão popular é sua interface intuitiva e fácil de usar, onde para modificar ou criar um novo layout, basta clicar nos elementos que mais te interessam e arrastar para a tela.

Caso seja do seu interesse, o Shutterstock: Creative Flow também oferece diversas outras ferramentas que podem ser muito úteis para o seu negócio, como a criação de panfletos, logotipos, cartazes, folders, calendários, planners e até mesmo apresentações.

Página inicial shutterstock

2. Vista Create

A VistaCreate é outra opção de site para criar arte para redes sociais com inúmeras funcionalidades e com uma interface bem simples de mexer. Totalmente em português, facilitando o uso.

Com essa ferramenta é possível criar publicações para o Instagram, anúncios para Facebook, miniaturas e introduções para o YouTube, convites, cartões, filtros para o Snapchat, entre outros. Além disso, o site também auxilia na criação de logo para a sua marca.

Também é possível criar um kit de Design, onde todos os materiais da sua conta ficam salvos, facilitando a edição e criação de novas artes. A ferramenta disponibiliza diversos modelos prontos, além de um acervo de vídeos, ilustrações, músicas e imagens para te ajudar nas produções.

Captura de tela do Vista Create

3. Snappa

A Snappa é uma ferramenta focada em criações de arte para redes sociais. São mais de 6.000 modelos prontos para publicações no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube. Além disso, também é possível criar banners para a Twitch e o Soundcloud, fundos de reunião e topos de e-mails.

Com um modelo de edição bem simples, com o sistema de arrastar e soltar você pode criar qualquer imagem para as redes sociais.

O modelo de edição é simples de ser feito, apenas arrastando e clicando para editar os textos.

Captura de tela do Snappa

4. Trakto

A Trakto é uma alternativa 100% brasileira de site para criar arte para redes sociais. A versão gratuita oferece acesso a diversos modelos de artes prontos, recorte do fundo de fotos, banco de imagem, além de poder salvar criações em vídeos, imagens e pdf.

A ferramenta conta com um diferencial que é a possibilidade de criar um mini-site, onde você pode reunir seus links, cardápios, informações da sua marca e até loja virtual. Além disso, também é possível criar figurinhas para o WhatsApp.

Captura de tela do Trakto

5. BeFunky

O BeFunky é uma ótima opção para quem deseja criar arte para redes sociais. Apesar de contar com funcionalidades limitadas em sua versão gratuita, a plataforma oferece uma variedade de opções para edição.

A ferramenta é bastante intuitiva e pode ser usada completamente online. O BeFunky oferece uma boa variedade de elementos para editar e melhorar as qualidades das imagens. 

Além disso, é possível utilizar modelos prontos para criar convites, folhetos, pôsteres, apresentações para PowerPoint, cartões, entre diversos outros modelos.

Captura de tela do BeFunky

Tipos de conteúdo para publicação

As redes sociais possibilitam o compartilhamento de fotos, vídeos e carrossel. Cada rede possui seu formato específico, por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para que suas redes sociais fiquem organizadas e atrativas.

Vale a pena lembrar que na maioria dos casos, as redes sociais são o primeiro canal de contato de potencial cliente com a sua empresa. A qualidade das imagens, linguagem e o formato usado nas redes, falam muito da marca.

De acordo com a GLOBAL WEBINDEX, os seguidores esperam das marcas nas redes sociais, os seguintes conteúdos:

  • Ser informativa- 47%
  • Ser uma fonte de positividade- 41%
  • Ter um propósito – 37%
  • Ser mais humana/ ter personalidade – 35%
  • Ser Eco-Friendly- 34%
  • Apoiar fornecedores locais – 31%
  • Apoiar ONGs- 30%

O formato das publicações e as redes sociais onde são postadas possuem relação direta com o desempenho das postagens.

Por que investir em uma arte para redes sociais?

As redes sociais deixaram de ser apenas uma plataforma para divulgar fotos e vídeos pessoais e de ciclos de amizades próximas e se tornaram um excelente espaço para marcas dos mais variados portes e segmentos.

Uma forma de apresentar ao seu cliente o que sua empresa tem a oferecer de forma que chame a sua atenção é através da criação de arte para redes sociais, por exemplo.

Publicar apenas seus produtos ou serviços, sem gerar nenhum tipo de conteúdo, seu perfil na rede social acaba se tornando apenas um panfleto virtual. Consequentemente, isso pode acabar afastando seus seguidores, pois a página acaba se tornando cansativa.

Com mídias, como imagens, fotos e layouts bem desenvolvidas, sua marca passa a atrair público e potencialmente aumentar mais as vendas, além de apenas divulgar produtos e serviços.

Isso aliado a uma boa estratégia, as chances de aumentar o engajamento e os seguidores nas redes sociais são maiores, assim como, a possibilidade de compartilhamentos, o que aumenta ainda mais a divulgação da sua marca.

Vantagens de criar arte para as redes sociais

A criação de artes para as redes sociais, ou publicação, traz inúmeras vantagens para as marcas e empresas que utilizam o poder das mídias sociais em favor do seu crescimento. Veja algumas delas:

  • atrai público e ajuda a aumentar as conversões;
  • ajuda a divulgar os produtos e serviços que a sua empresa já oferece;
  • colabora para a divulgação de novidades que envolvem a sua marca;
  • permite criar e divulgar promoções que podem até ser exclusivas para os seguidores, aumentando ainda mais sua presença nas redes sociais e as chances de venda.

Aprendeu como fazer arte para redes sociais?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para criar arte para redes sociais.

Caso você esteja começando a criar artes e produzir conteúdos para a sua marca nas redes sociais mas não sabe o que publicar, confira nosso artigo com 30 ideias sobre o que postar no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download