Como criar uma loja de dropshipping do zero

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O estoque e a logística são alguns dos maiores desafios para quem deseja começar seu próprio ecommerce.

As preocupações e as possibilidades de prejuízo acabam fazendo com que muitas pessoas deixem de empreender.

Criar uma loja de dropshipping é uma excelente forma de começar sem ter que se preocupar com qualquer aspecto relacionado a essas áreas de um negócio.

Esse modelo de negócio tem crescido porque proporciona a possibilidade de vender se preocupando apenas com as vendas e o atendimento. Quem fica encarregado do estoque, da logística e dos produtos é o fornecedor.

Se você tem interesse em saber mais sobre essa tendência, confira nosso artigo para aprender como criar uma loja de dropshipping do zero. Vamos lá?

O que é dropshipping?

Antes de criar sua loja através desse modelo de negócio, primeiro é preciso entender o que é dropshipping.

O dropshipping funciona como uma loja virtual onde você vende produtos sem ter os produtos físicos em estoque.

Seu fornecedor será diretamente responsável pelo envio dos itens aos consumidores após as transações ocorrerem.

E como se ganha dinheiro dessa forma? Será preciso trabalhar com preços maiores do que é cobrado pelo fornecedor, oferecendo a você uma margem de lucro.

De forma bem resumida, o dropshipping funciona em três passos:

  1. O cliente compra um produto de sua loja.
  2. Você encomenda o produto com o fornecedor.
  3. O fornecedor envia o produto para o seu cliente.

Como criar uma loja de dropshipping do zero

É comum que quem não está habituado com vendas digitais tenha dúvidas e inseguranças sobre como criar uma loja de dropshipping.

Para ajudar você, preparamos um passo a passo que vai desde a escolha dos produtos até dicas de marketing para divulgar sua loja. Vamos lá?

1. Defina seu nicho de mercado

Uma das dicas para ter sucesso no mercado digital com sua loja de dropshipping é tentar preencher um espaço que ainda não foi ocupado.

Para fazer isso de forma eficiente, o primeiro passo a se tomar é definir seu nicho de atuação e seu público-alvo.

Entenda nicho de mercado como uma segmentação mais específica de uma área mais ampla de um mercado.

A ideia é oferecer as soluções para necessidades específicas, o que também ajuda a definir os produtos, a qualidade dos produtos e a faixa de preço que será praticada.

Um exemplo de nicho para o mercado de roupas e acessórios é a área esportiva, com camisetas de times, roupas para academia e acessórios.

Atuar em um nicho bem definido é um fator fundamental para destacar sua loja da concorrência, afinal, existem inúmeras lojas na internet.

Confira a seguir alguns pontos-chave para levar em consideração na hora de definir o nicho de sua loja:

  • Escolha algo que você realmente gosta: escolher um nicho no qual você tem interesse é importante. Dessa forma será mais fácil conhecer os produtos, explicar seus detalhes para os clientes e tornar a administração de sua loja mais interessante.
  • Encontre uma solução para seus problemas: caso esteja enfrentando algum tipo de problema, tente encontrar uma solução que também possa ser oferecida para pessoas em situações semelhantes.
  • Pesquise pelos produtos mais vendidos: investir nos produtos mais vendidos na internet é uma forma de aumentar suas chances de vender bem. Use ferramentas como o Google Trends para encontrar os produtos e as palavras-chave mais pesquisadas pelos consumidores.

2. Faça uma pesquisa de mercado

Faça uma pesquisa de mercado e estude a indústria em que você deseja atuar. É importante que sua análise também inclua avaliações sobre sua concorrência nessa área.

Essas informações são muito relevantes para estimar a receita gerada, lucro e até mesmo os preços a serem aplicados em sua loja.

Confira a seguir os principais fatores que você precisa avaliar em seu estudo de mercado:

  • Pesquise o tamanho do mercado: encontre informações sobre o valor da indústria, estatísticas sobre o tamanho do mercado, as principais tendências, taxa de crescimento e expectativas para o futuro. Isso é importante para saber se existe um número suficiente de consumidores interessados na área em que deseja vender.
  • Pesquise seu público-alvo: é fundamental conhecer as pessoas que são interessadas pelo que seu negócio tem a vender. Identifique a faixa etária, nível de renda, gênero, localização, ocupação e até mesmo hobbies.
  • Identifique os hábitos de consumo do seu público-alvo: após identificar qual é o perfil do seu cliente, tente entender o comportamento de consumo dele e sua demanda de produtos. Será muito mais fácil alcançar essas pessoas ao entender quem elas são, seus hábitos e preferências.
  • Pesquise sua concorrência: mapeie quem são seus principais concorrentes e encontre formas de medir seu desempenho. Tente entender as estratégias usadas, estude seus anúncios, preços e posicionamento no mercado.
  • Faça uma análise SWOT da concorrência: a análise SWOT é uma ferramenta de marketing que ajuda a entender as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de um negócio. Fazer isso com a concorrência irá ajudar a gerar insights para o seu negócio.

3. Encontre seus fornecedores

Escolher um bom fornecedor é uma etapa fundamental para o sucesso de uma loja de dropshipping.

Afinal, o vendedor de dropshipping não fabrica seus produtos, por isso depende da qualidade do serviço e dos produtos ofertados pelos fornecedores.

Quem optar por um fornecedor ruim irá oferecer uma experiência ruim aos seus clientes, podendo vender produtos de baixa qualidade, embalagens malfeitas e atrasos no envio.

Por mais que você não tenha controle sobre essas questões, é a sua loja que realizou a venda e é ela que levará a culpa por não atender as expectativas.

Portanto, considere algumas coisas na hora de definir seu fornecedor:

  • Escolha fornecedores com uma boa reputação
  • Avalie a presença digital dos fornecedores
  • Teste o suporte ao cliente oferecido
  • Avalie a qualidade dos produtos
  • Avalie a qualidade e a segurança da embalagem
  • Assegure que o processo de atendimento dos pedidos cumprem seus requisitos

Caso não conheça muitas opções, confira nossa lista com os melhores fornecedores para sua loja de dropshipping.

4. Organize suas finanças

Independente da sua área de atuação, é importante entender que finanças pessoais e finanças empresariais são coisas distintas.

Isso é importante para ajudar na hora da contabilidade, dos processos na justiça e facilita a administração de sua receita.

Confira algumas dicas que podem ajudar:

  • Solicite as licenças locais
  • Abra uma conta PJ no banco
  • Pague as taxas aos fornecedores
  • Separe dinheiro para manutenção e custos

5. Crie um site para sua loja de dropshipping

Depois de planejar, analisar e organizar seu negócio, é hora de criar uma loja virtual.

Contar com seu próprio domínio e site é importante para que os clientes saibam onde ir para comprar seus produtos.

Além disso, ter um site oferece mais possibilidades de divulgar sua loja em campanhas digitais, mas vamos deixar para falar sobre isso depois.

primeiro passo para criar sua loja virtual é obter um nome de domínio que servirá como seu endereço.

É importante que seu domínio leve o nome de sua loja, seja bastante memorável e interessante para o seu público-alvo.

Por mais que muitas pessoas acessem sites usando os mecanismos de busca, existe uma grande parcela que irá digitar o nome do seu site quando quiserem conferir seus produtos.

Para descobrir se o domínio que você deseja usar está disponível, faça uma pesquisa em sites como o registro.br e o godaddy.

Após encontrar uma alternativa interessante e que esteja disponível, basta registrá-la.

próximo passo é escolher uma plataforma para criar sua loja virtual.

Escolher um serviço de criação de site é uma das opções com o melhor custo-benefício para criar uma loja de nível profissional.

Confira a seguir algumas das melhores alternativas disponíveis no mercado:

6. Pense nos detalhes

Uma coisa que muitas pessoas esquecem sobre como criar uma loja de dropshipping é que os detalhes são muito relevantes.

Se você vive em um estado onde é preciso pagar uma taxa de vendas, será necessário pesquisar e descobrir o custo desses tributos.

Essa informação é fundamental para definir o preço dos produtos e os gastos totais que os clientes terão ao adquirir um item. Se possível, tente consultar um especialista em impostos.

Os métodos de pagamento também têm um impacto direto na experiência do consumidor. Oferecer mais métodos e métodos convenientes é uma forma de promover mais compras.

Contudo, lembre-se de conferir as taxas de transação dos métodos oferecidos para descobrir se eles estão alinhados com a sua proposta de negócio.

7. Faça a divulgação da sua loja

A divulgação é uma atividade fundamental para atrair os clientes e gerar tráfego para sua loja virtual.

Afinal, mesmo que seu site seja bem estruturado e ofereça bons produtos, os clientes não irá chegar até sua loja sozinhos.

Por isso é importante investir em vários canais para fazer anúncios de sua loja e de seus produtos.

Esteja presente nas redes sociais criando publicações com frequência e fazendo vídeos para gerar engajamento.

Investir em estratégias de SEO – Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca) também é fundamental para que os consumidores encontrem seus produtos nos resultados da primeira página do Google.

8. Acompanhe todos os pedidos

Acompanhar todos os pedidos de vendas de sua loja de dropshipping é uma forma de assegurar a satisfação dos clientes e contribuir com sua fidelização.

Imprevistos eventualmente irão acontecer, mas se você estiver presente e se comunicar com os clientes durante esse processo, eles serão bem mais compreensivos.

9. Estruture o atendimento

Contar com uma política de troca e devoluções é algo que toda loja virtual precisa fazer, seja ela de dropshipping ou não.

É importante estar bem alinhado com o fornecedor quanto a esse assunto, pois essa é uma de suas responsabilidades como vendedor.

Isso porque a legislação brasileira garante o direito de arrependimento aos consumidores.

Ou seja, eles têm até sete dias após a chegada do produto para se arrependerem, podendo solicitar o cancelamento ou a troca sem custos adicionais.

E o que isso tem a ver com o atendimento? Bem, eventualmente os cancelamentos e trocas também irão acontecer, assim como as dúvidas e reclamações.

Por isso é muito importante ter um canal definido para realizar o atendimento ao cliente, evitando que ele se frustre ao interagir com sua loja.

Disponibilize um email de contato para que os clientes possam fazer suas solicitações, mas não se limite apenas a esse canal.

Considere usar uma ferramenta de chat profissional, assim como o JivoChat, para oferecer o atendimento em tempo real aos seus clientes pelas redes sociais, WhatsApp e até mesmo nas páginas da sua loja.

Quais são as vantagens e desvantagens de criar uma loja de dropshipping?

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens desse modelo de negócio e decida se vale a pena criar sua loja de dropshipping.

Vantagens do dropshipping

Confira a seguir as principais vantagens que têm feito esse modelo de negócio se tornar cada vez mais popular:

  • Fácil de começar: o fato de não precisar produzir, gerenciar um estoque e a logística faz com que esse modelo de negócio seja bem mais simples. Para criar sua loja de dropshipping basta ter apenas um computador e acesso à internet.
  • Custos baixos: não será preciso se preocupar com custos de infraestrutura, matéria prima e colaboradores.
  • Baixo risco: um dos poucos riscos apresentados é a escolha dos itens que serão oferecidos aos consumidores.
  • Permite vender vários produtos: esse modelo de negócio permite vender produtos de vários fornecedores diferentes, diversificado a oferta de sua loja e os consumidores que você pode conquistar.
  • Praticidade: contar com um notebook para gerenciar seu negócio significa que você pode trabalhar de onde quiser.

Desvantagens do dropshipping

Apesar de oferecer vários benefícios, o dropshipping também apresenta algumas dificuldades.

  • Muita competição: por ser algo tão fácil de começar, muitas pessoas também empreendem nesse modelo de negócio. Portanto, é preciso trabalhar bastante para se destacar da concorrência.
  • Margens de lucro mais baixas: além de precisar trabalhar com a diferença do preço oferecido pelo fornecedor, também será preciso usar preços competitivos que não sejam eclipsados pela concorrência.
  • Possíveis problemas de fornecimento: quem escolher um fornecedor ruim irá se deparar com muitas dificuldades. Erros de envio, problemas com produtos, demora no tempo de resposta e produtos de baixa qualidade podem acabar com a reputação da sua loja.
  • Atendimento aos clientes: será preciso gerenciar o atendimento ao consumidor. Isso significa que você terá que ouvir e atender as reclamações dos seus clientes.

Aprendeu como criar uma loja de dropshipping do zero?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender todos os processos de como criar uma loja de dropshipping.

Caso tenha interesse em se aprofundar nesse assunto para maximizar seus resultados, confira nossa lista com os melhores cursos online de dropshipping.

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