Banner para loja virtual: 6 ideias e como criar um

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Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Assim como nas lojas físicas, banners também podem ser eficazes para atrair a atenção dos clientes para promoções e novos produtos em uma loja virtual. Portanto, é importante criar esse tipo de arte para o seu e-commerce. Mas como você pode criar um banner para loja virtual?

Muitas vezes, quem está começando a investir na sua loja virtual não tem recursos financeiros disponíveis para contratar um designer que crie logotipos ou arte gráfica para o seu empreendimento.

Portanto, ao longo deste artigo, vamos apresentar algumas ideias de banner para loja virtual para você se inspirar, além de ferramentas para você criar seu design de forma gratuita. Desta forma, você poderá criar banners para a sua loja virtual. Vamos começar?

Qual é a função do banner na loja virtual?

A finalidade de um banner para loja virtual é transmitir as mensagens e impressões necessárias para proporcionar a melhor experiência visual possível ao cliente. Através de imagens e fotos, você pode persuadi-lo a adquirir seus produtos.

Os modelos mais comuns de banners em sites de ecommerce são os banners promocionais e informativos.

Eles costumam estar localizados na página inicial, geralmente no topo, e apresentam títulos atrativos e chamadas para ação (CTAs) com o objetivo de direcionar o usuário para uma página específica.

Outra função dos banners em e-commerce é a divulgação de produtos e serviços. Certamente, você já navegou em uma página de vendas e se deparou com uma imagem chamativa anunciando uma grande liquidação ou desconto.

Provavelmente, isso despertou seu desejo de compra de alguma forma, não é verdade? Bem, esse é o impacto de um banner.

Como criar um banner para loja virtual?

Agora que você já entendeu melhor a importância do banner para ecommerce, separamos um passo a passo para criar os seus:

1. Capriche no visual

O primeiro e crucial passo na criação de um banner para loja virtual é dar atenção ao design. Lembre-se de que um dos principais objetivos de um banner é criar um impacto visual, e isso só é possível com um design de alta qualidade.

Evite banners com excesso de informações, imagens e texto desorganizado, bem como fotos de baixa qualidade ou qualquer elemento que possa prejudicar a aparência geral.

2. Atente-se ao tamanho

Certifique-se de que os banners em sua loja virtual não atrapalhem a experiência de navegação. Ao criar seus materiais, leve em consideração as dimensões ideais. Isso garantirá que seu site mantenha um layout limpo e evite a sensação de poluição visual.

Confira várias opções de tamanho de banner para loja virtual:

  • Banner horizontal médio: 300×250 pixels
  • Banner horizontal grande: 336×280 pixels
  • Banner horizontal principal (topo da página): 728×90 pixels
  • Banner quadrado: 720×615 pixels

3. Use textos objetivos

Priorize o uso de textos curtos e diretos ao criar seus banners. Grandes volumes de texto podem fazer com que os visitantes desistam de ler a mensagem.

O melhor enfoque é usar banners para transmitir mensagens breves e chamadas à ação (CTAs) que incentivem os visitantes a realizar ações específicas, como conferir um produto, obter um cupom ou comprar um item em promoção.

4. Utilize imagens de qualidade

Destaque seus banners em sua loja virtual com suas melhores imagens. Como eles ficam visíveis na página inicial, permitem que você apresente seus produtos e a identidade visual da sua marca da melhor maneira possível.

5. Preste atenção nas cores

Mantenha a consistência com sua paleta de cores ao criar banners. Certifique-se de que eles estejam alinhados com o restante da página para criar um layout harmonioso, proporcionando uma experiência visual positiva.

6. Garanta que o layout seja responsivo

Dado que a maioria dos usuários acessa a internet por meio de smartphones, é fundamental garantir que seus banners funcionem bem em todos os dispositivos. Certifique-se de ter um design responsivo, garantindo uma experiência de qualidade, independentemente do dispositivo utilizado.

7. Atualize os banners com frequência

Use os banners como uma ferramenta de comunicação e marketing. Para isso, atualize-os regularmente para manter seus clientes informados sobre as últimas novidades da sua marca. Isso também demonstra que sua empresa está sempre se esforçando para surpreender seu público.

Ideias de banner para loja virtual

Agora que já mostramos como criar um banner para loja virtual, separamos alguns tipos mais relevantes no e-commerce.

Deseja destacar suas ofertas especiais e descontos para os clientes? Então é essencial criar um banner de promoção atraente e cativante! Essa é uma abordagem simples e eficaz para chamar a atenção dos clientes para suas ofertas e incentivá-los a clicar.

Normalmente, os banners de promoção são posicionados no topo da página inicial, mas você também pode escolher outras posições que se adequem à sua estratégia.

Se estiver criando um banner de promoção para uma loja virtual que visa promover produtos, é fundamental usar frases curtas e impactantes que estimulem os clientes a clicar e aproveitar a oferta

  • "Aproveite agora nosso desconto de 20%! Clique aqui e compre já!";
  • "Frete grátis em compras acima de R$100,00! Clique aqui e aproveite!";
  • "Compre agora com 30% de desconto! Clique aqui e garanta já seu produto!";
  • "Desconto imperdível de 50%! Clique aqui e compre agora!".

Elaborar um banner promocional pode ser uma estratégia eficaz para realçar suas ofertas especiais e descontos, impulsionando a sua taxa de conversão, um dos principais indicadores no seu ecommerce.

Ideia de banner promocional para loja virtual

Para produtos ou serviços recém-lançados, um banner de lançamento pode ser uma maneira excelente de criar antecipação e gerar interesse. No geral, qualquer banner em uma loja virtual deve ser informativo e atraente, destacando as principais características e benefícios do produto ou serviço.

No caso do banner de lançamento, o objetivo é informar os clientes sobre as novidades, pois é uma ótima maneira de chamar a atenção para o produto ou serviço inédito e incentivá-los a saber mais sobre ele. Exemplos de mensagens e CTAs para banners de lançamento incluem:

  • "Descubra os benefícios do nosso novo produto! Clique aqui e experimente agora mesmo!";
  • "Prepare-se para o lançamento mais esperado do ano! Clique aqui para saber mais!";
  • "Seja um dos primeiros a experimentar! Clique aqui e conheça nosso produto revolucionário!";
  • "Preparados para a novidade? Clique aqui e descubra o que vem por aí!".

Como pode ver, os banners de lançamento têm o potencial de chamar a atenção dos clientes e criar expectativas em relação ao seu novo produto ou serviço. Vale a pena experimentar!

Ideia de banner para lançamento

Os banners comemorativos são ótimos para destacar datas especiais. Um banner em uma loja virtual deve ressaltar as principais informações do produto e/ou serviço, além de incentivar o cliente a clicar para comprar ou se cadastrar, por exemplo.

Naturalmente, os banners de anúncio devem ser visíveis para os clientes assim que acessam o site e podem estimular a navegação e compras adicionais. Exemplos de mensagens e CTAs para banners de anúncio incluem:

  • "Celebre conosco esta data especial! Clique aqui e confira nossas promoções!";
  • "Presenteie quem você ama com nossos produtos especiais! Clique aqui e saiba mais!";
  • "Comemore esta data especial com nossos produtos exclusivos! Clique aqui e conheça mais!";
  • "Torne esta data ainda mais especial com nossos presentes personalizados! Clique aqui e confira!";
  • "Encontre o presente perfeito para esta data especial em nossa loja! Clique aqui e confira!".

A versatilidade do banner em uma loja virtual é mais um motivo que torna essa ferramenta indispensável para quem deseja vender mais. A seguir, discutiremos o modelo de banner para anúncios.

Ideia de banner para anúncio

Os banners de sugestão de produtos são excelentes para apresentar produtos complementares ou relacionados aos que o cliente está visualizando em sua loja virtual.

Eles podem impulsionar as vendas e incentivar o cliente a explorar outros produtos em sua loja, ajudando a aumentar seu ticket médio. Alguns exemplos de mensagens e CTAs para banners de sugestão de produtos incluem:

  • "Complete o seu conjunto! Veja mais produtos relacionados! Clique aqui e confira!";
  • "Aprimore seu visual ou decoração com nossos produtos! Clique aqui para explorar mais opções!";
  • "Leve tudo o que você precisa! Confira produtos semelhantes! Clique aqui para comprar!";
  • "Procurando mais opções para combinar com seus produtos favoritos? Confira nossa seleção especial! Clique aqui para saber mais!".

Ideia de banner para sugestão de produtos

6 ferramentas para criar banner para loja virtual

Agora que você já sabe tudo o que precisa para criar um banner, confira cinco ferramentas que vão te ajudar a criar os melhores para o seu e-commerce:

1. Kittl

A Kittl é uma plataforma de design poderosa que combina templates profissionais e edição precisa, permitindo a criação de designs inovadores para redes sociais, como banners, catálogos, projetos gráficos e muito mais, em questão de segundos.

Na plataforma, é possível contar com sua abordagem prática e acessível ao design, pois conta recursos avançados de edição e IA para você personalizar suas criações de maneira profissional.

A ferramenta de edição de texto, por exemplo, permite transformar e ajustar qualquer palavra com apenas alguns cliques, tornando o processo rápido e eficiente.

A plataforma conta com uma biblioteca ilimitada de ilustrações, fontes, fotos e ícones, ou seja oferece tudo o que você precisa em um só lugar, eliminando a necessidade de procurar recursos externos.

Banner para loja virtual

2. Shutterstock: Creative Flow

O Shutterstock é um dos bancos de imagens mais conhecidos da internet, oferecendo conteúdo de alta qualidade, que vai desde vetores até vídeos. A grande novidade é que agora você também pode criar designs de forma gratuita diretamente na plataforma e baixar suas criações para usar em seu negócio.

Através da ferramenta Creative Flow, você poderá desenvolver banner para loja virtual para a sua empresa, aproveitando uma vasta coleção de milhares de imagens do Shutterstock, incluindo vetores e imagens personalizadas.

Em outras palavras, tudo o que você precisa para criar imagens profissionais para seus clientes. Além disso, você pode optar por assinar o conteúdo premium, o que lhe dará acesso a recursos adicionais, incluindo designs criados diretamente por IA.

Além da praticidade, o Shutterstock Creative Flow oferece ferramentas intuitivas que permitem que você crie com apenas alguns cliques e dê asas à sua criatividade.

Captura de tela do Shutterstock

3. Fotor

O Fotor é uma plataforma de edição de imagens online que oferece funcionalidades semelhantes às do Canva, mas com uma abordagem mais simplificada.

Com esta ferramenta, você pode criar banner para loja virtual de forma gratuita, escolhendo entre uma ampla variedade de modelos prontos ou começando do zero.

O Fotor também disponibiliza diversos elementos gráficos, fontes e fundos gratuitos para a criação de designs, embora algumas opções estejam disponíveis apenas para os usuários da versão premium.

A criação de banners e outros tipos de artes gráficas é bastante intuitiva com esta ferramenta. No entanto, é importante observar que existe um limite de upload de arquivos de até 50 MB, o que pode ser considerado uma limitação.

Captura de tela do Fotor

4. Adobe Spark

O Adobe Spark oferece uma variedade de modelos e imagens gratuitas para uso. Seu funcionamento segue uma lógica semelhante, mas seu grande diferencial é a integração perfeita com outros programas da Adobe.

Além disso, o Spark permite que você incorpore a identidade visual da sua marca, incluindo o logotipo, as cores e a tipografia. Isso significa que ao criar um banner online gratuito para sua loja virtual, você terá fácil acesso a esses elementos para aplicá-los às suas artes.

Por fim, este editor oferece uma funcionalidade que sugere outros layouts. Com um único clique, você pode reposicionar os elementos no banner que estiver criando sem comprometer sua formatação. Isso permite que você experimente diferentes opções sem ter que refazer todo o trabalho manualmente.

5. Criador de banner Nuvemshop

O Nuvemshop é uma das ferramentas mais usadas para criar loja virtual e além de todas as funcionalidades para deixar o seu ecommerce pronto para vender, eles contam com um criador de banner para loja virtual.

O Criador de banner Nuvemshop é uma ferramenta gratuita que facilita a criação de banners personalizados em apenas alguns passos simples.

Para utilizá-lo, basta escolher uma imagem, editar o texto, ajustar as dimensões e, em questão de segundos, você pode fazer o download do banner em alta resolução.

6. BannerSnack

Outra opção para criar banners gratuitos para sua loja virtual é o BannerSnack. Semelhante às ferramentas anteriores, esta plataforma oferece modelos de banners e permite o uso de imagens de seu próprio banco de dados.

Uma característica exclusiva deste editor é a capacidade de gerar conjuntos de banners. Isso significa que, a partir do primeiro banner que você criar, é possível criar variações com diferentes tamanhos e layouts, mantendo os mesmos textos e imagens.

Além disso, ele permite a edição de imagens em camadas separadas, o que significa que você pode fazer alterações em elementos específicos da arte sem afetar o restante ou criar composições mais complexas.

Diferentemente das opções anteriores, a versão gratuita do BannerSnack tem um limite de 10 banners criados.

Aprendeu como fazer banner para loja virtual?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar ideias de banner para loja virtual e como criar banners para atrair clientes para seu ecommerce.

Além de elaborar bons banners para chamar a atenção dos clientes, existem outras formas de alavancar as vendas do seu ecommerce. Confira nosso artigo completo com 20 dicas para aumentar as vendas do seu negócio.

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