Agência Mercado Livre: como encontrar uma perto de você

atualizado 29 de novembro de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Mercado Livre dá maior destaque aos anúncios de vendedores que oferecem entregas rápidas e que cumprem os prazos estabelecidos. Uma forma eficiente de alcançar esse objetivo é utilizando as soluções logísticas disponibilizadas pelo marketplace, incluindo a Agência Mercado Livre.

Ao escolher essa modalidade, você proporciona uma experiência de compra satisfatória aos seus clientes, além de aprimorar sua reputação e garantir que sua avaliação permaneça positiva.

Caso você tenha algum problema para receber encomendas em sua casa devido a questões como horário ou disponibilidade, existe uma opção que pode ajudar: retirar sua encomenda em uma agência do Mercado Livre.

Em compras em que o valor do frete é cobrado, essa despesa pode ser reduzida se você optar por retirar o produto pessoalmente. Entenda agora como isso funciona e veja como realizar a retirada de um produto na agência do Mercado Livre.

O que são as agências do Mercado Livre?

A Agência Mercado Livre são estabelecimentos comerciais nos quais os vendedores podem despachar suas encomendas em horários mais amplos, a fim de garantir que cheguem o mais rápido possível aos compradores.

Além disso, as agências permitem os consumidores irem retirar seus pedidos em outros horários e até economizando na taxa de frete.

Esses locais englobam uma variedade de estabelecimentos, como lojas de vestuário, livrarias e assistências técnicas, e podem ser facilmente identificados por meio de placas ou adesivos com o logo do Mercado Livre.

Há milhares de estabelecimentos parceiros em todo o país. Além disso, esses pontos de retirada possuem horários estendidos, o que torna mais conveniente organizar suas remessas para que sejam enviadas dentro do prazo.

Existem diversas maneiras de vender no Mercado Livre, e existe uma delas na qual você não precisar se preocupar com as agências ou com a entrega dos produtos.

Com o modelo Dropshipping você pode vender sem precisar de estoque, esse modelo é ensinado no Curso de Dropshipping para vender no Mercado Livre + Importação você aprende o passo a passo de como começar a investir nessa estratégia com um baixo investimento em dinheiro e tempo.

Como encontrar agência do Mercado Livre para retirar em mãos

Para efetuar a retirada de uma encomenda em uma agência do Mercado Livre, é necessário escolher essa alternativa durante o processo de compra.

Como falamos, as agências são estabelecimentos comerciais, como lojas, por exemplo, que atuam como pontos de entrega e podem ser facilmente identificadas por meio de adesivos ou placas com o logotipo do Mercado Livre.

Veja como encontrar uma agência perto de você:

  1. Acesse o site do Mercado Livre;
  2. Entre na área "Agências de envio";
  3. Digite o CEP da sua localização ou algum de preferência;
  4. Selecione na lista a agência mais conveniente;

Captura de tela do site do Mercado Livre

Como funciona a retirada de encomendas do Mercado Livre?

Para realizar a retirada da sua encomenda, é necessário selecionar essa opção durante o processo de compra. Nos campos onde são fornecidas informações sobre prazo de entrega e frete, você encontrará a opção "Retire em uma agência do Mercado Livre".

Captura de tela do site do Mercado Livre

Ao selecioná-la, será exibido o valor - geralmente mais econômico do que o frete de entrega - e você poderá clicar no link "Ver no mapa" para encontrar uma agência próxima, conforme mencionado anteriormente.

No caso de não encontrar a opção de retirada em uma agência do Mercado Livre, significa que essa opção ainda não está disponível em sua região.

Ao prosseguir para os métodos de pagamento, na seção "Como você deseja receber ou retirar suas compras?", selecione "Retirar compra" e esteja atento às informações sobre prazo e frete. Você receberá um QR Code, que deverá ser obrigatoriamente apresentado na agência para efetuar a retirada da sua encomenda.

O Mercado Livre enfatiza que a retirada do seu pedido não será permitida sem a apresentação do QR Code.

Quais produtos podem ser retirados em mãos?

Os itens que são despachados pelo serviço Mercado Envios devem estar dentro dos limites de peso de até 50 kg e dimensões de até 200 cm no maior lado e 300 cm na soma dos três lados.

Também não podem ser retirados pacotes que estejam:

  • Molhados;
  • Avariados ou em mau estado;
  • Mal embalados;
  • Sem etiqueta;
  • Com etiqueta coberta, dobrada ou danificada;
  • Com mais de uma etiqueta;

No entanto, é responsabilidade do vendedor cumprir essas restrições e ele poderá ser penalizado e avaliado após a retirada da encomenda, assim como ocorre em qualquer outra compra.

É importante ressaltar que somente alguns vendedores, selecionados pelo Mercado Livre e que atendam a determinados requisitos, estão autorizados a enviar suas encomendas por meio das agências do Mercado Livre.

Quem pode fazer a retirada da encomenda do Mercado Livre?

Além de você, é possível que qualquer outra pessoa retire a encomenda em seu lugar, desde que apresente o QR Code. Isso significa que você pode compartilhar o código com alguém e pedir que essa pessoa faça a retirada em seu nome.

De acordo com as diretrizes do Mercado Livre, a posse e compartilhamento do QR Code são de responsabilidade do comprador. Portanto, é importante tomar cuidado ao guardar e enviar o código para terceiros, pois não é necessário qualquer outra confirmação para efetuar a retirada da encomenda.

Como se tornar uma agência do Mercado Livre?

Caso você possua um estabelecimento comercial e tenha interesse em se tornar uma agência para a retirada de encomendas do Mercado Livre, você pode acessar o site Kangu e realizar o cadastro.

Vale ressaltar que não há qualquer cobrança para se tornar uma agência e a decisão sobre a necessidade de mais um local na região será feita pelo Mercado Livre.

Caso você queira saber mais sobre como se tornar um ponto de coleta do Mercado Livre, confira nosso artigo completo, clicando aqui.

Como fazer envios pelas Agências Mercado Livre

Confira esse passo a passo para aderir a essa solução logística e enviar seus produtos através da agência Mercado Livre.

1) Esteja credenciado na plataforma

É necessário que a sua conta esteja registrada com um CNPJ válido e ativo, e a sua empresa deve possuir uma Inscrição Estadual válida, permitindo a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para os produtos. É fundamental emitir nota fiscal para utilizar os serviços do Mercado Envios.

2) Emita as notas fiscais

Em cada venda realizada através do Mercado Envios, é necessário fornecer as informações das notas fiscais dos produtos. Uma opção disponível é utilizar o faturador do Mercado Livre, que permite emitir as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de forma gratuita diretamente no marketplace.

Certifique-se de emitir as notas fiscais para todas as suas vendas e colocá-las no exterior das embalagens. Em seguida, aplique as etiquetas de envio e leve os pacotes até a agência de sua preferência para despachá-los.

3) Entregue seus pacotes

Realize a entrega dos seus pacotes na agência de sua escolha, cumprindo o horário indicado em cada venda. Dessa forma, você evita atrasos, proporciona uma experiência positiva ao comprador e preserva sua reputação.

4) Receba os comprovantes

Após cada envio, você receberá por e-mail o comprovante correspondente. Esse documento conterá informações como o número de pacotes entregues, o horário e o local de envio.

Além disso, você terá a opção de rastrear o envio por meio da sua conta no Mercado Livre. Através dos detalhes de cada venda, você poderá acompanhar o status do envio e obter informações atualizadas sobre a sua entrega.

Integre o JivoChat a sua loja no Mercado Livre

Se você possui uma loja no marketplace do Mercado Livre, saiba que o JivoChat oferece uma integração que permite você atender seus clientes em um único aplicativo. Venda mais no Mercado Livre com o JivoChat.

A integração do JivoChat com o Mercado Livre permite você configurar um bot simples para tirar as dúvidas mais comuns e ajudar seus clientes a concluir compras sem dificuldade.

Além disso, com o app para dispositivos móveis receba todas as mensagens no JivoChat e permita que sua equipe de operadores ofereça a melhor experiência no atendimento, de onde estiverem, agilizando o atendimento.

Outra vantagem do JivoChat é a possibilidade de usar tags para marcar as suas negociações em andamento e acompanhar a situação de cada venda e contato em aberto com os clientes. Com isso, você pode gerar relatórios e observar de perto como suas táticas de vendas estão desempenhando

Para manter sua conta protegida e permitir que sua equipe de atendimento trabalhe com eficiência, você pode utilizar o JivoChat, onde você mantém total controle de permissões e acessos.

Não é necessário compartilhar sua senha do Mercado Livre com os operadores para que possam responder às perguntas dos clientes.

Utilize lembretes para entrar em contato com os clientes após a entrega do produto, busque avaliações positivas e ofereça outros itens disponíveis em seu catálogo. Dessa forma, você poderá manter um bom relacionamento com os clientes e impulsionar suas vendas.

Descobriu como encontrar uma agência Mercado Livre?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar uma agência Mercado Livre próximo do seu endereço para facilitar a retirada de encomendas.

Como mencionamos, não deixe de conferir todas as vantagens da integração do JivoChat com o Mercado Livre e invista em uma plataforma onde você pode atender seus clientes em um único lugar.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download