9 dicas de Social Media para as festas de final de ano

Tempo de leitura6 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Iniciando pela Black Friday - que abordamos nessa lista de dicas para aumentar suas vendas -, chegamos ao período de preparação para as festas de final de ano. Isso significa que o planejamento de ações relacionadas às promoções para o Natal devem começar desde já, com o objetivo de realizar campanhas bem-sucedidas para sua ecommerce. Pensando nisso, reunimos abaixo 9 dicas de Social Media para as festas de final de ano, ensinando a usar o Facebook de forma a aumentar ainda mais suas vendas.

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1. Crie um calendário de conteúdo com as datas importantes

Calendar

Se não planejou seu conteúdo já para a Black Friday, comece o planejamento desde já. Pense em dias cruciais - como o dia 23 de dezembro, data com maior número de vendas dessa época - para promover seus produtos. Com o conteúdo planejado antes mesmo de dezembro começar, fica muito mais fácil realizar a programação e se focar no que realmente importará nesses dias movimentados: o atendimento a visitantes e clientes correndo em busca dos presentes ou itens para festejar a virada do ano.

Existem três tipos de ferramentas que podem ajudar na organização do calendário de social media: um documento em Word, uma planilha de Excel ou aplicativos de produtividade com função de calendário. Na última opção, recomendamos apps como o Evernote, Todoist ou o Trello. Para mais alternativas, confira esse texto com 12 ferramentas para colaboração online e fluxo de trabalho.

2. Aposte nas imagens

O Natal tem um apelo muito visual. Por isso, use e abuse de seus elementos nas imagens que forem usadas em suas páginas no Facebook e Instagram, principalmente. Elementos familiares às festas chamarão maior atenção e, caso saiba criar imagens com estas referências de maneira criativa, é possível que uma foto de um produto um GIF criado pela sua equipe viralize.

3. Compartilhe histórias

Uma das características desse período é fazer com que as pessoas reflitam em suas jornadas pessoais durante o ano que passou. Você pode fazer o mesmo com sua marca. Fale sobre membros de sua equipe com boas histórias, ou relembre momentos memoráveis ou conquistas alcançadas em 2016. Essa dica fica ainda mais efetiva quando combinada com uma imagem matadora relacionada ao momento. Não tenha medo de ter uma abordagem mais pessoal nesse aspecto.

A companhia aérea inglesa British Airways criou um vídeo de agradecimento a seus compradores em 2014. Publicado no Youtube, este vídeo mostra diversas fotos dos passageiros de seus vôos nos destinos visitados por eles, agradecendo-os por terem os escolhido para viver suas aventuras.

4. Conecte seus seguidores emocionalmente com seu conteúdo

Essa é a melhor época para criar conteúdos que facilitem que um seguidor se conecte emocionalmente com sua marca. Focar em histórias de superação ou de grande caridade pode ser uma excelente estratégia para atrair visibilidade e incitar os visitantes a interagir com sua marca, o que possivelmente traduzirá em vendas. Vale lembrar que esse final de ano será o primeiro das novas reações do Facebook, logo, é recomendável que pense em conteúdos que usem os emojis que representam cada um.

Também em 2014, a filial de Londres da Air Canada levou dois de seus pilotos ao bar Maple Leaf. Frequentado por expatriados canadenses, os pilotos presentearam frequentadores canadenses com passagens para que pudessem passar o Natal com seus parentes, registrando os momentos no YouTube. Confira este vídeo , que teve maisde 3 milhões de visualizações.

5. Foco no engajamento

O principal objetivo dos conteúdos criados é aumentar o engajamento de sua página ou perfil de maneira exponencial, por isso o foco na conexão emocional, histórias e imagens relacionadas aos feriados que citamos nos itens anteriores. Pense em criar conteúdo cujo alcance pago possa se converter em alto número de compartilhamentos.

Ao ter uma ideia, se faça as seguintes perguntas antes de prosseguir: meu conteúdo é capaz de fazer o visitante parar de rolar pelo feed? O post está inserido no contexto do que está acontecendo nos feeds dos usuários? Oferece conteúdo que possa ensinar ou entreter ou ambas as opções?

6. Embarque na onda de 2016: Faça transmissões no Facebook Live!

Assim como as reações mencionadas anteriormente, 2016 é o ano das transmissões ao vivo. Por isso, planeje Lives no Facebook em suas campanhas. O Facebook está lançando uma ferramenta dedicada a anunciar os horários dessas transmissões, mas já pode fazer isso através de posts na própria página. Pode sediar competições ou até mesmo promoções relâmpago para entreter quem estiver participando.

Live

O Instagram também está embarcando na onda e lançando uma maneira de também permitir que seus usuários façam transmissões online. Porém, no momento a função ainda não está liberada para todos, então recomendamos que por ora foque seus esforços no Facebook Live.

7. Venda no Facebook

É possível cortar o caminho de compradores vendendo diretamente no Facebook. Para isso, vá até sua página e clique em Oferta, Evento + e em seguida a opção Criar uma oferta para as pessoas reinvidicarem. Um menu no qual poderá incluir imagens e detalhes do produto que deseja ofertar e uma tela de prévia tanto para tela de computadores quanto de dispositivos móveis.

Oferta

8. Crie anúncios amigáveis para dispositivos mobile

Usando as dicas mencionadas até o momento, as festas do fim de ano são uma boa escolha de data para criar anúncios pagos nas redes sociais. No entanto, lembre-se de criar anúncios que fiquem bem tanto na tela dos computadores quanto dos smartphones ou tablets. Neste momento do ano, muitas pessoas deixam os seus computadores de lado e consomem contedo através dos celulares. Galerias, carrosseis e vídeos são bons exemplos de posts que funcionam nos celulares.

9. Use e abuse das audiências customizadas

Uma das novidades mais aguardadas do Facebook é a possibilidade de criar anúncios para audiências customizadas. Isso significa que pode segmentar seu conteúdo para pessoas que interagiram com sua página de algum modo. Por exemplo, é possível montar ads apenas para quem só visitou sua página, clicaram em qualquer botão de chamada para ação ou que assistiram a algum vídeo.

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Como estão os preparativos para sua ecommerce no Natal?

Por mais vendas que atraia, de fato o final de ano é a época de maior trabalho para quem tem um ecommerce. O volume de visitas pode aumentar naturalmente, mas criar uma estratégia para social media é a chave para conseguir ainda mais visitantes. Com mais visitantes, adotar um sistema de chat online para o atendimento se torna ainda mais importante. Nesse setor, conte com o Jivochat para auxiliar a atender o aumento da demanda. Saiba tudo que o Jivochat. E boas festas!

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