12 Ferramentas para Colaboração Online

Não há como gerenciar um negócio sem uma maneira efetiva de delegar tarefas e se comunicar com sua equipe

Mais importante do que se preparar para datas importantes como as vendas na Black Friday ou a temporada de Festas, organizar sua rotina e ter um ambiente para se comunicar com seus colaboradores e parceiros é primordial, principalmente antes das épocas citadas. Existe uma infinidade de aplicativos e métodos de organização e comunicação disponíveis nas mais variadas formas e preços. Para te ajudar na tarefa, separamos 12 ferramentas para colaboração online e fluxo de trabalho que farão a diferença em seu dia a dia. Confira!

1. Jivochat

Apesar do foco do Jivochat ser o de comunicação entre sua equipe com visitantes ou clientes, nosso chat online não se resume apenas a isso. Além das funções citadas, o Jivochat conta com possibilidade de transferir um cliente para outro operador - essencial no caso de atendimentos especializados.

Jivochat

Dentro da lógica de nosso texto, a melhor funcionalidade que o Jivochat oferece é o próprio chat interno. Ele permite que você e sua equipe de atendimento conversem sobre um determinado caso sem precisar deixar sua mesa ou utilizar outro tipo de aplicativo. Conheça mais sobre o Jivochat.

2. Todoist

Um dos aplicativos de produtividade mais utilizados, a ferramenta é uma das mais úteis para gerenciar a rotina no geral, embora não seja utilizada para comunicação online. Este app permite criar listas de tarefas, separadas por tipo de projeto e data.

É possível usar sua conta pessoal tanto para coordenar seus próprios projetos além das tarefas em equipe de sua empresa, já que ele permite tarefas por equipe. Por outro lado, o ideal é que as tarefas sejam discutidas e combinadas em outro app. Clique no link para conhecer o Todoist.

3. Wake

O Wake é uma plataforma especial para quem trabalha na área de design. Ela facilita o compartilhamento de imagens, sejam elas capturas de tela, trabalhos prontos ou rascunhos sem a necessidade de sair de uma sessão em softwares de edição de imagem.

Ele também permite que envie capturas de tela em sua versão para iPhone, permitindo compartilhar anotações ou instruções que deseja enviar para seu time. Conheça mais sobre o Wake em seu site.

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4. Slack

Slack

Uma das ferramentas de colaboração online que mais tem ganhado espaço no mercado, o Slack é um mensageiro para computadores e dispositivos móveis dedicados exclusivamente ao trabalho. Isso ajuda a evitar que um colaborador acabe com conversas pessoais misturadas com a de trabalho, como acontece no WhatsApp, por exemplo.

É possível compartilhar arquivos, imagens, conversa por voz - reuniões ainda não foram disponibilizadas mas estão reservadas para um futuro próximo - e segmentar chats por grupo. Conheça mais sobre o Slack.

5. InVision

Outra plataforma também dedicada aos profissionais de design, a proposta do InVision traz um escopo maior que o do Wake. Sua principal motivação para isso é evitar que profissionais acabem utilizando aplicativos demais, o que pode resultar no efeito oposto ao desejado, ou seja, atrapalhando a produtividade ao invés de melhorá-la. A ferramenta permite editar protótipos e colaboração online, além de trazer funções vindas do gerenciamento de projetos. Clique no link para conhecer o InVision.

6. Trello

A proposta e layout do Trello é ideal para profissionais de marketing, em especial os que trabalham com conteúdo. Administrado através de cartões e listas, cada tarefa pode ser designada a uma lista sobre um projeto em específico, enquanto a tarefa fica armazenada em um cartão. Nele, é possível fazer upload de arquivos, inserção de comentários e inserir etiquetas, da maneira que o usuário preferir.

O software também conta com versões para dispositivos móveis, podendo ser sincronizado e utilizado em qualquer aparelho. Veja mais sobre o Trello em seu site oficial.

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7. Active Collab

Outro dos aplicativos que englobam todos os aspectos da colaboração online e gerenciamento de tarefas e projetos, o Active Collab traz um ambiente em nuvem e não exige instalação. Caso seu negócio exija confidencialidade e não possa estar hospedado na nuvem, é possível pagar uma taxa para que seja instalado nos servidores de seu negócio.

Active Collab

O Active Collab permite que acompanhe o progresso de projetos e tarefas diárias, permitindo organizar o trabalho dos times, assim como métricas para avaliação futura. Conheça mais sobre o serviço do Active Collab.

8. Evernote

Considerado por muitos o aplicativo de produtividade definitivo, o Evernote começou como um bloco de notas sincronizado, mas hoje contém inúmeras funções. Através dele, é possível compartilhar anotações e documentos com outros colegas de equipe e criar listas de tarefas, entre muitos outros. Uma das funcionalidades mais elogiadas do software é seu eficiente mecanismo de busca e organização, auxiliando a achar mesmo os arquivos mais antigos ou esquecidos. Conheça o Evernote através do link.

9. Paymo

Voltado à pequenas e médias empresas, o gerenciador de projetos Paymo traz diversos tipos de gráficos para acompanhamento dos projetos de seu negócio. Uma de suas vantagens é oferecer modelos prontos que podem começar a serem aplicados desde sua adesão, permitindo testar e adaptar o modelo conforme vai descobrindo as funções do aplicativo, que também é personalizável. Saiba mais sobre o Paymo.

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10. Habitica

Uma alternativa perfeita para aqueles que desejam testar métodos de gamificação na execução dos projetos de seu negócio. Atuando mais como ferramenta para lista de tarefas - como o Todoist, citado anteriormente -, ele permite ao usuário criar um avatar e o premia com dinheiro virtual, que pode ser usado para personalizar o avatar, entre outros prêmios. Já não realizar tarefas incute em penallizações no ambiente virtual.

Mas a ferramenta não é jogada sozinha: é possível montar equipes para realizar aventuras e derrotar monstros, que são danificados à medida que cada um vai cumprindo tarefas de sua lista. Clique aqui para saber como o Habitica funciona.

Habitica

11. Pinnery

Com funcionalidades semelhantes ao Trello, o Pinnery é uma ferramenta dedicada à organização das tarefas envolvidas em um projeto. Ele permite a criação de colunas separadas por cores - cuja classificação fica à cargo dos usuários - e a criação de cartões para que as tarefas fiquem claras às equipes envolvidas. Também é possível anexar comentários e arquivos a estes cartões. Conheça como o Pinnery pode ajudar seu negócio.

12. Facebook Workplace

O recém-lançado Facebook Workplace é uma versão da rede social voltada apenas às empresas. Ficando separado do perfil pessoal, as contas são criadas pela empresa e seu acesso dado aos funcionários. A ferramenta é especialmente útil para compartilhamento de contéudo pertinente à área de negócios da empresa e comunicação interna, seja ela geral ou orientada a um usuário ou equipe.

Facebook Workplace

A principal vantagem de adotá-lo é a facilidade na adaptação, já que ele é semelhante a versão padrão do Facebook. Confira mais sobre o Facebook Workplace e entenda como ele funciona!

Indique e Ganhe: Programa de Afiliados JivoChat

Como utiliza as ferramentas para colaboração online?

Cada negócio possui sua própria maneira de administrar suas ferramentas para colaboração online e gerenciamento de projetos. As plataformas mencionadas valem o teste, mas tome cuidado para que não acabe por aderir à ferramentas demais e acabar sofrendo o efeito inverso. Conheça mais sobre os planos e funcionalidades do Jivochat e como ele pode melhorar seu atendimento online.

2016/11/22

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