12 Dicas para sua loja virtual vender mais na Black Friday

atualizado 20 de junho de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Uma tradição americana ligada ao Dia de Ação de Graças, a Black Friday é um "feriado" de promoções que pode ser considerado a primeira parte da temporada de Natal. Podemos considerar isso pois estas promoções tem como objetivo limpar os estoques dos comércios para receber novos produtos para o Natal. Adotado também por outros países, a Black Friday e Cyber Monday já são costumes bastante estabelecidos. Para ajudar a se preparar para o evento, trouxemos 12 dicas para sua loja virtual vender mais na Black Friday sem deixar a bola cair!

1. Utilize seu chat online

A Black Friday traz um aumento considerável no número de visitantes para sua página. Esse movimento se torna ainda maior ao criar boas campanhas de marketing nas redes sociais e emails - spoiler: abordaremos ela nessa lista. Por isso, é importante dar grande ênfase no atendimento online para ajudar estes visitantes a encontrar as promoções e itens que estão procurando. Caso ainda não tenha um chat online em sua loja virtual, confira as funcionalidades que o Jivochat oferece!

loja virtual black friday

Dependendo do movimento esperado, é valido trazer mais operadores ou oferecer treinamento de vendas aos operadores, caso não estejam acostumados. Para contratar ajudantes.

2. Troque descontos por serviços extras

O principal motivo para que o Black Friday seja movimentado são os descontos oferecidos. Mas, para quem possui ecommerce menor que os grandes varejistas, nem sempre é possível competir com os descontos oferecidos por elas. Para contornar essa desvantagem, tente oferecer serviços extras relacionados à venda, como prazo de entrega menor ou embrulho para presente gratuito, por exemplo.

3. Ofereça serviços gratuitos ao invés de descontos

Se o seu ecommerce normalmente lida com fretes pesados e demasiado caros, é possível trocar os descontos por serviços como entrega gratuita, por exemplo. O ideal é que sempre ofereça um desconto para chamar a atenção do consumidor, mas uma estratégia que pode adotar é oferecer a simulação do quanto um cliente pagaria pelo transporte. Dessa maneira, ele fica ciente de que é melhor contar com um frete gratuito do que com grandes descontos. Se puder combinar descontos simbólicos com entrega gratuita, fica ainda melhor para o comprador.

4. Aumente o prazo da Black Friday

Faz algum tempo que a Black Friday já deixou de acontecer apenas na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. Prova disso é a Cyber Monday, mais um dia de promoções, porém ligados a aparelhos eletrônicos como smartphones e videogames. Por isso, não se foque apenas em um dia. Ao invés de ficar apenas em uma sexta-feira, sua Black Friday pode acontecer de uma sexta à outra!

Black Week

5. Ofereça descontos para compras futuras

Uma estratégia mais útil para fidelizar clientes que encontraram sua loja na Black Friday do que uma alternativa a descontos maiores de outras lojas. Oferecer um cupom de desconto para que um comprador que veio na Black Friday é uma maneira de aumentar seu nível médio de vendas. Ou seja, mesmo com a queda nas vendas após o período de pico das promoções, ainda terá um nível médio maior do que acontecia antes das promoções.

6. Gere expectativa com campanhas nas redes sociais

Suas redes sociais serão suas grandes aliadas para promover seus descontos de Black Friday. As possibilidades são infinitas: uma semana antes da data, pode revelar o quanto de desconto oferecerá em um produto específico, colocando um novo produto a cada dia, por exemplo. Outra opção é criar um sorteio ou concurso em troca de likes e compartilhamentos para que consiga mais seguidores em seu perfil ou página antes do "feriado".

7. Crie promoções exclusivas para clientes fiéis

Embora o aumento nas visitas e os descontos atraiam compradores que nunca haviam visto sua loja virtual antes, não se esqueça de quem já era fiel antes disso. Você pode usar sua lista de emails dos clientes e enviar promoções exclusivas a este segmento de clientes. Dessa maneira, ficam maiores as chances de um cliente comprar em sua loja também nesse dia, diminuindo os riscos dele migrar suas compras para seus concorrentes.

Exclusivo

8. Melhore o ranqueamento de sua página no Google

Com o aumento das buscas referentes à compras, melhorar seu ranqueamento no Google para termos como "descontos Black Friday" "Black Friday 2016" e semelhantes é uma boa maneira de fazer com que sua loja virtual seja encontrada. Por isso, assegure-se de que sua plataforma esteja otimizada para SEO e, caso seu negócio possua um blog comece a publicar conteúdo sobre o tema desde já.

Confira nesse texto 18 dicas para seu ecommerce ficar em primeiro lugar no Google e ,para acompanhar o crescimento de suas posições no Google. No entanto, fica o alerta: apesar de gerar bastantes resultados, fazer subir o posicionamento das suas páginas no Google é algo pode levar alguns meses.

9. Otimize seu site para mobile

Se sua loja virtual ainda não está otimizada para ser acessada por dispositivos mobile, não perca mais tempo. A maioria dos consumidores receberão suas promoções e acessarão sua loja através destes dispositivos, independente do local por onde tomaram conhecimento de suas promoções de Black Friday(email, redes sociais, indicações, etc.). Nossa lista com os 20 sites para começar seu ecommerce possuem excelentes opções para criação de lojas virtuais que podem ser visualizadas nestes aparelhos. Vale lembrar que sites otimizados para mobile são melhores ranqueados pelo Google além de ajudarem você a pagar menos nos seus anúncios do Facebook.

Mobile

10. Use e abuse do email marketing

O email marketing também é um poderoso aliado para promover seus descontos e serviços especiais de Black Friday. Com a lista devidamente segmentada, pode criar diversas campanhas para os diferentes visitantes. Desde promoções exclusivas a clientes fiéis - como falamos no item 7 - a ofertas para atrair visitantes que acessaram seu site ao menos uma vez, seu alcance e possibilidades de criar uma campanha única se tornam bem maiores do que uma campanha nas redes sociais, por exemplo.

11. Crie uma landing page especial para a data

Não deixe de criar uma landing page para a Black Friday. Uma campanha de email marketing e mídias sociais terão pouca utilidade caso a landing page seja apenas a home, obrigando o comprador a procurar as ofertas manualmente. Ele não fará isso. Por isso, escolha uma ferramentas para criar landing pages para seu ecommerce e crie uma landing page indicando suas principais ofertas, linkando o visitante diretamente para as páginas dessas promoções.

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12. Faça manutenção em seu site e prepare-o para o aumento nos acessos

A receita para fracassar no Black Friday é negligenciar totalmente o estado de seu site. Todo ano, diversas lojas virtuais acabam por amargar resultados não tão positivos por não realizarem manutenção preventiva em suas páginas e acabar com elas fora do ar durante um dos períodos mais delicados do ano. Por isso, assegure-se de que realize a manutenção de seu site para que ele não caia mesmo com o aumento.

Uma dica para tornar a experiência mais rápida é desativar plugins externos que consumam muita memória e não tenham tanta utilidade no momento em específico. No caso da Black Friday, menos firula significa melhor desempenho. Melhor desempenho significa melhores vendas.

Manutencao

Conheça as funcionalidades do Jivochat para sua loja virtual na Black Friday!

Antes de nos despedirmos, mais um aviso: é importante que comece a preparar a sua Black Friday o quanto antes! Descontos, serviços e gratuidades devem ser definidos, além de políticas como horário de funcionamento especial para atender à demanda, junto às ações de marketing a serem levadas em consideração. Não deixe de conferir quais funcionalidades e planos o Jivochat oferece para conseguir os melhores resultados para sua loja virtual!

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